Barro (Ceará): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JinJian (discussão | contribs)
m war
StigBot (discussão | contribs)
m r2.6.5) (Bot: Adicionando: en:Barro, Ceará
Linha 127: Linha 127:


[[bpy:বার্রো]]
[[bpy:বার্রো]]
[[en:Barro, Ceará]]
[[it:Barro (Brasile)]]
[[it:Barro (Brasile)]]
[[nl:Barro (Ceará)]]
[[nl:Barro (Ceará)]]

Revisão das 10h35min de 30 de janeiro de 2011

Barro
  Município do Brasil  
Símbolos
Hino
Lema Barro terra da Gente
Gentílico barrense
Localização
Localização de Barro no Ceará
Localização de Barro no Ceará
Localização de Barro no Ceará
Barro está localizado em: Brasil
Barro
Localização de Barro no Brasil
Mapa
Mapa de Barro
Coordenadas 7° 10' 37" S 38° 46' 55" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Aurora; Sul: Mauriti; Leste; estado da Paraíba; Oeste –Milagres.
Distância até a capital 524 km
História
Fundação 1951
Administração
Prefeito(a) José Marquinélio Tavares (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 709,655 km²
População total (IBGE/2010[2]) 21 528 hab.
Densidade 30,3 hab./km²
Clima Semiárido
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,658 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 73 380,915 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 424,37

Barro é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Microrregião de Barro, mesorregião do Sul Cearense. Era distrito do município de Milagres. É cortado pela BR-116, uma das mais importantes do Brasil. Segundo o IBGE, em 2009 sua população era estimada em 21.556 habitantes. É a terra natal da artista Sylvia Design.

Etmologia

O topônimo Barro é uma alusão ao riacho e a fazenda Barro. Sua denominação original é Barro, sem modificações no decorrer dos tempos[5].

História

As terras localizada entre às margens do riacho do Cumbe e o rio das Cuncas, eram habitadas pelos índios Kariri[6], antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Deste contexto surge Barro, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Barro, que na época do cangaço desepenha um papel importante[7].

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Barro.

Subdivisão

O município tem 8 distritos: Barro(sede), Brejinho, Cuncas, Engenho Velho, Iara, Monte Alegre, Santo Antônio e Serrota.

Bairros: Centro, Trajano Nogueira, Jardim Raimundo Inácio, Jardim São Francisco, Gangorra, Poço da Pedra, Casas Populares, Bela Vista, Vila São José, Conjunto Cohab, dentre outros.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 907,4 mm [8] com chuvas concentradas de janeiro à abril[9].

Hidrografia e recursos hídricos

O município é bem dotado de recursos hídricos de rios(Cuncas) e riachos(dos Antas, dos Cavalos, Cumbe e outros), desaguam no Rio Salgado. No vale do Rio das Cuncas, localiza-se o maior reservatório de água o Açude Prazeres, com capacidade de 32,000,000 m³.

Relevo e solos

Situado ao lado sulóeste da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são: serras: Serra do Araripe. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada. Suas principais elevações são o serrote Cachimbo e serra de São Gonçalo.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

Sua renda está voltada para a agricultura, principalmente para o cultivo do milho, feijão, algodão e frutas tropicais. Pecuária e ainda 12 indústrias: uma de perfumaria, sabão e vela, uma de vestuário, calçados e artigos de tecidos, peles e couro, uma têxtil, duas de madeira, uma de produtos minerais não metálicos, uma de química, uma metalúrgica, uma de produtos alimentares e uma de serviços de construção.

Cultura

O principal evento cultural é festa do padroeiro Santo Antônio(13.06). Também a Festa do Padroeiro do Distrito de Cuncas São Sebastião(20.01); Carnaval de rua, Vaquejada e Semana do Município.

Infraestrutura

A maior concentração populacional encontra-se na zona urbana. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, agência de correios, serviço bancário, hospital, pousadas e ensino de 1° e 2° graus.

Educação

Conta com imensas escolas, já consideradas as melhores do Estado do Ceará, como exemplo a Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonio Leite Tavares no Distrito de Iara e a E.E.F.M. Mauro Sampaio na sede. Outras escolas de destaque são E.E.I.F. Gilberto Leite de Aquino, E.E.I.F. Aluna Socorro Falcão, E.E.I.F. Soledade André, E.E.I.F. Pequeno Polegar e E.E.I.F. Santo Antônio, essas duas anteriormente, são particulares. Universitários migram a Juazeiro do Norte, Cajazeiras e a Crato para cursarem suas respectivas universidades.

Saúde

Não é uma das melhores da região, conta com apenas 1 hospital municipal, mas vários PSFs distribuídos nos distritos e 1 na sede. Mas o hospital é bem postulado, houve o reabrimento do Centro Cirúrgico, conta com atendimentos de Pediatra, Cardiologistas, Urologistas, Ginecologistas, Gastroenterologista,Ortopedistas, Endocrinologistas, Cirurgiões, Anestesistas e Clínicos Gerais de Plantão 24 horas. Mas não conta com Unidade de Terapia Intensiva(UTI). Em caso de emergência, geralmente são levadas para o Hospital Geral de Brejo Santo ou Hospital Maternidade São Vicente de Paula em Barbalha.

Urbanização

É dotada de ruas bem arborizadas, largas e de fácil acesso.

Trânsito

Flui normalmente. O maior fluxo de veículos se dá na Segunda-Feira, dia de feira livre.

Segurança

Conta com um destacamento de polícia militar na sede. Viaturas para ronda, agentes de monitoramento de quarteirões e a Segurança Carcará.

Esportes

Possui dois principais times locais, o Clube Atlético Barrense e o Criciúma, além de várias outras equipes da sede e de toda zona rural. Todos os anos é realizado o Campeonato Municipal de Futebol, onde as equipes disputam o torneio no campo municipal do Bitão. As equipes também participam de jogos realizados em outras cidades. O futsal também é praticado, na quadra poliesportiva da E.E.F.M. Mauro Sampaio e no C.S.U. Há ainda o handbol, basquete, que são praticados pelos alunos do Programa Segundo Tempo. Capoeira e Karatê também são praticados na cidade.


Personalidade

Sylvia Design, dona de uma rede de lojas em SP, e que já teve vínculo com a Rede Record e atualmente SBT é filha ilustre da cidade.

Ligações externas

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/barro.pdf
  6. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ott
  7. http://www.ceara.com.br/m/barro/index.htm
  8. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  9. Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.