Baleia-franca-do-atlântico-norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eubalaena glacialis)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBaleia-franca-do-atlântico-norte
Eubalaena glacialis with calf.jpg
Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenidae
Género: Eubalaena
Espécie: E. glacialis
Nome binomial
Eubalaena glacialis
(Müller, 1776)
Distribuição geográfica
Eubalaena glacialis range map.png

A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) é um cetáceo da família Balaenidae encontrado nas águas temperadas do Atlântico Norte.

Apesar de originalmente ter sido comum por todo o Atlântico Norte, é hoje em dia encontrada essencialmente ao longo da costa norte-americana sendo que a população do Atlântico Norte Europeu está criticamente ameaçada. A WWF calcula a população total de indivíduos desta espécie entre 300 e 350 animais.[1]

A sua caça (assim como a de outras baleias-francas), que existiu pelo menos desde o século X, era particularmente popular devido à particularidade dos animais abatidos ficarem a flutuar depois de mortos (ao contrário de outras espécies) facilitando o trabalho dos baleeiros, e dando origem ao seu nome em Inglês, right whale, ou seja, a "baleia certa", por ser considerada a melhor baleia para caçar.

A facilidade com que a baleia-franca-do-atlântico podia ser caçada em grande escala levou a que o seu número se reduzisse de tal forma que por volta de 1700 já tinha perdido a maior parte da sua importância económica.

As baleias francas do Atlântico Norte adultas medem entre 13-17 metros de comprimento e pesam aproximadamente 40.000 a 80.000 kg.[2] As fêmeas são maiores que os machos; a maior fêmea medida possuía 18,5 m, enquanto o maior macho possuía 17,1 m. Jovens baleias-francas medem cerca de 4 m. Podem atingir 90 toneladas[3], e supostamente até 106 t.[carece de fontes?]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • MEAD, J. G.; BROWNELL, R. L. (2005). Order Cetacea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 723-743.
  • Panda - WWF-Belgie Magazine, Nr 54 - Pg15
  • [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «North Atlantic right whale» (em inglês) 
  2. «Lives of Whales». iwc.int (em inglês). Consultado em 27 de maio de 2018. 
  3. «NORTH ATLANTIC RIGHT WHALE». Whale and Dolphin Conservation Society. Consultado em 27 de Maio de 2018.