Jardim Presidente Dutra (Guarulhos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jardim Presidente Dutra
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  São Paulo
Município Guarulhos
História
Criado em 1969
Características geográficas
População total (2010) 50,625 hab.

Jardim Presidente Dutra é um distrito e bairro da cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo, localizado a noroeste da cidade, conhecido por ser próximo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, constituído por um centro comercial mesclado com empresas de transporte e bairros residenciais.[1] Foi criado pela lei 3198 de 23/12/1981[2].

História[editar | editar código-fonte]

Jardim Presidente Dutra é um bairro localizado na cidade de Guarulhos, um bairro que todos pensavam que seria composto apenas por chácaras, mas tem uma infraestrutura bem superior em relação às dos bairros vizinhos. Por este e outros motivos, os habitantes destes bairros se locomovem até o Jardim Presidente Dutra para fazer compras. O bairro dispõe de uma ampla rede de supermercados e alguns outros mini-mercados, além de escolas, postos de saúde, padarias, pronto-socorros, academias, farmácias, agências bancárias, pet shops, agências de veículos auto-motores, etc. O bairro também contém três pontos de lazer públicos: a Praça Orobó, a Praça do Caxia, e o CEU Presidente Dutra. Com uma presença marcante do regionalismo nordestino católico, a Paroquia de Santa Cruz e a Capela de São Benedito realizam anualmente festividades típicas nos meses de junho e julho, assim como procissões e peças teatrais durante a semana santa. A infraestrutura do bairro possibilita a utilização de bicicletas como o principal meio de transportes, porém, é atendido pelo transporte público de forma efetiva. Sendo assim, é possível ter fácil acesso a qualquer lugar da cidade a partir do bairro, que é composto por ruas planejadas e toda sua extensão é sob um terreno plano.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[3], que construiu as centrais telefônicas utilizadas até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[4], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[5] para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Divisão Administrativa de Guarulhos». Guarulhos.org. Consultado em 4 de março de 2010 
  2. «Municípios e Distritos do Estado de São Paulo» (PDF). IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico 
  3. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 
  4. «Nossa História». Telefônica / VIVO 
  5. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 

Predefinição:Distritos do estado de São Paulo

Ícone de esboço Este artigo sobre Guarulhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.