Calcinha Preta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jennifer Martins)
Calcinha Preta

Logotipo da banda usado desde 2017
Informação geral
Origem Aracaju, Sergipe
País Brasil
Gênero(s) forró eletrônico
Afiliação(ões) Mulheres Perdidas
Integrantes Daniel Diau
Silvânia Aquino
Bell Oliver
O'hara Ravick
Ex-integrantes Paulinha Abelha
Berg Rabelo[1][2]
Marlus Viana
Ana Gouveia
Raied Neto
Jenifer Martins
Sidney Chuchu
Dennis Nogueira
Cláudio Livier
Michelle Menezes
Página oficial calcinhapreta.com.br

Calcinha Preta é uma banda de forró eletrônico, formada em 8 de dezembro de 1995,[3][4][5] na cidade de Aracaju, pelo empresário e produtor musical Gilton Andrade.[6] Atualmente, tem como vocalistas: Daniel Diau, Silvânia Aquino, Bell Oliver e O'hara Ravick.[7][8]

Informações gerais[editar | editar código-fonte]

A banda é conhecida pelo seu característico forró romântico, pelos shows super produzidos, figurinos arrojados e pelas inúmeras formações que teve ao longo de sua história.[9]

Grande parte dos sucessos do grupo são, na verdade, versões de clássicos de rock e pop internacional.[10] O romantismo ainda prevalece, sendo a maioria das letras sobre amor e relacionamentos. Uma das marcas da banda é o uso largo da guitarra solo nas músicas, sendo uma das primeiras bandas de forró eletrônico a colocar esse instrumento como elemento principal, ao invés da sanfona.

História[editar | editar código-fonte]

1993-1996: O início e a escolha do nome[editar | editar código-fonte]

Em 1993, foi fundada uma banda de baile chamada "Santa Rosa",[11] a banda era comandada por Ulisses Andrade, primo de Gilton Andrade, que dois anos mais tarde formaria a banda Calcinha Preta. O nome da banda foi escolhido em uma pesquisa com vários nomes incluindo "Calcinha Preta" onde muitas pessoas o aprovaram. Assim, a banda gravou seu primeiro álbum em 1996. Seus vocalistas eram Sidney Chuchu e Luciana Linhares.[12]

1997-1998: O sucesso de "Onde O Sonho Mora"[editar | editar código-fonte]

Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum, com participação de outra banda de forró, o "Forrozão da Condenada". Neste disco, veio o primeiro sucesso: "Onde o Sonho Mora", que fez a banda ficar conhecida em todo Nordeste. O objetivo deste CD foi lançar o Forrozão da Condenada no mercado, mas este projeto acabou não dando certo.

Ainda em 1997, Luciana se desligou da banda e entraram em seu lugar, Alexandre Melo, Malba Martins e um pouco depois, Gennifer Martins. Em 1998, com essa formação a banda gravou seu terceiro álbum, intitulado "Arrepiando Com a Galera - Ao Vivo", que vendeu mais de 250 mil cópias e rendeu à banda o seu primeiro Disco de Ouro.[13] Ainda em 1998 do mesmo ano, Malba se desliga da banda. Em seu lugar entrou Márcia Glover,[14] que ficou pouco tempo na banda.

1998-2000: Com a chegada de Daniel Diau, a banda ganha projeção nacional[editar | editar código-fonte]

1999-2000: "A Moçada é Só Filé"[editar | editar código-fonte]

Em 1998, a banda gravou o seu quarto álbum, sendo o primeiro com a participação de Daniel Diau, emplacando os sucessos "Desilusão", "Saudade", "É Seu Amor Que Eu Quero" e "Jura Que Me Ama". Foi através deste álbum que a banda ficou conhecida em todo Brasil. Em 1999, Sidney e Alexandre deixam a banda.

A partir daí, a Calcinha Preta passa a se apresentar em programas nacionais como: Programa Raul Gil, Domingão do Faustão e Planeta Xuxa. No final de 1999, Malba retorna do Raio da Silibrina e traz consigo Rogério Valença. Logo depois, Paulinha Abelha é indicada por Daniel e passa a fazer parte da banda. Com esta formação, em 2000, a banda lançou o seu quinto álbum com os sucessos do Volume 4 e também as inéditas: "Eu Vim Pra Te Ver", "Só Você Me Faz Feliz" e "Agenda Rabiscada".

2000: O sucesso de "Cobertor"[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a banda gravou seu sexto álbum, que continha regravações de outras bandas de forró e novos sucessos como "Sou Seu Amor", "Cobertor", "Louca Por Ti" e "Hello". Este álbum marca a entrada de Raied Neto e Silvânia Aquino e a saída definitiva de Malba e Rogério. No fim do ano, Daniel deixa a banda para montar o projeto "O Filé do Brasil", juntamente com Malba e Rogério. Em seu lugar, entrou Berg Lima que, na época, era dançarino da banda, porém cantava bem.

2001-2007: O Auge[editar | editar código-fonte]

2001: A chegada de Berg Rabelo[editar | editar código-fonte]

No início de 2001, Daniel retorna à banda, juntamente com o recém-chegado Berg Rabelo e assim gravariam seu sétimo álbum, emplacando os sucessos Te Amo, Tudo de Novo, Coração Bobo, Seu Amor é Bom, Te Amo Tanto, Refém e Mulheres Perdidas.

Em novembro de 2001, Daniel Diau pede demissão para seguir carreira solo e Berg Rabelo passa a liderar a voz masculina da banda. Nesta ocasião, Silvânia Aquino havia sido demitida e a direção da banda contratou Vanessa Berq. Porém, Silvânia retorna em menos de 1 mês e gravando o oitavo álbum, com o registro dos shows nas cidades de Aracaju, Salvador e São Paulo. Vanessa só aparece no encarte do álbum, porém sua voz não é usada em nenhuma música.

2002-2003: "E O Vento Levou e Vol. 9"[editar | editar código-fonte]

A canção "E o Vento Levou" com a participação de Marquinhos Maraial e da banda Mulheres Perdidas, vira febre em todo Nordeste em poucas semanas e o álbum se torna mais um recorde de vendas. Ainda em 2002, a Calcinha Preta lançou seu nono álbum, com os sucessos "Não Me Deixe Agora", "Magoei Meu Coração", "Amor da Minha Vida", "Veneno" e "Te Quero Namorar", repetindo mais um estrondoso sucesso. Este foi o último trabalho da banda com Jennifer Martins, que passou a integrar a banda Mulheres Perdidas. Amara Barros também teve breve passagem nesse período.

2003: Gravação primeiro DVD[editar | editar código-fonte]

Daniel retorna mais uma vez e a banda gravou o décimo álbum, sendo este um dos mais vendidos de sua história. Com Daniel, Berg, Silvânia, Paulinha e Neto, a banda grava, em setembro de 2003, seu primeiro DVD na cidade Salvador. Este show bateu todos os recordes de uma banda de forró independente (bilheteria, estrutura própria e vendas de cópias, sendo até os dias atuais, o DVD mais vendido do mundo do forró). O show levou mais 120 mil pagantes ao Parque de Exposições de Salvador.

2004: Saída de Berg Rabelo e Entrada de Marlus[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso do primeiro DVD, a banda gravou o seu décimo primeiro álbum, que apresentou ao publico a canção "Hoje a Noite" (versão da música Alone da banda de hard rock Heart). O álbum possibilitou à banda internacionalizar sua agenda realizando os primeiros shows na Europa e na América do Norte.

Ainda em 2004, mais precisamente em agosto, Berg Rabelo decidiu não renovar mais seu contrato e deixou a banda, sendo substituído por Marlus Viana. Meses depois é gravado seu 12° CD "Mágica" e lançado ainda no mesmo ano.

2005-2006: Gravação do segundo DVD e saída de Marlus[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Show Histórico

Em abril de 2005, a banda gravou o seu segundo DVD na cidade de Belém, na antiga Arena Yamada[15],com a participação do ilusionista Issao Imamura. Nesse show, compareceram mais de 80 mil pessoas, o DVD vendeu 1 600 000 cópias e deu a banda um disco de diamante duplo. Antes do lançamento, Marlus Viana deixa a banda para integrar a Mulheres Perdidas.

A banda seguiu com o quarteto e, com essa formação, em 2006, lançou seu décimo quarto álbum, intitulado Dois Amores, Duas Paixões, que rendeu a banda um disco de platina duplo.

2006: Décimo quinto CD[editar | editar código-fonte]

No ano de 2006, a banda lançou seu décimo quinto álbum, com os singles "Pensão Alimentícia", "Campeão de Bilheteria", "Bebo e Choro" e "Romeu e Julieta", além de regravações de sucessos do álbum anterior.

No mesmo ano, a banda lançou um CD Edição Especial intitulado As 20+, contendo os 20 maiores sucessos da banda até então.

2007: Gravação do terceiro DVD[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Gilton Andrade dá início ao projeto "Calcinha Elétrica", onde a banda toca os seus sucessos em ritmo de axé e lançou o seu décimo sexto álbum, onde emplacou os sucessos "Como Vou Deixar Você" e "Faltou o Leite Ninho".

Ainda em 2007, a banda lançou o décimo sétimo álbum, com a música título em homenagem a cantora Paulinha Abelha. Daniel se afastou da banda para se tratar de uma cirurgia na garganta,[16] sendo substituído novamente por Berg Lima. Logo depois, Marlus e Daniel retornam. Em dezembro do mesmo ano, a banda gravou seu terceiro DVD, ao vivo no Recife, com participações especiais de Hebe Camargo, Fábio Júnior, Tatau e Marquinhos Maraial.

2008-2018: Com a saída de Daniel Diau ocorrem diversas mudanças nos vocais da banda[editar | editar código-fonte]

2008: Saída de Daniel Diau e a entrada de Bell Oliver[editar | editar código-fonte]

No inicio de 2008, Berg Lima deixou banda para seguir carreira gospel.[17] Em junho do mesmo ano, Daniel Diau também deixou a banda para seguir carreira gospel.[18] O último show do cantor foi no dia 23 de fevereiro de 2008, no Expresso Brasil, em São Paulo. Claudio Livier foi o escolhido como o substituto e a banda lançou seu décimo nono álbum, intitulado "Vencedor". No final do mesmo ano, Bell Oliver foi contratado para integrar a banda; pouco tempo depois, Claudio e Neto deixaram a banda[19] e entraram Mirella Vieira e Michelle Menezes.

2009: Tema de novela, Melhores do Ano, Troféu Imprensa e Prêmio Extra de Televisão[editar | editar código-fonte]

No início de 2009, Mirella deixa a banda. As gravações do vigésimo álbum ocorreu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A música "Você Não Vale Nada" fez parte da trilha sonora da novela Caminho das Índias, onde foi o tema da personagem "Norminha" (Dira Paes), se tornando um grande sucesso nacional e rendendo à banda o Prêmio Globo de Melhores do Ano de música do ano de 2009[20], o Prêmio Extra de Televisão de 2009[21] e o Troféu Imprensa de 2010[22].

Pouco antes do São João, Ana Gouveia é contratada e Michelle Menezes deixa a banda no fim do período junino. No mesmo ano é lançado o vigésimo primeiro álbum intitulado de Ao Vivo e Na Boca do Povo, contando com os sucessos "Como Fui Me Apaixonar", "Liga Pra Mim" e as regravações de "Você Não Vale Nada" e "Eu Amo Demais", em homenagem aos 50 anos de carreira do rei Roberto Carlos.

Em 25 de dezembro de 2009, Silvânia Aquino e Bell Oliver, representando a banda, se apresentaram no Roberto Carlos Especial, programa de fim de ano exibido na TV Globo, cantando "Você Não Vale Nada" e "Eu Amo Demais" ao lado do rei Roberto Carlos; Sendo assim a primeira banda de forró a cantar ao lado do rei.

2010: Gravação do DVD de 15 Anos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Calcinha Preta 360°

Em 2010 Marlus Viana deixa a banda mais uma vez. Após o lançamento do vigésimo segundo álbum Sou Assim Não Vou Mudar, Paulinha Abelha se desliga da banda. Ramon Costa é contratado e junto a Silvânia Aquino, Bell Oliver e Ana Gouveia grava o vigésimo terceiro álbum Virei Seu Fã, Ao Vivo na Bahia.

No dia 8 de dezembro de 2010, ocorreu a gravação do quarto DVD, em comemoração aos quinze anos da banda, na cidade de Maceió. O show, em estrutura de 360°, contou com a participação de Léo Santana, João Bosco & Vinícius e Léo Magalhães.[23]

2011-2013: Nova reformulação no quadro de vocalistas, single "Faço Chover"[editar | editar código-fonte]

Em 2011 a banda lançou seu vigésimo quinto álbum, intitulado "Meu Primeiro Namorado", tendo a música título como single. No final desse mesmo ano, Dennis Nogueira é contratado enquanto Bell e Ramon deixam a banda para montar seu próprio projeto.[24] Jobson Mascarenhas é contratado para formar o novo quarteto.

Em 2012, a banda lançou seu vigésimo sexto álbum, intitulado "Eu Amo Você". Ana Gouveia deixa a banda, sendo substituída pela dupla de backs, Leilane Mapa e Simone Barreto.[25]

Ainda em 2012, a banda lançou o single "Faço Chover", versão de "It Will Rain", do cantor Bruno Mars. Em 2013, a banda lançou seu vigésimo sétimo álbum, intitulado "Calcinha Preta Premium". No fim do ano, Leilane e Simone anunciam a saída da banda para formarem uma dupla.

2013-2015: Retorno de Marlus, Paulinha e Bell[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2013, Marlus e Paulinha retornam a Calcinha Preta[26] e pouco tempo depois é anunciada a saída Dennis e Jobson[27], sendo substituídos por Adriano Sill.[28] No ano seguinte, Adriano Sill deixa a banda[29] e Bell Oliver retorna.[30]

2016: Novo tema de novela e a saída de Marlus, Silvânia e Paulinha[editar | editar código-fonte]

Em 2016, a música "A Dona do Barraco", foi tema da personagem Adisabeba (Suzana Vieira), na novela A Regra do Jogo, da Rede Globo.[31][32] Após o carnaval, Silvânia e Paulinha se desligam da banda[33] para montar o projeto "Gigantes do Brasil" com seu ex-colega de banda, Daniel Diau.[34] Pouco tempo depois, Ana Gouveia, retorna a banda.[35] No dia 23 de fevereiro, a banda anuncia o retorno da vocalista Michelle Menezes.[36] Dias depois, Marlus Viana anuncia seu desligamento definitivo da banda para seguir carreira solo.[37] Em dezembro de 2016, Michelle Menezes desliga-se novamente da banda, desta vez para cuidar de sua gravidez.[38]

2018: O retorno de Daniel, Silvânia, Paulinha e a saída de Ana Gouveia[editar | editar código-fonte]

No ano de 2018, Daniel Diau retornou à banda após um hiato de dez anos.[39] A confirmação veio através das redes sociais da banda, que divulgou um vídeo do próprio vocalista confirmando sua volta.[40] Logo após o mês junino, veio a confirmação de Silvânia e Paulinha, que reestrearam em 22 de agosto, num pocket show realizado no Salvador Norte Shopping.[41] Além de muitos programas de TV e Rádio realizados neste mesmo dia, na capital baiana. Em 27 de outubro, a cantora Ana Gouveia anunciou em suas redes sociais que estava se desligando do grupo.[42]

2020–2022 Gravação do DVD de 25 anos e morte de Paulinha Abelha[editar | editar código-fonte]

2020: DVD de 25 Anos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: CP 25 Anos

Em 5 de fevereiro de 2020, a banda gravava seu 5º DVD em Aracaju, Sergipe com participações especiais de Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Raí Saia Rodada, Márcia Fellipe, Wallas Arrais e Jottapê.

2021: Pandemia e Lives[editar | editar código-fonte]

A banda ficou bastante tempo inativa dos palcos devido a Pandemia de COVID-19. Realizaram 4 lives em seu canal no YouTube durante os anos de 2020 e 2021, a primeira live bateu quase 1 milhão de visualizações simultâneas. A banda retornou a atividade nos palcos no final de 2021 e gravaram um DVD Promocional em Belém do Pará.

2022: Morte de Paulinha Abelha[editar | editar código-fonte]

Em 11 de fevereiro de 2022, a cantora Paulinha Abelha foi internada em estado grave em Aracaju, Sergipe, com quadro de insuficiência renal. No dia 17, o quadro clínico evoluiu para um coma profundo,[43] que não se alterou durante seis dias, até a morte da artista no dia 23, após ser constatada a morte cerebral.[44] Abelha foi sepultada no cemitério de sua cidade natal, Simão Dias.[45] O laudo revelou que as causas da morte foram meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite.[46]

A Calcinha Preta homenageou a vocalista, introduzindo em sua logomarca o desenho estilizado de uma abelha e o subtítulo "Como Não Amar", frase eternizada por Paulinha.[47]

No dia 05 de março, a banda liberou nas plataformas digitais a última música gravada por Paulinha, "Venha Me Amar", a pedido da família e dos fãs. Em 19 de maio a banda lançou uma música inédita em homenagem a cantora chamada "Abelha Que Virou Anjo", no dia seguinte foi liberado no canal da banda no YouTube o último DVD gravado pela eterna Paulinha Abelha, em Belém, no dia 04 de dezembro de 2021.

Dia 21 de maio aconteceu o show histórico "Pra Sempre Paulinha" em Belém com as participações dos ex-vocalistas da banda, Raied Neto e Berg Rabelo.

2023: Nova cantora da Calcinha Preta[editar | editar código-fonte]

2023: O'hara Ravick é a nova cantora da Calcinha Preta[editar | editar código-fonte]

Em 18 de março de 2023, a banda Calcinha Preta anunciou a sua nova vocalista. Trata-se da cantora O'hara Ravick, ex-vocalista da Banda Magníficos.[48]

Características musicais e visuais[editar | editar código-fonte]

A Calcinha Preta foi uma das primeiras bandas de forró eletrônico a colocar em destaque as guitarras elétricas em detrimento do saxofone, rompendo com a linhagem estilística do forró eletrônico dos anos 90 (defendida por bandas como Mastruz com Leite, Magníficos, Cavalo de Pau, Limão com Mel, etc.) principalmente nos álbuns lançados na década de 2000. A banda também é famosa pelas vozes masculinas agudas, algo que marcou o mundo do forró, pelas versões de sucessos do pop internacional e do rock, pelas letras sensuais e de duplo sentido, e também por utilizar estruturas grandes de palco com muitos efeitos visuais.

Ao longo dos anos, a Calcinha Preta sempre renovou seu quadro de cantores, o que gerou a identificação dos fãs com integrantes específicos ou formações inteiras em diferentes épocas. A banda já vendeu cerca de 10 milhões de cópias.[49]

Em 1 de junho de 2023, foi noticiado que a banda atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações e 2 milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube.[50]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais vocalistas[editar | editar código-fonte]

Ex-vocalistas[editar | editar código-fonte]

  • Luciana Linhares (1996-1997)
  • Sidney Chuchu "In Memoriam" (1996-1999)[51]
  • Alexandre Mello (1997-1999)
  • Márcia Glover (1998)
  • Malba Martins (1997-1998 e 1999-2000)
  • Rogério Valença (1999-2000)
  • Marilda Silva (1999)
  • Vanessa Berq (2001-2002)
  • Genifer Martins (1998-2003)
  • Amara Barros (2003)
  • Luciana Lessa (2004)
  • Berg Rabelo (2001-2004)
  • Berg Lima (2000 e 2007-2008)
  • Raied Neto (2000-2008)
  • Cláudio Livier (2008)
  • Mirella Vieira (2008-2009)
  • Ramon Costa (2010-2011)
  • Simone Barreto (2012-2013)
  • Leilane Mapa (2012-2013)
  • Dennis Nogueira (2011-2014)
  • Jobson Mascarenhas (2011-2014)
  • Adriano Sill (2014-2015)[52]
  • Marlus Viana (2004-2005, 2007-2010 e 2014-2016)
  • Michelle Menezes (2008–2009 e 2016)
  • Ana Gouveia (2009-2012 e 2016-2018)
  • Paulinha Abelha "In Memoriam" (1999-2010, 2014-2016 e 2018-2022)[44]

Ex-músicos[editar | editar código-fonte]

  • Cloves Sena - Guitarra[53]
  • Gilson Batata - Baixo[54]
  • Alexandre - Guitarra
  • Chrystian Lima - Guitarra e Violão
  • Beto Caju - Percussão
  • Alex - Sanfona
  • Missinho - Sanfona
  • Gleiciano "Pé-de-Ferro" - Bateria
  • Xandão - Bateria
  • Paulino do Acordeon - Sanfona

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Calcinha Preta

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Onde o Sonho Mora" (1997)
  • "Desilusão" (1999)
  • "A Moçada é Só Flé" (1999)
  • "Saudade" (1999)
  • "Jura Que Me Ama" (1999)
  • "É Seu Amor Que Eu Quero " (1999)
  • "Eu Vim Pra Te Ver" (1999)
  • "Sou Seu Amor/Eu Te Amo" (I'll Stand by You/From This Moment On) (2000)
  • "Hello" (2000)
  • "Cobertor" (2000)
  • "Louca Por Ti" (Dust in the Wind) (2000)
  • "Te Amo (Carrie) (2001)
  • "Tudo de Novo" (2001)
  • "Coração Bobo" (2001)
  • "Seu Amor é Bom/Um Novo Amor" (You're Still the One/Goodbye) (2001)
  • Quero Ser Seu Namorado/Não Venha Mais me Ver (Open Your Heart/You and I) (2001)
  • "Não Diga Não" (2001)
  • "Mulheres Perdidas" (2001)
  • "E o Vento Levou" (2002)
  • "Vem Ver a Calcinha Preta (2002)
  • "Amor da Minha Vida" (2002)
  • "Não Me Deixe Agora" (Now and Forever) (2002)
  • "Sonho Lindo" (2002)
  • "Te Quero Namorar" (2002)
  • "Agora Estou Sofrendo" (Bleeding Heart) (2003)
  • "Fique Amor" (The Unforgettable Fire) (2003)
  • "Por Amor" (2003)
  • "Seu Namorado" (2003)
  • "A Gente Se Vê Lá" (2003)
  • "Furunfa" (2003)
  • "Hoje à Noite" (Alone) (2004)
  • "Hipnose" (2004)
  • "Baby Doll" (2004)
  • "Morrendo de Desejo" (2004)
  • "Manchete dos Jornais" (2004)
  • "A Calcinha Preta é Nossa" (2004)
  • "Renascerá" (2004)
  • "Perdoar" (2004)
  • "O Navio e o Mar" (Send Me an Angel) (2004)
  • "Ainda Te Amo" (2004)
  • "Mágica" (Piano, Bruno Carezza) (2004)
  • "Sai Solidão" (2004)
  • "Segredo" (2004)
  • "Declaração de Amor" (2004)
  • "Um Degrau na Escada" (2005)
  • "Adão e Eva" (2005)
  • "Cada Paixão, Uma Novela" (2005)
  • "Armadilha" (2005)
  • "Dois Amores, Duas Paixões" (2006)
  • "Por Que Tocou Meu Coração?" (Because I'm a Girl) (2006)
  • "A Encruzilhada" (2006)
  • "Campeão de Bilheteria" (2006)
  • "Pensão Alimentícia" (2006)
  • "Bebo e Choro" (2006)
  • "Código das Vinte" (2006)
  • "Como Vou Deixar Você?" (2007)
  • "Faltou o Leite Ninho" (2007)
  • "Fica Comigo" (2007)
  • "Paulinha" (Without You) (2007)
  • "Amanda" (2008)
  • "Já Me Acostumei" (2008)
  • "Tutti-Frutti" (2008)
  • "Vamos Pra Lá Beber" (2008)
  • "Garotas Não Choram" (Big Girls Don't Cry) (2008)
  • "Vencedor" (2008)
  • "Eu Me Apaixonei" (November Rain) (2008)
  • "Amor Dividido" (2008)
  • "Você Não Vale Nada" (2009)
  • "Como Fui Me Apaixonar?" (Halo) (2009)
  • "Sem Explicação" (I Will Be)" (2009)
  • "Paparazzi" (Paparazzi) (2010)
  • "Sou Assim, Não Vou Mudar" (2010)
  • "Rosas e Champagne" (2010)
  • "Virei Seu Fã" (2010)
  • "Meu Primeiro Namorado" (2011)
  • "Presente de Casamento" (2011)
  • "Faço Chover" (It Will Rain) (2011)
  • "Eu Amo Você" (2012)
  • "Já Tentei Esquecer Esse Amor" (2013)
  • "Amanhecer" (2013)
  • "O Mundo Pode Acabar" (2014)
  • "Todo Mundo Tem Um Sonho Pra Realizar" (When I Was Your Man) (2014)
  • "Parada Meio Louca" (2014)
  • "Filmes e Histórias" (2014)
  • "Balada Prime" (2015)
  • "A Dona do Barraco" (2015)
  • "Homem de Rua" (2017)
  • "Eu Vim do Futuro" (2017)
  • "Amor de Mentira" (2019)
  • "Conta de Luz" (2020)
  • "Não Sei Voar" (2020)
  • "Motel de BR" (2020)
  • "Onde a Gente Errou" (2021)
  • "Abelha Que Virou Anjo" (2022)
  • "Venha Me Amar" (2022)
  • "Nunca Me Amou" (2023)
  • "Óculos Escuros" (2023)
  • "Relógio de Saudade" (2023)
  • "Pouca Roupa" (2023)

Referências

  1. marrom, Publicado por. «Berg Rabelo se encontra com a banda Calcinha Preta – Blog do Marrom». Consultado em 14 de julho de 2022 
  2. curtindosalvador (5 de abril de 2022). «Berg Rabelo emociona fãs ao cantar com Calcinha Preta após 18 anos; banda se apresenta em Salvador no sábado (9)». Curtindo Salvador - Por Marcos Costa. Consultado em 14 de julho de 2022 
  3. «Instagram». www.instagram.com. Consultado em 23 de setembro de 2023 
  4. «Banda Calcinha Preta grava DVD dos 25 anos de carreira em Aracaju». G1. 4 de fevereiro de 2020. Consultado em 23 de setembro de 2023 
  5. Redação (10 de janeiro de 2023). «'Volume 30': Calcinha Preta lança EP com quatro canções na sexta-feira». destaque1.com. Consultado em 23 de setembro de 2023 
  6. «Forró das Antigas – Calcinha Preta e sua história». carlomagnum.com.br. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  7. Mira, Na (18 de março de 2023). «Banda Calcinha Preta anuncia O'hara Ravick como nova vocalista - Imirante.com». Imirante. Consultado em 18 de março de 2023 
  8. «Calcinha Preta celebra 25 anos em gravação de DVD com participação de Safadão e homenagem ao público LGBT». Extra Online. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  9. «Veja as bandas campeãs de troca de vocalistas :: BR Musical». mundo-da-musica00.webnode.com. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  10. «Toda música internacional tem uma versão forró. Acredite, todas as músicas DO MUNDO. – Crush em Hi-Fi». Consultado em 17 de junho de 2020 
  11. «Veja como foi o Bate Papo com Calcinha Preta - R7». entretenimento.r7.com. Consultado em 17 de junho de 2020 
  12. «CALCINHA PRETA...». Recanto das Letras. Consultado em 7 de julho de 2020 
  13. «Calcinha Preta - Dados Artísticos». dicionariompb.com.br. Consultado em 9 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 9 de novembro de 2021 
  14. «Ex cantora da Calcinha Preta reaparece e CONFIDENCIA ao relembrar PASSADO, "Da vontade de chorar não vou mentir"». Consultado em 7 de julho de 2020 
  15. «Lembra dela? Veja como está a Arena Yamada atualmente». DOL - Diário Online. 17 de maio de 2023. Consultado em 6 de fevereiro de 2024 
  16. «L12 Notícias - Daniel diau, ex-vocalista da banda calcinha preta, conta seu testemunho em Livramento». L12 Notícias. Consultado em 7 de julho de 2020. Cópia arquivada em 7 de julho de 2020 
  17. «Famoso abandona música gospel, volta para o secular e diz; Não ganhava dinheiro». O Fuxico Gospel. 9 de junho de 2019. Consultado em 17 de junho de 2020 
  18. «Ex Calcinha Preta é esquecido no cenário musical». Itnet - O Portal do Dia a Dia. 2 de setembro de 2012. Consultado em 7 de julho de 2020 [ligação inativa]
  19. «Ex-cantor famoso sobrevive com renda de mercadinho | FOLHAMAX». Ex-cantor famoso sobrevive com renda de mercadinho | FOLHAMAX. Consultado em 17 de junho de 2020 
  20. «Domingão do Faustão – Faustão Melhores do Ano». gshow.globo.com. Consultado em 19 de junho de 2020 
  21. «Prêmio Extra de TV: comemoração, lágrimas e risos numa festa especial». Extra Online. Consultado em 19 de junho de 2020 
  22. «Vencedores do 52º Troféu Imprensa». Consultado em 19 de junho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  23. «Calcinha Preta gravou DVD em grande Palco 360°». Blog da Feeling. 10 de dezembro de 2010 
  24. «EXTRA! BELL OLIVER E RAMON COSTA DEIXAM A BANDA CALCINHA PRETA!». Consultado em 17 de junho de 2020 
  25. «Cantora deixa a banda Calcinha Preta». Monólitos Post. Consultado em 17 de junho de 2020 
  26. «Paulinha Abelha e Marlus voltam para a banda Calcinha Preta». Radar Notícias. 3 de janeiro de 2014. Consultado em 17 de junho de 2020 
  27. «Jobson e Dennis deixam a banda Calcinha Preta». AjuFest.com.br. 1 de março de 2019. Consultado em 17 de junho de 2020 
  28. «Silvânia Aquino Confirma Adriano Silva como o novo vocalista da Calcinha Preta .». AjuFest.com.br. 1 de março de 2019. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  29. SE, Fredson NavarroDo G1 (12 de agosto de 2015). «Adriano Sill deixa a banda Calcinha Preta e anuncia novo projeto». Música em Sergipe. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  30. SE, Fredson NavarroDo G1 (11 de agosto de 2015). «Banda Calcinha Preta anuncia a contratação de Bell Óliver». Música em Sergipe. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  31. «Calcinha Preta canta tema de Adisabeba em 'A Regra do Jogo'». TV Sergipe. Consultado em 16 de junho de 2020 
  32. «Vocalista do Calcinha Preta afirma: 'Música em novela dobra o cachê'». Portal Sorriso MT. 19 de agosto de 2015. Consultado em 16 de junho de 2020. Cópia arquivada em 16 de junho de 2020 
  33. SE, Fredson NavarroDo G1 (11 de fevereiro de 2016). «Paulinha e Silvânia deixam a Calcinha Preta e anunciam parceria com Diau». Música em Sergipe. Consultado em 17 de junho de 2020 
  34. «Gigantes do Brasil chega ao fim com saída de Daniel Diau; veja detalhes». FM 93. 19 de dezembro de 2016. Consultado em 17 de junho de 2020 
  35. SE, Fredson NavarroDo G1 (12 de fevereiro de 2016). «Calcinha Preta anuncia retorno da cantora Ana Gouveia». Música em Sergipe. Consultado em 17 de junho de 2020 
  36. Noticias, Blog Adalberto Gomes. «Cantora Michele Menezes anuncia retorno aos palco com a Banda Calcinha Preta». Blog Adalberto Gomes Notícias. Consultado em 17 de junho de 2020 
  37. «Marlus Viana deixa banda Calcinha Preta para 'realizar sonho'». Música em Sergipe. 25 de fevereiro de 2016. Consultado em 17 de junho de 2020  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  38. «Cantora Michelle Menezes deixa a banda Calcinha Preta». FM 93. 27 de novembro de 2017. Consultado em 17 de junho de 2020 
  39. «Daniel Diau está de volta à banda Calcinha Preta: "Os bons filhos à sua casa retornam"». 7Segundos (em inglês). Consultado em 17 de junho de 2020 
  40. iBahia, Redação (21 de fevereiro de 2018). «Daniel Diau anuncia volta à Calcinha Preta: 'bom filho à sua casa retorna'». iBahia. Consultado em 17 de junho de 2020. Cópia arquivada em 7 de junho de 2020 
  41. «Calcinha Preta apresenta retorno de Silvânia e Paulinha com Pocket Show no Salvador Norte Shopping – CURTINDO EM SALVADOR». Consultado em 17 de junho de 2020. Cópia arquivada em 17 de junho de 2020 
  42. «OFICIAL: Ana Gouveia SE DESLIGA da Banda Calcinha Preta e faz DESABAFO EMOCIONANTE». Consultado em 17 de junho de 2020 
  43. «Vocalista do Calcinha Preta contou sobre mal-estar dias antes de internação». Splash. 17 de fevereiro de 2022 
  44. a b «Paulinha Abelha morre aos 43 anos após internação por problemas renais em Aracaju». G1. 23 de fevereiro de 2022 
  45. Corpo da cantora Paulinha Abelha é sepultado em Simão Dias em infonet.com.br
  46. «Laudo revela causas da morte da cantora Paulinha, do Calcinha Preta». Splash. 6 de março de 2022 
  47. «Calcinha Preta muda logomarca para homenagear Paulinha Abelha». Metrópoles. 4 de março de 2022. Consultado em 4 de março de 2022 
  48. «Banda Calcinha Preta anuncia nova vocalista». G1. Consultado em 18 de março de 2023 
  49. Redação iBahia (2 de dezembro de 2013). «Calcinha Preta traz show 'Forró Retrô' a Salvador». iBahia. Consultado em 22 de janeiro de 2022 
  50. DA REDAÇÃO (1 de junho de 2023). «Calcinha Preta atinge o marco de 1 bilhão de visualizações no Youtube». ISTOÉ. Consultado em 11 de junho de 2023. Cópia arquivada em 2 de junho de 2023 
  51. «Ex-vocalista da banda de forró Calcinha Preta é encontrado morto em casa». GZH. 5 de novembro de 2021. Consultado em 28 de dezembro de 2021 
  52. «Banda Calcinha Preta comemora 20 anos e ganha novo cantor». g1.globo.com. Consultado em 10 de novembro de 2015 
  53. «Por onde anda o Ex- Guitarrista da Calcinha Preta Cloves Sena». Consultado em 19 de junho de 2020 
  54. «Morre Gilson Batata, baixista da banda Calcinha Preta». O Globo. 26 de dezembro de 2009. Consultado em 19 de junho de 2020 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Calcinha Preta