Língua moldava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Moldava (Moldovenească
Молдовеняскэ)
Pronúncia:IPA:[mol'deiviə]
Falado em: Moldávia
Total de falantes:
Família: Indo-europeia
 Itálica
  Românica
   Ítalo-oriental
    Moldava
Escrita: alfabeto latino
Estatuto oficial
Língua oficial de: Moldávia e Transnístria
Códigos de língua
ISO 639-1: mo
ISO 639-2: mol (B)mol (T)
ISO 639-3: mol
Selo moldávio de 1999 celebrando dez anos de retorno à grafia em caracteres latinos.

O moldávio,[1] moldavo[2] ou língua moldava (limba moldovenească) é um dos dois nomes da língua romena na Moldávia,[3] prescrito pelo artigo 13 da atual Constituição;[4] o outro nome, reconhecido pela Declaração de Independência da Moldávia e pelo Tribunal Constitucional, é "romeno". É também o nome oficial para a língua romena falada no território da Transnístria, estado autodeclarado independente, mas não internacionalmente reconhecido.

No nível oficial, o Tribunal Constitucional interpretou em 2013 que o artigo 13 da atual constituição é substituído pela Declaração de Independência,[5] dando assim o estatuto oficial à língua nomeada como "romena".[6][7] A região separatista da Transnístria continua a reconhecer o "moldávio" como uma das suas línguas oficiais, juntamente com o russo e o ucraniano.[8]

"Moldávio" pode também referir-se a determinadas falas da região chamada Moldávia dentro do território da atual Roménia, sendo uma das variantes coloquiais do romeno.

O moldávio é normalmente escrito em caracteres latinos, mas até 1989 (durante a ocupação soviética) era escrito em caracteres cirílicos. Atualmente, o moldávio é escrito em alfabeto cirílico apenas na Transnístria.

Referências

  1. «moldávio». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 8 de dezembro de 2014. 
  2. «moldavo». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 8 de dezembro de 2014. 
  3. "A Field Guide to the Main Languages of Europe – Spot that language and how to tell them apart"
  4. (romeno ) "Article 13, line 1 – of Constitution of Republic of Moldova" Arquivado em 2008-02-26 no Wayback Machine.
  5. «Hotărâre Nr. 36 din 05.12.2013 privind interpretarea articolului 13 alin. (1) din Constituție în corelație cu Preambulul Constituției și Declarația de Independență a Republicii Moldova (Sesizările nr. 8b/2013 și 41b/2013)» (em Romanian). Constitutional Court of Moldova. Consultado em 20 de dezembro de 2013.. 124. [...] Prin urmare, Curtea consideră că prevederea conținută în Declarația de Independență referitoare la limba română ca limbă de stat a Republicii Moldova prevalează asupra prevederii referitoare la limba moldovenească conținute în articolul 13 al Constituției. 
  6. «Moldovan court rules official language is 'Romanian,' replacing Soviet-flavored 'Moldovan'». Consultado em 11 de março de 2014. 
  7. «Chisinau Recognizes Romanian As Official Language». Consultado em 11 de março de 2014. 
  8. «Article 12 of the Constitution of Pridnestrovskaia Moldavskaia Respublika». kspmr.idknet.com. 24 de dezembro de 1995. Consultado em 14 de julho de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.