Língua emiliano-romanhola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emiliano-romagnolo (Emiliàn-romagnòl)
Falado em: Itália, São Marino
Total de falantes: 3 milhões
Família: Indo-europeia
 Itálica
  Românica
   ítalo-Ocidental
    Românicas Ocidental
     Ítalo-Dalmácia
      Ítalo-Românica
       Galo-Itálica
        Emiliano-romagnolo
         Emiliano-romagnolo
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: roa
Área em que se fala o Emiliano-Romagnolo

O emiliano-romagnolo é um grupo de duas línguas (ou muitos dialetos) galo-itálicos falados na região italiana de Emília-Romanha e em San Marino. A língua é reconhecida como pertencente às línguas minoritárias europeias desde 1981 (Relatório 4745 do Conselho da Europa); também é registrada no Livro Vermelho das Línguas Ameaçadas da UNESCO como língua digna de receber uma tutela. O seu código ISO 639-3 era eml [1] . Em 16 de janeiro de 2009, o SIL, responsável de ISO 639-3, separou o emiliano do romanholo [2]  :

  • Emiliano, código egl
  • Romanholo, código rgn.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Como todas as línguas da Itália, o Emiliano-Romanholo usa o alfabeto latino, porém numa forma bem própria para a fonologia da língua: são 16 símbolos para sons vogais que usam as letras A, E, I, O, U com acentos e diacríticos bem variados; Usam-se as consoantes tradicionais, porém sem K, W, X, Y, algo bem italiano, num total de 29 símbolos que usam diacríticos, letras dupla e apóstrofos.

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Tot j essèri umèn i nàs lébri e cumpagn in dignità e dirét. Lou i è dutid ad rasoun e ad cuscinza e i à da operè, ognun ti cunfrunt at ch’j ilt, sa sentimint ad fratelènza.


Português


Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns em relação aos outros com espírito de fraternidade. (Artigo 1º - Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:


  1. (Doc ISO3)
  2. http://www.sil.org/iso639-3/chg_detail.asp?id=2008-040