Língua rukiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rukiga
Outros nomes:lukiga, chiga
Falado em: Uganda Uganda
Total de falantes: 1,400,000
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-Congo
  Volta-Congo
   Benue-Congo
    Bantóide
     Meridional
      Bantu-estreito
       Central
        J
         Nyoro-Ganda
          Rukiga
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: cgg

A língua rukiga (também chamada lukiga ou chiga) é uma língua africana intimamente relacionada ao runyankole falado pelos povos banyankore, banyakole ou ankole, como são conhecidos.

É semelhante à língua ancolé, tendo 84-94% de semelhança lexical com a mesma,[1] e sendo consequentemente pensada por alguns autores como o mesmo idioma, ancoré-kiga.[2]

Rukiga, a língua nativa do povo bakiga, desenvolveu-se no decorrer dos séculos como uma língua oral. Foi na segunda metade do século dezenove que o rukiga passou a ser uma língua escrita, os primeiros materiais impressos em rukiga também datam dessa época.

Em comum com as outras línguas bantus, o lukiga/rukiga possui um sistema de classes substantivas no qual o gênero é indicado por prefixos. Pronomes, adjetivos, e verbos refletem o gênero do substantivo aos quais se referem. Alguns exemplos de classes substantivas:

  • mu - pessoa, e.g. mukiga = habitante da terra dos bakiga
  • bu - terra, e.g Bukiga = terra dos bakiga
  • lu/ru - língua, e.g. lukiga/rukiga = língua dos bakiga
  • ba - povo, e.g. bakiga = o povo bakiga
  • ki – costumes e tradições, e.g. kikiga, (às vezes pronunciado) kichiga, ou chiciga descreve a religião e os costumes comuns ao povo bakiga. Às vezes os bakiga são chamados de chiga por povos que não entendem as regras lingüísticas em relação aos prefixos.

Referências

  1. «Nyankore». Ethnologue 
  2. «Nkore-Kiga». Ethnologue 


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.