Mau ladrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ladrão impenitente)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Jesus entre os ladrões", de Veronese (1580-8), atualmente no Louvre. O mau ladrão tradicionalmente é o que está à esquerda de Jesus (à direita do observador), neste caso quase nu e sendo atiçado pelos soldados. O bom ladrão é o outro, mais vestido e com semblante mais tranquilo.

Mau ladrão ou ladrão impenitente foi um dos dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. Segundo os Evangelhos, ele teria desafiado Jesus a salvar a si mesmo enquanto que o bom ladrão pediu perdão pelos seus pecados. Na literatura apócrifa, recebeu o nome de Gestas, a primeira vez no Evangelho de Nicodemos. Seu companheiro é chamado de Dimas.

A fé popular posteriormente embelezou a história de Gestas, detalhando que este estaria à esquerda de Jesus e Dimas, à direita. Na Lenda Dourada de Jacopo de Varazze, seu nome aparece como Gesmas.

O apócrifo Evangelho Árabe da Infância faz referência aos dois como Dumachus (Gestas) e Tito (Dimas). Segundo uma tradição, vista, por exemplo na "Lenda Dourada" de Henry Wadsworth Longfellow[1], Dumachus seria um dos ladrões do bando que atacou São José e a Sagrada Família durante a Fuga para o Egito.

Referências

  1. Henry Wadsworth Longfellow. «The Golden Legend» (em inglês). Projeto Gutemberg 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mau ladrão