Lista de símbolos designados pela Liga Antidifamação como símbolos de ódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de símbolos de ódio, incluindo siglas, números, frases, logotipos, bandeiras, gestos e outros símbolos diversos usados para fins de ódio, de acordo com a Liga Antidifamação.[1] Alguns desses itens foram apropriados por grupos de ódio e podem ter outros significados não relacionados a grupos de ódio,[2][3] incluindo significados antirracistas.[4]

Acrônimos[editar | editar código-fonte]

Acrônimo Origens Significado
ACAB [5] Skinheads "Todos os policiais são bastardos"
AKIA [6] Ku Klux Klan "Um Klansman Eu Sou"
AYAK [7] Ku Klux Klan "Você é um Klansman?"
FGRN [8] Ku Klux Klan "Para Deus, Raça e Nação"
GTKRWN [9] Supremacia branca "Envenene os Kikes; Guerra Racial Agora"
HFFH [10] Hammerskins "Hammerskins para sempre, para sempre Hammerskins"
HSN [11] Hammerskins "Nação Hammerskins"
ITSUB [12] Ku Klux Klan "No Sagrado Ser Infalível", uma referência a Deus
CABARK [13] Ku Klux Klan "Constantemente aplicado por todos os Klansmen regulares"
KIGY [14] Ku Klux Klan "Klansman, eu te saúdo"
KLASP [15] Ku Klux Klan "Lealdade a Klan, um princípio sagrado"
LOTIE [16] Ku Klux Klan "Senhora do Império Invisível", em referência a uma mulher membro da Klan
FOF [17] Volksfront "Uma Frente, Uma Família"
ÓRION [18] Supremacia branca "Nossa raça é nossa nação"
RAHOWA [19] Criatividade "Guerra Santa Racial"
ROA [20] Volksfront "Corrida Sobre Todos"
SS [21] Alemanha Nazista "Schutzstaffel"
SWP [22] Sistema prisional californiano "Poder Branco Supremo"
WP [23] Supremacia branca "Poder Branco" ou "Orgulho Branco"
WPWW [24] Stormfront "Orgulho Branco em todo o mundo"
ZOG [25] Antissemitismo "Sionista - Governo de Ocupação Sionista"

Numérico[editar | editar código-fonte]

Número Origens Significado
1–11[26] Aryan Knights Representando a primeira e décima primeira letras do alfabeto, A e K, significando "Aryan Knights" ("Cavaleiros Arianos")
100%[27] Supremacia branca "100% branco"
109/110[28] Antissemitismo Os supremacistas brancos afirmam que os judeus foram expulsos de 109 nações ao longo da história; ao pedir que a América também expulse os judeus, eles pretendem fazer dos EUA o "110º". Às vezes, esse número é combinado com o código numérico 1488, criando 1488–110.
12[29] Irmandade Ariana Representando a primeira e a segunda letras do alfabeto, A e B, significando "Aryan Brotherhood" ("Irmandade Ariana")
13[30] Aryan Circle Representando a primeira e a terceira letras do alfabeto, A e C, significando "Aryan Circle" ("Círculo Ariano")
13/52 and 13/90[31] Supremacia branca O número 13 refere-se à suposta porcentagem da população dos EUA que é afro-americana. O número 52 refere-se à suposta porcentagem de todos os assassinatos cometidos nos Estados Unidos por afro-americanos. Alguns supremacistas brancos usam o número 50 em vez de 52. O número 90 refere-se à porcentagem de crimes inter-raciais violentos supostamente cometidos por afro-americanos.
14[32] David Lane Abreviação de quatorze palavras, "Devemos garantir a existência de nosso povo e um futuro para crianças brancas"
14/23[33] Supremacia branca As Quatorze Palavras e os 23 Preceitos - regras para a gangue da prisão da Irmandade do Sul
14/88[34] Supremacia branca As Quatorze Palavras e a oitava letra do alfabeto, H, repetidas duas vezes, representando "Heil Hitler"
18[35] Combat 18 Representando a primeira e a oitava letras do alfabeto, A e H, significando "Adolf Hitler"
21–2–12[36] The Unforgiven (gangue prisional) Representando a vigésima primeira, segunda e décima segunda letras do alfabeto, U, B e L, significando "Unity, Brotherhood, Loyalty" ("Unidade, Fraternidade, Lealdade")
23/16[37] Supremacia branca Representando a vigésima terceira e a décima sexta letras do alfabeto, W e P, significando "White Power" ou "White Pride"
28[38] Blood & Honour Representando a segunda e a oitava letras do alfabeto, B e H, significando "Blood & Honour" ("Sangue & Honra")
311[39] Ku Klux Klan Representando a décima primeira letra do alfabeto, K, repetida três vezes, significando "Ku Klux Klan"
318[40] Combat 18 Representando a terceira letra do alfabeto, C, e 18, significando "Combat 18"
33/6[41] Ku Klux Klan O trinta e três representa três onze, já que K é a décima primeira letra do alfabeto, e três deles formam "KKK" - o seis representa a sexta "era" da Ku Klux Klan
38[42] Hammerskins Representando a terceira e a oitava letras do alfabeto, C e H, significando "Crossed Hammers" uma referência ao logotipo dos Hammerskins
43[43] Supreme White Alliance Se alguém substituir números pelas letras nas iniciais da Supreme White Alliance (19, 23, 1), e depois somar esses números, o total é 43.
511[44] European Kindred Representando a quinta e a décima primeira letras do alfabeto, E e K, significando "European Kindred" ("Membros Europeus")
737[45] Public Enemy No. 1 (gangue) Os números 737 correspondem às letras P, D e S no teclado de um telefone; as iniciais PDS significam Peni Death Squad, outro nome para o grupo
83[46] Identidade Cristã Representando a oitava e a terceira letras do alfabeto, H e C, significando "Heil Christ" ou "Hail Christ"
88[47] Supremacia branca Representando a oitava letra do alfabeto, H, repetida duas vezes, significando "Heil Hitler"
9%[48] Supremacia branca A porcentagem da população mundial supostamente branca

Frases[editar | editar código-fonte]

Frase Frase(s) ou exemplos alternativos Significado
"Anudda Shoah" "Anuddah Shoah" Uma frase usada para zombar do conceito de que os judeus falam regularmente sobre o Holocausto; "Annuda" é uma grafia de "Outro" como se falada com um forte sotaque iídiche, e "Shoah" é uma palavra hebraica que significa "Catástrofe", e é regularmente usada em referência ao Holocausto. Como tal, a frase pode ser lida como: "É como outro Holocausto!"
"Anti-Racist Is a Code for Anti-White" Uma frase que sugere que os oponentes do racismo estão secretamente tentando eliminar os brancos e que ser antirracista não é diferente de odiar os brancos.
"Blue-Eyed Devils"[49] Uma calúnia racial originária da Ásia para se referir a pessoas de ascendência européia, foi adotada por alguns supremacistas brancos que começaram a se referir a si mesmos como "Demônios de Olhos Azuis".
"Blut und Ehre" Uma frase alemã traduzida como "Sangue e Honra", foi usada como slogan político pela Juventude Hitlerista.
"Crazy White Boy"[50] Uma frase genérica usada por supremacistas brancos para se identificarem com outros supremacistas brancos.
"Day of the Rope" Uma frase referente a um evento fictício no livro neonazista The Turner Diaries. No romance, o "Dia da Corda" é um evento em que ocorreram linchamentos em massa contra minorias, jornalistas, miscigenação e políticos, tudo no espaço de um dia.
"Diversity = White Genocide"[51] Um slogan que implica que a crescente diversidade cultural trará o "genocídio branco".
"Featherwood" O equivalente feminino a um "Peckerwood", ou membro de uma rua supremacista branca ou gangue de prisão.
"Hate" "H8" Os supremacistas brancos usaram a palavra para proclamar abertamente seu ódio a pessoas diferentes deles.
"Hate Edge" "NS Straight Edge", "sXe", "XXX" Uma ramificação da supremacia branca do movimento Straight Edge.
"I have nothing to say"[52] "5 Words", "Five Words" Os supremacistas brancos afirmam que essas cinco palavras devem ser as únicas faladas aos policiais.
"It's Okay to Be White" Frase originada no 4chan em 2017, foi criada com o objetivo de ser colocada em panfletos para serem colocados em locais públicos. Os originadores presumiram que os "liberais" reagiriam negativamente a tais panfletos e os condenariam ou derrubariam, "provando" assim que os liberais nem mesmo achavam "ok" ser branco.
"Love Your Race" Uma frase usada por supremacistas brancos para encorajar o racismo.
"Meine Ehre Heißt Treue" "Unser Ehre Heißt Treue" Uma frase alemã que se traduz como "Minha Honra é Lealdade". Era originalmente um lema usado pela Waffen SS.
"Muh Holocaust" Um meme antissemita que costuma sugerir que o povo judeu "reclama" do Holocausto. A palavra "Muh" significa "meu".
"Non Silba Sed Anthar" "NSSA" Uma frase em Latim macarrónico que se traduz como "Não eu, mas outros", uma frase usada pela Ku Klux Klan.
"Peckerwood" Originalmente um epíteto racial destinado a pessoas brancas, foi adotado por supremacistas brancos. Sentido: Um "Peckerwood" é membro de uma gangue de rua ou prisão supremacista branca.
"Sieg Heil" "Hail Victory" Uma frase alemã que se traduz como "Salve Vitória". Foi um dos slogans mais usados ​​pelo Partido Nazista.
"Six Gorillion" "Muh Six Gorillion" Uma frase que faz referência aos seis milhões de judeus mortos no Holocausto. O "milhão" é substituído pelo absurdo "Gorillion", o que implica que o número de mortes de judeus causadas pelo Holocausto é muito exagerado.
"The Goyim Know, Shut It Down!" "Da Goyim Know" Uma frase antissemita zombeteira destinada a ser entendida como falada por um judeu em pânico respondendo a uma ocorrência que revelaria ostensivamente a "conspiração judaica" para manipular pessoas não-judias (também conhecido como "Goyim").
"We Wuz Kangs" "We Wuz Kings",

"Kings N Shiet"

Uma frase, escrita como se falada em inglês vernacular afro-americano exagerado, dizendo "Nós éramos reis". Esta frase zomba da hipótese do Egito Negro. Mais especificamente, ele zomba da ideia sustentada por algumas pessoas de ascendência africana subsaariana de que seus ancestrais eram faraós da civilização egípcia. O uso do falso vernáculo destina-se a contrastar os afro-americanos supostamente "sem instrução" com os antigos egípcios supostamente "civilizados".
"White Lives Matter" "WLM" Uma frase destinada a combater e se opor ao movimento Black Lives Matter.
"You Will Not Replace Us" "Jews Will Not Replace Us", "YWNRU" Uma referência à crença popular da supremacia branca de que os brancos estão em perigo de extinção devido ao aumento das taxas de natalidade entre os não-brancos e à diminuição das taxas de natalidade entre os brancos.

Logotipos de grupos de ódio[editar | editar código-fonte]

Grupo Imagem Status Notas
Advanced White Society [53] Inativo
American Front Ativo
Identity Evropa Inativo;

Rebatizado como o Movimento de Identidade Americana

Irmandade Ariana Ativo
Divisão Atomwaffen Ativo
Bound for Glory Ativo
The Daily Stormer Ativo
European Kindred Ativo
Ku Klux Klan Ativo
Irmandade Ariana do Mississippi Ativo
Movimento Nacional Socialista (Estados Unidos) Ativo
Novo Partido dos Panteras Negras
Frente Patriota Ativo Patriot Front é um grupo americano de ódio supremacista branco, neofascista e nacionalista americano. Parte do movimento alt-right mais amplo, o grupo se separou da organização neonazista Vanguard America durante o rescaldo da Manifestação Unite the Right em 2017.
Skrewdriver [54] Inativo Banda supremacista branca britânica se separou em 1993, mas posteriormente ainda popular o suficiente para ter sido tema de pelo menos um grupo de paródia, "Jewdriver". [55]
Stormfront Ativo Stormfront é um fórum neonazista da Internet e o primeiro grande site de ódio racial da Web. O site é focado principalmente na propagação do nacionalismo branco, Antissemitismo, Negacionismo do Holocausto e supremacia branca.
Brothers of White Warriors [56] Gangue prisional cujo símbolo mais comum é uma Cruz de Ferro contendo as iniciais do grupo, barras de prisão e uma suástica
Aryan Cowboy Brotherhood [57] Ativo

Bandeiras[editar | editar código-fonte]

Bandeira Imagem Notas
Bandeira dos Confederados Embora esta não fosse a bandeira nacional dos Estados Confederados da América, mais tarde foi usada por grupos racistas para atacar os negros no sul dos Estados Unidos. Esta bandeira também é comumente conhecida como a "bandeira rebelde".
Bandeira da África do Sul (1928–1994) Durante o tempo em que a bandeira foi usada, a África do Sul implementou o sistema de apartheid, que obrigava todos os cidadãos negros a usar instalações de má qualidade, tornando a vida mais difícil e perigosa para os sul-africanos negros e de cor. Posteriormente, foi usado por grupos racistas para mostrar sua oposição ao multiculturalismo e ódio aos não-brancos.
Bandeira da Vinlândia a A bandeira da Vinlândia foi apropriada por grupos racistas de partes de língua inglesa do Canadá e da América para representar suas origens nórdicas. Também é usado por neopagãos nórdicos não racistas.
Bandeira do Volksfront
Reichskriegsflagge Esta bandeira é usada pelos neonazistas modernos, especialmente na Alemanha e nos Estados Unidos, para contornar a proibição legal da bandeira nazista. Por causa desse uso, seu uso é considerado crime em sete estados da Alemanha. Nos outros nove estados alemães, o uso indevido da bandeira para fins fascistas é punível com multa.
Bandeira da Alemanha Nazista Como bandeira da Alemanha nazista, tornou-se notória no mundo ocidental como representante dos extermínios sob o holocausto e do ódio nazista a outras raças e pessoas consideradas "fracas" ou "inferiores".
República do Noroeste Americano

Gestos[editar | editar código-fonte]

Gesto Imagem
Saudação nazista

Símbolos diversos[editar | editar código-fonte]

Symbol Image Explanation
Anti-antifa [58] Comumente usado como memes ou símbolos por supremacistas brancos para zombar de ativistas Antifa.
Anti-SHARP [59] Usado por skinheads racistas para atingir e rebaixar skinheads anti-racistas (SHARPs)
Cruz Flechada Baseado no símbolo do Partido da Cruz Flechada, um partido político fascista húngaro.
Cruz Celtaa
36ª Divisão Waffen Grenadier da SS Baseado no símbolo da SS-Sturmbrigade Dirlewanger, chefiada por Oskar Dirlewanger, o homônimo da brigada.
Cruz de Ferro Prêmio militar alemão da era do Terceiro Reich
Guarda de Ferro
Runa Odal A runa Odal foi usada durante a Alemanha nazista para duas divisões da Waffen SS. Da mesma forma, grupos neopagãos racistas também usaram a runa odal para representar um passado mítico "ariano". Também é usado por grupos neopagãos nórdicos não racistas em cerimônias religiosas.
Siegrunes
Runa Tiwaz
Runa Jēran
Suástica
Triskelion Triplo
Valknuta
Wolfsangel
Parênteses triplos
Totenkopf
Sol Negro
Mjölnira Grupos neopagãos racistas usam o Mjolnir para representar o misticismo "ariano". No entanto, o símbolo também é usado por grupos neopagãos nórdicos não racistas e antirracistas como símbolo de sua religião ou para adorar Thor.
Hoheitszeichen
Fasces Inicialmente usado como símbolo de autoridade entre os antigos romanos, o símbolo foi adotado como o símbolo fascista devido à sua aceitação pelo público em comparação com a suástica nazista.
Lambda identitário
Símbolo triangular da Klan
Cruz em chamas
Forca Laços foram usados ​​por grupos racistas nos Estados Unidos para ameaçar pessoas negras, representando linchamento.
Símbolo de skinhead crucificado
Pepe the Frog Personagem de um sapo criado pela primeira vez em 2005, que mais tarde se tornou um meme racista desde o final dos anos 2010.
Moon Man Paródia racista do mascote Mac Tonight do McDonald's.
Bowl cut / Dylann Roof O corte da tigela está associado a Dylann Roof, que lançou um ataque de assassinato em massa na Igreja Emanuel AME, Charleston, Carolina do Sul em 2015.
Mantos da KKK
Pit bull [60]
Soldado alemão Os supremacistas brancos costumam usar tatuagens com soldados alemães da era da Segunda Guerra Mundial.
Sinal de nenhuma mistura de raça Normalmente retratado como um casal multirracial com um círculo/barra vermelho sobreposto à representação.
Diferente/Desigual/Diferente de O sinal matemático "≠" foi adotado para indicar diferenças raciais, especialmente supremacistas brancos.
The Happy Merchant
Trollface (versões racistas)[61]
Botas e cadarços As botas de trabalho com biqueira de aço são um símbolo popular entre as subculturas relacionadas à música. Skinheads White Power, também chamados de Boneheads, podem usá-los especificamente com cadarços vermelhos ou brancos, geralmente “ladder laced” (sem cruz).[62] É importante ter em mente que várias subculturas, como Punks e Metalheads, usam botas que podem ser amarradas de forma "ladder lacing", em várias cores.[63]

Notas

a. Este símbolo, embora às vezes usado como símbolo de ódio, também é usado como símbolo religioso para muitos pagãos e não deve ser considerado um símbolo de ódio em todos os contextos.

Referências

  1. «Hate on Display Hate Symbols Database». Anti-Defamation League (em inglês). Consultado em 31 de maio de 2019 
  2. «Okay Hand Gesture» 
  3. «Life Rune» 
  4. «ACAB». ADL. Consultado em 18 de fevereiro de 2022 
  5. «ACAB». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  6. «AKIA». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  7. «AYAK». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  8. «FGRN». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  9. «GTKRWN». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  10. «HFFH». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  11. «HSN». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  12. «ITSUB». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  13. «KABARK». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  14. «KIGY». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  15. «KLASP». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  16. «LOTIE». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  17. «OFOF». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  18. «ORION». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  19. «RAHOWA». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  20. «ROA». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  21. «SS Bolts». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  22. «SWP». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  23. «WP». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  24. «WPWW». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  25. «ZOG». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  26. «1-11». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  27. «100%». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  28. «109/110». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  29. «12». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  30. «13». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  31. «13/52 and 13/90». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  32. «14». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  33. «14/23». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  34. «14/88». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  35. «18». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  36. «21–2–12». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  37. «23/16». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  38. «28». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  39. «311». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  40. «318». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  41. «33/6». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  42. «38». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  43. «43». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  44. «511». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  45. «737». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  46. «83». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  47. «88». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  48. «9%». ADL. Consultado em 18 fev 2022 
  49. «Blue Eyed Devils». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  50. «Crazy White Boy». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  51. «Diversity = White Genocide». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  52. «5 Words». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  53. «Advanced White Society». ADL. Consultado em 1 set 2022 
  54. «Skrewdriver». ADL. Consultado em 14 mar 2023 
  55. «This Jewish Punk Band Existed to Spite Neo-Nazis». Consultado em 14 mar 2023 
  56. «Brothers of White Warriors». ADL. Consultado em 1 set 2022 
  57. «Aryan Cowboy Brotherhood». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  58. «Anti-Antifa Images». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  59. «Anti-SHARP Imagery». ADL. Consultado em 4 set 2022 
  60. "Pit bull" Anti-Defamation League
  61. «Trollface (Racist Versions)». Anti-Defamation League (em inglês). Consultado em 26 de julho de 2021 
  62. «Boots and Laces» 
  63. «What Do Doc Marten Lace Colors Mean?» 

Veja também[editar | editar código-fonte]