Love Song (canção de Legião Urbana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

"Love Song" é a faixa de abertura do quinto disco da banda brasileira de rock Legião Urbana, intitulado V. É, na verdade, um fragmento de "Pois nací nunca vi Amor", cantiga de amor composta em português arcaico na primeira metade do século XIII pelo trovador Nuno Fernandes Torneol, submetido a um arranjo moderno pelos integrantes do grupo.

Arranjo musical[editar | editar código-fonte]

A faixa é introduzida pelo som tímido de um órgão que, gradualmente, assume uma sonoridade medieval, ao mesmo tempo em que surgem estocadas estridentes de violão elétrico, que passam a dominar a melodia, sobrepondo-se ao som arcaico do órgão com seus modernos toques de rock progressivo.

O início da parte cantada é marcado pela entrada de um conjunto de cordas, que reforçam o contraste entre a gravidade da voz solo de Renato Russo e o coro gregoriano que acompanha ao fundo.

No final, o canto é interrompido subitamente pelo chacoalhar de um pandeiro, que logo cede lugar a umas poucas notas executadas pelo baixo, as quais inauguram a faixa seguinte, "Metal contra as nuvens", à qual "Love Song" serve de prólogo.