As Quatro Estações (álbum de Legião Urbana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As Quatro Estações
Álbum de estúdio de Legião Urbana
Lançamento 26 de outubro de 1989
Gravação julho/agosto de 1989
Gênero(s) Rock alternativo, New wave
Duração 46:27
Idioma(s) Português, Inglês
Formato(s) CD, LP, K7
Gravadora(s) EMI
Produção Mayrton Bahia
Certificação Diamante - ABPD[1]
Cronologia de Legião Urbana
Último
Que País É Este
(1987)
V
(1991)
Próximo
Singles de As Quatro Estações
  1. "Há Tempos"
    Lançamento: 1989
  2. "Pais E Filhos"
    Lançamento: 1989
  3. "1965 (Duas Tribos)"
    Lançamento: 1989

As Quatro Estações é o quarto álbum da banda brasileira Legião Urbana, lançado em 1989. Foram vendidos mais de 1,920 milhão de cópias, sendo o disco mais vendido da banda e com certificado de Disco de Diamante pela ABPD. O álbum cristalizou a formação que perduraria até o fim da mesma, após a saída do baixista Renato Rocha, por seu não comprometimento com o grupo. A partir da turnê deste álbum, Renato, Dado e Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio: Fred Nascimento (guitarra rítmica e violão), Bruno Araújo (baixo elétrico) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados).[2] [3]

Na letra de "1965 (Duas Tribos)", Renato cita "modelos Revell". Revell é uma empresa fabricante de peças em miniatura para montagem de réplicas. Também é citado na letra o estúdio de animação Hanna-Barbera, criador de desenhos como Os Flintstones, Zé Colméia, entre outros.

A canção "Feedback Song for a Dying Friend" é uma homenagem a Robert Mapplethorpe, um ex-fotógrafo americano, a alguns amigos e a Cazuza, que sofria de Aids, doença que viria a matá-lo em 1990 e a Russo em 1996. O encarte do disco traz uma tradução da letra. Originalmente, deveria ser uma canção em português, intitulada "Rapazes Católicos". A letra, entretanto, foi reprovada e alterada para a versão em inglês conhecida hoje. Da ideia original, sobrou apenas a base instrumental.

"Pais e Filhos" é uma canção que fala de suicídio. Em 1994, durante uma apresentação da banda no programa Programa Livre, do SBT, Renato Russo desabafou ao ver a reação alegre da plateia ao anúncio de que iriam tocá-la:[4]

Neste disco há as três músicas com os maiores títulos: "Feedback Song for a Dying Friend" (27 letras), "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar" (30 letras) e "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto" (34 letras).

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as letras escritas por Renato Russo, todas as músicas compostas por Legião Urbana, exceto "Monte Castelo", por Renato Russo.

N.º Título Duração
1. "Há Tempos"   3:17
2. "Pais e Filhos"   5:08
3. "Feedback Song for a Dying Friend"   5:25
4. "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto"   3:13
5. "Eu Era um Lobisomem Juvenil"   6:45
6. "1965 (Duas Tribos)"   3:44
7. "Monte Castelo"   3:50
8. "Maurício"   3:17
9. "Meninos e Meninas"   3:23
10. "Sete Cidades"   3:25
11. "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar"   4:56

Formação[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Legião Urbana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.