Saltar para o conteúdo

Malawi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 163 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q1020
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 91: Linha 91:
Desde o tempo [[colonização|colonial]] que este território é conhecido por nomes relacionados com o grande lago que o limita a oriente. Os [[reino Unido|ingleses]] chamaram-lhe ''Niassaland'' do nome por que era conhecido o lago naquele tempo: [[lago Niassa]]. Após a independência, o novo país adota o nome de ''Malaŵi'' e com este nome rebatiza o lago. Esta palavra significa, em língua [[cinyanja]], o ''nascer do sol'', tal como está representado na bandeira, uma vez que, para os malawianos, é sobre o lago que nasce o [[sol]].
Desde o tempo [[colonização|colonial]] que este território é conhecido por nomes relacionados com o grande lago que o limita a oriente. Os [[reino Unido|ingleses]] chamaram-lhe ''Niassaland'' do nome por que era conhecido o lago naquele tempo: [[lago Niassa]]. Após a independência, o novo país adota o nome de ''Malaŵi'' e com este nome rebatiza o lago. Esta palavra significa, em língua [[cinyanja]], o ''nascer do sol'', tal como está representado na bandeira, uma vez que, para os malawianos, é sobre o lago que nasce o [[sol]].


fknopjfpfxjbzjfiojsrohjdsijhoijhoijhjgijhoirjhlhkjigjçjgdjgiejijijhiohjit
== História ==
{{Artigo principal|[[História do Malawi]]}}
O primeiro contato significativo com o mundo europeu foi a chegada de [[David Livingstone]] à margem norte do [[lago Malawi]] (lago Niassa) em [[1859]] e o subsequente estabelecimento de missões da [[igreja presbiteriana]] escocesa. Em [[1891]], estabeleceu-se o Protetorado Britânico da África Central, transformado em 1907 no Protetorado de Niassalândia. Em [[1953]] o governo britânico criou a [[Federação da Rodésia e Niassalândia]], ou Federação Centro-Africana, que compreendia os territórios hoje referentes ao Malawi, [[Zâmbia]], então [[Rodésia do Norte]], e [[Zimbábue]], então [[Rodésia do Sul]]. Em novembro de [[1962]], o governo britânico concordou em conceder à Niassalândia autonomia a partir do ano seguinte, o que marcou o fim da Federação, em [[31 de dezembro]] de [[1963]], o Malawi tornou-se um membro inteiramente independente da [[Commonwealth]] em [[6 de julho]] de [[1964]].

Dois anos mais tarde, torna-se uma [[república]], ao mesmo tempo que [[Hastings Kamuzu Banda]] é eleito presidente sob uma [[constituição]] que permitia a existência apenas de um partido (Partido do Congresso do Malawi - MCP), o que conduziu, em [[1971]], à reeleição de Banda como presidente vitalício.

Em [[1993]], Banda perdeu o título de presidente vitalício, o que abriu as portas à realização das primeiras eleições multipartidárias a [[17 de Maio]] de [[1994]], cujos resultados deram uma vitória escassa ao principal partido da oposição, a Frente de União Democrática, liderado por [[Bakili Muluzi]].


== Geografia ==
== Geografia ==

Revisão das 14h24min de 17 de abril de 2013

República do Malawi
Dziko la Malaŵi
Republic of Malawi
Bandeira do Malawi
Bandeira do Malawi
Brasão de armas do Malawi
Brasão de armas do Malawi
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Unity and Freedom"
("Unidade e Liberdade")
Hino nacional: "Mlungu dalitsani Malawi" ("Deus proteja o Malawi")
Gentílico: Malawiano(a), malauiano(a), malaviano(a)

Localização República do Maláui
Localização República do Maláui

Capital Lilongwe
13° 59' S 33° 47' E
Cidade mais populosa Lilongwe
Língua oficial Chichewa e inglês
Governo República presidencialista
• Presidente Joyce Banda
• Vice-presidente Khumbo Kachali
Independência do Reino Unido
• Data 6 de julho de 1964
Área
  • Total 118 484 km² (97.º)
 • Água (%) 20,6
 Fronteira Tanzânia (N e E), Moçambique (E, S e W), e Zâmbia (W)
População
 • Estimativa para 2008 13 931 831 hab. (66.º)
 • Densidade 102 hab./km² (72.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 • Total US$ : 10,470 bilhões(138.º)
 • Per capita US$ : 785 (168.º)
IDH (2010) 0,385 (153.º) – baixo[1]
Gini (2004) 39,0[2]
Moeda Kwacha malawiana (MWK)
Fuso horário (UTC+2)
 • Verão (DST) não observado (UTC+2)
Cód. ISO MWI
Cód. Internet .mw
Cód. telef. +265
Website governamental http://www.malawi.gov.mw/

O Malawi, oficialmente República do Malawi (da língua cinyanja, à qual aquela palavra pertence: Malaŵi, que significa "o sol nascente"),[3][4] Malavi,[4] Malávi,[3][5] Malaui[3][4][6] ou Maláui[7][3][8][9] ou ainda Malauí,[carece de fontes?] é um país da África Oriental, limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zâmbia. Capital: Lilongwe. Parte da região oriental do país é banhada pelo Lago Niassa, que na língua inglesa é conhecido como Lake Malawi.

Desde sua independência do Reino Unido em 1964, o Malawi é oficialmente uma república presidencial multipartidária e democracia representativa, em que o chefe de estado e de governo é ou pode ser, de a cordo com a constituição o presidente[10].

O malawi possui como maior cidade e também capital a cidade de Lilongwe, que abriga um aeroporto internacional e o museu de Kamuzu, um importante destino turístico do país, a capital Lilongwe é uma região de forte polo industrial nas áreas de agricultura e o turismo, e em menor escala a pecuária[11].

Etimologia

Desde o tempo colonial que este território é conhecido por nomes relacionados com o grande lago que o limita a oriente. Os ingleses chamaram-lhe Niassaland do nome por que era conhecido o lago naquele tempo: lago Niassa. Após a independência, o novo país adota o nome de Malaŵi e com este nome rebatiza o lago. Esta palavra significa, em língua cinyanja, o nascer do sol, tal como está representado na bandeira, uma vez que, para os malawianos, é sobre o lago que nasce o sol.

fknopjfpfxjbzjfiojsrohjdsijhoijhoijhjgijhoirjhlhkjigjçjgdjgiejijijhiohjit

Geografia

Ver artigo principal: Geografia do Malawi
Paisagem típica de Malawi.

O Malawi é um país encravado do sudeste da África. Alongado e estreito, tem 837km de norte a sul e largura de 8 a 160km, com 118  484km2. Limita-se com a Tanzânia ao norte, Moçambique a sudeste, leste e sul, e com a Zâmbia a oeste. Situa-se entre as latitudes e 18° S, e as longitudes 32° e 36° E.

O traço mais marcante da sua geografia é o lago Malawi ou Niassa, terceiro mais extenso de África, que ocupa cerca de um quarto do país, com aproximadamente 31 000 km², dividindo-o com Moçambique e fazendo a fronteira com a Tanzânia.

O relevo varia entre as planícies do rio Shire, que origina-se no Lago Niassa e deságua no rio Zambezi, já em território moçambicano, e planaltos desde a fronteira ocidental com a Zâmbia às proximidades da margem ocidental do Lago Niassa. Uma cadeia montanhosa estende-se de norte ao centro-oeste do país, com elevações entre 1000 e 2000 metros, que correspondem as montanhas que seguem o Vale do Rift da África Oriental. Na porção sudeste do país, a leste do vale do rio Shire, ergue-se o maciço de Mulanje (também pertencente às cadeias marginais do Vale do Rift) com o pico Sapitwa que, com 3002 m. de altitude, é o ponto mais elevado do país.

O clima é tropical na região central até o norte, com uma temperatura média anual de 30 °C, e mais ameno (clima temperado) ao sul, sob influência das correntes de ar frio (no inverno) do sul do continente africano, com estações do ano mais bem definidas que o centro-norte do país.

Demografia

Ver artigo principal: Demografia do Malawi

Cidades mais populosas

Política

Ver artigo principal: Política do Malawi

Desde 1975 a capital do Malawi é Lilongwe, que é também a maior cidade do país, desde sua independência do Reino Unido, em 6 de julho de 1964, o Malawi é uma república presidencialista democrática representativa, o Malawi possui um sistema multipartidário, desde 1994, o chefe de estado e de governo é o presidente da república[10][12]

Subdivisões

Ver artigo principal: Subdivisões do Malawi
Distritos de Malawi, com a capital, Lilongwe, marcada em vermelho. Em azul o Lago Niassa.

Região Central


Região Norte


Região Sul


Economia

Ver artigo principal: Economia do Malawi

De acordo com o relatório de 2005 do FMI, o Malawi era o país mais pobre do mundo. As principais atividades económicas são a agricultura e o turismo[11], o principal centro econômico do país é a capital[11].

Cultura

Tocador de xilofone malawiano
Ver artigo principal: Cultura do Malawi
Feriados
Data Nome em português Nome local Observações

Referências

  1. «Ranking do IDH 2010». PNUD. Consultado em 4 de novembro de 2010 
  2. «CIA World Factbook, Lista de Países por Coeficiente de Gini ((em inglês))» 
  3. a b c d Arim, Eva; Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Pronúncia de Malawi
  4. a b c Tavares Louro, A.; Sobre os adjetivos pátrios
  5. Peixoto da Fonseca, F. V.; Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Países e línguas várias
  6. Lusa, Agência de Notícias de Portugal. «Prontuário Lusa» (PDF). Consultado em 10 de outubro de 2012 
  7. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 1 de maio de 2012 
  8. Ramilo, Maria Celeste; Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – A tradução de nomes sem recurso a k, w e y
  9. Peixoto da Fonseca, F. V.; Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – O zulo
  10. a b «2008 Ibrahim Index of African Governance» (PDF). Mo Ibrahim Foundation. 6 de outubro de 2008. Consultado em 23 de setembro de 2010 
  11. a b c The World Factbook
  12. «Country Brief – Malawi». The World Bank. September 2008. Consultado em 3 de janeiro de 2009  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Link FA