Neurite óptica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neurite óptica
Classificação e recursos externos
CID-10 H46
CID-9 377.3
DiseasesDB 9242
MedlinePlus 000741
eMedicine radio/488
MeSH D009902

Neurite óptica ou neurite retrobulbar é a inflamação do nervo óptico que pode causar uma perda súbita da visão (geralmente unilateral). Seu quadro clínico costuma se caracterizar pela confluência dos seguintes elementos: (i) sensação de dor na região ocular, agravada no momento da movimentação; (ii) discromatopsia (alteração na percepção e na identificação das cores); e (iii) baixa súbita na acuidadade visual.

Sua identificação é bastante mais comum em adultos jovens, na faixa etária situada entre 20 e 45 anos. Da mesma forma, atinge especialmente as mulheres. Em inúmeras circunstâncias, o aparecimento da neurite óptica, menos do que uma patologia em si, constitui uma primeira manifestação de Esclerose Múltipla.

Em síntese, trata-se de um quadro agudo desmielinizante.O nervo óptico é o responsável por levar informação do olho até o cérebro. Sendo associada ou não a doenças sistêmicas, a Neurite óptica é desencadeada por uma reação auto -imune resultando em desmielinização deste nervo, impedindo que a informação seja transmitida de maneira eficaz.

Por último, ressalta-se que o tratamento da neurite óptica é, hoje, objeto controvérsia - ompreendendo-se que em grande parcela dos casos há estabilização equânime do quadro independentemente de qualquer intervenção clínica

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.