Ohne dich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Ohne dich"
Single de Rammstein
do álbum Reise, Reise
Lançamento 22 de novembro de 2004
Formato(s) CD
Gravação Studio Miraval, França, maio de 2000
El Cortijo Studio, Málaga, Espanha, 2003
Gênero(s) Metal Industrial
Neue Deutsche Härte
Rock sinfônico
Duração 28:48
Gravadora(s) Universal Music
Produção Jacob Hellner
Rammstein
Cronologia de singles de Rammstein
Amerika
(2004)
Keine Lust
(2005)

"Ohne dich" é um single da banda alemã Rammstein. Sendo o terceiro do álbum "Reise, Reise". Foi lançado no dia 22 de novembro de 2004.

História e composição[editar | editar código-fonte]

"Ohne dich" pode ser visto como expressão de luto pela perda de uma pessoa amada. Também tem várias referências ao movimento ambientalista, especialmente sobre o desejo de ir para a floresta ("ich werde in die Tannen gehen...") e o livro Silent Spring, que é sobre um futuro em que os pássaros morreram e as primaveras são silenciosas - "...und die Vögel singen nicht mehr..." (e os pássaros não cantam mais). A música segue um estilo de uma balada lenta e até romântica. O tema central é "Sem você, eu não posso estar... Com você, eu também estou sozinho...".

A música foi inicialmente gravada em 2000, durante as sessões de Mutter, mas foi descartada do álbum, pois a banda já havia selecionado "Nebel" e não queria ter duas baladas no álbum.[1] A versão gravada em 2000 está presente neste single.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O vídeo foi filmado no Vale Kaun e no Großglockner em Tirol, na Áustria. Ele mostra a banda subindo nas montanhas quando Till Lindemann cai e fica gravemente ferido. A noite, enquanto a banda se senta na barraca Till, que, com a gangrena corroendo a perna machucada, observa fixamente o pico da montanha. A música começa novamente quando a banda começa a subir a montanha, carregando Till em seus ombros. No final, eles atingem o pico da montanha, Till olha satisfeito ao redor e falece satisfeito (note que na barraca, um de seus amigos está "gravando" seus nomes na tampa de uma panela para deixar como um testemunho de sua presença na montanha, como os outros o fizeram; os mais vulneráveis ​​ou menos capazes/experientes da equipe são colocados na retaguarda enquanto Till está sendo carregado).

Performance ao vivo[editar | editar código-fonte]

A música estreou ao vivo em sua versão beta em 2000, em um show apenas para os membros do fã-clube oficial. Depois disso, foi descartada durante a turnê de 2001-02 de Mutter. Retornou aos setlists da Ahoi Tour de 2004-05, na qual foi tocada em quase todos os shows, com exceção dos festivais. Normalmente, chovem faíscas sobre Till Lindemann durante o refrão final. Em alguns shows na época, o Apocalyptica tocaram os violoncelos como convidados. A música não foi tocada na turnê Liebe ist für alle da, porém retornou na Made in Germany 1995-2011 Tour

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Duração
1. "Ohne dich"   4:32
2. "Ohne dich" (Mina Harker's Version - Remix por Laibach) 4:09
3. "Ohne dich" (Sacred Mix por Sven Helbig) 4:34
4. "Ohne dich" (Schiller Mix) 5:22
5. "Ohne dich" (Under Byen Remix) 5:48
6. "Ohne dich" (Beta Version) 4:23
Duração total:
28:48

Posição nas paradas[editar | editar código-fonte]

Paradas (2004) Posição
 Austrália 38
 Dinamarca 17
 Finlândia 13
 Alemanha 12
 Hungria 7
 Países Baixos 30
Suíça 42

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Rammstein é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.