Okaida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Nova Okaida, também conhecida como Tropa do Vaqueirinho, é uma organização criminosa estabelecida na Paraíba. Originada como uma dissidência das anteriores facções Okaida e Okaida RB, foi fundada em 2019.

Nova Okaida
Fundação Okaida (2006 até 2017)

Okaida RB (2017 até 2019) Nova Okaida (2019 - presente)

Local de fundação Presídios de João Pessoa, PB
Anos ativo Meados de 2006
Território (s) Paraíba, [1], Pernambuco, [2] e Rio Grande do Norte, [3] [4]
Atividades Assassinatos, assaltos, tráfico de drogas, extorsão e rebeliões.
Aliados Sindicato do Crime do RN (SDC)
Rivais Primeiro Comando da Capital) / Estados Unidos (EUA) e Comando Vermelho(CV)

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a organização comercializava substâncias ilícitas fornecidas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em diversos bairros de João Pessoa. Todavia, após um episódio de homicídio envolvendo um membro do PCC no Bairro São José, um enclave da Okaida, as relações entre as duas facções se deterioraram significativamente já em 2010.

A primeira encarnação da facção paraibana Okaida foi liderada principalmente pelo criminoso Roosevelt Antônio da Silva, conhecido como Miramar, seguido por André Quirino da Silva, apelidado de Fão, e Genildo Fábio Crispim, também conhecido como Pinino, além de outros indivíduos envolvidos no grupo criminoso.

De acordo com César Barbosa, a Nova Okaida e a facção potiguar Sindicato do Crime sempre operaram em conjunto nas atividades ilícitas, abrangendo desde o tráfico de drogas até o fenômeno conhecido como Novo Cangaço. A aliança entre essas duas organizações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) fortaleceu ainda mais seus laços.

Em determinado momento, por volta de 2016 ou 2017, a Okaida declarou guerra ao Comando Vermelho, justamente quando a facção Sindicato do Crime estava em uma aliança sólida com o grupo carioca. Nesse conflito, as lideranças do Sindicato do Crime optaram por permanecer neutras, distanciando-se do embate entre as facções paraibana e carioca.

A facção Sindicato do Crime fornecia substâncias ilícitas para muitos traficantes associados à Okaida, sendo que um "pedágio" era cobrado dessas drogas introduzidas na Paraíba pelo então líder da Okaida, o criminoso André Quirino da Silva, conhecido como Fão.

Nesse contexto, a facção potiguar promoveu uma dissidência dentro da Okaida, dando origem à Okaida RB em 11 de agosto de 2017. Os líderes dessa dissidência, cujas iniciais eram R.M.L. e J.R.B.S., eram os criminosos Robson Machado de Lima, conhecido como Rô Psicopata, e José Roberto Batista dos Santos, apelidado de Betinho.

Essa dissidência estabeleceu uma aliança com o Comando Vermelho, especialmente porque Rô Psicopata estava detido no Presídio Federal de Catanduvas, onde firmou tal parceria com os líderes do CV ali encarcerados, Elias Maluco e Marcinho VP.

A união entre a Okaida RB e o Sindicato do Crime era tão sólida que chegou a ser refletida no estatuto da facção paraibana.

A Nova Okaida emergiu em 17 de julho de 2019, originando-se da cisão da Okaida RB. Robson Machado de Lima, o Rô Psicopata, e José Roberto Batista dos Santos, o Betinho, foram expulsos da facção, dando lugar a Francinaldo Barbosa de Oliveira, conhecido como Vaqueirinho, como líder.

Em composições musicais associadas à facção, a dupla foi acusada de deslealdade, traição e ambição dentro do contexto criminoso. A organização criminosa também é composta por 15 conselheiros encarregados de supervisionar as atividades de tráfico nas principais cidades da Paraíba.

Referências