Pantry Panic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Pantry Panic
 Estados Unidos
1941 •  cor •  7 min 
Direção Walter Lantz
(não-creditado)
Produção Walter Lantz
História Ben Hardaway
L.E. Elliott
Música Darrell Calker
Companhia(s) produtora(s) Walter Lantz Productions
Distribuição Universal Pictures
Idioma {{{idioma}}}
Cronologia
The Screwdriver (1941)
The Hollywood Matador (1942)
Página no IMDb (em inglês)

Pantry Panic (Pânico na Cozinha ou Despensa do Desespero, em português) é um filme de curta-metragem de animação estadunidense, sendo o 3º da série Pica-Pau.[1] Foi produzido por Walter Lantz Productions, distribuído pela Universal Pictures e estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 24 de novembro de 1941.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Enquanto todos os pássaros da floresta estavam migrando para o Sul por causa do inverno, o Pica-Pau estava preparando-se para nadar no lago. Ao perceber a migração, ele pergunta aos pássaros para onde eles estão indo, e eles explicam que estão migrando para o Sul, pois o Professor Temporino Marmota (o meteorologista local) havia anunciado que um grande frio tomaria conta da região. Entretanto, o Pica-Pau não se preocupa, pois ele não acredita nas previsões do tempo.

Para a surpresa do Pica-Pau, as previsões do tempo estavam corretas, e um inverno rigoroso tomou conta da região. Novamente o Pica-Pau não se preocupa, pois ele tem em sua casa um estoque cheio de comida. Porém, um redemoinho de neve entra na casa dele e leva embora toda a sua comida, não deixando uma migalha sequer.

Duas semanas depois, o Pica-Pau, sem comer nada desde o incidente com o redemoinho, encontra-se cara-a-cara com a "Fome" (personificada de um jeito semelhante à personificação da Morte).

Um mês depois, um gato faminto aparece em frente a casa do Pica-Pau, e planeja comer o pássaro. O Pica-Pau, sem comer nada durante um mês, quando avista o gato, planeja comê-lo também, e quando os dois se encontram começa uma briga para ver quem consegue matar o outro primeiro.

Após alguns minutos de batalha, um grande alce aparece na porta da casa. Quando o Pica-Pau e o gato avistam o animal, imediatamente o matam e o comem inteiro. Sentados ao lado dos ossos do alce, os dois aparentam estar satisfeitos. Entretanto, o gato olha para o Pica-Pau e fala: "Isso foi delicioso! Mas sabe, eu ainda tenho fome!", e o Pica-Pau responde: "Ah, é? Eu também!". Os dois pegam suas facas, finalizando o desenho com os dois ainda com fome, tentando se matar de novo.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dubladores originais[editar | editar código-fonte]


Notas de produção[editar | editar código-fonte]

Episódio "Pantry Panic" em vídeo.

Assim como a maioria dos curta-metragens de Walter Lantz feitos nos anos 1940, Pantry Panic (originalmente intitulado What's Cookin' [2]) não possui o nome do diretor nos créditos finais. Entretanto, Lantz afirmou que ele mesmo havia dirigido este desenho.[carece de fontes?] A animação foi feita por Alex Lovy e LaVerne Harding, a história por Ben Hardaway e L.E. Elliott, e a música por Darrell Calker.

Alguns esboços em papel feitos durante a produção de Pantry Panic referem-se ao gato que tenta comer o Pica-Pau como "Korny Kat".[2][4]

Como já dito, Pantry Panic é o 3º desenho na série de desenhos animados do Pica-Pau, e portanto a 4º aparição do personagem. Nos Estados Unidos, esta foi a última dublagem de Mel Blanc na voz do Pica-Pau,[2][4] pois Blanc assinou um contrato de exclusividade com a Warner Bros., o qual permitia que ele providenciasse as vozes só dos personagens da Warner, ou seja, das séries Looney Tunes e Merrie Melodies, e portanto ele não podia continuar a fazer a voz do Pica-Pau.[5] Porém, a risada que Blanc havia gravado foi usada na trilha sonora dos desenhos subseqüentes do Pica-Pau, até o final dos anos 1940.[5] Depois de Pantry Panic, o Pica-Pau passou a ser dublado por Ben Hardaway.[2]

Atualmente, Pantry Panic é o único desenho do Pica-Pau que está em domínio público.[4][6] Portanto, pode ser distribuído livremente, e pode ser baixado do Internet Archive e assistido no YouTube.

Referências

  1. (em inglês)Dave Koch. "Woody Woodpecker". Big Cartoon DataBase. Acessado em 2 de dezembro de 2008.
  2. a b c d e (em inglês)Cooke, Jon, Komorowski, Thad, Shakarian, Pietro, and Tatay, Jack. "1941 Arquivado em 23 de maio de 2012, no Wayback Machine.". The Walter Lantz Cartune Encyclopedia. Acessado em 27 de setembro de 2008.
  3. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome um
  4. a b c (em inglês)Dave Koch. "Pantry Panic Production Information". Big Cartoon DataBase. Acessado em 2 de dezembro de 2008.
  5. a b Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome seis
  6. (em inglês)Cooke, Jon, Komorowski, Thad, Shakarian, Pietro, and Tatay, Jack. "List of Shorts in the Public Domain Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine.". The Walter Lantz Cartune Encyclopedia. Acessado em 2 de dezembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pantry Panic