Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Ipanema)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é uma circunscrição eclesiástica católica, da Diocese de Caratinga, em Conceição de Ipanema, Minas Gerais.

O atual pároco é o Pe. Reginaldo Pires Amâncio (desde 18/2/2022).

Aspectos Geográficos[editar | editar código-fonte]

Sua área geográfica de 298 quilômetros quadrados abrange os municípios de Conceição de Ipanema e São José do Mantimento. 16 comunidades filiais integram seu território. A padroeira é Nossa Senhora da Conceição. A sua atividade pastoral abrange 66 grupos de reflexão e 18 núcleos de catequese.[1]

O município de Conceição de Ipanema possui uma área de 254.513 Km2, com uma população de 4.536 habitantes. Sendo composta de descendentes de índios, negros, portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Os principais rios que banham a região são o José Pedro e o Manhuaçu, ambos integrantes da Bacia do Rio Doce. 70 % do terreno são áreas montanhosas.

História[editar | editar código-fonte]

Igreja Matriz de Conceição de Ipanema.

O cristianismo se fez presente no começo de todas as cidades brasileiras. Uma porcentagem bem grande recebe nomes religiosos. Em Conceição de Ipanema o catolicismo foi professado desde as origens. A região do vale do Rio Doce e proximidades teve seu trabalho de catequese desenvolvido por Guido Tomás Marlière (1767-1836). Como diretor dos índios ficou responsável pela pacificação deles através da religião. Dentre os ilustres conhecidos de sua atuação esteve o índio Guido Pokrane. Em 1824, este se converteu à fé católica e passou a ser referência na região, intermediação a catequização dos índios aimorés.

Em 1850, Francisco Inácio Fernandes Leão construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição ao lado de sua fazenda, onde atualmente se situa a cidade. A comunidade se manteve durante quase um século sendo assistida por paróquias vizinhas. Somente a 18 de novembro de 1955 que foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, por Dom João Batista Cavati.[2]

As comunidades que compõem a paróquia foram se formando aos poucos. Em 1910, foi construída a primeira igreja por Francisco Alves da Silva e inaugurada pelo padre João Batista Cavalcante. Em 1955, o Alto São Luís se organizou com a assistência do padre João Beentjes. A atual igreja matriz de Conceição de Ipanema foi inaugurada a 8 de dezembro de 1959.

As últimas instalações vieram mais tarde. Em 1996, Dom José Moreira Bastos Neto, então padre, construiu a casa paroquial atual. Na mesma década foi construído o salão paroquial.

O cristianismo foi sendo introduzido aos poucos. A segunda Igreja a evangelizar na região foi a Luterana. Essa chegou em 1922 com os descentes de alemães.[3] Em 1934, foi construída a sua primeira capela. O templo da 1ª Igreja Batista foi construída em 1937 e o da Igreja Presbiteriana foi inaugurado em 1943. Mais tarde vieram outras igrejas.[4]

Referências

  1. DIRETRIZES, Revista Pastoral da Diocese de Caratinga. Guia da Diocese de Caratinga. Outubro a dezembro, números 626-627. Caratinga: Editora Dom Carloto, 1993.
  2. ANACLETO, Maria Elza Rodrigues & TEIXEIRA, Rafael Anacleto. A história de Conceição de Ipanema.Ipanema: Centro Universitário de Caratinga, 2008.
  3. CASTRO, Josiana Lopes de & SILVA, Verônica do Nascimento e. A influência dos costumes alemães na região de Conceição de Ipanema/MG.Ipanema: Centro Universitário de Caratinga, 2008.
  4. SOARES, Gilson. Histórico de Conceição de Ipanema. Apostila. s.d.[carece de fonte melhor]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]