Pessimismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde janeiro de 2015).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado negativo.

Segundo o dicionário Aurélio, em sua versão eletrônica, pessimismo é a "disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior".

No âmbito filosófico, segundo a mesma fonte, refere-se a um "caráter das doutrinas metafísicas ou morais que afirmam a supremacia do mal sobre o bem e costumam levar à adoção de uma atitude geral de escapismo, imobilismo ou conformismo, quer seja o mal considerado a privação dos meios de conservação da vida (alimentação, abrigo, etc.), quer seja considerado a privação dos meios de expansão e desenvolvimento espiritual."

O dicionário Houaiss, por sua vez, caracteriza o pessimismo filosófico como "caráter de doutrina metafísica ou moral segundo a qual os aspectos maus ou negativos da existência superam os bons ou positivos, concepção que teve uma de suas expressões mais radicais no pensamento do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) e em seus seguidores".

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pessimismo

Quem tem pessimismo é chamado(a) de pessimista.

O pessimismo pode ser analisado como uma forma de auto proteção do indivíduo,ou seja,o uso dos acontecimentos anteriores,numa tentativa de formar padrões que o permitam prever possíveis situações emocionalmente frustrante para o mesmo.

São muitos os filósofos pessimistas na história da filosofia. Uma filosofia pessimista tem por característica o discurso de que a vida é sofrida. Dor e sofrimento. Os principais filósofos pessimistas na história da filosofia são Schopenhauer e Nietzsche.

Um dos principais movimentos de filosofia pessimista é a Escola Pessimista de Peruíbe, formada originalmente por intelectuais brasileiros. Com sua filosofia própria, e representantes de peso, a EPP esta na vanguarda filosófica do século XXI.

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.