Crossover clássico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pop operático)
Ir para: navegação, pesquisa

Crossover clássico, popera ou pop operático é um gênero musical que mistura elementos de estilo clássico com música popular.

O termo "classical crossover", em Inglês, foi cunhado por gravadoras na década de 1980.[1]

Definido como um gênero, ganhou popularidade desde a década de 1990 e adquiriu a sua própria lista da Billboard.[1]

Il Divo, Andrea Bocelli e Sarah Brightman são os mais famosos na interpretação deste gênero.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1975, a banda Queen atingiu o estrelato com o álbum A Night at the Opera, que trouxe a canção "Bohemian Rhapsody", um grande clássico na qual Freddie Mercury fundiu o rock and roll com a ópera e criou aquela que é, até hoje, considerada uma das maiores gravações musicais da história. Mais tarde, o termo "crossing over" seria criado por Scott Paul-Young, agente do teatro britânico, para descrever melhor a música que estava sendo criado pelo produtor Malcolm Middleton e performado pela girl band de ópera de Milão, pela primeira vez no Hipódromo, Leicester Square, Londres, no dia 9 de agosto de 2001. Malcolm Middleton criou a ideia de uma banda misturar ópera tradicional com música pop e dance no início de 2000. Este estilo exclusivo de uma boy band e girl band pop cantando num estilo ópera mais tarde inspirou artistas como Il Divo e Amici Forever. Romina Arena também é considerado uma das primeiras artistas de popera em 1994 trazendo a fusão de pop e clássica, para a Austrália a partir da Itália.

O tenor pop italiano Andrea Bocelli, que é a cantor que mais vendeu na história da música clássica,[2][3][4][5] às vezes é descrito como o Rei do pop operático.[6][7]

Referências

  1. a b artdancemovies.com, ed. (24 de agosto, 2015). «Música Classical Crossover» (em Español)  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «Operation Bocelli: the making of a superstar». Melbourne: The Age. 26 de fevereiro de 2003 
  3. «Andrea Bocelli in Abu Dhabi». 2 de março de 2009 
  4. «REVIEW: Classical music star Andrea Bocelli at Liverpool arena». Liverpool Daily Post. 7 de novembro de 2009 
  5. «Andrea Bocelli Announces November 2010 UK Arena Dates» 
  6. «Andrea Bocelli: The king of Operatic pop». Sydney Morning Herald. 28 de agosto de 2004. Consultado em 19 de janeiro de 2008 
  7. Domingo And Bocelli: Keeping Opera Relevant, National Public Radio radio interview, November 21, 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre ópera é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.