Crossover clássico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pop operático)
Ir para: navegação, pesquisa

Crossover clássico, popera ou pop operático é um gênero musical que mistura elementos de estilo clássico (canto lírico e ópera) com música popular (pop, rock, e latina).

O termo "classical crossover", em Inglês, foi cunhado por gravadoras na década de 1980.[1]

Definido como um gênero, ganhou popularidade desde a década de 1990 e adquiriu a sua própria lista da Billboard.[1]

Il Divo, Andrea Bocelli e Sarah Brightman são os mais famosos na interpretação deste gênero.

História[editar | editar código-fonte]

A palavra real foi dada por Scott Paul-Young agente do teatro britânico para descrever melhor a música que estava sendo criado pelo produtor Malcolm Middleton e performado pela girl band de ópera de Milão, pela primeira vez no Hipódromo, Leicester Square, Londres, no dia 9 de agosto de 2001. Malcolm Middleton criou a idéia de uma banda misturar ópera tradicional com música pop e dance no início de 2000. Este estilo exclusivo de uma boy band e girl band pop cantando num estilo ópera mais tarde inspirou artistas como Il Divo e Amici Forever. Romina Arena também é considerado uma das primeiras artistas de popera em 1994 trazendo a fusão de pop e clássica, para a Austrália a partir da Itália.

O tenor pop italiano Andrea Bocelli, que é a cantor que mais vendeu na história da música clássica,[2] [3] [4] [5] às vezes é descrito como o Rei do pop operático.[6] [7]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre ópera é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.