Sanford Robinson Gifford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Sanford Robinson Gifford
Outubro nas Montanas Catskill
Nascimento 10 de julho de 1823
Greenfield (Nova Iorque)
Morte 29 de agosto de 1880
Nova Iorque
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação pintor paisagista

Sanford Robinson Gifford (Greenfield (Nova Iorque), 10 de julho de 1823Nova Iorque, 29 de agosto de 1880) foi um destacado pintor paisagista dos Estados Unidos, um dos mais importantes membros da Escola do Rio Hudson e da Escola Luminista.

Estudou arte em Nova Iorque e em torno de 1847 já realizava sua primeira exposição, sendo logo aceito para a Academia Nacional. Daí em diante dedicou-se ao paisagismo, associando-se ao grupo do rio Hudson. Como eles, viajou extensivamente para encontrar cenários sugestivos e inspiradores. Seu estilo trata a luz de maneira original, com efeitos de difusão que empresta às cenas efeitos poéticos.

Faleceu vítima de malária, e logo após sua morte o Metropolitan Museum of Art honrou sua memória com uma retrospéctiva de 160 trabalhos. Sua obra completa chega a cerca de 700 pinturas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.