Televisão via internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Televisão via Internet, ou televisão online, é a distribuição digital de conteúdo de televisão por meio da Internet pública, que também transmite outros tipos de dados. Diferencia-se da televisão terrestre por via aérea, televisão a cabo ou televisão via satélite.

Meios de recepção[editar | editar código-fonte]

O receptor deve ter uma conexão de Internet, tipicamente Wi-fi ou Ethernet, e pode ser:

Nem todos os receptores podem acessar todos os provedores de conteúdo. A maioria têm sites que permitem visualização em um navegador, porém algumas vezes em função de restrições de licença DRM isso não é possível. Enquanto um navegador pode ter acesso a qualquer site, alguns consumidores acham inconveniente controlar e interagir com o conteúdo usando mouse e teclado. Fabricantes de SmartTVs e reprodutores podem escolher com quais provedores serão compatíveis, tipicamente com base na popularidade, parceria ou quando o fabricante também é dono de algum provedor de conteúdo.

Comparação com a IPTV[editar | editar código-fonte]

A IPTV entrega conteúdo com base no protocolo TCP/IP através de uma linha dedicada, controlada por empresas de cabo, satélite, telefone ou fibra óptica, enquanto a televisão pela Internet é transmitida na mesma rede de outros dados. Na sua forma mais simples, a IPTV simplesmente substitui os canais de TV em circuito fechado por pacotes de dados usando a Internet.

Provedores de conteúdo[editar | editar código-fonte]

Com a massificação da banda larga, muitos provedores de conteúdo chegaram ao mercado nos últimos anos, competindo com as provedoras de TV a cabo e TV via satélite. Alguns dos exemplos mais populares incluem:

Abertos[editar | editar código-fonte]

Por assinatura[editar | editar código-fonte]