Usuário Discussão:Kacamata/Arquivo/2022

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desculpa te ignorar[editar código-fonte]

Olá Kacamata, percebi que você me mandou mensagens tentando me ajudar com meu probleminha na Wikipédia EN, desculpa a demora a visualizar, irei assim que o possível dar atenção à você. Estou com alguns problemas (sofri um acidente de carro e fiquei doente em um prazo de 3 dias um do outro, assim estou tendo que resolver problemas relacionados à minha internação e pagar os reparos dos carros envolvidos no acidente, então estou sem tempo e sem saúde haha). Só queria avisar que eu não esqueci você, logo mais irei dar atenção à todas as ajudas dadas por você (sendo que o maior interessado aqui no assunto sou eu), não queria parecer rude em te ignorar, apenas explicar que as coisas aqui estão complexas e assim que tudo se resolver irei voltar à dar atenção para wiki. Abraços amigo Οταβιο Αστορ Chama! 16h54min de 13 de janeiro de 2022 (UTC)

Otávio Astor Vaz Costa Não se preocupe. Cuide de sua saúde e de sua vida pessoal que são mais importantes. Eu apenas te enviei a mensagem porque pensei que você não tinha visto que o processo, lá na en.WP, estava aberto. Mas, como eu disse, não se preocupe. A "vida real" é sempre mais importante que a Wikipédia. Precisando de alguma coisa é só avisar. Abraço. Kacamata! Hit me!!! 20h57min de 13 de janeiro de 2022 (UTC)


Ajuda / Marcação neutralidade[editar código-fonte]

Oi, Kacamata, editei texto do artigo Marcos Sifú durante as festas como planejado , além de revisar todas as referências. As referências já estão OK e gostaria de pedir a sua ajuda para saber se o texto já está Ok ou ainda preciso editar algum paragrafo para que a marcação que permanece no artigo possa ser retirada. Se você puder sinalizar os parágrafos, seção me ajudaria muito. MUito obrigadaOndaQ (discussão) 18h18min de 13 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, OndaQ. Vi que você me deixou várias mensagens em vários lugares, mas como você não me marcou eu não as vi. Quanto ao artigo ainda está cheio de adjetivos. Porque você não tenta tirar esses adjetivos para deixar o artigo mais neutro? Adjetivos fazem com que o artigo tenha tom elogioso e que pareça promocional. Att, Kacamata! Hit me!!! 23h49min de 15 de janeiro de 2022 (UTC)
Farei isso!!!! MUito obrigada, Kacamata!
Assim que retirar os adjetivos te avisarei aqui. Este é o tipo de feedback útil! Agradeço de verdade!
Tenho uma outra dúvida:
-Editei uma outra página e um editor (Yanguas), de forma não compreendida por mim , marcou este outro artigo Marcelo Trekinho para eliminação por consenso. Entendi que a eliminação "por consenso" será decidida no dia 17 de Janeiro. Já enviei várias mensagens solicitando um pouquinho mais de tempo para ajudar a salvar o artigo e estou trabalhando nele. O editor que marcou para a página para ser eliminada no dia 17 de janeiro não responde as minhas perguntas. Não sei o porquê.
Estou preocupada que ele não veja meus comentários e melhoris que estou fazendo na página ( há outro editor trabalhando nela também) e não mude a data da marcação "apagar" ...e que o arquivo seja apagado. Seria muito injusto, pois fugiria completamente aos valores da wikipedia.
Não sei o que fazer.
Sei que não devo muda a data na marcação. Já entendi isso... mas se não for alterada, temo que a página será eliminada sem ele nem ter visto o meu plano de ação e edições já realizadas na página.
O que posso fazer para evitar isso? Sei que se a página for deletada, posso pedir revisão, mas acho que não adiantará muito, pois as respostas que observei na Esplanada ( ou em outros lugares... não sei direito, pois são muitas páginas...), mostram que se uma página é apagada, mesmo podendo ser recuperada, nunca é.
Não entendo bem o que a wikipedia chama de consenso, mas parece que apenas dois editores representam consenso... e ninguem está lendo o que escrevi na página de discussão do artigo que esta para ser eliminado por consenso daqui a 2 dias.
Não há tambem comentários na página de deiscussão da eliminação, o que me parece estranho. Eu não concordo com a eliminação... alguém discutira comigo e com quem mais vier a participar o tema? ou a eliminação aconteceá de qualquer maneira? Tudo muito novo para mim.
Este silêncio do editor que propôs a pagina para eliminação me preocupa. Como estou trabalhando a semana toda em um projeto diferente da wikipedia, meu horário está super curto. Tirei o dia para me dedicar a wikipedia.Amanhã de manã incluirei mais texto na página, especialmente naseção biografia e incluirei mais referências.
O que posso fazer para evitar esta eliminação de maneira ética? (algumas pessoas são muito emocionais aqui e pensam que sempre agimos de má-fé. Muito estranho isso. Espero que tenha sido so um rompante emocional do editor por estar cansado de treinar novados... mas sinceramente... não faz sentido nenhum...)
Pensei em postar minha dúvida na Esplanada, mas tudo o que faço parece estar errado... não gosto de atritos. Prefiro evitá-los, mas também não gosto de injustiças...então, busco um orientação para agir adequadamente. (Admiro e adoro o projeto, mas neste momento esta difícil entender certas atitudes, impaciências...
Qual seria a conduta mais ética e efetiva para evitar que uma página Marcelo Trekinho, que NÃO foi criada por mim, mas me importa, seja mantida? ( e melhorada, naturalmente?)
Agradeço muito a ajuda!
Faltam ainda 2 dias para a eliminação. Criei um plano de ação na página de discussão de Marcelo Trekinho, nenhuma resposta.
Continuarei trabalhando nela, seguindo o plano, pois acredito que tudo se resolverá de maneira colaborativa, mas tenho medo.
Seria uma injustiça deletarem uma página, de repente, sem lerem nada do que está acontecendo.
Há alguma coisa que eu possa fazer para evitar esta eliminação?
Se a marcação {apagar/ 17 de janeiro} for realizada por robôs... ainda temos dois dias para melhorá-la e evitar isso...ou será que já é um caso perdido. Eu não posso mudar a data da marcação, pois entendo que será interpretado como vandalismo. Podemos pedir ajuda a algum editor/ administrador que, depois de ler todas as mensagens trocadas em minha página de discussão de usuário e na página de discussão de Marcelo Trekinho entenda o absurdo de tudo isso?
Agradeço a orientação.
Não sei o que fazer e não quero fazer nada errado... mas tamém não posso me calar frente a uma eliminação injusta... (talvez eu não esteja entendendo direito... se for isso, peço desculpas antecipadamente.)
Ainda bem que ainda temos dois dias. Espero sinceramente que Eliminação por Consenso signifique consenso de fato.
Se puder me ajduar a agir de forma a não ferir a ética da wikipedia e ao mesmo tempo usar os canais corretos para garantir o diálogo, agradecerei muito.
Muito obrigada!OndaQ (discussão) 01h22min de 16 de janeiro de 2022 (UTC)

Meu artigo foi proposto para eliminação na data de hoje[editar código-fonte]

Oi! Poderia me ajudar com o meu artigo que foi proposto para eliminação na data de hoje (13/01/22)? Creio que ele preenche os critérios de notoriedade, mas talvez eu precise de ajuda, seja na discussão com um voto favorável à manutenção do artigo na enciclopédia, seja com alguma dica para tornar mais clara a notoriedade do biografado de acordo com as normas da Wikipedia. Agradeço. Grupo FPCC (discussão) 22h28min de 13 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, Grupo FPCC. Primeiro, você deve estar ciente que seu nome é impróprio e que você deve abrir um pedido de renomeação, aqui, o mais rápido possível. Quanto a "dica", o que eu faria (se o artigo fosse "meu") é tentar referenciar, como fontes fiáveis e independentes, a seção de prêmios que o biografado recebeu. Porque esses prêmios poderiam indicar que ele é respeitado por seus pares. Att, Kacamata! Hit me!!! 23h45min de 15 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Jonh Frank (15h16min de 14 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Como eu posso criar uma biografia na Wikipedia? Fazer aqueles quadrados personalizados, com a data de nascimento da pessoa, nome, cidade, nacionalidade etc... --Jonh Frank (discussão) 15h16min de 14 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Jonh Frank (17h07min de 14 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá mentor, tudo bem? Eu estou precisando muito publicar uma biografia até amanhã na Wikipedia, mas eu acabei de me registrar e eu vi que preciso fazer alguns testes e a partir disso eu tenho que esperar até 4 dias para receber um verificado, e eu não tenho esse tempo, você poderia me ajudar com isso? Eu já tenho os arquivos tudo pronto, é uma questão de copiar colar e formatar de acordo com o que a Wikipedia pede... Eu vou receber 50 reais pelo trabalho, assim que eu receber eu prometo que te pago 25 pela ajuda, se quiser pode me chamar no whats (editado por motivos de privacidade) eu me chamo jonh. Preciso muito dessa força --Jonh Frank (discussão) 17h07min de 14 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, Jonh Frank. Não é assim que funciona a Wikipédia. Aqui todos nós somos voluntários. Antes de criar qualquer artigo por dinheiro leia WP:COI. Note que "edições de COI são extremamente desencorajadas" aqui na Wikipédia. Note também que artigos para serem mantidos aqui devem seguir nossos critérios de notoriedade e também que se você estiver aqui apenas para usar a Wikipédia como plataforma de divulgação sua conta provavelmente será bloqueada. Att, Kacamata! Hit me!!! 22h44min de 14 de janeiro de 2022 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Conde Edmond Dantès[editar código-fonte]

Agradecimento[editar código-fonte]

Obrigado pela mensagem na m/ página. Zdtrlik (discussão) 16h02min de 18 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Mariacomasas (19h52min de 18 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Meu nome é Maria! Boa tarde! Editar é o mesmo que inserir conteúdo? --Mariacomasas (discussão) 19h52min de 18 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, Mariacomasas e bem-vinda a Wikipédia. Não necessariamente. Retirar conteúdo também é editar. Aliás, qualquer modificação feita em uma página, mesmo que mínima (como, por exemplo, pequenas correções e inserção de pontuação ou retirada de espaços) é considerada uma edição. Kacamata! Hit me!!! 20h53min de 18 de janeiro de 2022 (UTC)

Obrigada! Mariacomasas (discussão) 12h29min de 21 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de CMPA2022 (15h27min de 20 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá Kacamata. Me cadastrei para conseguir fazer a publicação do meu próprio perfil que existia mas que por algum motivo sumiu. Pode me ajudar? --CMPA2022 (discussão) 15h27min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá CMPA2022 e bem-vindo a Wikipédia. Primeiro tenha em mente que autobiografias são fortemente desencorajadas na Wikipédia por representarem conflito de interesse. Segundo, você pode me dizer qual é a página que "sumiu"? Assim posso dar uma olhada para você. Att, Kacamata! Hit me!!! 21h13min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Marlonpaiva (18h13min de 20 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá boa tarde tudo bem? Eu sou o Marlon e a wikipedia te sugeriu como meu mentor. Qual seu nome? Gostaria de uma sugestão sua de como usar imagens nos artigos ou troca-las. Vi que tem a opção de usar imagens do Flickr e de domínio público. Como posso fazer isso? Obrigado! --Marlonpaiva (discussão) 18h13min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, Marlonpaiva. Você pode me chamar de Kacamata. As imagens (com raras exceções) são, na verdade, carregadas no Commons, um "projeto irmão" da Wikipédia e que é nosso "repositório" de imagens. Só podem ser carregadas no Commons, imagens publicadas sob licenças permitidas por lá. Vi aqui que você já fez diversas edições "ruins" aqui na Wikipédia lusófona e acabou sendo bloqueado. Quando voltar de seu bloqueio, tente entender nossas regras primeiro antes de voltar a editar. Se precisar de ajuda não hesite em perguntar. Att, Kacamata! Hit me!!! 21h10min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)
Complicado as regras. A edição também muito complicada de entender, mesmo com as devidas fontes. Além de que ninguém está disposto a ajudar, apenas remover seu conteúdo sem explicar como fazer direito. Lembrando que a gente se inscreve com a intenção de ajudar. Marlonpaiva (discussão) 21h55min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)
Marlonpaiva Na verdade, as regras que você quebrou não são tão complicadas assim quanto parecem. Basicamente, toda e qualquer adição de conteúdo que você fizer a um artigo deve ser acompanhada por fontes fiáveis e independentes, assim, é possível checar a veracidade daquela informação adicionada. Isso é chamado de princípio da verificabilidade e é um dos princípios básicos da Wikipédia. Kacamata! Hit me!!! 22h33min de 20 de janeiro de 2022 (UTC)
Oi kacamata, tudo bem? Estive lendo sobre as licenças para imagens aqui na wikipedia mas me restou dúvidas. Sobre imagens de terceiros devidamente liberadas sobre a licença livre, como posso anexa-las aqui? O autor pode me enviar os arquivos originais com uma autorização e eu apenas subi-los pelo Commons ou só consigo usa-los se ele posta-los sobre licença livre no flickr? Obrigado! Marlonpaiva (discussão) 11h26min de 21 de janeiro de 2022 (UTC)
E aproveitando, eu também posso fazer uma menção ao fotografo em algum lugar da descrição da imagem? Marlonpaiva (discussão) 11h31min de 21 de janeiro de 2022 (UTC)
Mp007112 Novamente, não é aqui que você deve "anexar" as imagens e sim no Commons (clique aqui e será redirecionado para lá). Se a imagem foi publicada (seja no Flickr ou em qualquer outro lugar) sob uma das licenças permitidas pelo Commons, basta você fazer o upload da imagem normalmente lá no Commons, informando as informações fundamentais exigidas por eles, tais como autor, fonte, etc. Você também pode fazer o upload de uma imagem com autorização do autor (ou da pessoa que é dona dos direitos autorais dela), mas nesse caso a autorização tem que ser formal e por escrito. Para saber mais sobre isso, veja WP:OTRS. Quanto a segunda parte da pergunta, você sempre tem que informar quem é o fotógrafo autor das imagens. A única exceção é quando o fotógrafo é desconhecido. Espero ter te ajudado. Kacamata! Hit me!!! 23h50min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)
Ajudou bastante Kacamata, muito obrigado! Eu li todos os links, mas quando ainda pairam duvidas prefiro perguntar aos mais experientes aqui presentes antes de tomar qualquer ação para evitar equívocos por falta de conhecimento. Muito obrigado! MP0001 (discussão) 00h43min de 26 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Augustoag1312 (17h34min de 21 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá! Gostaria de reparar uma informação. Poderia me ajudar? Quando se faz uma pesquisa no google sobre Leonel Brizola, aparece na barra lateral que ele nasceu em "Cruzinha", entretanto essa informação está equivocada, pois o nome da cidade é Carazinho. Quando se entra na página da Wikipédia a informação já está correta. Como posso proceder com essa alteração? --Augustoag1312 (discussão) 17h34min de 21 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, Augustoag1312. Nós não somos responsáveis pelas informações do Google. Se o "problema" fosse aqui na Wikipédia, nós até poderíamos resolver, mas como você mesmo disse que não é, infelizmente não podemos fazer nada. Te sugiro clicar em "feedback", logo abaixo daquela "caixa" com informações que aparece quando se pesquisa pelo nome de Brizola, e então informar ao Google que a informação que eles estão mostrando está incorreta. Att, Kacamata! Hit me!!! 23h40min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Pico do Cabugi aprovada[editar código-fonte]

Em 22 de janeiro de 2022, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Pico do Cabugi, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…o Pico do Cabugi, no Rio Grande do Norte, é o único vulcão no Brasil que, até hoje, apresenta sua forma original?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 07h00min de 22 de janeiro de 2022 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo República Manhuassu aprovada[editar código-fonte]

Em 24 de janeiro de 2022, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo República Manhuassu, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…em 1896, uma república independente foi proclamada no município mineiro de Manhuaçu?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 00h30min de 24 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de AndreewPereira (02h27min de 24 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Oi! Publiquei um texto novo e gostaria de saber se você poderia me ajudar a verificar se tá de acordo ou deveria mudar algo. Obrigado. :) --AndreewPereira (discussão) 02h27min de 24 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá, AndreewPereira. Para falar a verdade, o seu artigo tem diversos problemas. O primeiro e mais óbvio (que me levou a marcá-lo para eliminação rápida) é a violação de direito autoral. Você não pode simplesmente copiar texto de outras partes da internet e colocá-lo na Wikipédia como você fez nesse artigo. O segundo problema é que seu artigo tinha claro viés propagandístico. Isso viola WP:PARCIAL e WP:PROPAGANDA. O terceiro é que diversas afirmações no artigo não eram cobertas por fontes, o que viola WP:V. Todas essas são violações graves de nossas políticas e a insistência nelas pode levar a retirada de seu privilégio de editar a Wikipédia. Att, Kacamata! Hit me!!! 23h35min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)
Obrigado pelo feedback! Irei fazer as alterações no texto e reformulá-lo para ficar de acordo com as Políticas do Wikipédia. Assim que finalizar, solicito sua avaliação novamente, pode ser? Muito obrigado. AndreewPereira (discussão) 00h51min de 26 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de CristinaribeiroB (07h17min de 25 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá Kacamata, muito obrigada por ajudar os colaboradores novatos como eu. Eu sou CristinaribeiroB e estive a fazer uma remodelação muito grande da página do "Duo Ouro Negro". Quando comecei, a página não tinha nenhuma referência, não estava organizada em capítulos nem tinha a discografia. O texto também não cumpria as regras do acordo ortográfico. Como por agora não tenho mais nada a acrescentar ou corrigir queria perguntar se há mais algum problema no que diz respeito às regras do livro de estilo porque permanece o aviso de novembro de 2021 de que o texto não está de acordo com o referido livro. A outra nota que data de outubro de 2011 também já não faz qualquer sentido visto que o artigo tem 69 referências. Por favor me indique se há mais alguma coisa a alterar para que aquelas notas introdutórias sejam retiradas. Agradeço antecipadamente a sua atenção e fico à espera da sua resposta. --CristinaribeiroB (discussão) 07h17min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)

Olá CristinaribeiroB e bem-vinda a Wikipédia. O Elder Nretirou as marcações. Essas marcações são uma forma de alertar os editores e leitores sobre possíveis problemas presentes em um artigo. Se os problemas foram resolvidos, geralmente, basta retirá-las você mesma. Só tenha atenção quando as marcações forem polêmicas (como marcações de "parcial", por exemplo), cuja retirada, sem consenso, podem gerar contenta. Mas, no geral, marcações de cunho técnico/estético (como as que estavam no artigo) podem ser retiradas assim que os problemas apontados por elas forem sanados. No mais, parabéns pelo bom trabalho que fez no artigo. Kacamata! Hit me!!! 23h00min de 25 de janeiro de 2022 (UTC)
Muito obrigada, as suas palavras são um incentivo para continuar a editar e a criar novos artigos na Wikipédia de Língua Portuguesa. CristinaribeiroB CristinaribeiroB (discussão) 10h32min de 26 de janeiro de 2022 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Medalha do editor
Em agradecimento por estar muitas vezes atento aos artigos que candidato e por realizar correções nos mesmos. Um Muito Obrigado! Luís Almeida "Tuga1143 16h25min de 26 de janeiro de 2022 (UTC)
Tuga1143 Obrigado pela gentileza de me conceder essa medalha. Kacamata! Hit me!!! 14h06min de 28 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Rafael Máximo (01h49min de 29 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá parceiro, eu já tenho 1006 edições, e para eu me candidatar a eliminador, como eu faço para ver se eu tenho permissão? Rafael Máximo (discussão) 01h49min de 29 de janeiro de 2022 (UTC)

Oi, Rafael Máximo. Os critérios técnicos mínimos para se candidatar são, basicamente, possuir mais de 1000 edições no domínio principal (isso é importante) e uma conta com mais de seis meses de idade, como você pode atestar em nossa Wikipédia:Política de eliminadores. Além disso, exige-se também que o candidato possua "conhecimento da política de eliminação ao fazer bom uso dos processos de eliminação e pedidos de restauro". Se o candidato preenche esses requisitos mínimos ele pode abrir uma candidatura aqui. No seu caso, pelo que vejo, você não possui ainda 1000 edições no domínio principal. Também não é sequer autorrevisor. Além disso, na sua eventual candidatura a eliminador, os outros editores vão, seguramente, avaliar seu conhecimento sobre nossas políticas de eliminação, restauro, etc. Vão checar a sua participação em processos de eliminação (ER, ESR, PE), no patrulhamento de novas páginas e também sua motivação para o cargo. Pelo que vi, rapidamente, pelo perfil da sua conta, mesmo que você tivesse as 1000 edições exigidas, dificilmente você seria aprovado nesse momento. Te sugiro tentar primeiro se tornar autorrevisor e, se quiser, se engajar em patrulhamento de páginas novas (e eventualmente marcação para eliminação, daquelas que não cumprem nossas políticas), combate a vandalismo e outras funções "administrativas" para só depois tentar se candidatar a eliminador. Espero que minha resposta tenha te ajudado e que não te desanime a continuar colaborando nessa enciclopédia. Kacamata! Hit me!!! 02h28min de 29 de janeiro de 2022 (UTC)

Preciso de uma leve ajuda[editar código-fonte]

Olá Kacamata, tudo bem? Estou aqui te enchendo denovo, porém preciso de uma pequena ajuda. Dês desta mensagem de um endereço de IP aleatório no qual eu acredito ter algo haver com meu banimento na Wiki EN, ando recebendo mensagens como em esta mensagem no qual pede para eu adicionar alguma informação em algum lugar do "m:Stewards' noticeboard", porém eu realmente não entendo em o que adicionar estas mensagens (que para mim não fazem muito sentido) na sessão dos Steward's irá me ajudar no caso do meu banimento na Wiki EN...
Eu realmente não entendo o que a tal da Helena Lontra ou do tal do JavaHurricane tem haver comigo, estou perdido, você acha que devo copiar e colar as mensagens enviadas na sessão dos Sreward's? Abraços Οταβιο Αστορ Chama! 18h33min de 29 de janeiro de 2022 (UTC)

Otávio Astor Vaz Costa Eu li as discussões que você apontou e principalmente essa aqui me chamou atenção e tem a ver com essa outra discussão no Meta. Esse caso parece ser extremamente complexo. Eu estou me tentando comunicar com a Amanda. Poderíamos pingar o Stanglavine e Tks4Fish que são stewards no Meta e ver se eles podem ajudar. Att, Kacamata! Hit me!!! 00h53min de 10 de fevereiro de 2022 (UTC)
@Otávio Astor Vaz Costa: Ignore, é só um troll. stanglavine msg 16h17min de 10 de fevereiro de 2022 (UTC)
@Kacamata @Stanglavine, obrigado pela ajuda, eu realmente estava bem perdido com estas mensagens (principalmente por ele me desejar uma feliz páscoa em janeiro o que não faz sentido hahaha). Irei seguir o conselho do Stang e irei não alimentar o troll. Muito obrigado Οταβιο Αστορ Chama! 17h53min de 10 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Msoj0694 (20h23min de 31 de janeiro de 2022)[editar código-fonte]

Editei uma biografia com o nome da pessoa seguido de sua profissão porque já existe uma página de outra pessoa com aquele nome. Como faço para deixar só o nome e usar a desambiguação? --Msoj0694 (discussão) 20h23min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Senpai Corinthiano Walker (18h33min de 4 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

Ola como posso começar aqui? --Senpai Corinthiano Walker (discussão) 18h33min de 4 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Msoj0694 (23h36min de 7 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

Boa noite. Fui orientado a entrar em contato para tirar minhas dúvidas sobre o artigo cuja publicação foi recusada, pois fiz algumas alterações nele e por isso quero saber se o artigo ainda tem possíveis irregularidades. Está na minha página de testes. --Msoj0694 (discussão) 23h36min de 7 de fevereiro de 2022 (UTC)

Talvez foi impedido pelo filtro anti-vandalismo, Reverse jazz (discussão) 02h09min de 8 de fevereiro de 2022 (UTC)
@Reverse jazz: O usuário já tinha feito artigo anteriormente, a qual ficou errado e foi colocado para eliminação, basta ver página de discussão do mesmo, logo não foi o filtro que pegou algo, mas sim outros usuários, tanto que o artigo foi eliminado na regra G6, e posteriormente se tornou A4 + G6. Elder Nauvirth (discussão) 03h42min de 8 de fevereiro de 2022 (UTC)
Creio eu que sim, mas tudo bem. Outro motivo, foi a falta de fontes e de referências. Reverse jazz (discussão) 13h22min de 8 de fevereiro de 2022 (UTC)
Olá, Msoj0694. Primeiro tenha em mente que a Wikipédia não é plataforma de divulgação. Se você está aqui para usar a WP para divulgar alguém ou alguma coisa, é bem provável que você seja bloqueado em um futuro próximo. Quanto ao artigo. Acredito que seja Andréa Leal (Fotógrafa). A primeira coisa que você deve fazer é encontrar fontes fiáveis e independentes que comprovem a notoriedade da biografada. Sem isso, nem adianta criar um artigo, porque ele será, provavelmente, deletado. Segundo, crie um artigo simples e imparcial (isso é importante). Seu artigo era extremamente elogioso e cheio de adjetivos, quase uma hagiografia. Isso dá a impressão de que o artigo é uma peça de propaganda. E mais, não precisa incluir tantos detalhes "desimportantes" no artigo. Foque no que é importante. No que faz a biografada notória. Resumindo: fontes (fundamental), artigo simples e imparcial. Espero ter ajudado. Kacamata! Hit me!!! 23h45min de 9 de fevereiro de 2022 (UTC)
Usei o termo cliente para definir a pessoa que simplesmente me pediu para criar uma biografia mas não sabia como fazê-lo, não uso a Wikipédia apenas para fins profissionais. Se a pessoa não tem notoriedade para ter sua biografia divulgada, nada posso fazer, mas editei o artigo usando informações verdadeiras que retirei apenas de fontes independentes, o que pode ser facilmente confirmado. Msoj0694 (discussão) 00h21min de 10 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Felipe15532 (00h28min de 9 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

tem como mudar o plano de fundo --Felipe15532 (discussão) 00h28min de 9 de fevereiro de 2022 (UTC)

Olá, Felipe15532. Desculpe, mas eu realmente não entendi sua pergunta. Kacamata! Hit me!!! 23h31min de 9 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Rexhot10 (23h37min de 9 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

como adicionar uma biografia de uma pessoa? --Rexhot10 (discussão) 23h37min de 9 de fevereiro de 2022 (UTC)

Olá, Rexhot10. Primeiro, a pessoa sobre a qual você quer escrever uma biografia deve cumprir nossos critérios de notoriedade. E essa notoriedade deve ser comprovada através de fontes fiáveis e independentes. Se o biografado é notório e você conseguir comprovar isso através das fontes (como citado acima) você pode ler WP:COMEÇAR. Te recomendo criar o artigo primeiro em sua página de teste e ir melhorando ele até que o mesmo esteja pronto para ser publicano no espaço principal. Att, Kacamata! Hit me!!! 00h59min de 10 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de reverse jazz[editar código-fonte]

Como eu posso categorizar meu artigo? Como se categoriza um artigo? comentário não assinado de Reverse jazz (discussão • contrib) 20h10min de 15 de fevereiro de 2022 (UTC)

Olá Reverse jazz. Primeiro, nunca se esqueça de assinar suas mensagens. Quanto a sua pergunta, é bem simples. No final de qualquer artigo você verá uma barra escrito "Categorias". Lá, basta você clicar no botão de "+" e digitar a categoria que você quer adicionar ao artigo. Depois disso, basta clicar em "Ok". Para "facilitar a sua vida" você também pode utilizar a ferramenta chamada de "HotCat" que você pode ativar nas suas preferências na aba "Gadgets". Att, --Kacamata! Hit me!!! 23h41min de 15 de fevereiro de 2022 (UTC)
Obrigado Reverse jazz (discussão) 14h38min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pedido de aprovação de supressor para o usuário Tks4Fish[editar código-fonte]

Uma medalha![editar código-fonte]

Medalha especial
MUITO OBRIGADO pela ajuda no desbloqueio da Wiki EN. Você me ajudou muito e sou extremamente grato pelo seu ato de bondade sem nem mesmo ter grande contato comigo, tome esta medalha especial (que nem você *-*). Abraços Οταβιο Αστορ Chama! 19h02min de 16 de fevereiro de 2022 (UTC)
Ei, Otávio Astor Vaz Costa. Eu acabei de ver. Parabéns pelo seu desbloqueio e muito obrigado pela medalha. Kacamata! Hit me!!! 21h17min de 16 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Mp007112 (19h09min de 17 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

Oi mentor Kacamata tudo bem? Criei um artigo e após discussão sem consenso foi levada a votação, que continua sem consenso. Você gostaria de participar? https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1ginas_para_eliminar/Ademir_da_Silva_Santos_J%C3%BAnior Te convido pois até aqui sempre achei sua postura muito sensata e correta em tudo que publica. Os argumentos por lá me parecem muito falhos e ter sua opinião seja de qual lado for me ajudará a ter uma noção melhor de como fazer os artigos por aqui. Obrigado! --Mp007112‬ (discussão) 19h09min de 17 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Canal Revista Digital (22h08min de 20 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

boa noite Sr. tentei postar uma foto não consegui deu erro --Canal Revista Digital (discussão) 22h08min de 20 de fevereiro de 2022 (UTC)

Resultados da pesquisa sobre a Estratégia do Movimento na lusofonia[editar código-fonte]

Saiba o que a nossa comunidade tem a dizer sobre equidade nas tomadas de decisão no movimento Wikimedia!

Olá! Amanhã (23/02) às 14h (UTC-3) haverá um evento de apresentação dos resultados da pesquisa sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia na comunidade lusófona, conduzida pelo wikimedista LPiantá (WMB). Durante seis meses, a pesquisa focou na pergunta: quais são os desafios e possibilidades para a implementação de uma prática coletiva e equitativa de tomadas de decisão sobre os rumos da comunidade do movimento Wikimedia em português?. Participe do evento pelo YouTube aqui para saber o que as vozes da nossa comunidade têm a dizer sobre o assunto! Nos vemos lá, EAzzellini (WMB) (discussão) 19h27min de 22 de fevereiro de 2022 (UTC)

Pergunta de Romulocpm (02h35min de 25 de fevereiro de 2022)[editar código-fonte]

Olá, gostaria de acrescentar no wikipédia informações sobre uma cantora brasileira que sou fã, a Shirley Carvalho. Ela ficou famosa por participar de realities musicais na televisão, sendo finalista ou vencedora em praticamente todas participações. Não encontrei nada sobre ela no wikipedia, mas não sei como acrescentar isso --Romulocpm (discussão) 02h35min de 25 de fevereiro de 2022 (UTC)

Olá Romulocpm. Me parece que você já tentou criar o artigo e ele já foi, inclusive, eliminado. Lembre-se que para ter artigo na Wikipedia, o biografado deve cumprir nossos critérios de notoriedade, sendo que essa notoriedade deve ser comprovada através de fontes fiáveis e independentes. Além disso, a WP não aceita propaganda de nenhum tipo. Kacamata! Hit me!!! 21h09min de 16 de março de 2022 (UTC)

Pergunta de Msoj0694 (18h53min de 1 de março de 2022)[editar código-fonte]

Foram deletadas todas as imagens que utilizei na criação dos meus artigos e em outros que editei. Qual foi o motivo? --Msoj0694 (discussão) 18h53min de 1 de março de 2022 (UTC)

Olá Msoj0694. O motivo é bem simples: violação de direito autoral. Inclusive, te recomendo parar de fazer o upload de imagens com direitos autorais, já que isso pode te levar a ser bloqueado. Kacamata! Hit me!!! 18h59min de 16 de março de 2022 (UTC)

Entendi. Mas o autor da foto me deu o direito de publicá-la, como isso pode ser mostrado para vocês? Msoj0694 (discussão) 17h43min de 17 de março de 2022 (UTC)

Msoj0694 Basta enviar uma autorização via WP:VRT. Kacamata! Hit me!!! 21h44min de 17 de março de 2022 (UTC)

Pergunta de Ivan Júnior Borba (17h53min de 2 de março de 2022)[editar código-fonte]

Como faço para postar um verbete na wikipédia? --Ivan Júnior Borba (discussão) 17h53min de 2 de março de 2022 (UTC)

Olá Ivan Júnior Borba e bem-vindo a Wikipédia. Você pode começar lendo WP:CRIAR. Lá, você encontra um editorial de como criar o seu primeiro artigo. Kacamata! Hit me!!! 18h47min de 16 de março de 2022 (UTC)

Eliminação de página[editar código-fonte]

Olá, criei uma página sobre o baterista Sérgio Nascimento, músico que toca com Sérgio Godinho, Humanos, David Fonseca, Lena d’Água, e não compreendo porque a mesma foi despublicada. Pode ajudar-me, por favor? Obrigado Bruno Sir Aiva (discussão) 02h36min de 5 de março de 2022 (UTC)

Olá, Bruno Sir Aiva. O artigo não possuía fontes que comprovassem a notoriedade do biografado. Note que para que alguém tenha artigo na Wikipédia essa pessoa deve cumprir nossos critérios de notoriedade, sendo que essa notoriedade deve ser comprovada através de fontes fiáveis e independentes. Além disso, a WP não aceita propaganda de nenhum tipo. Kacamata! Hit me!!! 21h11min de 16 de março de 2022 (UTC)
Boa noite Kacamata: adicionei ao artigo diversas entrevistas do baterista Sérgio Nascimento a revistas fiáveis especializadas em música (ex: Xpressing Music, ou a marca de baterias Paiste), bem como referências a artigos independentes online, onde o Sérgio é mencionado como músico que acompanha regularmente artistas como Sérgio Godinho, Lena d'Água ou David Fonseca, entre outros. Além disso, comecei a compilar parte da sua vasta discografia nas bandas onde tocou ou toca atualmente, como os Humanos, They're Heading West, ou os Peste & Sida. Se isto não for considerado suficiente, por favor ajude-me a cumprir os critérios de notoriedade. Muito obrigado e cumprimentos Bruno Sir Aiva (discussão) 01h17min de 17 de março de 2022 (UTC)
Bruno Sir Aiva Citações e entrevistas não são considerados cobertura significativa. Favor ler WP:N. Está tudo explicado lá. Kacamata! Hit me!!! 21h45min de 17 de março de 2022 (UTC)
Bom dia, o baterista Sérgio Nascimento tem a sua notoriedade atestada nas páginas de bandas como os famosos Peste & Siga ou os Humanos, onde consta como membro fundador ("A banda é constituída por: Camané, David Fonseca, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, Nuno Rafael, João Cardoso e Sérgio Nascimento."). Acrescentei citações para as páginas da Wikipedia de bandas a que o Sérgio pertence ou pertenceu, e é mencionado, como os Humanos, Peste & Sida, Despe & Siga, ou Dead Combo. Bruno Sir Aiva (discussão) 12h32min de 18 de março de 2022 (UTC)
Boa tarde Kacamata. Acrescentei um parágrafo onde é referido que a banda "Humanos", de que o baterista Sérgio Nascimento é fundador e membro, alcançou um disco de platina (conforme fonte citada), critério que atesta a notoriedade do músico, conforme critério 2.3 do WP:Música (Wikipédia:Critérios de notoriedade/Música#Intérpretes, músicos e conjuntos). Agradeço que tenha isto em atenção para não removerem a página, muito obrigado pela ajuda. Bruno Sir Aiva (discussão) 14h49min de 22 de março de 2022 (UTC)

Pergunta de Romulo.jw (01h56min de 9 de março de 2022)[editar código-fonte]

Olá, boa noite! Acabo de me registrar na Wikipedia, e desejo apoiar esse novo projeto que vi hoje, voltado para as mulheres. Afinal, como viemos de uma, e é extremamente forte essa ligação entre mãe e filhos, irmãs, amigas, me sentirei honrado de poder colaborar. Só tem um detalhe, hoje como está tarde e ainda não encerrei minhas atividades, provavelmente estarei de volta amanhã, tudo bem?

Obrigado pela recepção e qualquer dúvida não exite em me contatar via e-mail. Boa Noite! --Romulo.jw (discussão) 01h56min de 9 de março de 2022 (UTC)

Olá, Romulo.jw. Primeiramente, bem-vindo a Wikipédia. Novos editores são sempre bem-vindos. Somos todos voluntários. Portanto, você pode colaborar do jeito que você quiser (dentro de nossas regras, claro). Te recomendo, tentar se ambientar com nossas regras e políticas antes de tentar criar artigos ou fazer grandes edições. Quanto ao seu interesse em colaborar em artigos sobre mulheres, te recomendo visitar o projeto Women in Red, se inscrever nele e tentar falar com os coordenadores de lá que, seguramente, poderão te auxiliar. No mais, qualquer ajuda que precisar basta perguntar a mim ou a outro editor experiente. Kacamata! Hit me!!! 18h45min de 16 de março de 2022 (UTC)

Pergunta de Macdvwiki (17h54min de 13 de março de 2022)[editar código-fonte]

Página falsa que contraria decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e liminar do Tribunal de Justiça do Paraná, como proceder?

A página Grêmio de Esportes Maringá é falsa e repleta de erros. O referido Grêmio é o Gremio Maringá S/C 1998, DESFILIADO da FPF em JANEIRO de 2021. O mesmo usurpa a história de dois clubes com CNPJ ainda ativos, sendo um deles, Grêmio de Esportes Maringá 1974 (Por favor, atente para a data de fundação!), filiado a Federação Paranaense de Futebol. Link de filiados ativos: http://www.federacaopr.com.br/Paginas/Filiados/Info.aspx?time_id=733

O tema já foi matéria de apreciação por parte da justiça, que concedeu decisão favorável ao Grêmio de Esportes Maringá 1974, fato, este, que possibilitou sua reabilitação e, consequente, filiação a FPF. Link com documento timbrado: https://angelorigon.com.br/2021/12/01/fpf-filia-o-gremio-de-esportes-maringa/%3famp=1

Resumindo; A Wikipédia aceita uma edição fraudulenta, sem fonte confiável - na própria página há este aviso - e reverte uma edição que apenas excluiu o trecho que se refere aos dois Grêmios anteriores (1961 e 1974 respectivamente).

Hora, se a página não cita fontes confiáveis e pairam muitas dúvidas se o Grêmio Maringá S/C é ou não sucessor dos dois Gremios anteriores (NÃO É, segundo decisão da justiça Desportiva e liminar judicial acatada pela FPF), não seria mais plausível manter a página sem o trecho polêmico?

Grato --Macdvwiki (discussão) 17h54min de 13 de março de 2022 (UTC)

Olá, Macdvwiki Casos específicos sobre artigos, geralmente, devem ser tratados na própria página de discussão do artigo. No caso, a editora que reverteu a sua edição foi a 79a. Você também poderia tentar enviar uma mensagem diretamente a ela, a fim de tentar resolver a questão. Kacamata! Hit me!!! 18h36min de 16 de março de 2022 (UTC)
Observo que o usuário tirou informações do time fundado em 1961 (e objeto do artigo), pra colocar informações de outro, fundado em 1998, com o agravante de não ter colocado nenhuma verificabilidade. -- Sete de Nove msg 18h43min de 16 de março de 2022 (UTC)

Dúvida sobre a página Bruno Kazuhiro[editar código-fonte]

Prezado amigo, boa noite.

1) Vi que você propôs a eliminação rápida da página Bruno Kazuhiro fundamentando a sugestão na ausência de critérios de notoriedade para personalidades políticas da Wikipedia (Critérios de notoriedade/Política).

2) A meu ver, por tratar-se de secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, principal destino turístico do Brasil, acredito que a notoriedade do biografado poderia ser atendida se levado em consideração o critério número 10, que prevê que "demais personalidades políticas que [...] foram, por algum motivo, objeto de inúmeras reportagens no nível nacional" podem ter a notoriedade reconhecida.

3) Para melhor atender esse requisito, adicionei algumas reportagens de veículos como Folha de S. Paulo e o O Globo (ambos veículos de alcance nacional) que mencionam o biografado em diferentes momentos, antes e durante a atual secretaria.

Na sua avaliação, essa atualização atenderia o requisito? Você poderia verificar se há algum forma de melhorarmos a página?

Desde já, muito obrigado.

Catapulta Hasika (discussão) 04h35min de 18 de março de 2022 (UTC)

Pergunta já respondida pela 79a na própria PDU do editor. Kacamata! Hit me!!! 06h22min de 25 de abril de 2022 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Formiga (futebolista) aprovada[editar código-fonte]

Em 18 de março de 2022, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Formiga (futebolista), que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…a futebolista Formiga é a única pessoa, na história, a ter participado, como atleta, de 7 Copas do Mundo e de 7 Jogos Olímpicos?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 07h00min de 18 de março de 2022 (UTC)

Pergunta de CristinaribeiroB (06h53min de 24 de março de 2022)[editar código-fonte]

Olá Kacamata, como posso fazer para obter uma licença para uma foto do "Duo Ouro Negro" que possa figurar na respectiva página? Desde já muito obrigada pela sua atenção --CristinaribeiroB (discussão) 06h53min de 24 de março de 2022 (UTC)

Olá, CristinaribeiroB. Primeiro é importante destacar que imagens são carregados no WikiCommons, um projeto irmão da Wikipédia. Contudo, notei que ambos os integrantes do duo parecem já ter falecido. Por isso, acredito que você poderia carregar, aqui mesmo na Wikipédia, uma imagem dos dois utilizando para isso nossa Política de Isenção da Doutrina. A regra 1.1 dessa política permite o carregamento de fotos de pessoas que já faleceram. Mas lembre-se de fazer o carregamento de forma correta para evitar que a imagem seja deletada. A imagem poderia, inclusive, ser usada nos artigos individuais de cada artista. Kacamata! Hit me!!! 06h20min de 25 de abril de 2022 (UTC)
Muito obrigada pela sua resposta, vou procurar uma boa foto e carregá-la. CristinaribeiroB (discussão) 08h54min de 26 de abril de 2022 (UTC)

Pergunta de FabianaCandido (03h35min de 30 de março de 2022)[editar código-fonte]

Olá!

É possível compartilhar a página de testes com alguém? --FabianaCandido (discussão) 03h35min de 30 de março de 2022 (UTC)

Olá FabianaCandido. Não entendi direito o que você quis dizer. Pode reformular a pergunta? Compartilhar em que sentido? Kacamata! Hit me!!! 06h11min de 25 de abril de 2022 (UTC)

Pergunta de SalvePreto (15h00min de 13 de abril de 2022)[editar código-fonte]

Salve meu bom beleza? você poderia me ajudar? eu preciso criar uma pagina para adicionar a história do hotel fasano vou por como exemplo a pagina da criador: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fabrizio_Fasano --SalvePreto (discussão) 15h00min de 13 de abril de 2022 (UTC)

Olá SalvePreto. Olha, criar artigos de empresas aqui na Wikipédia pode ser um pouco complicado, principalmente, se você tiver um conflito de interesses com essa empresa. Além disso, antes de tudo você deve se lembrar que a WP não é plataforma de divulgação e que a imparcialidade é um dos nossos pilares principais. Dito tudo isso, para que qualquer tópico (seja empresas, pessoas, etc.) possa ter artigo aqui, ele deve cumprir nossos critérios de notoriedade. Se depois de tudo isso, você achar que é capaz de criar o artigo e que o hotel cumpre os critérios de notoriedade e que você é capaz provar isso através de fontes fiáveis e independentes, então eu te recomendo criar primeiro um esboço em sua página de testes e só publicá-lo na Wikipédia quando achar que ele está pronto para virar artigo. Lembre-se, assim que um artigo é publicado na Wikipédia, ele pode ser revisado por qualquer usuário e pode ser nomeado a eliminação. Por isso, só publique o artigo quando ele estiver totalmente pronto Kacamata! Hit me!!! 06h10min de 25 de abril de 2022 (UTC)
boa valeu pela dica vou editar cria um rascunho e quando estiver pronto eu publico o artigo 189.39.211.105 (discussão) 13h46min de 25 de abril de 2022 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Anna Bågenholm aprovada[editar código-fonte]

Em 15 de abril de 2022, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Anna Bågenholm, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…devido a um acidente, a temperatura corporal de Anna Bågenholm reduziu-se a 13,7 °C, a menor temperatura corporal já registada em um ser humano que tenha sobrevivido a um caso de hipotermia acidental?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 16h00min de 15 de abril de 2022 (UTC)

Pergunta de Profª Nilzinha (12h45min de 17 de abril de 2022)[editar código-fonte]

Olá..tudo bem?? Eu criei a Wiki para utilizar com meus alunos do ensino fundamental.. Quando eu sai desta página como faço para encontrar meu usuário? --Profª Nilzinha (discussão) 12h45min de 17 de abril de 2022 (UTC)

Olá Profª Nilzinha. Não sei se entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar responder. Toda vez que você "logar" no site da Wikipédia, você já estará em sua página de usuário. Quando você não estiver nela e quiser ir para ela, basta clicar em seu nome de usuário, no alto da página. Espero ter te ajudado. Kacamata! Hit me!!! 05h54min de 25 de abril de 2022 (UTC)

Pergunta de Ricardinho Oliveira (08h16min de 23 de abril de 2022)[editar código-fonte]

como faço pra trocar de nome de Usuário? --Ricardinho Oliveira (discussão) 08h16min de 23 de abril de 2022 (UTC)

Olá, Ricardinho Oliveira Basta ir em WP:RC e abrir um pedido seguindo as instruções que lá estão. Kacamata! Hit me!!! 05h50min de 25 de abril de 2022 (UTC)

Pergunta de Francisco Cleber (17h35min de 26 de abril de 2022)[editar código-fonte]

Tentei criar uma página sobre uma ong e ela foi excluída: A4 - Sem indicação de importância (pessoas, animais, organizações, conteúdo web, eventos): --Francisco Cleber (discussão) 17h35min de 26 de abril de 2022 (UTC)

Olá Francisco Cleber. O motivo da exclusão é bem simples. Na Wikipédia, nós possuímos critérios de notoriedade. Para que um artigo seja mantido aqui, ele precisa satisfazer esses critérios. No caso do seu artigo, ele não satisfazia. Além do texto apologético, a única fonte do artigo era o próprio site da instituição. É por isso, que o artigo foi excluído. Espero ter respondido a sua questão. Att, Kacamata! Hit me!!! 05h28min de 27 de abril de 2022 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Violet Jessop aprovada[editar código-fonte]

Em 28 de abril de 2022, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Violet Jessop, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…Violet Jessop sobreviveu a uma colisão do navio RMS Olympic em 1911 e aos naufrágios de seus dois navios irmãos, o RMS Titanic em 1912 e o HMHS Britannic em 1916, o que lhe rendeu o apelido de "Senhorita Inafundável"?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 21h30min de 28 de abril de 2022 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Ilhas Pitcairn aprovada[editar código-fonte]

Em 30 de abril de 2022, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Ilhas Pitcairn, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…a maioria dos habitantes das Ilhas Pitcairn são descendentes dos amotinados do motim do HMS Bounty e de suas consortes taitianas?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 20h00min de 30 de abril de 2022 (UTC)

Pergunta de Samuel de araujo (23h58min de 1 de maio de 2022)[editar código-fonte]

Olá gostaria de contar a uma história posso? --Samuel de araujo (discussão) 23h58min de 1 de maio de 2022 (UTC)

Pergunta de Luiza C Marinho (01h06min de 9 de maio de 2022)[editar código-fonte]

Olá, Kacamata! Queria saber se é possível adicionar a tradução de artigos já existentes na wiki. Por exemplo, existe um arquivo em pt e tenho a tradução dele em espanhol e gostaria de inserir a minha tradução. é possível? --Luiza C Marinho (discussão) 01h06min de 9 de maio de 2022 (UTC)

Pergunta de Sofia.mps (10h11min de 19 de maio de 2022)[editar código-fonte]

Bom dia, eu fiz uma edição numa página da wikipédia mas esta foi eliminada, gostaria de saber porquê. O que posso fazer para que as minhas edições sejam publicadas? Todas as minhas edições foram baseadas em referências.

Obrigada pela ajuda! --Sofia.mps (discussão) 10h11min de 19 de maio de 2022 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Estatuto redudante[editar código-fonte]

Olá. Percebo que você é autorrevisor. No entanto, também é eliminador. Eliminadores tem o estatuto de autorrevisor automaticamente. --Pixial (✉ mensagem) 00h50min de 27 de maio de 2022 (UTC)

Pixial desculpa me meter mas eliminadores não tem o estatuto de autorrevisor automaticamente Gremista.32 msg 00h54min de 27 de maio de 2022 (UTC)

@Gremista.32: Citação: Wikipédia:Autorrevisores escreveu: «A função de autorrevisão (em inglês, autopatrol) é um direito de usuário disponível aos administradores, eliminadores e aos usuários do grupo de autorrevisores que possibilita ao usuário marcar automaticamente todas as suas próprias edições como patrulhadas. Não é preciso adicionar os membros dos grupos de administradores ou de eliminadores no grupo de autorrevisores, pois o direito de usuário autopatrol é concedido automaticamente como parte dos pacotes de ferramentas aos quais têm acesso. Consequentemente, autorrevisores aprovados para estas funções podem ser removidos do grupo de autorrevisores sem qualquer prejuízo.» --Pixial (✉ mensagem) 00h56min de 27 de maio de 2022 (UTC)

Pixial ele está no grupo dos autorrevisores devido a problemas para abrir EADs Gremista.32 msg 01h01min de 27 de maio de 2022 (UTC)

Pergunta de Raimondense (10h18min de 2 de junho de 2022)[editar código-fonte]

bom dia. Tenho editado a pagina Rio Ferreira alterando a nascente do referido rio. faço isso com base em documentos de trabalhos académicos reconhecidos, cito as fontes e anexo links que direcionam para a informação. por outro lado o usuário FreamundeZ afirma uma outra coisa, que não prova, Referindo a nascente de Freamunde como "a principal" (uma classificação qualitativa ) sem nenhuma prova que o sustente. Peço ajuda para que se possa chegar uma solução duradoura e torne a informação fidedigna. obrigado. --Raimondense (discussão) 10h18min de 2 de junho de 2022 (UTC)

Pergunta de Janayne lima (17h34min de 2 de junho de 2022)[editar código-fonte]

Quero escrever minha biografia --Janayne lima (discussão) 17h34min de 2 de junho de 2022 (UTC)

Pergunta de Janayne lima (19h03min de 2 de junho de 2022)[editar código-fonte]

Boa tarde Janayne queria muito além de contribuir, obter minha biografia, como posso esta fazendo --Janayne lima (discussão) 19h03min de 2 de junho de 2022 (UTC)

Olá amiga @Janayne lima:, não sou o amigo Kacamata, faz algum tempo desde a ultima contribuição do amigo, espero que minha resposta lhe dê uma direção.
Em referencia a sua pergunta, você não pode criar um artigo para si mesma, isso se chama autobiografia e temos regras por aqui. Por favor, não faça um artigo assim.
Se você é reconhecida na mídia, deixe que outra pessoa o faça. Fique a vontade para contribuir nos diversos artigos presentes na Wikipédia, e caso tenha alguma dúvida, pergunte. Elder Nauvirth (discussão) 01h05min de 3 de junho de 2022 (UTC)

Pergunta de Cleide Cintra (01h02min de 3 de junho de 2022)[editar código-fonte]

Quero cadastrar a minha biografia --Cleide Cintra (discussão) 01h02min de 3 de junho de 2022 (UTC)

Olá amiga @Cleide Cintra:, não sou o amigo Kacamata, faz algum tempo desde a ultima contribuição do amigo, espero que minha resposta lhe dê uma direção.
Em referencia a sua pergunta, você não pode criar um artigo para si mesma, isso se chama autobiografia e temos regras por aqui. Por favor, não faça um artigo assim. Você pode colaborar editando os diversos artigos já existentes, e caso tiver alguma dúvida, pergunte. Elder Nauvirth (discussão) 01h06min de 3 de junho de 2022 (UTC)
ok e quem pode criar a minha autobiografia? 201.92.34.68 (discussão) 01h11min de 4 de junho de 2022 (UTC)
Se você é uma pessoa conhecida na mídia e tem material na internet que seja suficiente para ter um artigo na Wikipédia, qualquer outra pessoa pode vir e fazer.
Se outra pessoa faz não é autobiografia, é apenas uma biografia.
Autobiografia é o ato de você mesma criar o artigo para si, se outra pessoa faz não é autobiografia a partir do momento de sua criação. Elder Nauvirth (discussão) 01h39min de 4 de junho de 2022 (UTC)

Pergunta de Válter Guerreiro Martins (21h08min de 27 de junho de 2022)[editar código-fonte]

Olá mentor como eu posso criar a minha pagina de wikipedia? obrigada --Válter Guerreiro Martins (discussão) 21h08min de 27 de junho de 2022 (UTC)

Pergunta de Zinho48 (18h33min de 5 de julho de 2022)[editar código-fonte]

Nice to see you --Zinho48 (discussão) 18h33min de 5 de julho de 2022 (UTC)

Pergunta de Pedrovsquy (14h24min de 8 de julho de 2022)[editar código-fonte]

Ola Posso associar esta conta a uma conta do Google my business da minha empresa? --Pedrovsquy (discussão) 14h24min de 8 de julho de 2022 (UTC)

@Pedrovsquy Desculpe, mas não entendi muito bem a sua pergunta. Kacamata! Hit me!!! 21h40min de 22 de setembro de 2022 (UTC)

Pergunta de Daniel Avalloni de Camargo Barros (19h12min de 18 de julho de 2022)[editar código-fonte]

Olá! Eu gostaria de mudar meu nome de cadastro para Daniel de Camargo Barros. Como faço? Obrigado. --Daniel Avalloni de Camargo Barros (discussão) 19h12min de 18 de julho de 2022 (UTC)

Olá, @Daniel Avalloni de Camargo Barros Você pode ir até WP:RC e seguir as instruções que lá estão. Kacamata! Hit me!!! 21h39min de 22 de setembro de 2022 (UTC)

Nome impróprio[editar código-fonte]

Olá Kacamata. Por curiosidade, qual o problema com o nome Conversa_do_vento? Cumprimentos. Rui Gabriel Correia (discussão) 12h54min de 21 de julho de 2022 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Albertoleoncio[editar código-fonte]

Preciso de ajuda para entender[editar código-fonte]

Boa tarde Kacamata, hoje fiz minha primeira publicação no Wikipedia, sobre um trader chamado Igor Rodrigues, porém essa página já foi excluída. Pode me dizer o que devo alterar ou arrumar para isso não acontecer? Por favor! Digitalworknow (discussão) 16h38min de 19 de setembro de 2022 (UTC)

Olá! Vi que você encaminhou a exclusão da Pagina Dani Balbi por conta de não ser uma figura de importância. Dani foi a primeira professora e doutora Transexual da UFRJ e agora é candidata a deputada estadual. Ela é sim uma figura de relevância para ter sua própria página na Wikipedia assim como outros politicos brasileiros Marcus de Oliveira Calizzani (discussão) 01h45min de 20 de setembro de 2022 (UTC)

Olá @Marcus de Oliveira Calizzani. O artigo não cumpria os critérios de notoriedade da WP e por isso foi eliminado. Note que para ter artigo aqui, os biografados devem cumprir nossos critérios de notoriedade. Kacamata! Hit me!!! 16h22min de 22 de setembro de 2022 (UTC)

@Marcus de Oliveira Calizzani: Dani Balbi foi eleita. Assim, tem notoriedade para um artigo. Se for de seu interesse, sinta-se à vontade para criá-lo. RodRabelo7xe mongetá îepé 14h48min de 3 de outubro de 2022 (UTC)

Remoção da página Sujeito Coletivo de Direito[editar código-fonte]

Olá, caro editor Kacamata. Tudo bem? A página Sujeito Coletivo de Direito, que foi eliminada, foi o resultado de mais de 30 anos de pesquisa realizado por José Geraldo de Souza Júnior, renomado teórico do Direito Alternativo. O conteúdo do verbete não é, de forma alguma, inédito, pelo contrário, diversas pesquisas, as quais foram colocadas no verbete, trazem esse termo tão precioso pro Direito Achado na Rua. Hoje, iremos apresentar o verbete na sala, já que foi um trabalho conjunto de toda a turma de Pesquisa Jurídica. Peço, por favor, que coloque o verbete no ar novamente. Garanto que irei tratar de colocar nos padrões wiki. AraceAurora (discussão) 13h37min de 22 de setembro de 2022 (UTC)

Olá @AraceAurora. Como o seu artigo não cumpria as políticas da WP eu não posso restaurá-lo. O que eu poderia fazer é copiar o artigo para sua página de testes para que você possa trabalhar nele. Você deseja que eu faça isso? Kacamata! Hit me!!! 16h13min de 22 de setembro de 2022 (UTC)
Na verdade, eu já tenho o artigo na minha página de testes. Se não for pedir muito, você poderia me passar um direcionamento informando o que eu deveria estudar para melhorar aquele artigo? Não quanto ao conteúdo, mas quanto aos padrões da Wikipédia, que não ficaram muito claros para mim. AraceAurora (discussão) 16h21min de 22 de setembro de 2022 (UTC)
@AraceAurora Aqui, você encontra diversos artigos para te ajudar a melhorar suas edições. No caso específico do seu artigo, ele tinha diversos problemas. O primeiro deles é que o artigo tinha uma linguagem muito parecida com a de um trabalho acadêmico, isso porque, como você próprio (a) disse, ele é um trabalho acadêmico. Contudo, é preciso notar que a linguagem da WP é muito diferente da linguagem acadêmica. Por isso, sugiro que você leia WP:TEXTOPRONTO para entender melhor o que estou falando. Outro problema de seu artigo ser um trabalho acadêmico é que ele tinha muitas conclusões e opiniões próprias, o que é uma característica de trabalhos acadêmicos, mas não é permitido na WP. Aqui apenas reproduzimos o que dizem as fontes. Sobre isso, sugiro que você leia WP:NPI e WP:WNRC. Outra coisa, o seu artigo também carecia de verificabilidade, que é um dos pilares da WP. Quase todas as afirmações no artigo não estavam referenciadas. Sobre isso, você pode ler WP:V. Kacamata! Hit me!!! 16h36min de 22 de setembro de 2022 (UTC)

Artigo da Jhennif[editar código-fonte]

Boa noite , poderia me auxiliar em mais alguma edição no artigo ? Seria válido para mim. Desde de já agradeço Josieli hartmann zampiere (discussão) 06h33min de 25 de setembro de 2022 (UTC)

Você abriu um pedido pra eliminar meu artigo que não estava pronto[editar código-fonte]

Opa, boa noite, você abriu um pedido pra eliminar um artigo que criei agora a pouco chamado "Cristiano Vaccari"... Eu não tinha acabado de fazer ele, no entanto agora eu já terminei, se puder dar uma olhada e ver se está dentro dos padrões, sou novato por aqui. Agradeço. Hugaoow (discussão) 02h20min de 4 de outubro de 2022 (UTC)

Eliminação da Página Vitória Vintage[editar código-fonte]

Já que foi negado o pedido para pagina ser mantida e foi excluída, peço por favor que retire aquela placa com aviso de eliminação falando que apagou a página Vitória Vintage A4 Sem indicação de importância da pessoa, pois a biografa pode ver que a pagina foi removida e se sentir ofendida. Desde já agradeço! BrunoCosta08 (discussão) 03h45min de 5 de outubro de 2022 (UTC)

Porque mudou título de artigo de "O Auriga" para "The Charioteer"?[editar código-fonte]

The Charioteer Uma vez que o livro existe em brasileiro com o título O Auriga (conforme mencionado no artigo), não faz qualquer sentido mudar para o título em inglês. Por favor, reponha como estava.--AnnaBruta (discussão) 01h00min de 6 de outubro de 2022 (UTC)

Olá @AnnaBruta. A Wikipédia é lusófona e não brasileira. Portanto, quando uma obra não tem título igual no Brasil e em Portugal utilizamos o título original da obra. Nesse caso, não consegui encontrar fontes fiáveis que comprovassem que o título do livro é o mesmo no Brasil e em Portugal. Por isso, movi o artigo. Para mais informações, favor ler WP:NOME. Kacamata! Hit me!!! 01h04min de 6 de outubro de 2022 (UTC)
Em Portugal, esse livro simplesmente nunca foi traduzido (veja lista dos títulos da autora publicados em Portugal em https://catalogo.bnportugal.gov.pt/ipac20/ipac.jsp?session=JL650837286M1.24881&menu=search&aspect=subtab15&npp=20&ipp=20&spp=20&profile=bn&ri=&index=.AW&term=mary+renault&oper=AND&x=14&y=12&aspect=subtab15&index=.TW&term=&oper=AND&index=.PW&term=lisboa&oper=AND&index=.SW&term=&ultype=&uloper=%3D&ullimit=&ultype=&uloper=%3D&ullimit=&sort= Mas foi traduzido no Brasil com o título O Auriga. Não estou a ver qual o problema de que o título do artigo seja em português... Por favor, desfaça, se lhe apetecer, para a situação anterior--AnnaBruta (discussão) 19h48min de 6 de outubro de 2022 (UTC)
@AnnaBruta Não posso desfazer o que eu fiz porque existe uma convenção na Wikipédia que rege as nomenclaturas dos artigos relacionados a obras de artes, como filmes, livros, música, etc. Se eu desfizer a minha edição, estarei agindo contrário ao que diz essa convenção. No mais, o fato de o livro nunca ter sido traduzido em Portugal só reforça a necessidade de deixar o título do artigo do jeito que está. Por favor, entenda que eu apenas estou seguindo uma "regra" dessa enciclopédia. Kacamata! Hit me!!! 19h56min de 6 de outubro de 2022 (UTC)

Olá meu bom. Na imagem acima, também há falta de informações cruciais para suprir WP:URC. Passível de F1 também? Patrick discussão 15h10min de 6 de outubro de 2022 (UTC)

@Pgnm Acho que sim. Eu, a princípio, só nomeei mesmo aqueles casos mais óbvios. Quando vi que as violações dessa conta são um pouco mais graves, eu deixei de lado para olhar com mais calma quando eu tiver mais tempo. Kacamata! Hit me!!! 15h39min de 6 de outubro de 2022 (UTC)

Dúvida - Elemento Wikidata em Acesso à Informação[editar código-fonte]

Olá, @Kacamata! Não sei se aqui é o melhor lugar para tirar essa dúvida, ainda estou me ambientando por aqui. Se não for, por favor me diga que refaço em outro local :)

Vi que você adicionou um identificador de Wikidata numa página que criei recentemente, sobre Acesso à Informação. Mas o elemento Q593289, na verdade, está levando a um verbete sobre "Information Access", que é um assunto mais específico da computação e não é sinônimo. O próprio verbete, no topo, diz pra não confundir com o verbete "Access to Information", que seria o correspondente mais apropriado de "Acesso à Informação".

O Access to Information, por sua vez, redireciona para "Freedom of Information". E.... tem uma em PT chamada Liberdade de Informação (muito simples) conectada a ela. São conceitos correlatos, de fato, cheguei a menciona-lo no que fiz de Acesso à Informação. Mas este último conceito é muito mais difundido em língua portuguesa.

Resumindo:

1- O elemento não está direcionando para o verbete correto, seria mais o Q26084

2 - Talvez seja o caso de fundir as páginas em PT de Acesso à Informação\Liberdade de Informação, mas aí não sei qual é o melhor procedimento.

Obrigada! Fecampa (discussão) 23h00min de 6 de outubro de 2022 (UTC)

Olá, @Fecampa. Parece que no afã de ajudar, eu acabei cometendo um erro. Mas já foi corrigido. Eu já desvinculei o artigo do elemento no Wikidata. Se você acredita que uma fusão seria a melhor solução, você pode ou simplesmente fundir os artigos (se a fusão for incontroversa e "óbvia") ou abrir uma proposta de fusão aqui. Kacamata! Hit me!!! 16h11min de 7 de outubro de 2022 (UTC)
Entendi, vou ver o melhor encaminhamento! Obrigada ^^
Fecampa (discussão) 22h01min de 7 de outubro de 2022 (UTC)

Olá.
Vi que você tentou criar o artigo da Dabi antes, porém ela ainda não era deputada e não tinha notoriedade o suficiente para ter artigo. Eu recriei o artigo, pois agora ela cumpre os critérios. Fique a vontade para adicionar as informações que você julgar necessárias. Minerva (Discussão) 14h53min de 7 de outubro de 2022 (UTC)

Olá, @Minerva97. Na verdade, eu não tentei criar esse artigo. Foi outro editor. Isso ocorreu quando a biografada ainda não cumpria WP:N e nem WP:POLÍTICOS. Kacamata! Hit me!!! 16h13min de 7 de outubro de 2022 (UTC)
Só agora percebi que acabei clicando na página de discussão errada. Perdão. Minerva (Discussão) 19h02min de 7 de outubro de 2022 (UTC)
@Minerva97 Sem problema. Kacamata! Hit me!!! 17h33min de 8 de outubro de 2022 (UTC)

Pedido de aprovação de verificador de contas para o utilizador Érico[editar código-fonte]


Ligações Externas[editar código-fonte]

Olá Kacamata, tudo bem? Longe de mim querer entrar em uma guerra de edições por um motivo desses, porém gostaria de apresentar WP:SITEOFICIAL que atesta que as redes sociais são aceitas como ligações externas. A coluna do biografado em um notório veículo de comunicação também é recomendada. Nada que inseri está presente em WP:RESTRITAS. De todo modo sigo a disposição para chegarmos em um consenso. Te desejo um ótimo dia e uma semana de muitas contribuições.

  • Uma ligação oficial é uma ligação para um website ou outro serviço de internet, incluindo ligações para redes sociais oficiais do tema do verbete - que podem ser incluídas usando as predefinições twitter, facebook e outras - que cumpram ambos os critérios seguintes: O conteúdo da ligação é controlado pelo sujeito do artigo da Wikipédia (tanto para organizações como pessoas individuais). Lucashempa (discussão) 15h44min de 17 de outubro de 2022 (UTC)
@Lucashempa Redes sociais são aceitas, geralmente, quando o biografado não possui outro sítio oficial. O que não é o caso aqui. WP:LINK deixa claro que as ligações externas devem ser restritas ao mínimo essencial: "As ligações na secção "Ligações externas" devem ser restritas ao mínimo essencial. A falta de ligações externas ou um número pequeno de ligações não é razão para acrescentar mais ligações". Isso é exatamente para evitar uso da WP como plataforma de divulgação. Se já tem sítio oficial do biografado, para que incluir ligação para suas redes sociais e lista de artigos escritos por ele? O objetivo da WP não é divulgar trabalho de ninguém. Kacamata! Hit me!!! 15h52min de 17 de outubro de 2022 (UTC)
Perfeito colega, sua argumentação sobre as redes sociais tem peso ao se basear em (A Wikipédia não tem como objetivo documentar ou disponibilizar ligações para todas as presenças na internet de determinado sujeito, nem tão pouco oferecer aos leitores uma lista com ligações para redes sociais em que o sujeito esteja presente. Directórios detalhados são informação supérflua e colocam peso indevido naquilo que o sujeito afirma de si próprio.), inclusive, o mais breve possível, farei retificação em todos os verbetes onde inseri redes sociais como ligação externa, afim de atender de melhor forma os anseios da comunidade. Porém sigo sem compreender o motivo pelo qual a coluna do biografado não tem relevância como ligação externa, não vejo isso como divulgação, ainda mais pelo fato de ser uma coluna encerrada, a mesma tem caráter histórico. Todas minhas contribuições na Wikipédia são baseadas em preservação de fatos e nunca em publicidade. Sigo a disposição para finalizarmos essa questão. Obrigado pelos esclarecimentos. Lucashempa (discussão) 16h41min de 17 de outubro de 2022 (UTC)
Caro, @Lucashempa. Sem problemas. Não vou me opor a manutenção da lista de artigos publicados pelo biografado na Revista Trip. No mais, eu em nenhum momento quis dizer que suas contribuições tem alguma intenção publicitária. Eu usei o exemplo apenas para justificar a existência de tal política na Wikipédia. Com isso, acredito que a questão está resolvida. No mais, te desejo boas contribuições aqui na Wikipédia. Kacamata! Hit me!!! 03h02min de 1 de novembro de 2022 (UTC)

Olá, poderia me indicar onde em WP:ER consta que o artigo não pode ser nomeado para ER por "ter um histórico antigo"?

Na política não consta nenhuma restrição por conta da idade do artigo ou quem quer que tenha editado, como você comentou. Além do mais, pelo que li está completamente contemplado por WP:A4. Horcoff ✉️ 19h32min de 2 de novembro de 2022 (UTC)

Olá, @Horcoff. Eliminações rápidas existem para casos completamente incontroversos. Ou seja, casos em que a eliminação do artigo é óbvia e incontestável. A eliminação de artigos com históricos longos e com contribuição de diversos editores, principalmente, autorrevisores, geralmente não é considerada uma eliminação incontroversa. Isso porque se diversos autorrevisores (ou seja, editores com um conhecimento, pelo menos, aceitável das nossas políticas) editaram o artigo e não acharam necessário nomeará-lo para eliminação, isso normalmente significa que o artigo cumpre nossas políticas a ponto de, pelo menos, deixar esses editores experientes em dúvidas sobre uma possível eliminação. Porque, se não houvesse dúvidas, algum deles teria seguramente nomeado o artigo para a ER. Nesse caso, é evidente que a eliminação não é incontroversa e não óbvia e por isso não cabe ER. No caso, desse artigo em específico, até mesmo administradores editaram ele sem nomeá-lo para eliminação. Ou seja, fica claro que para esses editores esse artigo cumpria, pelo menos, o mínimo para ser mantido aqui. Portanto, novamente, não era caso de ER. Kacamata! Hit me!!! 20h08min de 2 de novembro de 2022 (UTC)
Obrigado pela resposta! Por mais que eu tenha entendido o motivo, ainda estranho o fato de que isso não consta nas políticas oficiais...talvez deva ser alterada e incluir isso. Porque editores com menos tempo de casa como eu vão se basear por lá, (a própria página havia sido eliminada por um eliminador que aparentemente também achou que era incontroverso), enfim, essa situação ainda parece não ser muito clara. Mas mais uma vez, agradeço a cordialidade em responder, tenho notado que nem todo mundo tem essa boa vontade por aqui.... Horcoff ✉️ 20h21min de 2 de novembro de 2022 (UTC)
@Horcoff Sim. O artigo foi eliminado, mas editores experientes também comentem erros, somos todos humanos. Talvez ele não tenha visto o histórico do artigo e tenha visto apenas o estado em que o artigo estava (poucas linhas, sem fontes, etc.) e decidido eliminá-lo. A maioria dos eliminadores e administradores ativos na Pt.WP eliminam muitos artigos por dia e podem cometer erros. No caso de ER, a "palavra mágica" é "incontroversa". ER é geralmente usado para eliminar material que obviamente não cabe na Wikipédia. ER existe para que não tenhamos que esperar 7 dias para eliminar casos óbvios de vandalismo, propaganda, artigos falsos, biografias que claramente não são notáveis, etc. Kacamata! Hit me!!! 20h28min de 2 de novembro de 2022 (UTC)
Entendi...não quero ficar estendendo muito no assunto já que o artigo já está proposto para EC agora...mas também não possível que os editores também tenham errado em fazer pequenos ajustes e não nomear para eliminação rápida?
Desculpe a insistência, é que pelo conteúdo do artigo, muito me espanta que mais ninguém tenha visto que não há declarações nenhuma de notabilidade. Abs. Horcoff ✉️ 20h35min de 2 de novembro de 2022 (UTC)
@Horcoff Sim. Eles também podem ter errado. Mas a Wikipédia funciona assim mesmo. A Wikipédia é um trabalho em progresso feito por voluntários que editam de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Um artigo pode ficar anos sem nem sequer receber uma edição. Existem inúmeros artigos, por exemplo, que estão há anos sem fontes. Tudo na Wikipédia depende justamente de que algum editor identifique uma situação (ou problema) e se disponha a empreender tempo para resolvê-la. Como nesse caso, você viu um artigo sem fontes há quase 10 anos e se disponibilizou a resolver a situação. Kacamata! Hit me!!! 20h47min de 2 de novembro de 2022 (UTC)
É, acontece. Afinal estamos todos aqui para ajudar o projeto, e é desmotivador ouvir ameaças e insinuações de ma fé....mais uma vez, muito obrigado pela cordialidade e paciência em me explicar! Horcoff ✉️ 20h52min de 2 de novembro de 2022 (UTC)

é algum tipo de perseguição?[editar código-fonte]

Kacamata, estou na tentativa de fazer upload da foto da camila samara de souza, e por várias vezes sou impedido por você. Gostaria de entender se isso é algum tipo de perseguilção, pois está parecendo, a última foto que foi feito o upload ela tem total licença e fonte, nela tem o resumo da licença herdada pelo youtube como qualquer outra foto que já foi consultada. A pergunta é QUAL É O PROBLEMA? 2804:D45:C278:D00:E873:C73E:2E98:58F3 (discussão) 03h07min de 7 de novembro de 2022 (UTC)

O problema é que a Wikipédia NÃO é plataforma de divulgação e você tem tentado usar a Wikipedia para se promover e promover outras pessoas não notórias. Criando contas e mais contas para evadir bloqueios impostos pela comunidade. Aqui é uma enciclopédia e não um meio para autopromoção. Kacamata! Hit me!!! 03h12min de 7 de novembro de 2022 (UTC)
quem é você pra dizer que a pessoa é ou não é notável? Mostrar um profissional conhecido pelo seu trabalho não é se promover, a sua definição esta equivocada, você procurou mesmo saber sobre a pessoa? a foto feita tem total credibilidade feito na TV inclusive ainda como vc pode achar que ela não e licenciada? Camilasamara (discussão) 03h16min de 7 de novembro de 2022 (UTC)

Erro de Pedido para Eliminar Página[editar código-fonte]

As regras são claras, e ao escrever o artigo, segui tudo conforme a Wikipedia preconiza. Guimedeirostr (discussão) 20h09min de 7 de novembro de 2022 (UTC)

@Guimedeirostr Favor ler WP:PROPAGANDA. A Wikipédia não é plataforma de divulgação e todos os artigos aqui presentes devem presar pela imparcialidade e neutralidade. Seu artigo era puro proselitismo político. Kacamata! Hit me!!! 20h14min de 7 de novembro de 2022 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Jorge Luiz (radialista)[editar código-fonte]

Olá, Kacamata. A página Jorge Luiz (radialista) que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • R1: Redirecionamento desnecessário. Um redirecionamento para existir precisa de afluentes e redirecionar para um artigo existente, para poder existir. ver mais info›
    • Observação do proponente: Redirect de página eliminada em EC
A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

YANGUASdiz!-fiz 18h19min de 10 de novembro de 2022 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página José Pedro Alves Salazar[editar código-fonte]

Olá, Kacamata. A página José Pedro Alves Salazar que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • R1: Redirecionamento desnecessário. Um redirecionamento para existir precisa de afluentes e redirecionar para um artigo existente, para poder existir. ver mais info›
    • Observação do proponente: Redirect de página eliminada em EC
A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

YANGUASdiz!-fiz 18h24min de 10 de novembro de 2022 (UTC)

Pergunta de Ronnypassos (20h56min de 18 de novembro de 2022)[editar código-fonte]

Juquiá/Jequiá Juquiá é uma armadilha usada para pegar camarão no Rio Comboios, localizado no município de Aracruz, norte do estado do Espírito Santo-Brasil. Ele também é utilizado com artesanato para amostra cultural e artesanal. O jequia é feito de Jussara retirada da planta do coco-naia, também pode ser feito com bambu e ubá. E também cipó para amarraras a esteira e a sangra do juquiá. A matéria-prima é retirada na Aldeia de Comboios em uma chamada de Palhal. O jequiá faz parte da pesca tradicional da nossa Aldeia, muitas famílias sobrevivem do consumo e da venda de camarões da água doce. --Ronnypassos (discussão) 20h56min de 18 de novembro de 2022 (UTC)

Porque sugeriu a eliminação desta pagina recém criada? Marcou a regra A4 - Sem indicação de importância, não leu que se trata de uma cadeia de lojas com quase 300 abertas em todo o país menor que o estado de Pernambuco? Há mais lojas Wells que cidades em Portugal. Se não conhece Portugal não opine sobre uma realidade que desconhece pois sua atitude não é nada construtiva e até vista como possível vandalismo por pretender eliminar conteúdo importante. As fontes indicadas também não são primarias pois incluem subpáginas da história da empresa e a página está a ser melhorada. Cumprimentos DiogoBaptista (discussão) 23h07min de 23 de novembro de 2022 (UTC)

Caro @DiogoBaptista. Não preciso conhecer Portugal para marcar artigos sobre Portugal para eliminação, aliás, ninguém precisa. Preciso só conhecer as regras e políticas da Wikipédia, coisa que você seguramente não conhece. A Wikipédia não é a "casa da mãe joana" ou uma plataforma aberta onde todo mundo pode criar o artigo que quiser. Isso aqui é uma enciclopédia e tem regras. Uma das nossas principais regras são nossos critérios de notoriedade, sobre os quais você deveria ter lido antes de criar esse artigo. Esse critério diz que para que um artigo seja mantido aqui, deve existir "cobertura significativa de fontes reputadas e independentes do assunto tratado", o que o artigo que você criou não tinha. Fontes primárias obviamente não são independentes. Por isso, o artigo foi nomeado para eliminação. Portanto, se você quer que o artigo seja mantido, prove a notoriedade da empresa dentro das nossas regras. Simples assim. Kacamata! Hit me!!! 23h19min de 23 de novembro de 2022 (UTC)
Algo está aqui a falhar. Para marcar artigos para eliminação com base na notoriedade e importância do tema visado, como fez, precisa sim conhecer a realidade geográfica e cultural onde ele se insere. E claramente conheço as regras de que me acusa desconhecimento. A notoriedade é claramente provada pelas informações prestadas e fontes associadas que claramente não leu, ou se leu não foi incorretamente e sem o enquadramento devido, uma cadeia com mais de 300 lojas em um país com 159 cidades pertencente ao megagrupo internacional Sonae presente em bolsa é sim objeto de notoriedade, atestada por todos os habitantes do país que claramente desconhece. Completo afirmando que o artigo encontra-se em melhoria com mais fontes não "primárias" incluídas no artigo para que assim lhe possa atestar a notoriedade que desconhece. Peço que tenha uma atitude mais construtiva e solidária colaborando na expansão e melhoria desta plataforma muitas vezes mal vista por quem tenta ajudar em vez de ordenar de imediato a destruição de trabalho que possa ser relevante.Cumprimentos DiogoBaptista (discussão) 23h59min de 23 de novembro de 2022 (UTC)
@DiogoBaptista Você diz conhecer as regras de notoriedade da Wikipedia, mas criou um artigo com duas fontes primárias e sua PDU está abarrotada de avisos de eliminações rápidas para artigos que você criou. E o pior, nem sequer quer aprender, já que nem sequer leu os links que deixei em minha resposta. Se tivesse lido, saberia que ter sei lá quantas lojas em sei lá quantas cidades não atesta notoriedade nessa enciclopédia. O que atesta são fontes fiáveis e independentes. No mais, ao criar artigos siga a nossas regras. É essa a atitude construtiva que se deve ter aqui e não sair criando artigos ruins como você vem fazendo desde que criou essa conta. Kacamata! Hit me!!! 00h39min de 24 de novembro de 2022 (UTC)

Meu artigo foi revertido[editar código-fonte]

Não tenho experiência com edições no Wikipédia. Porém, adicionei algumas informações verdadeiras e relevantes na página do C6 Bank, porém elas foram revestidas por você. Gostaria de entender o motivo para saber se vou conseguir fazer outras alterações. 201.64.156.110 (discussão) 13h12min de 30 de novembro de 2022 (UTC)

Resultado do Wikiconcurso Direitos Humanos & Meio Ambiente[editar código-fonte]

Olá, pessoal! Entre os dias 05 de outubro e 05 de dezembro, realizamos o Wikiconcurso Direitos Humanos & Meio Ambiente. Durante dois meses, a nossa comunidade de editores voluntários trouxe colaborações para a Wikipédia em português, participando da competição com edição e criação de verbetes sobre os temas do concurso.

Os editores que mais pontuaram ao longo do wikiconcurso foram anunciados na live de encerramento, realizada no dia 13/12. Confira:

O wikiconcurso foi uma colaboração entre Wiki Editoras Lx, Wikimedia Portugal e Wiki Movimento Brasil. Foram 178 artigos criados, 339 artigos editados, cerca de 440 edições aprovadas, 252 editores inscritos, 5 milhões de caracteres acrescentados e 743.884 visualizações nos artigos, durante o período do concurso. Parabéns a todas e todos que contribuíram!

Aproveito para convidar os participantes para preencherem este formulário de feedback. Queremos saber o que funcionou bem e o que pode melhorar nos nossos wikiconcursos. A sua opinião importa muito! As respostas a este formulário são anônimas e você deve levar em torno de cinco minutos para completá-lo.

Atenção: Você recebeu esta mensagem porque participou do Wikiconcurso Direitos Humanos & Meio Ambiente. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias-arroba-wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão.

FDias (WMB) (discussão) 22h49min de 13 de dezembro de 2022 (UTC)

Pedido de aprovação de Supressor para o usuário Albertoleoncio[editar código-fonte]