Wikipédia:Imagem em destaque/Novembro de 2023

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de novembro de 2023 editar

Vista do porto Monroe no outono, ao amanhecer, Chicago, Illinois, Estados Unidos. (definição 5 436 × 1 945)

Vista do porto Monroe no outono, ao amanhecer, Chicago, Illinois, Estados Unidos.
(resolução original: 5 436 × 1 945)

2 de novembro de 2023 editar

Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus) perto de Chobe Game Lodge no Parque nacional de Chobe, Botsuana. É uma ave africana da família dos rolieiros, Coraciidae. É amplamente distribuído na África Austral e Oriental. Prefere bosques abertos e savanas e, em sua maior parte, está ausente de locais sem árvores. Pousa no topo de árvores, postes ou outros pontos elevados de onde pode avistar insetos e anfíbios movendo-se pelo solo. (definição 5 010 × 3 340)

Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus) perto de Chobe Game Lodge no Parque nacional de Chobe, Botsuana. É uma ave africana da família dos rolieiros, Coraciidae. É amplamente distribuído na África Austral e Oriental. Prefere bosques abertos e savanas e, em sua maior parte, está ausente de locais sem árvores. Pousa no topo de árvores, postes ou outros pontos elevados de onde pode avistar insetos e anfíbios movendo-se pelo solo.
(resolução original: 5 010 × 3 340)

3 de novembro de 2023 editar

Mariposa-arminho-rosado (Trosia nigropunctigera), reserva da floresta nublada do monte Totumas, distrito das Terras Altas, Panamá. É um lepidóptero da família Megalopygidae nativo da região neotropical. Essas mariposas estão distribuídas pela Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guiana, Equador e Peru. (definição 3 491 × 2 328)

Mariposa-arminho-rosado (Trosia nigropunctigera), reserva da floresta nublada do monte Totumas, distrito das Terras Altas, Panamá. É um lepidóptero da família Megalopygidae nativo da região neotropical. Essas mariposas estão distribuídas pela Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Guiana, Equador e Peru.
(resolução original: 3 491 × 2 328)

4 de novembro de 2023 editar

Capela de São João Nepomuceno em Hiddingsel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 3 129 × 3 129)

Capela de São João Nepomuceno em Hiddingsel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 3 129 × 3 129)

5 de novembro de 2023 editar

Certificado de ações de 125 bolívares, emitido pela Compañía Minera El Callao em 1 de março de 1887 na Ciudad Bolívar, Venezuela. Projeto gráfico com cena de mineração subterrânea, ricamente ornamentado com brasões e monogramas da companhia. (definição 3 961 × 3 961)

Certificado de ações de 125 bolívares, emitido pela Compañía Minera El Callao em 1 de março de 1887 na Ciudad Bolívar, Venezuela. Projeto gráfico com cena de mineração subterrânea, ricamente ornamentado com brasões e monogramas da companhia.
(resolução original: 3 961 × 3 961)

6 de novembro de 2023 editar

F-35 Lightning II em voo durante o Bell Fort Worth Alliance Air Show 2018 em Fort Worth, Texas, Estados Unidos. O Lockheed Martin F-35 Lightning II é uma família americana de aeronaves de combate multifuncionais, furtivas, monoposto, monomotor e para todos os climas, destinadas a realizar missões de superioridade aérea e de ataque. Também pode fornecer guerra eletrônica e capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento. (definição 3 384 × 2 615)

F-35 Lightning II em voo durante o Bell Fort Worth Alliance Air Show 2018 em Fort Worth, Texas, Estados Unidos. O Lockheed Martin F-35 Lightning II é uma família americana de aeronaves de combate multifuncionais, furtivas, monoposto, monomotor e para todos os climas, destinadas a realizar missões de superioridade aérea e de ataque. Também pode fornecer guerra eletrônica e capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento.
(resolução original: 3 384 × 2 615)

7 de novembro de 2023 editar

Speyer, Alemanha: vista do Altpörtel (Portão Antigo) para sudeste, sobre os telhados da cidade velha, até a igreja Memorial do Protesto (Gedächtniskirche) à esquerda e a igreja de São José (centro), atrás da qual o sol se põe. O Altpörtel era o portão ocidental da cidade de Speyer. Com 55 metros de altura, é um dos portões da cidade mais altos e importantes da Alemanha. Foi mencionado pela primeira vez em um documento em 1176 e era uma das 68 torres de muros e portões nas fortificações da Cidade Imperial Livre de Speyer. (definição 7 952 × 5 304)

Speyer, Alemanha: vista do Altpörtel (Portão Antigo) para sudeste, sobre os telhados da cidade velha, até a igreja Memorial do Protesto (Gedächtniskirche) à esquerda e a igreja de São José (centro), atrás da qual o sol se põe. O Altpörtel era o portão ocidental da cidade de Speyer. Com 55 metros de altura, é um dos portões da cidade mais altos e importantes da Alemanha. Foi mencionado pela primeira vez em um documento em 1176 e era uma das 68 torres de muros e portões nas fortificações da Cidade Imperial Livre de Speyer.
(resolução original: 7 952 × 5 304)

8 de novembro de 2023 editar

Vista superior da Mesquita das 201 cúpulas, distrito de Tangail, Bangladesh. A construção da mesquita começou em 2013 e deverá ter capacidade para cerca de três mil devotos. A parede ocidental da mesquita terá a inscrição de todo o Alcorão. Além do espaço principal de culto, o complexo da mesquita abrigará um orfanato, uma casa de repouso para idosos e um hospital com tratamento gratuito. (definição 3 545 × 3 545)

Vista superior da Mesquita das 201 cúpulas, distrito de Tangail, Bangladesh. A construção da mesquita começou em 2013 e deverá ter capacidade para cerca de três mil devotos. A parede ocidental da mesquita terá a inscrição de todo o Alcorão. Além do espaço principal de culto, o complexo da mesquita abrigará um orfanato, uma casa de repouso para idosos e um hospital com tratamento gratuito.
(resolução original: 3 545 × 3 545)

9 de novembro de 2023 editar

Pessoas sentadas nos jardins das Tulherias, em frente à Roda de Paris, França. Essa roda-gigante transportável de 60 metros de altura foi originalmente instalada na Praça da Concórdia para as celebrações do milênio de 2000. Saiu de Paris em 2002 e desde então tem prestado serviços em vários outros locais ao redor do mundo. Devido ao seu design transportável, pode ser montada em 72 horas e desmontada em 60 horas por uma equipe especializada. As quarenta e duas cabines podem ser carregadas três ou seis de cada vez, e cada uma pode acomodar oito passageiros. (definição 4 117 × 2 755)

Pessoas sentadas nos jardins das Tulherias, em frente à Roda de Paris, França. Essa roda-gigante transportável de 60 metros de altura foi originalmente instalada na Praça da Concórdia para as celebrações do milênio de 2000. Saiu de Paris em 2002 e desde então tem prestado serviços em vários outros locais ao redor do mundo. Devido ao seu design transportável, pode ser montada em 72 horas e desmontada em 60 horas por uma equipe especializada. As quarenta e duas cabines podem ser carregadas três ou seis de cada vez, e cada uma pode acomodar oito passageiros.
(resolução original: 4 117 × 2 755)

10 de novembro de 2023 editar

Laetiporus sulphureus sobre uma nogueira-do-japão (Ginkgo biloba) no jardim botânico de Haren, Países Baixos. É uma espécie de cogumelo da família Polyporaceae. Espécimes jovens e suculentos deste cogumelo são comestíveis, com gosto de frango quando cozidos. Isso deu ao cogumelo o nome de “Galinha da Floresta” no mundo de língua inglesa. (definição 3 456 × 3 456)

Laetiporus sulphureus sobre uma nogueira-do-japão (Ginkgo biloba) no jardim botânico de Haren, Países Baixos. É uma espécie de cogumelo da família Polyporaceae. Espécimes jovens e suculentos deste cogumelo são comestíveis, com gosto de frango quando cozidos. Isso deu ao cogumelo o nome de “Galinha da Floresta” no mundo de língua inglesa.
(resolução original: 3 456 × 3 456)

11 de novembro de 2023 editar

Ícone de Santo Estêvão Uresis III, mosteiro de Jasenovac, Croácia. Estêvão Uresis III Dechani foi rei da Sérvia de 1321 a 8 de setembro de 1331. Recebeu seu nome do grande mosteiro de Dechani que construiu em Kosovo. Em 1331, foi deposto por seu filho Estêvão Úresis e logo morreu em circunstâncias misteriosas. Em 1339 foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Sérvia. (definição 2 148 × 2 148)

Ícone de Santo Estêvão Uresis III, mosteiro de Jasenovac, Croácia. Estêvão Uresis III Dechani foi rei da Sérvia de 1321 a 8 de setembro de 1331. Recebeu seu nome do grande mosteiro de Dechani que construiu em Kosovo. Em 1331, foi deposto por seu filho Estêvão Úresis e logo morreu em circunstâncias misteriosas. Em 1339 foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Sérvia.
(resolução original: 2 148 × 2 148)

12 de novembro de 2023 editar

Farol de Cape May, Cape May, Nova Jersey, ao pôr do sol. O farol foi construído em 1859, automatizado em 1946 e incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 12 de novembro de 1973. O farol é o terceiro totalmente documentado a ser construído em Cape May Point. O primeiro foi construído em 1823 e o segundo em 1847. As localizações exatas dos dois primeiros faróis estão agora submersas devido à erosão. (definição 5 700 × 3 800)

Farol de Cape May, Cape May, Nova Jersey, ao pôr do sol. O farol foi construído em 1859, automatizado em 1946 e incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 12 de novembro de 1973. O farol é o terceiro totalmente documentado a ser construído em Cape May Point. O primeiro foi construído em 1823 e o segundo em 1847. As localizações exatas dos dois primeiros faróis estão agora submersas devido à erosão.
(resolução original: 5 700 × 3 800)

13 de novembro de 2023 editar

Escultura de pedra do século X do deus hindu Vixnu no templo Sheshnarayan em Pharphing, perto de Catmandu, Nepal. Vixnu é uma das principais deidades do hinduísmo. Ele é o ser supremo dentro do vixenuísmo, uma das principais tradições do hinduísmo contemporâneo. Vixnu é conhecido como O Preservador na trimúrti, a tripla deidade da divindade suprema que inclui Brama e Xiva. Sempre que o mundo está ameaçado pelo mal, pelo caos e por forças destrutivas, Vixnu desce na forma de um avatar (encarnação) para restaurar a ordem cósmica e proteger o darma. (definição 4 563 × 3 628)

Escultura de pedra do século X do deus hindu Vixnu no templo Sheshnarayan em Pharphing, perto de Catmandu, Nepal. Vixnu é uma das principais deidades do hinduísmo. Ele é o ser supremo dentro do vixenuísmo, uma das principais tradições do hinduísmo contemporâneo. Vixnu é conhecido como O Preservador na trimúrti, a tripla deidade da divindade suprema que inclui Brama e Xiva. Sempre que o mundo está ameaçado pelo mal, pelo caos e por forças destrutivas, Vixnu desce na forma de um avatar (encarnação) para restaurar a ordem cósmica e proteger o darma.
(resolução original: 4 563 × 3 628)

14 de novembro de 2023 editar

Euthrix potatoria em Pärnu, Estônia. Essa mariposa acabou de sair da pupa e abriu suas asas. Este é um caso raro em que a mariposa fêmea tem a cor do macho. A sua área de distribuição estende-se por toda a Europa, excluindo o extremo norte e o Mediterrâneo, e estende-se para leste até ao Japão. As fêmeas põem seus ovos individualmente ou em cachos nas gramíneas. As lagartas também são noturnas, mas também ficam no topo da grama durante o dia. Consomem regularmente gotas de água, por isso estas mariposas também são chamadas de bebedoras. (definição 3 419 × 3 419)

Euthrix potatoria em Pärnu, Estônia. Essa mariposa acabou de sair da pupa e abriu suas asas. Este é um caso raro em que a mariposa fêmea tem a cor do macho. A sua área de distribuição estende-se por toda a Europa, excluindo o extremo norte e o Mediterrâneo, e estende-se para leste até ao Japão. As fêmeas põem seus ovos individualmente ou em cachos nas gramíneas. As lagartas também são noturnas, mas também ficam no topo da grama durante o dia. Consomem regularmente gotas de água, por isso estas mariposas também são chamadas de bebedoras.
(resolução original: 3 419 × 3 419)

15 de novembro de 2023 editar

Hercegovačka Gračanica é um mosteiro ortodoxo sérvio localizado na histórica colina Crkvina, sobre a cidade de Trebinje, na Bósnia e Herzegovina. O mosteiro, dedicado à Virgem Maria e concluído em 2000, é na maioria uma cópia do mosteiro de Gračanica em Kosovo. (definição 4 084 × 3 391)

Hercegovačka Gračanica é um mosteiro ortodoxo sérvio localizado na histórica colina Crkvina, sobre a cidade de Trebinje, na Bósnia e Herzegovina. O mosteiro, dedicado à Virgem Maria e concluído em 2000, é na maioria uma cópia do mosteiro de Gračanica em Kosovo.
(resolução original: 4 084 × 3 391)

16 de novembro de 2023 editar

Árvore solitária em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 367 × 4 480)

Árvore solitária em Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 367 × 4 480)

17 de novembro de 2023 editar

Vitral do século XVIII representando Santa Isabel da Hungria. Museu da cidade de Liubliana, Liubliana, Eslovênia. Santa Isabel foi uma princesa do Reino da Hungria e landgravina da Turíngia na Alemanha. Isabel casou-se aos 14 anos e ficou viúva aos 20. Após a morte do marido, ela recuperou o dote, usando o dinheiro para construir um hospital onde ela mesma atendia os enfermos. Tornou-se um símbolo da caridade cristã após a sua morte, aos 24 anos, canonizada em 25 de maio de 1235. É venerada como santa pela Igreja Católica. Foi um dos primeiros membros da Ordem Franciscana Secular e hoje é homenageada como sua padroeira. (definição 3 146 × 3 146)

Vitral do século XVIII representando Santa Isabel da Hungria. Museu da cidade de Liubliana, Liubliana, Eslovênia. Santa Isabel foi uma princesa do Reino da Hungria e landgravina da Turíngia na Alemanha. Isabel casou-se aos 14 anos e ficou viúva aos 20. Após a morte do marido, ela recuperou o dote, usando o dinheiro para construir um hospital onde ela mesma atendia os enfermos. Tornou-se um símbolo da caridade cristã após a sua morte, aos 24 anos, canonizada em 25 de maio de 1235. É venerada como santa pela Igreja Católica. Foi um dos primeiros membros da Ordem Franciscana Secular e hoje é homenageada como sua padroeira.
(resolução original: 3 146 × 3 146)

18 de novembro de 2023 editar

Daedalea quercina na reserva natural De Famberhorst, De Fryske Marren, província da Frísia, Países Baixos. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 21 imagens. Daedalea quercina é uma espécie de cogumelo da ordem Polyporales. Cresce frequentemente no carvalho do gênero Quercus, sobre o qual, causa a podridão parda. É encontrado na Europa, Ásia, Norte da África e Australásia. Embora não seja comestível, pode ser usado como pente natural, empregado para escovar cavalos com pele macia e tem sido objeto de pesquisas químicas. (definição 4 784 × 2 691)

Daedalea quercina na reserva natural De Famberhorst, De Fryske Marren, província da Frísia, Países Baixos. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 21 imagens. Daedalea quercina é uma espécie de cogumelo da ordem Polyporales. Cresce frequentemente no carvalho do gênero Quercus, sobre o qual, causa a podridão parda. É encontrado na Europa, Ásia, Norte da África e Australásia. Embora não seja comestível, pode ser usado como pente natural, empregado para escovar cavalos com pele macia e tem sido objeto de pesquisas químicas.
(resolução original: 4 784 × 2 691)

19 de novembro de 2023 editar

Representação do rei Ramsés II em seu carro de guerra durante a Batalha de Cades contra o Império Hitita (século XIII a.C.). Baixo-relevo do Grande Templo de Abu Simbel, Egito. A Batalha de Cades é a primeira batalha documentada por fontes antigas, textos e imagens gravadas nas paredes dos templos egípcios por ordem de Ramsés II. É também a maior batalha de carros de guerra registrada. Devido à precisão das fontes egípcias, embora sua confiabilidade seja debatida, tornou-se objeto de estudo de muitos amadores, pesquisadores especializados em ciências militares e historiadores. (definição 8 234 × 4 787)

Representação do rei Ramsés II em seu carro de guerra durante a Batalha de Cades contra o Império Hitita (século XIII a.C.). Baixo-relevo do Grande Templo de Abu Simbel, Egito. A Batalha de Cades é a primeira batalha documentada por fontes antigas, textos e imagens gravadas nas paredes dos templos egípcios por ordem de Ramsés II. É também a maior batalha de carros de guerra registrada. Devido à precisão das fontes egípcias, embora sua confiabilidade seja debatida, tornou-se objeto de estudo de muitos amadores, pesquisadores especializados em ciências militares e historiadores.
(resolução original: 8 234 × 4 787)

20 de novembro de 2023 editar

Crianças brincando entre panos coloridos estendidos para secar após o tingimento, Bangladesh. (definição 5 184 × 3 456)

Crianças brincando entre panos coloridos estendidos para secar após o tingimento, Bangladesh.
(resolução original: 5 184 × 3 456)

21 de novembro de 2023 editar

Crianças da tribo Banna, na Etiópia, com pintura corporal tradicional, brincando com pernas de pau. O povo Banna é um grupo étnico omótico da Etiópia que habita o vale do Baixo Omo, principalmente entre os rios Weyto e Omo. Eles vivem em uma área entre as cidades de Gazer e Dimeka. Segundo o censo de 2007, eles somam cerca de 47 mil indivíduos, que se dedicam principalmente à agricultura e a complementam com pastorícia, caça e coleta. São maioritariamente muçulmanos, no entanto, vários milhares são cristãos, com o seu próprio rei. (definição 5 232 × 3 488)

Crianças da tribo Banna, na Etiópia, com pintura corporal tradicional, brincando com pernas de pau. O povo Banna é um grupo étnico omótico da Etiópia que habita o vale do Baixo Omo, principalmente entre os rios Weyto e Omo. Eles vivem em uma área entre as cidades de Gazer e Dimeka. Segundo o censo de 2007, eles somam cerca de 47 mil indivíduos, que se dedicam principalmente à agricultura e a complementam com pastorícia, caça e coleta. São maioritariamente muçulmanos, no entanto, vários milhares são cristãos, com o seu próprio rei.
(resolução original: 5 232 × 3 488)

22 de novembro de 2023 editar

Retrato presidencial oficial póstumo do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, criado em 1970 pelo pintor Aaron Shikler. O retrato oficial de John F. Kennedy está com outros retratos de ex-presidentes no Cross Hall da Casa Branca. (definição 2 029 × 2 029)

Retrato presidencial oficial póstumo do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, criado em 1970 pelo pintor Aaron Shikler. O retrato oficial de John F. Kennedy está com outros retratos de ex-presidentes no Cross Hall da Casa Branca.
(resolução original: 2 029 × 2 029)

23 de novembro de 2023 editar

Vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, observada do Parque da Cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil. A denominação Rio de Janeiro baseia-se num erro cometido pelo navegador português Gaspar de Lemos, que descobriu a baía em 1 de janeiro de 1502 e pensou tratar-se da foz de um grande rio. De 1815 a 1821, o Rio de Janeiro foi a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e após a independência do Brasil, de 1822 a 1960, a capital do país. Em seguida, transferiu essa função para Brasília, mas continua sendo o centro comercial e financeiro mais importante do país depois de São Paulo. (definição 3 000 × 1 370)

Vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, observada do Parque da Cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil. A denominação Rio de Janeiro baseia-se num erro cometido pelo navegador português Gaspar de Lemos, que descobriu a baía em 1 de janeiro de 1502 e pensou tratar-se da foz de um grande rio. De 1815 a 1821, o Rio de Janeiro foi a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e após a independência do Brasil, de 1822 a 1960, a capital do país. Em seguida, transferiu essa função para Brasília, mas continua sendo o centro comercial e financeiro mais importante do país depois de São Paulo.
(resolução original: 3 000 × 1 370)

24 de novembro de 2023 editar

Edifício Price à noite, um arranha-céu de 18 andares (originalmente 16) na cidade de Quebec, Canadá. Construído em 1928–1930, é o edifício mais alto do coração histórico da cidade, bem como um dos arranha-céus mais antigos do Canadá. Em 2001, tornou-se o local da residência oficial do Primeiro-ministro do Quebec, que ocupa dois dos andares superiores. (definição 4 524 × 2 940)

Edifício Price à noite, um arranha-céu de 18 andares (originalmente 16) na cidade de Quebec, Canadá. Construído em 1928–1930, é o edifício mais alto do coração histórico da cidade, bem como um dos arranha-céus mais antigos do Canadá. Em 2001, tornou-se o local da residência oficial do Primeiro-ministro do Quebec, que ocupa dois dos andares superiores.
(resolução original: 4 524 × 2 940)

25 de novembro de 2023 editar

Beco do rio Drava, no centro da cidade de Maribor, Eslovênia. Maribor é a segunda maior cidade eslovena. É a capital informal da Baixa Estíria e considerada o centro econômico, financeiro, administrativo, educacional, cultural, de saúde, comercial e turístico de todo o nordeste da Eslovênia. Em 2000, foi a Cidade Alpina do Ano, em 2012 a Capital Europeia da Cultura e Cidade Europeia do Rafting, e em 2013 a Capital Europeia da Juventude. (definição 4 016 × 4 016)

Beco do rio Drava, no centro da cidade de Maribor, Eslovênia. Maribor é a segunda maior cidade eslovena. É a capital informal da Baixa Estíria e considerada o centro econômico, financeiro, administrativo, educacional, cultural, de saúde, comercial e turístico de todo o nordeste da Eslovênia. Em 2000, foi a Cidade Alpina do Ano, em 2012 a Capital Europeia da Cultura e Cidade Europeia do Rafting, e em 2013 a Capital Europeia da Juventude.
(resolução original: 4 016 × 4 016)

26 de novembro de 2023 editar

Pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) nas ilhas Shetland do Sul. O pinguim-de-adélia é um membro de tamanho médio da família dos pinguins. O comprimento do corpo geralmente não ultrapassa 70 cm. O macho tem a mesma coloração da fêmea, mas geralmente é mais alto. A coloração geral é simples, uniformemente preto e branco, uma característica específica é a borda branca em forma de anel ao redor de ambos os olhos. Mais de 90% da sua alimentação é krill, mas também caçam peixes, mais raramente cefalópodes. Seu corpo está adaptado para mergulhar e nadar debaixo d'água. Pode mergulhar até 200 metros de profundidade e nadar a uma velocidade de 20 km/h. (definição 3 934 × 2 213)

Pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) nas ilhas Shetland do Sul. O pinguim-de-adélia é um membro de tamanho médio da família dos pinguins. O comprimento do corpo geralmente não ultrapassa 70 cm. O macho tem a mesma coloração da fêmea, mas geralmente é mais alto. A coloração geral é simples, uniformemente preto e branco, uma característica específica é a borda branca em forma de anel ao redor de ambos os olhos. Mais de 90% da sua alimentação é krill, mas também caçam peixes, mais raramente cefalópodes. Seu corpo está adaptado para mergulhar e nadar debaixo d'água. Pode mergulhar até 200 metros de profundidade e nadar a uma velocidade de 20 km/h.
(resolução original: 3 934 × 2 213)

27 de novembro de 2023 editar

Vista aérea do templo de Kantanagar, um templo hindu do final da Idade Média no distrito de Dinajpur, Bangladesh. Este templo é dedicado a Krishna e sua esposa Rukmini. Construído pelo Marajá Pran Nath, sua construção começou em 1704 e terminou no reinado de seu filho, Rajá Ramnath, em 1722. É um exemplo de arquitetura de terracota em Bangladesh e já teve nove torres, mas todas foram destruídas em um sismo que ocorreu em 1897. (definição 3 887 × 2 591)

Vista aérea do templo de Kantanagar, um templo hindu do final da Idade Média no distrito de Dinajpur, Bangladesh. Este templo é dedicado a Krishna e sua esposa Rukmini. Construído pelo Marajá Pran Nath, sua construção começou em 1704 e terminou no reinado de seu filho, Rajá Ramnath, em 1722. É um exemplo de arquitetura de terracota em Bangladesh e já teve nove torres, mas todas foram destruídas em um sismo que ocorreu em 1897.
(resolução original: 3 887 × 2 591)

28 de novembro de 2023 editar

O Salão dos Cidadãos (Bürgersaal) é um edifício histórico em Munique, Alemanha. Também conhecido como igreja do Salão dos Cidadãos (Bürgersaalkirche) desde a consagração do altar-mor em 13 de maio de 1778, é o salão de orações e reuniões da Congregação dos Homens Marianos “Anunciação da Virgem Maria no Salão dos Cidadãos em Munique”. Foi construído em 1709/1710 segundo planos de Giovanni Antonio Viscardi. O salão é usado como igreja desde 1778. (definição 4 672 × 2 764)

O Salão dos Cidadãos (Bürgersaal) é um edifício histórico em Munique, Alemanha. Também conhecido como igreja do Salão dos Cidadãos (Bürgersaalkirche) desde a consagração do altar-mor em 13 de maio de 1778, é o salão de orações e reuniões da Congregação dos Homens Marianos “Anunciação da Virgem Maria no Salão dos Cidadãos em Munique”. Foi construído em 1709/1710 segundo planos de Giovanni Antonio Viscardi. O salão é usado como igreja desde 1778.
(resolução original: 4 672 × 2 764)

29 de novembro de 2023 editar

Os Embaixadores (1533), quadro de Hans Holbein, o Jovem (1497–1543), com os retratos de Jean de Dinteville, embaixador da França na corte de Henrique VIII da Inglaterra, e de Georges de Selve, bispo de Lavaur. A pintura é famosa por incluir, no primeiro plano inferior, o anamorfismo de um crânio humano que se torna visível em um ângulo muito raso, do canto inferior direito ao canto inferior esquerdo. (definição 30 000 × 29 560)

Os Embaixadores (1533), quadro de Hans Holbein, o Jovem (1497–1543), com os retratos de Jean de Dinteville, embaixador da França na corte de Henrique VIII da Inglaterra, e de Georges de Selve, bispo de Lavaur. A pintura é famosa por incluir, no primeiro plano inferior, o anamorfismo de um crânio humano que se torna visível em um ângulo muito raso, do canto inferior direito ao canto inferior esquerdo.
(resolução original: 30 000 × 29 560)

30 de novembro de 2023 editar

Mosaico de fotografias do hemisfério ocidental, projetadas em uma esfera e processadas. Com base em dados de múltiplas missões de satélite (nem todos coletados ao mesmo tempo), uma equipe de cientistas e artistas gráficos da NASA criou camadas de dados globais para tudo, desde a superfície terrestre até o gelo marinho polar, até a luz refletida pela clorofila nos bilhões de plantas microscópicas que crescem no oceano. Eles envolveram essas camadas em torno de um globo, colocaram-no contra um fundo preto e simularam a borda nebulosa da atmosfera da Terra que aparece na fotografia da Terra feita por astronautas. (definição 3 718 × 3 718)

Mosaico de fotografias do hemisfério ocidental, projetadas em uma esfera e processadas. Com base em dados de múltiplas missões de satélite (nem todos coletados ao mesmo tempo), uma equipe de cientistas e artistas gráficos da NASA criou camadas de dados globais para tudo, desde a superfície terrestre até o gelo marinho polar, até a luz refletida pela clorofila nos bilhões de plantas microscópicas que crescem no oceano. Eles envolveram essas camadas em torno de um globo, colocaram-no contra um fundo preto e simularam a borda nebulosa da atmosfera da Terra que aparece na fotografia da Terra feita por astronautas.
(resolução original: 3 718 × 3 718)