Wikipédia:Imagem em destaque/Junho de 2023

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de junho de 2023 editar

Vista aérea das cataratas de Vitória pertencentes ao rio Zambeze, no sul da África, que fornece habitat para várias espécies únicas de plantas e animais. Está localizada na fronteira entre Zâmbia (esquerda) e Zimbábue (direita). As cataratas de Vitória são a maior cortina de água em queda do mundo ao combinar uma largura de 1 708 m e uma altura de 108 m. Desde meados do século XX, o local tem sido uma fonte cada vez mais importante de turismo. A Zâmbia e o Zimbábue possuem parques nacionais e infraestrutura turística no local. (definição 4 203 × 4 203)

Vista aérea das cataratas de Vitória pertencentes ao rio Zambeze, no sul da África, que fornece habitat para várias espécies únicas de plantas e animais. Está localizada na fronteira entre Zâmbia (esquerda) e Zimbábue (direita). As cataratas de Vitória são a maior cortina de água em queda do mundo ao combinar uma largura de 1 708 m e uma altura de 108 m. Desde meados do século XX, o local tem sido uma fonte cada vez mais importante de turismo. A Zâmbia e o Zimbábue possuem parques nacionais e infraestrutura turística no local.
(resolução original: 4 203 × 4 203)

2 de junho de 2023 editar

Escadas para o campanário da igreja de São Vítor, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Fundada em 780, São Vítor é a igreja mais antiga de Dülmen. Está localizada no centro da cidade e é a única dentro das antigas muralhas da cidade. O edifício da igreja ganhou sua forma atual por volta de 1500, no entanto, foi repetidamente destruído, reconstruído, reformado ou remodelado, mas sempre orientado para o leste, o local do nascer do sol. (definição 3 122 × 3 122)

Escadas para o campanário da igreja de São Vítor, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Fundada em 780, São Vítor é a igreja mais antiga de Dülmen. Está localizada no centro da cidade e é a única dentro das antigas muralhas da cidade. O edifício da igreja ganhou sua forma atual por volta de 1500, no entanto, foi repetidamente destruído, reconstruído, reformado ou remodelado, mas sempre orientado para o leste, o local do nascer do sol.
(resolução original: 3 122 × 3 122)

3 de junho de 2023 editar

Feixe vascular anficrival de um rizoma de samambaia (Pteridium aquilinum). As células grandes, com paredes de glóbulos vermelhos, são traqueídes. Eles servem no transporte de água. Ao redor do xilema existem células do parênquima xilemático e células do floema. Uma única camada de fileira de células pequenas (com conteúdo vermelho) localizada circunferencialmente é a endoderme. No parênquima existem amiloplastos que armazenam grânulos de amido. (definição 5 184 × 3 456)

Feixe vascular anficrival de um rizoma de samambaia (Pteridium aquilinum). As células grandes, com paredes de glóbulos vermelhos, são traqueídes. Eles servem no transporte de água. Ao redor do xilema existem células do parênquima xilemático e células do floema. Uma única camada de fileira de células pequenas (com conteúdo vermelho) localizada circunferencialmente é a endoderme. No parênquima existem amiloplastos que armazenam grânulos de amido.
(resolução original: 5 184 × 3 456)

4 de junho de 2023 editar

Chevrolet sedã de 1950 na avenida Malecón, Havana, Cuba. Malecón (oficialmente Avenida Maceo) é um amplo passeio, estrada e quebra-mar que se estende por 8 km ao longo da costa, da foz do porto de Havana em Havana Velha, ao longo do lado norte do bairro Centro Habana e do bairro Vedado, terminando na foz do rio Almendares. Novos negócios estão surgindo no passeio devido às reformas econômicas em Cuba que agora permitem que os cubanos tenham negócios privados. A construção da Malecón começou em 1901, durante o regime militar temporário dos Estados Unidos. O principal objetivo de sua construção era proteger Havana do mar. (definição 4 719 × 3 066)

Chevrolet sedã de 1950 na avenida Malecón, Havana, Cuba. Malecón (oficialmente Avenida Maceo) é um amplo passeio, estrada e quebra-mar que se estende por 8 km ao longo da costa, da foz do porto de Havana em Havana Velha, ao longo do lado norte do bairro Centro Habana e do bairro Vedado, terminando na foz do rio Almendares. Novos negócios estão surgindo no passeio devido às reformas econômicas em Cuba que agora permitem que os cubanos tenham negócios privados. A construção da Malecón começou em 1901, durante o regime militar temporário dos Estados Unidos. O principal objetivo de sua construção era proteger Havana do mar.
(resolução original: 4 719 × 3 066)

5 de junho de 2023 editar

Imagem de radar meteorológico de um tornado perto de La Grange, Wyoming, tirada como parte do projeto VORTEX2. A imagem à esquerda mostra a força do vento, em azul, o vento soprando em direção ao radar e em amarelo/vermelho, o vento soprando para longe. Os pontos vermelhos visíveis no fundo azul são artefatos causados ​​pelo vento soprando mais rápido que o limite de detecção do radar (aliasing). A imagem de reflexão à direita mostra a principal nuvem da tempestade, bem como o eco em cadeia do próprio tornado. Ao final da animação, vemos o próprio tornado na forma de um anel marrom. (definição 1 828 × 1 093)

Imagem de radar meteorológico de um tornado perto de La Grange, Wyoming, tirada como parte do projeto VORTEX2. A imagem à esquerda mostra a força do vento, em azul, o vento soprando em direção ao radar e em amarelo/vermelho, o vento soprando para longe. Os pontos vermelhos visíveis no fundo azul são artefatos causados ​​pelo vento soprando mais rápido que o limite de detecção do radar (aliasing). A imagem de reflexão à direita mostra a principal nuvem da tempestade, bem como o eco em cadeia do próprio tornado. Ao final da animação, vemos o próprio tornado na forma de um anel marrom.
(resolução original: 1 828 × 1 093)

6 de junho de 2023 editar

Este é provavelmente o mapa mais importante da África produzido no século XVIII. Em grande parte baseado no mapa anterior de D'Anville, este mapa foi ampliado e expandido por Samuel Boulton. Retrata o continente na íntegra com inserções da Costa do Ouro (ou Costa do Marfim ou Guiné). Este mapa é único por ser uma tentativa séria de compilar todo o conhecimento científico preciso do continente africano disponível na época. (definição 5 988 × 5 025)

Este é provavelmente o mapa mais importante da África produzido no século XVIII. Em grande parte baseado no mapa anterior de D'Anville, este mapa foi ampliado e expandido por Samuel Boulton. Retrata o continente na íntegra com inserções da Costa do Ouro (ou Costa do Marfim ou Guiné). Este mapa é único por ser uma tentativa séria de compilar todo o conhecimento científico preciso do continente africano disponível na época.
(resolução original: 5 988 × 5 025)

7 de junho de 2023 editar

Floresta de cacto-gigante-mexicano (Pachycereus pringlei) no deserto de Sonora, Sonora. É uma espécie de cacto grande nativa do noroeste do México. Uma relação simbiótica com colônias de bactérias e fungos, em suas raízes, permite que o cacto-gigante-mexicano cresça em rocha nua, mesmo onde não há solo disponível; o cacto tem a distinção de ser litofítico conforme necessário. As colônias bacterianas da raiz podem fixar o nitrogênio do ar e quebrar a rocha para expor fontes ocultas de nutrientes. O cacto evoluiu até mesmo para manter essa bactéria simbiótica dentro de suas sementes, servindo para se beneficiar ao incorporá-la como parte de sua própria biologia física. (definição 6 720 × 4 480)

Floresta de cacto-gigante-mexicano (Pachycereus pringlei) no deserto de Sonora, Sonora. É uma espécie de cacto grande nativa do noroeste do México. Uma relação simbiótica com colônias de bactérias e fungos, em suas raízes, permite que o cacto-gigante-mexicano cresça em rocha nua, mesmo onde não há solo disponível; o cacto tem a distinção de ser litofítico conforme necessário. As colônias bacterianas da raiz podem fixar o nitrogênio do ar e quebrar a rocha para expor fontes ocultas de nutrientes. O cacto evoluiu até mesmo para manter essa bactéria simbiótica dentro de suas sementes, servindo para se beneficiar ao incorporá-la como parte de sua própria biologia física.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

8 de junho de 2023 editar

Vista do lago Santa Maria, localizado ao norte do Passo do Lukmanier nos Alpes suíços. Encontra-se quase inteiramente no município de Medel (cantão dos Grisões). O lago artificial tem uma área de superfície de 1,77 km². A represa em arco de Santa Maria, que fica ao norte do lago, foi concluída em 1968. A estrada principal do Passo do Lukmanier corre ao longo da margem leste do lago. O lago fica a 1 908 metros acima do nível do mar e é cercado por montanhas de mais de 3 000 metros de ambos os lados. (definição 5 184 × 3 456)

Vista do lago Santa Maria, localizado ao norte do Passo do Lukmanier nos Alpes suíços. Encontra-se quase inteiramente no município de Medel (cantão dos Grisões). O lago artificial tem uma área de superfície de 1,77 km². A represa em arco de Santa Maria, que fica ao norte do lago, foi concluída em 1968. A estrada principal do Passo do Lukmanier corre ao longo da margem leste do lago. O lago fica a 1 908 metros acima do nível do mar e é cercado por montanhas de mais de 3 000 metros de ambos os lados.
(resolução original: 5 184 × 3 456)

9 de junho de 2023 editar

Torres defensivas dos inguches que datam dos séculos XV-XVII. Estão localizadas na reserva natural de Erzi, no norte da cordilheira do Cáucaso. As torres inguches são monumentos únicos da arquitetura medieval inguche. São monumentais estruturas de pedra, residenciais, defensivas e de observação nas regiões de Sunzhensky e, principalmente, de Dzheirakhsky na República da Inguchétia. A construção das torres originou-se na Antiguidade e está associada aos restos de habitações ciclópicas megalíticas encontradas no território das antigas aldeias inguches. (definição 6 000 × 4 000)

Torres defensivas dos inguches que datam dos séculos XV-XVII. Estão localizadas na reserva natural de Erzi, no norte da cordilheira do Cáucaso. As torres inguches são monumentos únicos da arquitetura medieval inguche. São monumentais estruturas de pedra, residenciais, defensivas e de observação nas regiões de Sunzhensky e, principalmente, de Dzheirakhsky na República da Inguchétia. A construção das torres originou-se na Antiguidade e está associada aos restos de habitações ciclópicas megalíticas encontradas no território das antigas aldeias inguches.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

10 de junho de 2023 editar

Nota de 50 000 marcos Notgeld emitida em 1923 pelo Württembergische Notenbank, Alemanha. Notgeld (alemão para “dinheiro de emergência” ou “dinheiro de necessidade”) refere-se ao dinheiro emitido por uma instituição em um momento de crise econômica ou política. A instituição emissora é geralmente uma instituição sem sanção oficial do governo central. Isso geralmente ocorre quando não há dinheiro suficiente produzido pelo Estado disponível no banco central. Em particular, notgeld geralmente se refere ao dinheiro produzido na Alemanha e na Áustria durante a Primeira Guerra Mundial e no período entreguerras. (definição 3 828 × 3 828)

Nota de 50 000 marcos Notgeld emitida em 1923 pelo Württembergische Notenbank, Alemanha. Notgeld (alemão para “dinheiro de emergência” ou “dinheiro de necessidade”) refere-se ao dinheiro emitido por uma instituição em um momento de crise econômica ou política. A instituição emissora é geralmente uma instituição sem sanção oficial do governo central. Isso geralmente ocorre quando não há dinheiro suficiente produzido pelo Estado disponível no banco central. Em particular, notgeld geralmente se refere ao dinheiro produzido na Alemanha e na Áustria durante a Primeira Guerra Mundial e no período entreguerras.
(resolução original: 3 828 × 3 828)

11 de junho de 2023 editar

Três locomotivas a diesel da Canadian National Railway com um trem de carga pesado entre Hinton e Jasper, Alberta, Canadá. Uma locomotiva a diesel é um tipo de locomotiva ferroviária em que o motor principal é um motor a diesel. Vários tipos de locomotivas a diesel foram desenvolvidos, diferindo principalmente no meio pelo qual a potência mecânica é transmitida às rodas motrizes. Rudolf Diesel patenteou seu primeiro motor de ignição por compressão em 1898, e melhorias constantes no projeto dos motores a diesel reduziram seu tamanho físico e melhoraram suas relações potência-peso. A recuperação econômica da Segunda Guerra Mundial causou a adoção generalizada de locomotivas a diesel em muitos países. Elas ofereciam maior flexibilidade e desempenho do que as locomotivas a vapor, além de custos operacionais e de manutenção substancialmente mais baixos. (definição 5 540 × 3 420)

Três locomotivas a diesel da Canadian National Railway com um trem de carga pesado entre Hinton e Jasper, Alberta, Canadá. Uma locomotiva a diesel é um tipo de locomotiva ferroviária em que o motor principal é um motor a diesel. Vários tipos de locomotivas a diesel foram desenvolvidos, diferindo principalmente no meio pelo qual a potência mecânica é transmitida às rodas motrizes. Rudolf Diesel patenteou seu primeiro motor de ignição por compressão em 1898, e melhorias constantes no projeto dos motores a diesel reduziram seu tamanho físico e melhoraram suas relações potência-peso. A recuperação econômica da Segunda Guerra Mundial causou a adoção generalizada de locomotivas a diesel em muitos países. Elas ofereciam maior flexibilidade e desempenho do que as locomotivas a vapor, além de custos operacionais e de manutenção substancialmente mais baixos.
(resolução original: 5 540 × 3 420)

12 de junho de 2023 editar

Visão geral das duas subespécies conhecidas da mariposa geômetra Ourapteryx yerburii: yerburii e virescens, com espécimes masculinos montados e genitália (exibidas separadamente) e expostas no Museu de História Natural de Londres. Um exemplo de isolamento reprodutivo, as duas subespécies externamente idênticas diferem apenas em uma única estrutura conhecida como furca na genitália masculina. Na virescens, ela “não é tão acentuadamente curvada para baixo nem dilatada”. (definição 11 831 × 11 554)

Visão geral das duas subespécies conhecidas da mariposa geômetra Ourapteryx yerburii: yerburii e virescens, com espécimes masculinos montados e genitália (exibidas separadamente) e expostas no Museu de História Natural de Londres. Um exemplo de isolamento reprodutivo, as duas subespécies externamente idênticas diferem apenas em uma única estrutura conhecida como furca na genitália masculina. Na virescens, ela “não é tão acentuadamente curvada para baixo nem dilatada”.
(resolução original: 11 831 × 11 554)

13 de junho de 2023 editar

Capela barroca dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição dentro da igreja de Santo Antônio no Rio de Janeiro, Brasil. A pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 4 de junho de 1608, mas as obras se estenderam até 1620. O interior da igreja é bastante simples e tradicional, de forma retangular e com uma só nave. (definição 3 217 × 3 217)

Capela barroca dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição dentro da igreja de Santo Antônio no Rio de Janeiro, Brasil. A pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 4 de junho de 1608, mas as obras se estenderam até 1620. O interior da igreja é bastante simples e tradicional, de forma retangular e com uma só nave.
(resolução original: 3 217 × 3 217)

14 de junho de 2023 editar

Calcedônia púrpura de hábito cristalino botrioidal (em forma de cacho de uva) da Indonésia. A calcedônia ocorre em uma ampla gama de variedades. Muitas pedras semipreciosas são, na verdade, formas de calcedônia. No século XIX, Idar-Oberstein, na Alemanha, tornou-se o maior centro de processamento de calcedônia do mundo, trabalhando principalmente com ágatas. A maioria dessas ágatas vinham da América Latina, em particular do Brasil. Os navios traziam nódulos de ágata de volta como lastro, proporcionando transporte extremamente barato. Além disso, mão de obra barata e um conhecimento superior de química permitiam que tingissem as ágatas de qualquer cor com processos mantidos em segredo. (definição 4 713 × 3 142)

Calcedônia púrpura de hábito cristalino botrioidal (em forma de cacho de uva) da Indonésia. A calcedônia ocorre em uma ampla gama de variedades. Muitas pedras semipreciosas são, na verdade, formas de calcedônia. No século XIX, Idar-Oberstein, na Alemanha, tornou-se o maior centro de processamento de calcedônia do mundo, trabalhando principalmente com ágatas. A maioria dessas ágatas vinham da América Latina, em particular do Brasil. Os navios traziam nódulos de ágata de volta como lastro, proporcionando transporte extremamente barato. Além disso, mão de obra barata e um conhecimento superior de química permitiam que tingissem as ágatas de qualquer cor com processos mantidos em segredo.
(resolução original: 4 713 × 3 142)

15 de junho de 2023 editar

Sala das turbinas da usina hidrelétrica do lago Walchen, Kochel, Baviera, Alemanha. A usina de armazenamento de alta pressão, que entrou em operação em 1924, é alimentada com água do lago Walchen, sendo então liberada no lago Kochel. A capacidade instalada é de 124 MW com uma produção anual de 300 GWh, uma das maiores do gênero na Alemanha. Os primeiros planos para usar a diferença de altitude de 200 m entre os dois lagos para gerar energia elétrica datam de 1897. Oskar von Miller foi o idealizador e planejador da construção da usina. Ele queria promover a eletrificação da ferrovia e do estado da Baviera. Em 2001, a então operadora da usina, E.ON Wasserkraft, inaugurou um centro de visitantes − o monumento industrial é visitado por quase 100 000 pessoas todos os anos. (definição 3 954 × 2 736)

Sala das turbinas da usina hidrelétrica do lago Walchen, Kochel, Baviera, Alemanha. A usina de armazenamento de alta pressão, que entrou em operação em 1924, é alimentada com água do lago Walchen, sendo então liberada no lago Kochel. A capacidade instalada é de 124 MW com uma produção anual de 300 GWh, uma das maiores do gênero na Alemanha. Os primeiros planos para usar a diferença de altitude de 200 m entre os dois lagos para gerar energia elétrica datam de 1897. Oskar von Miller foi o idealizador e planejador da construção da usina. Ele queria promover a eletrificação da ferrovia e do estado da Baviera. Em 2001, a então operadora da usina, E.ON Wasserkraft, inaugurou um centro de visitantes − o monumento industrial é visitado por quase 100 000 pessoas todos os anos.
(resolução original: 3 954 × 2 736)

16 de junho de 2023 editar

Leão (Panthera leo) de seis anos, na reserva de caça privada Phinda, Cuazulo-Natal, África do Sul. Phinda tem sete ecossistemas distintos, desde savana de palmeiras e arbustos montanhosos até florestas de areia raras e densas planícies de espinhos. Os animais selvagens que habitam esta reserva incluem elefantes-da-savana, girafas, zebras, leões, cães-selvagens-africanos, gnus-de-cauda-preta, búfalos-africanos, hipopótamos, rinocerontes-brancos-do-sul, rinocerontes-negros, hienas-malhadas, chitas e leopardos. (definição 3 040 × 3 040)

Leão (Panthera leo) de seis anos, na reserva de caça privada Phinda, Cuazulo-Natal, África do Sul. Phinda tem sete ecossistemas distintos, desde savana de palmeiras e arbustos montanhosos até florestas de areia raras e densas planícies de espinhos. Os animais selvagens que habitam esta reserva incluem elefantes-da-savana, girafas, zebras, leões, cães-selvagens-africanos, gnus-de-cauda-preta, búfalos-africanos, hipopótamos, rinocerontes-brancos-do-sul, rinocerontes-negros, hienas-malhadas, chitas e leopardos.
(resolução original: 3 040 × 3 040)

17 de junho de 2023 editar

Freiherr-vom-Stein-Haus (governo distrital) em Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 089 × 4 467)

Freiherr-vom-Stein-Haus (governo distrital) em Münster, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 089 × 4 467)

18 de junho de 2023 editar

Bistorta (Bistorta officinalis) em flor. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 20 imagens. O nome latino bistorta, de bis (“duas vezes”) + torta (“torcida”), refere-se à aparência torcida da raiz. É natural da Europa, mas é frequentemente cultivada e se naturalizou em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, na Nova Inglaterra. É normalmente encontrada crescendo em prados úmidos, pântanos arborizados ricos em nutrientes, bordas de florestas, parques e jardins. Tem sido usada tradicionalmente para fins medicinais. As raízes são ricas em ácidos tânico e gálico e tanto estas como as folhas têm sido usadas ​​para tratar feridas. (definição 3 319 × 3 319)

Bistorta (Bistorta officinalis) em flor. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 20 imagens. O nome latino bistorta, de bis (“duas vezes”) + torta (“torcida”), refere-se à aparência torcida da raiz. É natural da Europa, mas é frequentemente cultivada e se naturalizou em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, na Nova Inglaterra. É normalmente encontrada crescendo em prados úmidos, pântanos arborizados ricos em nutrientes, bordas de florestas, parques e jardins. Tem sido usada tradicionalmente para fins medicinais. As raízes são ricas em ácidos tânico e gálico e tanto estas como as folhas têm sido usadas ​​para tratar feridas.
(resolução original: 3 319 × 3 319)

19 de junho de 2023 editar

Torre do castelo Wilhelmsburg em Schmalkalden, Alemanha. O castelo era uma residência secundária dos Condes de Hesse. É um dos complexos renascentistas mais importantes da Alemanha Central, que praticamente não sofreu alterações estruturais até hoje e foi preservado quase em sua condição original. Em 1583, Wilhelm IV de Hesse mandou demolir o castelo Waltaff do século XII e em seu lugar, em 1584, começou a construção do castelo que leva seu nome. O castelo foi abandonado completamente no início do século XIX. Em 1873, a Associação de História e Estudos Regionais de Henneberg assumiu o controle e usou o prédio como museu. Wilhelmsburg pertence à Fundação dos Castelos e Jardins da Turíngia desde 1994. (definição 3 853 × 3 853)

Torre do castelo Wilhelmsburg em Schmalkalden, Alemanha. O castelo era uma residência secundária dos Condes de Hesse. É um dos complexos renascentistas mais importantes da Alemanha Central, que praticamente não sofreu alterações estruturais até hoje e foi preservado quase em sua condição original. Em 1583, Wilhelm IV de Hesse mandou demolir o castelo Waltaff do século XII e em seu lugar, em 1584, começou a construção do castelo que leva seu nome. O castelo foi abandonado completamente no início do século XIX. Em 1873, a Associação de História e Estudos Regionais de Henneberg assumiu o controle e usou o prédio como museu. Wilhelmsburg pertence à Fundação dos Castelos e Jardins da Turíngia desde 1994.
(resolução original: 3 853 × 3 853)

20 de junho de 2023 editar

Antigo assentamento de Niy na Inguchétia, Rússia. Esse tipo de arquitetura é conhecido como arquitetura vainakh; torres desse tipo foram usadas para fins militares e como residências, e são comuns na Inguchétia e na Chechênia. (definição 5 639 × 3 172)

Antigo assentamento de Niy na Inguchétia, Rússia. Esse tipo de arquitetura é conhecido como arquitetura vainakh; torres desse tipo foram usadas para fins militares e como residências, e são comuns na Inguchétia e na Chechênia.
(resolução original: 5 639 × 3 172)

21 de junho de 2023 editar

Inuksuk, um tipo de marco de pedras empilhadas. É um símbolo familiar dos inuítes. Essas estruturas são encontradas no norte do Canadá, Groenlândia e Alasca e frequentemente usadas como ferramenta de navegação. Esta escultura está situada perto do lago Ontário na parte ocidental de Toronto, Canadá. O tamanho de alguns inuksuk sugere que a construção era muitas vezes um esforço comunitário. (definição 4 000 × 4 000)

Inuksuk, um tipo de marco de pedras empilhadas. É um símbolo familiar dos inuítes. Essas estruturas são encontradas no norte do Canadá, Groenlândia e Alasca e frequentemente usadas como ferramenta de navegação. Esta escultura está situada perto do lago Ontário na parte ocidental de Toronto, Canadá. O tamanho de alguns inuksuk sugere que a construção era muitas vezes um esforço comunitário.
(resolução original: 4 000 × 4 000)

22 de junho de 2023 editar

Pintura em seda, Damas da corte no Jogo de Xadrez, do século IX atribuída a Chow Fang, da dinastia Tang. Fang criou pinturas que representavam deusas modeladas a partir de damas da corte imperial, um desenvolvimento que indicava que a pintura religiosa se tornaria mais realista e que a pintura secular estava começando a assumir sua forma inicial. Seus retratos enfatizavam a vida real e, como precursores das pinturas de damas seculares, tiveram grande influência nas pinturas posteriores de damas da corte. (definição 15 256 × 6 902)

Pintura em seda, Damas da corte no Jogo de Xadrez, do século IX atribuída a Chow Fang, da dinastia Tang. Fang criou pinturas que representavam deusas modeladas a partir de damas da corte imperial, um desenvolvimento que indicava que a pintura religiosa se tornaria mais realista e que a pintura secular estava começando a assumir sua forma inicial. Seus retratos enfatizavam a vida real e, como precursores das pinturas de damas seculares, tiveram grande influência nas pinturas posteriores de damas da corte.
(resolução original: 15 256 × 6 902)

23 de junho de 2023 editar

Geraldine Ulmar no papel de Yum-Yum na ópera cômica O Mikado de Gilbert e Sullivan, com a legenda “Estamos bem acordados, a lua e eu”. Foto de Benjamin Joseph Falk, restaurada por Adam Cuerden. Geraldine (1862−1932) foi uma cantora e atriz americana, mais conhecida por suas atuações em papéis de soprano nas óperas de Gilbert e Sullivan com a D'Oyly Carte Opera Company, uma companhia profissional de ópera leve britânica. (definição 1 775 × 1 775)

Geraldine Ulmar no papel de Yum-Yum na ópera cômica O Mikado de Gilbert e Sullivan, com a legenda “Estamos bem acordados, a lua e eu”. Foto de Benjamin Joseph Falk, restaurada por Adam Cuerden. Geraldine (1862−1932) foi uma cantora e atriz americana, mais conhecida por suas atuações em papéis de soprano nas óperas de Gilbert e Sullivan com a D'Oyly Carte Opera Company, uma companhia profissional de ópera leve britânica.
(resolução original: 1 775 × 1 775)

24 de junho de 2023 editar

Vista da montanha Ama Dablam na cordilheira do Himalaia oriental. O pico principal é de 6 812 metros, o pico ocidental inferior é de 6 170 metros. Ama Dablam significa “colar da mãe”; as longas cristas de cada lado como os braços de uma mãe (ama) protegendo seu filho, e a geleira suspensa considerada como o dablam, o tradicional pingente duplo contendo imagens dos deuses, usado por mulheres xerpas. Durante vários dias, Ama Dablam domina o céu oriental para quem faz a trilha até o Campo Base do Everest. Por seus cumes elevados e faces íngremes, Ama Dablam é às vezes referida como o “Matterhorn dos Himalaias”. (definição 4 032 × 2 688)

Vista da montanha Ama Dablam na cordilheira do Himalaia oriental. O pico principal é de 6 812 metros, o pico ocidental inferior é de 6 170 metros. Ama Dablam significa “colar da mãe”; as longas cristas de cada lado como os braços de uma mãe (ama) protegendo seu filho, e a geleira suspensa considerada como o dablam, o tradicional pingente duplo contendo imagens dos deuses, usado por mulheres xerpas. Durante vários dias, Ama Dablam domina o céu oriental para quem faz a trilha até o Campo Base do Everest. Por seus cumes elevados e faces íngremes, Ama Dablam é às vezes referida como o “Matterhorn dos Himalaias”.
(resolução original: 4 032 × 2 688)

25 de junho de 2023 editar

Embarque dos doentes em Balaclava (1855), litografia colorida de William Simpson mostrando o embarque dos doentes no porto de Balaclava, o centro de abastecimento das forças britânicas, para transferência para o hospital temporário no quartel Selimiye, onde Florence Nightingale trabalhou durante a Guerra da Crimeia. William Simpson (1823−1899) foi um artista, artista de guerra e correspondente de guerra escocês. Além de seus retratos das guerras, ele cobriu eventos de Estado, coroações, funerais e outras cerimônias. Ele estava particularmente interessado na Índia e esboçou cenas dos marajás da Caxemira. Era um notável etnógrafo e antiquário, e escreveu extensivamente sobre antigas religiões, costumes e artefatos antigos. (definição 3 833 × 3 121)

Embarque dos doentes em Balaclava (1855), litografia colorida de William Simpson mostrando o embarque dos doentes no porto de Balaclava, o centro de abastecimento das forças britânicas, para transferência para o hospital temporário no quartel Selimiye, onde Florence Nightingale trabalhou durante a Guerra da Crimeia. William Simpson (1823−1899) foi um artista, artista de guerra e correspondente de guerra escocês. Além de seus retratos das guerras, ele cobriu eventos de Estado, coroações, funerais e outras cerimônias. Ele estava particularmente interessado na Índia e esboçou cenas dos marajás da Caxemira. Era um notável etnógrafo e antiquário, e escreveu extensivamente sobre antigas religiões, costumes e artefatos antigos.
(resolução original: 3 833 × 3 121)

26 de junho de 2023 editar

Fêmea de camaleão-de-patas-azuis (Calumma crypticum) no parque nacional de Ranomafana, Madagascar. Esta espécie foi descrita pela primeira vez em 2006, como uma das seis novas espécies das regiões montanhosas de Madagascar. Cresce até um comprimento de cerca de 12 cm. A espécie é sexualmente dimórfica, tendo o macho um focinho mais longo com uma saliência semelhante a um chifre na superfície superior, que falta à fêmea. Tal como acontece com outras espécies de camaleão, a cor é variável, dependendo da cor e temperatura ambientes e das variações no nível de luz, mas esta espécie costuma ser bastante colorida com ricos marrons, azuis e verdes, e as pernas são muitas vezes marcadas com azul. (definição 3 808 × 3 808)

Fêmea de camaleão-de-patas-azuis (Calumma crypticum) no parque nacional de Ranomafana, Madagascar. Esta espécie foi descrita pela primeira vez em 2006, como uma das seis novas espécies das regiões montanhosas de Madagascar. Cresce até um comprimento de cerca de 12 cm. A espécie é sexualmente dimórfica, tendo o macho um focinho mais longo com uma saliência semelhante a um chifre na superfície superior, que falta à fêmea. Tal como acontece com outras espécies de camaleão, a cor é variável, dependendo da cor e temperatura ambientes e das variações no nível de luz, mas esta espécie costuma ser bastante colorida com ricos marrons, azuis e verdes, e as pernas são muitas vezes marcadas com azul.
(resolução original: 3 808 × 3 808)

27 de junho de 2023 editar

Vista da Via Láctea sobre um dos búnqueres em Albendín, Córdova, Espanha. Albendín é um distrito do município de Baena, localizado no leste da província de Córdova, e banhado pelo rio Guadajoz, afluente do Guadalquivir. O seu principal recurso é a agricultura, uma vez que no vale de seu rio predominam os pomares, além da extração de azeite, graças à predominância de oliveiras na zona devido ao bom clima e à qualidade do solo das suas terras. (definição 2 318 × 2 318)

Vista da Via Láctea sobre um dos búnqueres em Albendín, Córdova, Espanha. Albendín é um distrito do município de Baena, localizado no leste da província de Córdova, e banhado pelo rio Guadajoz, afluente do Guadalquivir. O seu principal recurso é a agricultura, uma vez que no vale de seu rio predominam os pomares, além da extração de azeite, graças à predominância de oliveiras na zona devido ao bom clima e à qualidade do solo das suas terras.
(resolução original: 2 318 × 2 318)

28 de junho de 2023 editar

Estorninho-de-cauda-castanha (Sturnia malabarica) na árvore coral-indiana (Erythrina variegata), parque nacional Satchari, Bangladesh. É uma espécie de estorninho residente ou parcialmente migratória encontrada em habitats arborizados na Índia e no Sudeste Asiático. Como a maioria dos estorninhos, é bastante onívoro, comendo frutas, néctar e insetos. Eles voam em bandos compactos e muitas vezes mudam rapidamente de direção com grande sincronia. (definição 3 199 × 2 385)

Estorninho-de-cauda-castanha (Sturnia malabarica) na árvore coral-indiana (Erythrina variegata), parque nacional Satchari, Bangladesh. É uma espécie de estorninho residente ou parcialmente migratória encontrada em habitats arborizados na Índia e no Sudeste Asiático. Como a maioria dos estorninhos, é bastante onívoro, comendo frutas, néctar e insetos. Eles voam em bandos compactos e muitas vezes mudam rapidamente de direção com grande sincronia.
(resolução original: 3 199 × 2 385)

29 de junho de 2023 editar

Castelo e igreja colegiada de Quedlinburgo, Saxônia-Anhalt, Alemanha. O castelo, a abadia, a igreja e os edifícios circundantes estão excepcionalmente bem preservados e são obras-primas da arquitetura românica. Como resultado, e devido à sua importância histórica, os edifícios foram inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. A abadia foi uma casa de cônegas seculares (Frauenstift). Foi fundada em 936 por iniciativa de Santa Matilde, a viúva do rei franco oriental Henrique, o Passarinheiro, como seu memorial. (definição 6 374 × 4 250)

Castelo e igreja colegiada de Quedlinburgo, Saxônia-Anhalt, Alemanha. O castelo, a abadia, a igreja e os edifícios circundantes estão excepcionalmente bem preservados e são obras-primas da arquitetura românica. Como resultado, e devido à sua importância histórica, os edifícios foram inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. A abadia foi uma casa de cônegas seculares (Frauenstift). Foi fundada em 936 por iniciativa de Santa Matilde, a viúva do rei franco oriental Henrique, o Passarinheiro, como seu memorial.
(resolução original: 6 374 × 4 250)

30 de junho de 2023 editar

Malva-rosa (Alcea rosea), região de Vinítsia, Ucrânia. A planta é herbácea e bienal, da família das malvas. É nativa da Turquia ou da Palestina e foi importada para a Europa no século XVI. Ela se dá bem em ambientes rurais e urbanos e existe em muitas variantes de cores. Existem malvas-rosa com pétalas simples e duplas. A espécie cresce melhor em solo argiloso bastante pobre, mas as variedades escuras também se dão bem em solos arenosos. A planta floresce no verão com longos caules de flores de 1-1,5 m de altura e tem frutos multipartidos, que contêm sementes grandes de 7 a 8 mm. (definição 3 800 × 3 800)

Malva-rosa (Alcea rosea), região de Vinítsia, Ucrânia. A planta é herbácea e bienal, da família das malvas. É nativa da Turquia ou da Palestina e foi importada para a Europa no século XVI. Ela se dá bem em ambientes rurais e urbanos e existe em muitas variantes de cores. Existem malvas-rosa com pétalas simples e duplas. A espécie cresce melhor em solo argiloso bastante pobre, mas as variedades escuras também se dão bem em solos arenosos. A planta floresce no verão com longos caules de flores de 1-1,5 m de altura e tem frutos multipartidos, que contêm sementes grandes de 7 a 8 mm.
(resolução original: 3 800 × 3 800)