Wikipédia:Imagem em destaque/Outubro de 2023

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de outubro de 2023 editar

Edifício do Museu Histórico do Estado visto da Praça Vermelha, Moscou, Rússia. A sede do museu de história da Rússia foi construída com um projeto estilo neorrusso de Vladimir Osipovich Sherwood entre 1875 e 1881. As exposições do museu vão desde relíquias de tribos pré-históricas que viveram no território da atual Rússia, até obras de arte de valor inestimável adquiridas por membros da dinastia Romanov. O número total de objetos na coleção do museu chega a milhões. (definição 6 255 × 4 681)

Edifício do Museu Histórico do Estado visto da Praça Vermelha, Moscou, Rússia. A sede do museu de história da Rússia foi construída com um projeto estilo neorrusso de Vladimir Osipovich Sherwood entre 1875 e 1881. As exposições do museu vão desde relíquias de tribos pré-históricas que viveram no território da atual Rússia, até obras de arte de valor inestimável adquiridas por membros da dinastia Romanov. O número total de objetos na coleção do museu chega a milhões.
(resolução original: 6 255 × 4 681)

2 de outubro de 2023 editar

Grupo de árvores no vilarejo de Dernekamp, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 348 × 4 232)

Grupo de árvores no vilarejo de Dernekamp, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 348 × 4 232)

3 de outubro de 2023 editar

Garçonete com canecas de cerveja da marca Hacker-Pschorr, uma das cervejas tradicionais servidas na Oktoberfest. Ela usa um Dirndl, um vestido tradicional da Baviera. A Oktoberfest, em Munique, é um dos maiores festivais folclóricos do mundo. É realizada anualmente no Theresienwiese, na capital da Baviera, desde 1810 (com cancelamentos devido a guerras ou pandemias) e é um importante fator econômico para a cidade. A data é de meados de setembro ao início de outubro. As canecas de cerveja utilizadas nas tendas dos festivais não são mais feitas de cerâmica, mas de vidro, para pelo menos dificultar as fraudes. Elas são propriedade das respectivas cervejarias. (definição 3 961 × 3 870)

Garçonete com canecas de cerveja da marca Hacker-Pschorr, uma das cervejas tradicionais servidas na Oktoberfest. Ela usa um Dirndl, um vestido tradicional da Baviera. A Oktoberfest, em Munique, é um dos maiores festivais folclóricos do mundo. É realizada anualmente no Theresienwiese, na capital da Baviera, desde 1810 (com cancelamentos devido a guerras ou pandemias) e é um importante fator econômico para a cidade. A data é de meados de setembro ao início de outubro. As canecas de cerveja utilizadas nas tendas dos festivais não são mais feitas de cerâmica, mas de vidro, para pelo menos dificultar as fraudes. Elas são propriedade das respectivas cervejarias.
(resolução original: 3 961 × 3 870)

4 de outubro de 2023 editar

Perdiz-do-mar-pequena (Glareola lactea), Parque Nacional de Bundala, Sri Lanka. Essa pequena ave (16,5-18,5 cm de comprimento e 42–48 cm de envergadura) é encontrada na Índia, Paquistão Ocidental, Bangladesh, Birmânia, Laos, Camboja, Sri Lanka e Tailândia. Reproduz-se de dezembro a março em bancos de cascalho ou areia perto de rios e lagos, pondo de 2 a 4 ovos no solo. Este pássaro tem pernas curtas, asas longas e pontiagudas e cauda curta. Seu bico curto é uma adaptação à alimentação aérea. (definição 4 449 × 3 337)

Perdiz-do-mar-pequena (Glareola lactea), Parque Nacional de Bundala, Sri Lanka. Essa pequena ave (16,5-18,5 cm de comprimento e 42–48 cm de envergadura) é encontrada na Índia, Paquistão Ocidental, Bangladesh, Birmânia, Laos, Camboja, Sri Lanka e Tailândia. Reproduz-se de dezembro a março em bancos de cascalho ou areia perto de rios e lagos, pondo de 2 a 4 ovos no solo. Este pássaro tem pernas curtas, asas longas e pontiagudas e cauda curta. Seu bico curto é uma adaptação à alimentação aérea.
(resolução original: 4 449 × 3 337)

5 de outubro de 2023 editar

Campos e prados na encosta oeste da montanha Mittelberg perto de Neckarkatzenbach, Neunkirchen, Alemanha. (definição 9 127 × 6 336)

Campos e prados na encosta oeste da montanha Mittelberg perto de Neckarkatzenbach, Neunkirchen, Alemanha.
(resolução original: 9 127 × 6 336)

6 de outubro de 2023 editar

Estrada sinuosa para Shingo La, uma passagem de 5 090 m na montanha do Himalaia, no norte da Índia, que conecta a região de Lahaul, em Himachal Pradexe, com a região de Zanskar, em Ladaque. A estrada Nimmu–Padum–Darcha é uma estrada em construção e estratégica para o exército indiano, por ficar afastada da fronteira internacional e facilitar movimentos seguros de tropas. (definição 6 000 × 4 000)

Estrada sinuosa para Shingo La, uma passagem de 5 090 m na montanha do Himalaia, no norte da Índia, que conecta a região de Lahaul, em Himachal Pradexe, com a região de Zanskar, em Ladaque. A estrada Nimmu–Padum–Darcha é uma estrada em construção e estratégica para o exército indiano, por ficar afastada da fronteira internacional e facilitar movimentos seguros de tropas.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

7 de outubro de 2023 editar

Torre CN e o porto de Toronto observados do aeroporto do centro da cidade de Toronto, Canadá. A Canadian National Tower no centro sul de Toronto, é uma torre de televisão de 553 metros de altura e um marco da cidade. Foi a torre de televisão mais alta do mundo de 1975 a 2009. Ao mesmo tempo, foi a estrutura independente e não montada mais alta do mundo de 1975 a 2007, quando o Burj Khalifa atingiu uma altura de 555,30 metros. Ela é usada para telecomunicações e para a distribuição de mais de 30 programas de televisão e rádio. A torre, considerada arquitetonicamente bem-sucedida por especialistas, tornou-se ao longo dos anos um símbolo de importância nacional para o Canadá e foi incluída na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis em 1995. (definição 2 434 × 2 434)

Torre CN e o porto de Toronto observados do aeroporto do centro da cidade de Toronto, Canadá. A Canadian National Tower no centro sul de Toronto, é uma torre de televisão de 553 metros de altura e um marco da cidade. Foi a torre de televisão mais alta do mundo de 1975 a 2009. Ao mesmo tempo, foi a estrutura independente e não montada mais alta do mundo de 1975 a 2007, quando o Burj Khalifa atingiu uma altura de 555,30 metros. Ela é usada para telecomunicações e para a distribuição de mais de 30 programas de televisão e rádio. A torre, considerada arquitetonicamente bem-sucedida por especialistas, tornou-se ao longo dos anos um símbolo de importância nacional para o Canadá e foi incluída na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis em 1995.
(resolução original: 2 434 × 2 434)

8 de outubro de 2023 editar

Planária-de-manchas-amarelas (Thysanozoon nigropapillosum) nadando a uma profundidade de 12 metros na baía Manta Ray, Yap, Micronésia. O Thysanozoon nigropapillosum é bastante comum ao longo do recife externo na zona submarina rasa. Ele pode nadar ondulando e contraindo ritmicamente as margens do corpo. Alimenta-se de tunicados, usando a boca e a faringe grande para engolir e depois regurgita pelotas de alimento contendo as espículas calcárias presentes em suas túnicas. Os vermes achatados policlados são hermafroditas, com cada um de um par de vermes achatados tentando inseminar o outro. (definição 2 012 × 1 620)

Planária-de-manchas-amarelas (Thysanozoon nigropapillosum) nadando a uma profundidade de 12 metros na baía Manta Ray, Yap, Micronésia. O Thysanozoon nigropapillosum é bastante comum ao longo do recife externo na zona submarina rasa. Ele pode nadar ondulando e contraindo ritmicamente as margens do corpo. Alimenta-se de tunicados, usando a boca e a faringe grande para engolir e depois regurgita pelotas de alimento contendo as espículas calcárias presentes em suas túnicas. Os vermes achatados policlados são hermafroditas, com cada um de um par de vermes achatados tentando inseminar o outro.
(resolução original: 2 012 × 1 620)

9 de outubro de 2023 editar

Suave luz do sol ao entardecer em uma floresta ripária na margem do rio Bug Meridional no Parque Nacional Gard de Buzk, região de Mykolaiv, Ucrânia. (definição 4 000 × 2 667)

Suave luz do sol ao entardecer em uma floresta ripária na margem do rio Bug Meridional no Parque Nacional Gard de Buzk, região de Mykolaiv, Ucrânia.
(resolução original: 4 000 × 2 667)

10 de outubro de 2023 editar

Castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum) caída com a casca espinhosa aberta. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 15 imagens. (definição 4 172 × 3 338)

Castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum) caída com a casca espinhosa aberta. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 15 imagens.
(resolução original: 4 172 × 3 338)

11 de outubro de 2023 editar

Bagas de tramazeira (Sorbus aucuparia), Vinítsia, Ucrânia. A tramazeira é uma pequena árvore ou arbusto que cresce entre 5 e 15 metros de altura e está espalhada por grandes partes da Europa e, como espécie pioneira, se adapta a uma grande variedade de solos. É uma planta alimentar valiosa para insetos, pássaros e mamíferos. A espécie é polinizada por abelhas e moscas. Suas sementes não são digeridas pelos pássaros e, portanto, são propagadas ao serem passadas intactas em seus excrementos. (definição 5 100 × 3 400)

Bagas de tramazeira (Sorbus aucuparia), Vinítsia, Ucrânia. A tramazeira é uma pequena árvore ou arbusto que cresce entre 5 e 15 metros de altura e está espalhada por grandes partes da Europa e, como espécie pioneira, se adapta a uma grande variedade de solos. É uma planta alimentar valiosa para insetos, pássaros e mamíferos. A espécie é polinizada por abelhas e moscas. Suas sementes não são digeridas pelos pássaros e, portanto, são propagadas ao serem passadas intactas em seus excrementos.
(resolução original: 5 100 × 3 400)

12 de outubro de 2023 editar

Vista dos lagos Gokyo a partir do Gokyo Ri, 5 300 metros acima do nível do mar. À esquerda, a geleira Ngozumpa, a maior e mais longa do Himalaia, se estende abaixo dos picos próximos do Cholatse, Taboche, Kangtega, Thamserku e outros picos do Himalaia na região de Khumbu, Nepal. (definição 4 027 × 2 685)

Vista dos lagos Gokyo a partir do Gokyo Ri, 5 300 metros acima do nível do mar. À esquerda, a geleira Ngozumpa, a maior e mais longa do Himalaia, se estende abaixo dos picos próximos do Cholatse, Taboche, Kangtega, Thamserku e outros picos do Himalaia na região de Khumbu, Nepal.
(resolução original: 4 027 × 2 685)

13 de outubro de 2023 editar

Lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta), Andasibe, distrito de Mananara Avaratra, Madagascar. É um primata estrepsirrino de tamanho médio. É a espécie de lêmure mais reconhecida internacionalmente, devido à sua cauda longa, preta e branca e anelada (o comprimento da cabeça ao final do corpo varia entre 39 e 46 cm, o comprimento da cauda é de 56 e 63 cm). Pertence aos Lemuridae, uma das cinco famílias de lêmures, e é o único membro do gênero Lemur. Como todos os lêmures, é endêmico da ilha de Madagascar, onde está ameaçado de extinção. É onívoro, bem como o mais adaptado à vida terrestre dos lêmures existentes. (definição 1 916 × 1 916)

Lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta), Andasibe, distrito de Mananara Avaratra, Madagascar. É um primata estrepsirrino de tamanho médio. É a espécie de lêmure mais reconhecida internacionalmente, devido à sua cauda longa, preta e branca e anelada (o comprimento da cabeça ao final do corpo varia entre 39 e 46 cm, o comprimento da cauda é de 56 e 63 cm). Pertence aos Lemuridae, uma das cinco famílias de lêmures, e é o único membro do gênero Lemur. Como todos os lêmures, é endêmico da ilha de Madagascar, onde está ameaçado de extinção. É onívoro, bem como o mais adaptado à vida terrestre dos lêmures existentes.
(resolução original: 1 916 × 1 916)

14 de outubro de 2023 editar

Vilarejo de Shila na margem direita do rio Tsarap, Zanskar, Ladaque, Índia. O vilarejo (altitude de 3 590 m) está cercado por bosques de bétulas com cores outonais. (definição 5 863 × 3 909)

Vilarejo de Shila na margem direita do rio Tsarap, Zanskar, Ladaque, Índia. O vilarejo (altitude de 3 590 m) está cercado por bosques de bétulas com cores outonais.
(resolução original: 5 863 × 3 909)

15 de outubro de 2023 editar

Vista da Torre de Hércules nas proximidades do centro de Corunha, Galiza, costa noroeste da Espanha. A torre, de 55 m de altura, é um antigo farol romano. É o farol romano mais antigo (quase 1900 anos em funcionamento) e o segundo farol mais alto da Espanha (depois do farol de Chipiona). O farol foi reformado em 1791 e considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2009. (definição 16 544 × 4 337)

Vista da Torre de Hércules nas proximidades do centro de Corunha, Galiza, costa noroeste da Espanha. A torre, de 55 m de altura, é um antigo farol romano. É o farol romano mais antigo (quase 1900 anos em funcionamento) e o segundo farol mais alto da Espanha (depois do farol de Chipiona). O farol foi reformado em 1791 e considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2009.
(resolução original: 16 544 × 4 337)

16 de outubro de 2023 editar

Ponte Golden Gate na neblina, São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. A Ponte Golden Gate é uma ponte suspensa que atravessa o Golden Gate, um estreito de 1,6 km que conecta a Baía de São Francisco ao Oceano Pacífico. A estrutura liga a cidade americana de São Francisco, Califórnia — a ponta norte da península de São Francisco — ao condado de Marin. Reconhecida pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das Maravilhas do Mundo Moderno, a ponte é um dos símbolos mais reconhecidos internacionalmente de São Francisco e da Califórnia. (definição 4 097 × 2 049)

Ponte Golden Gate na neblina, São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. A Ponte Golden Gate é uma ponte suspensa que atravessa o Golden Gate, um estreito de 1,6 km que conecta a Baía de São Francisco ao Oceano Pacífico. A estrutura liga a cidade americana de São Francisco, Califórnia — a ponta norte da península de São Francisco — ao condado de Marin. Reconhecida pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das Maravilhas do Mundo Moderno, a ponte é um dos símbolos mais reconhecidos internacionalmente de São Francisco e da Califórnia.
(resolução original: 4 097 × 2 049)

17 de outubro de 2023 editar

Vista de uma passagem talhada na rocha. Estrada panorâmica entre Waltensburg/Vuorz e Breil/Brigels, cantão dos Grisões, Suíça. (definição 2 518 × 2 518)

Vista de uma passagem talhada na rocha. Estrada panorâmica entre Waltensburg/Vuorz e Breil/Brigels, cantão dos Grisões, Suíça.
(resolução original: 2 518 × 2 518)

18 de outubro de 2023 editar

Vista para o leste de Cho La (5 400 m de altitude), um passo de montanha ao sul da cordilheira do Himalaia, na zona do Everest, no Nepal: campo glacial coberto de neve, penhascos negros expondo camadas geológicas e um pequeno lago glacial no vale à frente. (definição 4 028 × 2 687)

Vista para o leste de Cho La (5 400 m de altitude), um passo de montanha ao sul da cordilheira do Himalaia, na zona do Everest, no Nepal: campo glacial coberto de neve, penhascos negros expondo camadas geológicas e um pequeno lago glacial no vale à frente.
(resolução original: 4 028 × 2 687)

19 de outubro de 2023 editar

Vista panorâmica da ponta de Pen-Hir. À direita da foto está a Cruz de Lorena, um monumento erguido para a glória dos bretões das Forças Francesas Livres e inaugurado pelo general Charles de Gaulle em 15 de julho de 1951. O litoral bretão é marcado pelos vestígios da Segunda Guerra Mundial, com várias casamatas pontilhando o litoral. A ponta de Pen-Hir é um promontório na península de Crozon, na Bretanha. Fica ao sudoeste da comuna de Camaret-sur-Mer. Os penhascos altos e íngremes, com uma diferença de nível de cerca de 70 metros em relação ao mar de Iroise, formados por arenito armoricano, são usados para escalada. (definição 11 042 × 3 788)

Vista panorâmica da ponta de Pen-Hir. À direita da foto está a Cruz de Lorena, um monumento erguido para a glória dos bretões das Forças Francesas Livres e inaugurado pelo general Charles de Gaulle em 15 de julho de 1951. O litoral bretão é marcado pelos vestígios da Segunda Guerra Mundial, com várias casamatas pontilhando o litoral. A ponta de Pen-Hir é um promontório na península de Crozon, na Bretanha. Fica ao sudoeste da comuna de Camaret-sur-Mer. Os penhascos altos e íngremes, com uma diferença de nível de cerca de 70 metros em relação ao mar de Iroise, formados por arenito armoricano, são usados para escalada.
(resolução original: 11 042 × 3 788)

20 de outubro de 2023 editar

Cédula de um bilhão de marcos, Notgeld, desenhada por Fritz Quant (assinada “Quant”) e emitida em 1923 pela cidade de Tréveris, Alemanha. O verso mostra o mercado principal (“Hauptmarkt”) de Tréveris. (definição 3 563 × 3 563)

Cédula de um bilhão de marcos, Notgeld, desenhada por Fritz Quant (assinada “Quant”) e emitida em 1923 pela cidade de Tréveris, Alemanha. O verso mostra o mercado principal (“Hauptmarkt”) de Tréveris.
(resolução original: 3 563 × 3 563)

21 de outubro de 2023 editar

Festival Masskara, um festival anual realizado todo quarto domingo de outubro em Bacolod, Filipinas. O Festival começou em 1980 e apresenta uma competição de dança de rua onde pessoas de todas as classes sociais saem às ruas para ver dançarinos mascarados girando ao ritmo das batidas musicais latinas em uma demonstração de maestria, alegria, coordenação e resistência. O motivo da máscara do festival mudou de máscaras influenciadas pelos filipinos nativos para aquelas influenciadas pelo Carnaval de Veneza e pelo Carnaval do Rio de Janeiro. As máscaras anteriores eram pintadas à mão e adornadas com penas, flores e miçangas nativas, enquanto as máscaras contemporâneas apresentam miçangas de plástico e lantejoulas. (definição 5 400 × 3 600)

Festival Masskara, um festival anual realizado todo quarto domingo de outubro em Bacolod, Filipinas. O Festival começou em 1980 e apresenta uma competição de dança de rua onde pessoas de todas as classes sociais saem às ruas para ver dançarinos mascarados girando ao ritmo das batidas musicais latinas em uma demonstração de maestria, alegria, coordenação e resistência. O motivo da máscara do festival mudou de máscaras influenciadas pelos filipinos nativos para aquelas influenciadas pelo Carnaval de Veneza e pelo Carnaval do Rio de Janeiro. As máscaras anteriores eram pintadas à mão e adornadas com penas, flores e miçangas nativas, enquanto as máscaras contemporâneas apresentam miçangas de plástico e lantejoulas.
(resolução original: 5 400 × 3 600)

22 de outubro de 2023 editar

Rochas Demergi, Reserva paisagística Demergi-yayla, República Autônoma da Crimeia, Ucrânia. Demergi-yayla é um maciço montanhoso na região de Alushta. Demirgi-yayla pertence à cordilheira principal dos montes da Crimeia. (definição 3 124 × 3 124)

Rochas Demergi, Reserva paisagística Demergi-yayla, República Autônoma da Crimeia, Ucrânia. Demergi-yayla é um maciço montanhoso na região de Alushta. Demirgi-yayla pertence à cordilheira principal dos montes da Crimeia.
(resolução original: 3 124 × 3 124)

23 de outubro de 2023 editar

Fêmea de martim-pescador-comum (Alcedo atthis ispida) com uma larva de libélula no bico, Kondor Tanya, perto de Kecskemét, Hungria. É um martim-pescador de pequeno porte com sete subespécies reconhecidas dentro de sua ampla distribuição pela Eurásia e Norte da África. É residente na maioria de sua área de distribuição, mas migra de áreas onde os rios congelam no inverno. Esta ave, do tamanho de um pardal, tem o típico perfil do martim-pescador: cauda curta e cabeça grande; tem a parte superior azul, a parte inferior laranja e o bico longo. Alimenta-se principalmente de peixes capturados em mergulho e possui adaptações visuais especiais que lhe permitem ver as presas debaixo d'água. Os ovos brancos e brilhantes são postos em um ninho no fundo de uma toca na margem do rio. (definição 2 800 × 2 800)

Fêmea de martim-pescador-comum (Alcedo atthis ispida) com uma larva de libélula no bico, Kondor Tanya, perto de Kecskemét, Hungria. É um martim-pescador de pequeno porte com sete subespécies reconhecidas dentro de sua ampla distribuição pela Eurásia e Norte da África. É residente na maioria de sua área de distribuição, mas migra de áreas onde os rios congelam no inverno. Esta ave, do tamanho de um pardal, tem o típico perfil do martim-pescador: cauda curta e cabeça grande; tem a parte superior azul, a parte inferior laranja e o bico longo. Alimenta-se principalmente de peixes capturados em mergulho e possui adaptações visuais especiais que lhe permitem ver as presas debaixo d'água. Os ovos brancos e brilhantes são postos em um ninho no fundo de uma toca na margem do rio.
(resolução original: 2 800 × 2 800)

24 de outubro de 2023 editar

Centro James H. Clark da Universidade Stanford na Califórnia, Estados Unidos, inaugurado em 24 de outubro de 2003. É um edifício que abriga pesquisas interdisciplinares nas ciências biológicas. O Centro Clark abriga o Programa Bio-X da Stanford, que visa incentivar pesquisadores das ciências biológicas a interagir com pesquisadores de outras áreas. É um excelente exemplo do interesse da Stanford em promover uma abordagem multidisciplinar à investigação. (definição 5 880 × 3 920)

Centro James H. Clark da Universidade Stanford na Califórnia, Estados Unidos, inaugurado em 24 de outubro de 2003. É um edifício que abriga pesquisas interdisciplinares nas ciências biológicas. O Centro Clark abriga o Programa Bio-X da Stanford, que visa incentivar pesquisadores das ciências biológicas a interagir com pesquisadores de outras áreas. É um excelente exemplo do interesse da Stanford em promover uma abordagem multidisciplinar à investigação.
(resolução original: 5 880 × 3 920)

25 de outubro de 2023 editar

Castelo de Boccale, Reserva natural de Calafuria, Toscana, Itália. O castelo é um edifício residencial situado em Livorno, ao sul do distrito de Antignano, ao longo da estrada costeira para Quercianella, no trecho de costa denominado “Boccale” ou “Cala dei Pirati”. No início do novo milênio, o castelo, restaurado segundo projeto do arquiteto de Livorno, Ivano Falchini, após um longo período de abandono, foi dividido em vários apartamentos residenciais, enquanto uma pequena torre para utilização de armazém foi reconstruída no parque. (definição 4 624 × 2 824)

Castelo de Boccale, Reserva natural de Calafuria, Toscana, Itália. O castelo é um edifício residencial situado em Livorno, ao sul do distrito de Antignano, ao longo da estrada costeira para Quercianella, no trecho de costa denominado “Boccale” ou “Cala dei Pirati”. No início do novo milênio, o castelo, restaurado segundo projeto do arquiteto de Livorno, Ivano Falchini, após um longo período de abandono, foi dividido em vários apartamentos residenciais, enquanto uma pequena torre para utilização de armazém foi reconstruída no parque.
(resolução original: 4 624 × 2 824)

26 de outubro de 2023 editar

Vista panorâmica de Serinagar, a capital de verão e maior cidade de Jamu e Caxemira, na Índia. A cidade é conhecida pelo seu ambiente natural, vários jardins, orlas fluviais e casas flutuantes. Também é conhecida pelo artesanato tradicional da Caxemira, como o xale da Caxemira (feito de pashmina e lã da caxemira), papel machê, escultura em madeira, tecelagem de tapetes e fabricação de joias, bem como pelas frutas secas. É a segunda maior área metropolitana do Himalaia (depois de Catmandu, capital do Nepal). (definição 7 100 × 3 200)

Vista panorâmica de Serinagar, a capital de verão e maior cidade de Jamu e Caxemira, na Índia. A cidade é conhecida pelo seu ambiente natural, vários jardins, orlas fluviais e casas flutuantes. Também é conhecida pelo artesanato tradicional da Caxemira, como o xale da Caxemira (feito de pashmina e lã da caxemira), papel machê, escultura em madeira, tecelagem de tapetes e fabricação de joias, bem como pelas frutas secas. É a segunda maior área metropolitana do Himalaia (depois de Catmandu, capital do Nepal).
(resolução original: 7 100 × 3 200)

27 de outubro de 2023 editar

Vista outonal do rio Necar fluindo entre uma ilha com a avenida de plátanos (à esquerda) e a cidade velha (à direita) em Tubinga, Alemanha. O Necar é um afluente do Reno na Alemanha, com 362 km de comprimento, que drena a parte central de Baden-Württemberg com sua bacia hidrográfica de quase 14 000 km². Uma média de 145 m³/s flui em sua foz. Hidrologicamente, o Necar é o quinto maior afluente do Reno depois do Aar, Mosa, Mosela e Meno e o décimo segundo maior rio da Alemanha em termos de comprimento e fluxo de água. (definição 6 000 × 4 000)

Vista outonal do rio Necar fluindo entre uma ilha com a avenida de plátanos (à esquerda) e a cidade velha (à direita) em Tubinga, Alemanha. O Necar é um afluente do Reno na Alemanha, com 362 km de comprimento, que drena a parte central de Baden-Württemberg com sua bacia hidrográfica de quase 14 000 km². Uma média de 145 m³/s flui em sua foz. Hidrologicamente, o Necar é o quinto maior afluente do Reno depois do Aar, Mosa, Mosela e Meno e o décimo segundo maior rio da Alemanha em termos de comprimento e fluxo de água.
(resolução original: 6 000 × 4 000)

28 de outubro de 2023 editar

Reflexo do céu na fachada de vidro do edifício Parque Cultural Paulista, visto da Casa das Rosas, São Paulo, Brasil. O edifício foi inaugurado em dezembro de 1990 e seus vinte andares têm padrão corporativo de ocupação com empresas no setor jurídico, transportes e serviços. (definição 3 375 × 2 224)

Reflexo do céu na fachada de vidro do edifício Parque Cultural Paulista, visto da Casa das Rosas, São Paulo, Brasil. O edifício foi inaugurado em dezembro de 1990 e seus vinte andares têm padrão corporativo de ocupação com empresas no setor jurídico, transportes e serviços.
(resolução original: 3 375 × 2 224)

29 de outubro de 2023 editar

Câmara plenária histórica no Museu da República em Ancara. Originalmente, serviu como salão plenário do 2.º Parlamento da Turquia, que começou com a proclamação da República da Turquia em 29 de outubro de 1923. Foi o edifício do Parlamento turco de 1924 a 1960. Depois de 1960, o prédio serviu como sede do CENTO (Organização do Tratado Central). Após a dissolução do CENTO em 1979, o edifício foi entregue ao Ministério da Cultura, e o ministério redesenhou o edifício como museu. O museu foi inaugurado em 30 de setembro de 1981, no 100.º aniversário de nascimento de Mustafa Kemal Atatürk. (definição 7 853 × 4 908)

Câmara plenária histórica no Museu da República em Ancara. Originalmente, serviu como salão plenário do 2.º Parlamento da Turquia, que começou com a proclamação da República da Turquia em 29 de outubro de 1923. Foi o edifício do Parlamento turco de 1924 a 1960. Depois de 1960, o prédio serviu como sede do CENTO (Organização do Tratado Central). Após a dissolução do CENTO em 1979, o edifício foi entregue ao Ministério da Cultura, e o ministério redesenhou o edifício como museu. O museu foi inaugurado em 30 de setembro de 1981, no 100.º aniversário de nascimento de Mustafa Kemal Atatürk.
(resolução original: 7 853 × 4 908)

30 de outubro de 2023 editar

Pôr do sol em Míconos, Grécia. Míconos é uma ilha do mar Egeu e pertence às Cíclades. A capital da ilha é Chora, localizada no lado oeste da ilha. Embora tenha um litoral de 89 quilômetros, Míconos foi uma das primeiras ilhas gregas a desenvolver o turismo. Já na década de 1960, os turistas afluíam em massa à ilha. Hoje a vida noturna de Míconos é considerada uma das mais animadas e ativas da Europa. A parte mais famosa da ilha no país é chamada de “Pequena Veneza” devido à sua semelhança com aquela cidade. (definição 4 114 × 2 733)

Pôr do sol em Míconos, Grécia. Míconos é uma ilha do mar Egeu e pertence às Cíclades. A capital da ilha é Chora, localizada no lado oeste da ilha. Embora tenha um litoral de 89 quilômetros, Míconos foi uma das primeiras ilhas gregas a desenvolver o turismo. Já na década de 1960, os turistas afluíam em massa à ilha. Hoje a vida noturna de Míconos é considerada uma das mais animadas e ativas da Europa. A parte mais famosa da ilha no país é chamada de “Pequena Veneza” devido à sua semelhança com aquela cidade.
(resolução original: 4 114 × 2 733)

31 de outubro de 2023 editar

Jubilee e Munin, dois dos corvos da Torre de Londres. Nascido em 2012, Jubilee (macho) foi oferecido à Rainha Elizabeth II em seu Jubileu de Diamante. Munin (fêmea), nascida em 1995, é o corvo mais velho da Torre. (definição 2 723 × 2 723)

Jubilee e Munin, dois dos corvos da Torre de Londres. Nascido em 2012, Jubilee (macho) foi oferecido à Rainha Elizabeth II em seu Jubileu de Diamante. Munin (fêmea), nascida em 1995, é o corvo mais velho da Torre.
(resolução original: 2 723 × 2 723)