Wikipédia:Imagem em destaque/Abril de 2024

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentação

Esta página contém uma relação de imagens que a comunidade da Wikipédia lusófona decidiu incluir em sua página principal. Uma imagem diferente é destacada a cada dia, seguindo a escolha do Wikimedia Commons.

Arquivos

2006:  JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2007:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2008:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2009:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2010:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2011:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2012:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2013:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2014:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2015:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2016:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2017:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2018:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2019:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2020:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2021:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2022:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2023:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
2024:  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 de abril de 2024 editar

Vista durante a hora azul da Ponte Dom Luís I e da cidade do Porto, Portugal. A ponte, em arco metálico de dois andares construída entre 1881 e 1886, atravessa o rio Douro para ligar o Porto a Vila Nova de Gaia. Na sua construção, seu vão de 172 metros era o mais longo desse tipo no mundo. O andar inferior permaneceu aberto ao tráfego geral até outubro de 2021, quando foi fechado temporariamente a todo o tráfego para o início das obras de reparação e renovação previstas para durar cerca de um ano. Quando foi reaberto, em abril de 2023, o andar inferior estava restrito ao transporte público, táxis, ciclistas e pedestres. (definição 7 741 × 3 859)

Vista durante a hora azul da Ponte Dom Luís I e da cidade do Porto, Portugal. A ponte, em arco metálico de dois andares construída entre 1881 e 1886, atravessa o rio Douro para ligar o Porto a Vila Nova de Gaia. Na sua construção, seu vão de 172 metros era o mais longo desse tipo no mundo. O andar inferior permaneceu aberto ao tráfego geral até outubro de 2021, quando foi fechado temporariamente a todo o tráfego para o início das obras de reparação e renovação previstas para durar cerca de um ano. Quando foi reaberto, em abril de 2023, o andar inferior estava restrito ao transporte público, táxis, ciclistas e pedestres.
(resolução original: 7 741 × 3 859)

2 de abril de 2024 editar

Marca de impacto de bala (vandalismo) na torre de vigia do antigo arsenal no vilarejo de Dernekamp, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. (definição 6 720 × 4 480)

Marca de impacto de bala (vandalismo) na torre de vigia do antigo arsenal no vilarejo de Dernekamp, Kirchspiel, Dülmen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

3 de abril de 2024 editar

Vista aérea da torre de resfriamento do segundo estágio inacabado da usina termelétrica em Lavriki, distrito de Vsevolozhsk, região de Leningrado, Rússia. Uma torre de resfriamento é um dispositivo que descarta o calor residual para a atmosfera por meio do resfriamento de um fluxo refrigerante, geralmente um fluxo de água, a uma temperatura mais baixa. As torres de resfriamento podem usar a evaporação da água para remover o calor e resfriar o fluido de trabalho até próximo à temperatura de bulbo úmido do ar ou, no caso de torres de resfriamento secas, depender exclusivamente do ar para resfriar o fluido de trabalho até próximo à temperatura de bulbo seco do ar usando radiadores. (definição 3 949 × 2 962)

Vista aérea da torre de resfriamento do segundo estágio inacabado da usina termelétrica em Lavriki, distrito de Vsevolozhsk, região de Leningrado, Rússia. Uma torre de resfriamento é um dispositivo que descarta o calor residual para a atmosfera por meio do resfriamento de um fluxo refrigerante, geralmente um fluxo de água, a uma temperatura mais baixa. As torres de resfriamento podem usar a evaporação da água para remover o calor e resfriar o fluido de trabalho até próximo à temperatura de bulbo úmido do ar ou, no caso de torres de resfriamento secas, depender exclusivamente do ar para resfriar o fluido de trabalho até próximo à temperatura de bulbo seco do ar usando radiadores.
(resolução original: 3 949 × 2 962)

4 de abril de 2024 editar

Cúpula da Rocha, um santuário islâmico no centro do complexo da mesquita de Al-Aqsa, no Monte do Templo, na Cidade Antiga de Jerusalém. É a obra de arquitetura islâmica mais antiga do mundo, a primeira estrutura religiosa arqueologicamente comprovada a ser construída por um governante muçulmano e suas inscrições contêm as primeiras proclamações epigráficas do Islã e do profeta islâmico Maomé. Designado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, foi chamada de “o marco mais reconhecível de Jerusalém”, com duas estruturas próximas da Cidade Antiga: o Muro das Lamentações e a “Rotunda da Ressurreição” na igreja do Santo Sepulcro. (definição 4 288 × 2 848)

Cúpula da Rocha, um santuário islâmico no centro do complexo da mesquita de Al-Aqsa, no Monte do Templo, na Cidade Antiga de Jerusalém. É a obra de arquitetura islâmica mais antiga do mundo, a primeira estrutura religiosa arqueologicamente comprovada a ser construída por um governante muçulmano e suas inscrições contêm as primeiras proclamações epigráficas do Islã e do profeta islâmico Maomé. Designado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, foi chamada de “o marco mais reconhecível de Jerusalém”, com duas estruturas próximas da Cidade Antiga: o Muro das Lamentações e a “Rotunda da Ressurreição” na igreja do Santo Sepulcro.
(resolução original: 4 288 × 2 848)

5 de abril de 2024 editar

Orvalho no vidro iluminado pelo sol. Orvalho é a água em forma de gotículas que aparece em objetos finos e expostos pela manhã ou à noite devido à condensação. Quando as temperaturas são baixas o suficiente, o orvalho assume a forma de gelo, chamado de geada. (definição 3 288 × 2 587)

Orvalho no vidro iluminado pelo sol. Orvalho é a água em forma de gotículas que aparece em objetos finos e expostos pela manhã ou à noite devido à condensação. Quando as temperaturas são baixas o suficiente, o orvalho assume a forma de gelo, chamado de geada.
(resolução original: 3 288 × 2 587)

6 de abril de 2024 editar

Vista frontal da parte superior da torre sineira (campanário) em Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda), no recinto do Grande Palácio Real em Bangkok, Tailândia. A construção do templo começou em 1783 sob as ordens de Rama I, o primeiro rei da dinastia Chacri e é considerado o templo budista mais sagrado do país. O complexo do templo é composto por vários edifícios para fins religiosos específicos, construídos em uma variedade de estilos arquitetônicos tailandeses, sem deixar de seguir os princípios tradicionais da arquitetura religiosa tailandesa. (definição 4 465 × 4 465)

Vista frontal da parte superior da torre sineira (campanário) em Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda), no recinto do Grande Palácio Real em Bangkok, Tailândia. A construção do templo começou em 1783 sob as ordens de Rama I, o primeiro rei da dinastia Chacri e é considerado o templo budista mais sagrado do país. O complexo do templo é composto por vários edifícios para fins religiosos específicos, construídos em uma variedade de estilos arquitetônicos tailandeses, sem deixar de seguir os princípios tradicionais da arquitetura religiosa tailandesa.
(resolução original: 4 465 × 4 465)

7 de abril de 2024 editar

Mural na rua de Santa Maria, Funchal, Madeira, Portugal. Um mural é qualquer obra de arte gráfica pintada ou aplicada diretamente em uma parede, teto ou outro substrato permanente. As técnicas de mural incluem afresco, mosaico, grafite e maruflagem. (definição 3 544 × 3 544)

Mural na rua de Santa Maria, Funchal, Madeira, Portugal. Um mural é qualquer obra de arte gráfica pintada ou aplicada diretamente em uma parede, teto ou outro substrato permanente. As técnicas de mural incluem afresco, mosaico, grafite e maruflagem.
(resolução original: 3 544 × 3 544)

8 de abril de 2024 editar

Jaesil para Sejong, o Grande. Foi construído em 1469, mas demolido sob o domínio japonês e reconstruído em 1970. O jaesil cumpre várias funções: serve como casa do guardião da tumba e para o armazenamento do inventário ritual. É também um lugar para a preparação dos ritos da família real. (definição 4 000 × 2 998)

Jaesil para Sejong, o Grande. Foi construído em 1469, mas demolido sob o domínio japonês e reconstruído em 1970. O jaesil cumpre várias funções: serve como casa do guardião da tumba e para o armazenamento do inventário ritual. É também um lugar para a preparação dos ritos da família real.
(resolução original: 4 000 × 2 998)

9 de abril de 2024 editar

Detalhe de um Eucomis (flor-de-abacaxi). A flor se desenvolve a partir do caule com pintas escuras. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 16 imagens. Nativa do sul da África, são plantas perenes bulbosas com rosetas basais de folhas e caules robustos cobertos por flores em forma de estrela com um tufo de brácteas verdes no topo, lembrando superficialmente um abacaxi — daí o nome comum. (definição 3 329 × 3 329)

Detalhe de um Eucomis (flor-de-abacaxi). A flor se desenvolve a partir do caule com pintas escuras. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 16 imagens. Nativa do sul da África, são plantas perenes bulbosas com rosetas basais de folhas e caules robustos cobertos por flores em forma de estrela com um tufo de brácteas verdes no topo, lembrando superficialmente um abacaxi — daí o nome comum.
(resolução original: 3 329 × 3 329)

10 de abril de 2024 editar

Casa da guarda na ponte sobre o rio Meno em Miltenberg, Baviera, Alemanha. Um tipo de porta de entrada fortificada, um edifício de ponto de controle de entrada, encerrando ou acompanhando uma porta de entrada para uma cidade, casa religiosa, castelo, casa senhorial ou outro edifício de fortificação de importância. As casas da guarda são normalmente a secção mais fortemente armada de uma fortificação, para compensar o fato de serem estruturalmente o ponto de ataque mais fraco e provável de um inimigo. Existem numerosos exemplos sobreviventes na França, Áustria, Alemanha, Inglaterra e Japão. (definição 6 700 × 6 700)

Casa da guarda na ponte sobre o rio Meno em Miltenberg, Baviera, Alemanha. Um tipo de porta de entrada fortificada, um edifício de ponto de controle de entrada, encerrando ou acompanhando uma porta de entrada para uma cidade, casa religiosa, castelo, casa senhorial ou outro edifício de fortificação de importância. As casas da guarda são normalmente a secção mais fortemente armada de uma fortificação, para compensar o fato de serem estruturalmente o ponto de ataque mais fraco e provável de um inimigo. Existem numerosos exemplos sobreviventes na França, Áustria, Alemanha, Inglaterra e Japão.
(resolução original: 6 700 × 6 700)

11 de abril de 2024 editar

Acordeonista cego tocando em Pátzcuaro, Michoacán, México. O acordeão é de uma família de instrumentos musicais em forma de caixa do tipo aerofone de palheta livre acionado por fole (produzindo som conforme o ar flui via uma palheta em uma moldura). A característica essencial do acordeão é combinar em um instrumento uma seção melódica, também chamada de discantus, geralmente no teclado da mão direita, com um acompanhamento ou funcionalidade de baixo contínuo na mão esquerda. O músico toca normalmente a melodia em botões ou teclas do lado direito (chamado de teclado ou às vezes manual), e o acompanhamento no baixo ou botões de acordes predefinidos no lado esquerdo. (definição 4 752 × 3 168)

Acordeonista cego tocando em Pátzcuaro, Michoacán, México. O acordeão é de uma família de instrumentos musicais em forma de caixa do tipo aerofone de palheta livre acionado por fole (produzindo som conforme o ar flui via uma palheta em uma moldura). A característica essencial do acordeão é combinar em um instrumento uma seção melódica, também chamada de discantus, geralmente no teclado da mão direita, com um acompanhamento ou funcionalidade de baixo contínuo na mão esquerda. O músico toca normalmente a melodia em botões ou teclas do lado direito (chamado de teclado ou às vezes manual), e o acompanhamento no baixo ou botões de acordes predefinidos no lado esquerdo.
(resolução original: 4 752 × 3 168)

12 de abril de 2024 editar

Vista panorâmica do templo Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado) e seu reflexo na água em um dia ensolarado, Quioto, Japão. É um templo Zen budista e um dos edifícios mais populares de Quioto, atraindo muitos visitantes anualmente. É especialmente conhecido por seu pavilhão revestido de ouro construído na margem do lago, que deu origem ao seu nome. Em 1994, Kinkaku-ji, com outros tesouros culturais de Quioto, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como parte dos “Monumentos Históricos da Antiga Quioto”. (definição 5 928 × 3 335)

Vista panorâmica do templo Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado) e seu reflexo na água em um dia ensolarado, Quioto, Japão. É um templo Zen budista e um dos edifícios mais populares de Quioto, atraindo muitos visitantes anualmente. É especialmente conhecido por seu pavilhão revestido de ouro construído na margem do lago, que deu origem ao seu nome. Em 1994, Kinkaku-ji, com outros tesouros culturais de Quioto, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como parte dos “Monumentos Históricos da Antiga Quioto”.
(resolução original: 5 928 × 3 335)

13 de abril de 2024 editar

Vista do vale do Gandaki próximo à aldeia de Thiri, província de Gandaki, Nepal. O rio Gandaki, também conhecido como Narayani e Gandak, é um dos principais rios do Nepal e um afluente da margem esquerda do Ganges, na Índia. Sua área total de captação é de 46 300 km², a maioria no Nepal. No Himalaia do Nepal, o Gandaki é notável por seu profundo desfiladeiro. A bacia também contém três montanhas com mais de 8 mil metros, a saber: Dhaulagiri, Manaslu e Annapurna. Dhaulagiri é o ponto mais alto da bacia do Gandaki. (definição 4 608 × 2 592)

Vista do vale do Gandaki próximo à aldeia de Thiri, província de Gandaki, Nepal. O rio Gandaki, também conhecido como Narayani e Gandak, é um dos principais rios do Nepal e um afluente da margem esquerda do Ganges, na Índia. Sua área total de captação é de 46 300 km², a maioria no Nepal. No Himalaia do Nepal, o Gandaki é notável por seu profundo desfiladeiro. A bacia também contém três montanhas com mais de 8 mil metros, a saber: Dhaulagiri, Manaslu e Annapurna. Dhaulagiri é o ponto mais alto da bacia do Gandaki.
(resolução original: 4 608 × 2 592)

14 de abril de 2024 editar

Crianças em um barco no rio Shari-Goyain, que flui serpenteando através da floresta do pântano de Ratargul em Gowainghat upazila, Sylhet, Bangladesh. É uma floresta pantanosa de água doce e uma das poucas florestas pantanosas de água doce do mundo. Sua área de 504 acres foi declarada santuário de vida selvagem pelo governo de Bangladesh em 1973. Também em 31 de maio de 2015, o Departamento Florestal de Bangladesh declarou 204,25 hectares de áreas florestais como Área Especial de Conservação da Biodiversidade. (definição 5 330 × 3 687)

Crianças em um barco no rio Shari-Goyain, que flui serpenteando através da floresta do pântano de Ratargul em Gowainghat upazila, Sylhet, Bangladesh. É uma floresta pantanosa de água doce e uma das poucas florestas pantanosas de água doce do mundo. Sua área de 504 acres foi declarada santuário de vida selvagem pelo governo de Bangladesh em 1973. Também em 31 de maio de 2015, o Departamento Florestal de Bangladesh declarou 204,25 hectares de áreas florestais como Área Especial de Conservação da Biodiversidade.
(resolução original: 5 330 × 3 687)

15 de abril de 2024 editar

Relógio floral com o Kursalon Hübner ao fundo, Parque da Cidade, Viena, Áustria. O Kursalon Hübner é um edifício historicista de estilo renascentista italiano. Ele é alugado por Josip Susnjara desde 2002 e utilizado como local para bailes, casamentos e diversos outros eventos. Inclui quatro salas em dois andares e um terraço de 1 000 m² com vista para o Parque da Cidade. Cerca de 500 concertos de música clássica com um total de cerca de 200 mil visitantes são organizados nele todos os anos. (definição 7 580 × 4 194)

Relógio floral com o Kursalon Hübner ao fundo, Parque da Cidade, Viena, Áustria. O Kursalon Hübner é um edifício historicista de estilo renascentista italiano. Ele é alugado por Josip Susnjara desde 2002 e utilizado como local para bailes, casamentos e diversos outros eventos. Inclui quatro salas em dois andares e um terraço de 1 000 m² com vista para o Parque da Cidade. Cerca de 500 concertos de música clássica com um total de cerca de 200 mil visitantes são organizados nele todos os anos.
(resolução original: 7 580 × 4 194)

16 de abril de 2024 editar

Erupção do gêiser Old Faithful (Velho Fiel). É um gêiser em forma de jato e está localizado na Bacia Superior de Gêiser do parque nacional de Yellowstone, Wyoming, Estados Unidos. Foi oficialmente descoberto por membros da Expedição Washburn-Langford-Doane em 1870. Após dois dias de observação, Henry D. Washburn deu nome ao gêiser porque suas erupções eram frequentes e regulares. Desde a sua descoberta, entrou em erupção mais de um milhão de vezes. (definição 6 720 × 4 480)

Erupção do gêiser Old Faithful (Velho Fiel). É um gêiser em forma de jato e está localizado na Bacia Superior de Gêiser do parque nacional de Yellowstone, Wyoming, Estados Unidos. Foi oficialmente descoberto por membros da Expedição Washburn-Langford-Doane em 1870. Após dois dias de observação, Henry D. Washburn deu nome ao gêiser porque suas erupções eram frequentes e regulares. Desde a sua descoberta, entrou em erupção mais de um milhão de vezes.
(resolução original: 6 720 × 4 480)

17 de abril de 2024 editar

Botões de Allium senescens glaucum, uma espécie de planta com flor do gênero Allium (que inclui todas as cebolas e alho ornamentais e culinários), nativa da Sibéria e da Mongólia. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 71 imagens. (definição 4 044 × 2 696)

Botões de Allium senescens glaucum, uma espécie de planta com flor do gênero Allium (que inclui todas as cebolas e alho ornamentais e culinários), nativa da Sibéria e da Mongólia. Técnica do empilhamento de foco (focus stacking) de 71 imagens.
(resolução original: 4 044 × 2 696)

18 de abril de 2024 editar

Hippasa holmerae em sua teia em forma de funil, vista em Don Som (Si Phan Don), Laos. (definição 3 296 × 2 637)

Hippasa holmerae em sua teia em forma de funil, vista em Don Som (Si Phan Don), Laos.
(resolução original: 3 296 × 2 637)

19 de abril de 2024 editar

Fêmea de borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) procurando comida em águas rasas perto de Roermond, Limburgo, Países Baixos. Seu habitat de reprodução são áreas abertas de cascalho perto de água doce, ilhas e margens de rios em todo o paleártico, incluindo o noroeste da África. Eles nidificam no solo em pedras com pouco ou nenhum crescimento de plantas. Tanto machos quanto fêmeas se revezam na incubação dos ovos. São migratórios e passam o inverno na África. Essas aves procuram comida em áreas lamacentas. Eles comem insetos e vermes. (definição 2 940 × 2 470)

Fêmea de borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) procurando comida em águas rasas perto de Roermond, Limburgo, Países Baixos. Seu habitat de reprodução são áreas abertas de cascalho perto de água doce, ilhas e margens de rios em todo o paleártico, incluindo o noroeste da África. Eles nidificam no solo em pedras com pouco ou nenhum crescimento de plantas. Tanto machos quanto fêmeas se revezam na incubação dos ovos. São migratórios e passam o inverno na África. Essas aves procuram comida em áreas lamacentas. Eles comem insetos e vermes.
(resolução original: 2 940 × 2 470)

20 de abril de 2024 editar

Catedral de Burgos, declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 31 de outubro de 1984. É a única catedral espanhola que tem essa distinção de forma independente, sem estar vinculada ao centro histórico de uma cidade. (definição 3 823 × 3 823)

Catedral de Burgos, declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 31 de outubro de 1984. É a única catedral espanhola que tem essa distinção de forma independente, sem estar vinculada ao centro histórico de uma cidade.
(resolução original: 3 823 × 3 823)

21 de abril de 2024 editar

Imagem em cor natural do Distrito Federal, Brasil, em 21 de agosto de 2001, tirada pelo Advanced Land Imager (ALI) do satélite Earth Observing-1 (EO-1) da NASA. Contém a capital do país, Brasília, fundada neste dia em 1960. A cidade, cujo desenho geral já foi comparado a um pássaro e a um avião, entre outras formas, fica a oeste de um lago artificial, o Lago Paranoá. A condição pioneira da cidade no planejamento urbano levou a UNESCO a nomear Brasília como Patrimônio Mundial em 1987. (definição 3 169 × 2 998)

Imagem em cor natural do Distrito Federal, Brasil, em 21 de agosto de 2001, tirada pelo Advanced Land Imager (ALI) do satélite Earth Observing-1 (EO-1) da NASA. Contém a capital do país, Brasília, fundada neste dia em 1960. A cidade, cujo desenho geral já foi comparado a um pássaro e a um avião, entre outras formas, fica a oeste de um lago artificial, o Lago Paranoá. A condição pioneira da cidade no planejamento urbano levou a UNESCO a nomear Brasília como Patrimônio Mundial em 1987.
(resolução original: 3 169 × 2 998)

22 de abril de 2024 editar

Vista das montanhas Cholatse (6440 m), Ama Dablam (6812 m) e outros picos do Himalaia no vale Chola, Mahalangur Himal, Nepal. Mahalangur Himal é uma seção do Himalaia no nordeste do Nepal e no centro-sul do Tibete, que se estende a leste da passagem Nangpa La, entre Rolwaling Himal e Cho Oyu, até o rio Arun e inclui o Monte Everest, Lhotse, Makalu e Cho Oyu, quatro dos seis picos mais altos da Terra. (definição 4 028 × 2 686)

Vista das montanhas Cholatse (6440 m), Ama Dablam (6812 m) e outros picos do Himalaia no vale Chola, Mahalangur Himal, Nepal. Mahalangur Himal é uma seção do Himalaia no nordeste do Nepal e no centro-sul do Tibete, que se estende a leste da passagem Nangpa La, entre Rolwaling Himal e Cho Oyu, até o rio Arun e inclui o Monte Everest, Lhotse, Makalu e Cho Oyu, quatro dos seis picos mais altos da Terra.
(resolução original: 4 028 × 2 686)

23 de abril de 2024 editar

Biblioteca da residência Abbotsford, uma casa de campo histórica em Scottish Borders, perto de Galashiels, na margem sul do rio Tweed. Atualmente aberta ao público, foi construída como residência do romancista e poeta Walter Scott entre 1817 e 1825. É um edifício classificado (Reino Unido) na Categoria A e a propriedade está classificada no Inventário de Jardins e Paisagens Projetadas na Escócia. (definição 8 687 × 5 791)

Biblioteca da residência Abbotsford, uma casa de campo histórica em Scottish Borders, perto de Galashiels, na margem sul do rio Tweed. Atualmente aberta ao público, foi construída como residência do romancista e poeta Walter Scott entre 1817 e 1825. É um edifício classificado (Reino Unido) na Categoria A e a propriedade está classificada no Inventário de Jardins e Paisagens Projetadas na Escócia.
(resolução original: 8 687 × 5 791)

24 de abril de 2024 editar

Lagarta de Xylena solidaginis se alimentando de Dactylorhiza russowii, pântano de Niitvälja, noroeste da Estônia. Ela é encontrada na maior parte da Europa, exceto na Península Ibérica, Irlanda, Islândia e na parte oeste e sul da Península Balcânica. É encontrada principalmente em terrenos pantanosos, em florestas mistas úmidas, bem como em áreas de tundra e taiga. (definição 2 754 × 2 754)

Lagarta de Xylena solidaginis se alimentando de Dactylorhiza russowii, pântano de Niitvälja, noroeste da Estônia. Ela é encontrada na maior parte da Europa, exceto na Península Ibérica, Irlanda, Islândia e na parte oeste e sul da Península Balcânica. É encontrada principalmente em terrenos pantanosos, em florestas mistas úmidas, bem como em áreas de tundra e taiga.
(resolução original: 2 754 × 2 754)

25 de abril de 2024 editar

Joaninha-asiática-multicolorida (Harmonia axyridis var. succinea) no Parc du Bois-de-Coulonge, Quebec, Canadá. A Harmonia axyridis é uma espécie de besouro ou joaninha grande. Essa é uma das espécies mais variáveis do mundo, com uma gama excepcionalmente ampla de formas de cores. É nativa do leste da Ásia, mas foi introduzida artificialmente na América do Norte e na Europa para controlar pulgões e cochonilhas. Atualmente, é comum, bem conhecida e está se espalhando nessas regiões, além de ter se estabelecido na África e amplamente na América do Sul. (definição 6 494 × 6 494)

Joaninha-asiática-multicolorida (Harmonia axyridis var. succinea) no Parc du Bois-de-Coulonge, Quebec, Canadá. A Harmonia axyridis é uma espécie de besouro ou joaninha grande. Essa é uma das espécies mais variáveis do mundo, com uma gama excepcionalmente ampla de formas de cores. É nativa do leste da Ásia, mas foi introduzida artificialmente na América do Norte e na Europa para controlar pulgões e cochonilhas. Atualmente, é comum, bem conhecida e está se espalhando nessas regiões, além de ter se estabelecido na África e amplamente na América do Sul.
(resolução original: 6 494 × 6 494)

26 de abril de 2024 editar

Grupo vocal popular israelense “Hakol Over Habibi” (“Tudo passa, meu amor”) foi uma banda musical israelense que representou seu país no Festival Eurovisão da Canção 1981 com a música “Halayla”. A banda era composta por: Ami Mandelman, Shlomit Aharon, Yuval Dor e Kiki Rothstein. Originalmente, a música “Hallelujah” havia sido oferecida a eles como uma possível participação no Eurovision em 1978, mas eles recusaram. A música chegou a representar Israel em 1979, mas foi interpretada por Milk & Honey, que venceu o concurso daquele ano. (definição 2 431 × 1 417)

Grupo vocal popular israelense Hakol Over Habibi (“Tudo passa, meu amor”) foi uma banda musical israelense que representou seu país no Festival Eurovisão da Canção 1981 com a música “Halayla”. A banda era composta por: Ami Mandelman, Shlomit Aharon, Yuval Dor e Kiki Rothstein. Originalmente, a música “Hallelujah” havia sido oferecida a eles como uma possível participação no Eurovision em 1978, mas eles recusaram. A música chegou a representar Israel em 1979, mas foi interpretada por Milk & Honey, que venceu o concurso daquele ano.
(resolução original: 2 431 × 1 417)

27 de abril de 2024 editar

Detalhe da igreja da Assunção de Maria na vila de Lychivka, distrito de Khmelnytskyi, região de Khmelnytski, Ucrânia. A igreja, construída em 1758, era originalmente greco-católica e mais tarde, ortodoxa. A nova igreja de madeira e o campanário foram construídos em 1888 segundo o plano do arquiteto Skuratov pelo mestre Fyodor Farvorovsky. A biblioteca da igreja foi fundada pelo padre Ignatiy Taranovych e consistia em 61 livros impressos em Lviv e Pochaev. (definição 3 648 × 3 648)

Detalhe da igreja da Assunção de Maria na vila de Lychivka, distrito de Khmelnytskyi, região de Khmelnytski, Ucrânia. A igreja, construída em 1758, era originalmente greco-católica e mais tarde, ortodoxa. A nova igreja de madeira e o campanário foram construídos em 1888 segundo o plano do arquiteto Skuratov pelo mestre Fyodor Farvorovsky. A biblioteca da igreja foi fundada pelo padre Ignatiy Taranovych e consistia em 61 livros impressos em Lviv e Pochaev.
(resolução original: 3 648 × 3 648)

28 de abril de 2024 editar

Escalada em fendas de arenito na área de Indian Creek no Parque Nacional de Canyonlands, perto de Moab, Utah, Estados Unidos. Tem uma elevação de 1 757 m. (definição 2 000 × 2 000)

Escalada em fendas de arenito na área de Indian Creek no Parque Nacional de Canyonlands, perto de Moab, Utah, Estados Unidos. Tem uma elevação de 1 757 m.
(resolução original: 2 000 × 2 000)

29 de abril de 2024 editar

Lado ocidental do Taj Mahal na hora dourada, um mausoléu de mármore branco-marfim na margem direita do rio Jamuna em Agra, Utar Pradexe, Índia. Foi encomendado em 1631 pelo quinto imperador Mogol, Xá Jeã, para abrigar o túmulo de sua amada esposa, Mumtaz Mahal; também abriga o túmulo do próprio Xá Jeã. O túmulo é a peça central de um complexo de 17 hectares, que inclui uma mesquita e uma casa de hóspedes, e está situado em jardins formais delimitados em três lados por um muro com ameias. (definição 12 391 × 5 777)

Lado ocidental do Taj Mahal na hora dourada, um mausoléu de mármore branco-marfim na margem direita do rio Jamuna em Agra, Utar Pradexe, Índia. Foi encomendado em 1631 pelo quinto imperador Mogol, Xá Jeã, para abrigar o túmulo de sua amada esposa, Mumtaz Mahal; também abriga o túmulo do próprio Xá Jeã. O túmulo é a peça central de um complexo de 17 hectares, que inclui uma mesquita e uma casa de hóspedes, e está situado em jardins formais delimitados em três lados por um muro com ameias.
(resolução original: 12 391 × 5 777)

30 de abril de 2024 editar

Fotomontagem composta de 16 fotos diferentes manipuladas digitalmente para dar a impressão de que se trata de uma paisagem real. Software usado: Adobe Photoshop. Fotomontagem é o processo e o resultado da criação de uma fotografia composta por meio de corte, colagem, rearranjo e sobreposição de duas ou mais fotografias em uma nova imagem. Um método semelhante, embora não utilize filme, é realizado atualmente por meio de software de edição de imagens. Essa última técnica é chamada pelos profissionais de “composição”. (definição 4 569 × 1 770)

Fotomontagem composta de 16 fotos diferentes manipuladas digitalmente para dar a impressão de que se trata de uma paisagem real. Software usado: Adobe Photoshop. Fotomontagem é o processo e o resultado da criação de uma fotografia composta por meio de corte, colagem, rearranjo e sobreposição de duas ou mais fotografias em uma nova imagem. Um método semelhante, embora não utilize filme, é realizado atualmente por meio de software de edição de imagens. Essa última técnica é chamada pelos profissionais de “composição”.
(resolução original: 4 569 × 1 770)