007 Legends

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
007 Legends
Produtora Eurocom
Editora(s) Activision
Plataforma(s) PlayStation 3
Xbox 360
Microsoft Windows
Wii U
Data(s) de lançamento PlayStation 3 & Xbox 360
  • AN 16 de outubro de 2012[1]
  • EU 19 de outubro de 2012[1]
Microsoft Windows
  • AN 1 de novembro de 2012 (Steam)
  • EU 2 de novembro de 2012 (Varejo)[1]
Wii U
  • EU 6 de dezembro de 2012
  • AN 11 de dezembro de 2012
  • UK TBC 2013
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo single player, multiplayer
Número de jogadores 1 (Single Player) e 2-4 (Multiplayer)
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Média Wii Optical Disc, download

007 Legends é um jogo de tiro em primeira pessoa estrelado pelo personagem James Bond, desenvolvido pela Eurocom e lançado pela Activision em 2012, tornando-o o quarto lançamento da franquia pela empresa. O jogo está disponível para os consoles Wii, PlayStation 3, XBox 360 e Wii U.[1]

A versão para o Wii foi lançada em algumas partes da Europa em 6 de dezembro de 2012[2] , mas o lançamento do jogo no Reino Unido foi adiado várias vezes e ainda está previsto para uma data incerta de 2013.[3] , chegando a ser cancelado na Austrália.[4]

O jogo celebra os 50 anos dos filmes do James Bond.[5] Assim, o jogador realizará missões de seis filmes, um de cada ator que já encarnou o agente: Goldfinger (Sean Connery), On Her Majesty's Secret Service (George Lazenby), Moonraker (Roger Moore), Licence to Kill (Timothy Dalton) e Die Another Day (Pierce Brosnan). Skyfall, da era Daniel Craig, está disponível como download para Xbox 360, PS3 e PC, sendo o Wii U o único a conter as missões já no disco.[6] Alguns dos personagens foram recriados com a voz e a aparência de seus atores originais, à exceção de M, Tanner e James Bond, que foram interpretados por Judi Dench, Rory Kinnear e Daniel Craig, respectivamente, mesmo em missões de filmes onde eles não apareceram originalmente. Contudo, M e Tanner não aparecem fisicamente no jogo, apenas suas vozes são ouvidas no decorrer das missões, e James Bond foi dublado por Timothy Watson.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Assim como os jogos mais recentes do 007, 007 Legends traz uma forma diferente de perda e recuperação de energia, se comparada com os mais antigos. Conforme Bond é atingido por tiros, coronhadas ou explosões, manchas de sangue vão surgindo na tela e as batidas do coração vão acelerando, até que ele morra, caso o jogador não se proteja em algum lugar para que a energia se recupere automaticamente. Há quatro níveis de dificuldade. No primeiro, a energia se esvai lentamente e se recupera rapidamente, enquanto que no terceiro, ocorre o inverso (como nos jogos mais recentes). Já no último nível, chamado 007 Classic, o método é o antigo: Barras de energia são esvaziadas conforme Bond sofre danos e são recuperadas com coletes espalhados pelas fases.

Assim como seu antecessor, GoldenEye, o jogo é totalmente em primeira pessoa (inclusive na grande maioria das cutscenes), e não tem a possibilidade do jogador apertar um botão no controle e automaticamente "grudar" em uma parede ou atrás de uma mesa ou caixas para se proteger de tiros. Ao invés disso, o Bond pode apenas se agaxar por trás destes objetos e ficar levemente acima deles na hora de atirar. Contudo, uma nova possibilidade permite ao jogador espiar acima da cobertura ao levantar levemente a cabeça.

Bond continua podendo levar até três armas, sendo a pistola silenciável a arma padrão. Diferente de Goldeneye e 007: Blood Stone, não são mais apenas os inimigos que podem atirar granadas. Novamente, o Smartphone de Bond é importante bugiganga, com o qual ele pode abrir portas, tirar fotos, hackear sistemas, procurar impressões digitais e baixar arquivos.[7] Contudo, agora o jogador conta com outros equipamentos, como um relógio que dispara raios laser, mapeia inimigos e câmeras[7] e arromba cofres e uma caneta que pode disparar dardos tranquilizantes ou atordoantes.[7] As lutas corpo-a-corpo foram aprimoradas, permitindo ao jogador controlar os socos com os controles analógicos.

Os inimigos agora possuem inteligência artificial aprimorada, tornando-os mais investigativos. Assim como os jogos mais recentes, é possível optar entre passar pelos inimigos silenciosamente para evitar confrontos ou combatê-los diretamente.

O jogo agora permite ao jogador adquirir XP (experience points, ou pontos de experiência). Com os pontos, os jogadores podem obter novas armas e bugigangas, ou então aprimorar os já obtidos, além das habilidades físicas do agente.

Cada missão traz uma fase em que o jogador dirige algum veículo,[8]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jogo abre com a cena de Skyfall em que James Bond briga com o assassino francês Patrice. Quando Moneypenny o acerta com um tiro de sniper, ele despenca num rio. Enquanto fica à beira da morte, ele se lembra de suas aventuras passadas - a operação Grand Slam de Goldfinger; o ataque a Piz Gloria de On Her Majesty's Secret Service, sua vingança contra o rei das drogas Franz Sanchez, de Licence to Kill, seu encontro com Gustav Graves, de Die Another Day, e a luta final contra o plano de Hugo Drax para matar a raça humana inteira em Moonraker. Todas as missões foram atualizadas e reimaginadas de maneira que tenham ocorrido no período entre Quantum of Solace (2008) e Skyfall (2012).

Após os flashbacks, Bond acorda e descobre que ainda está vivo. Ele então rastreia e persegue Patrice até Xangai, onde ele frustra o seu plano de assassinato e o elimina.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Alguns personages não foram recriados de maneira totalmente fiel aos filmes. São eles: Ernst Stavro Blofeld, Felix Leiter, Jinx e Holly Goodhead: Blofeld foi criado a partir da "fusão" dos três atores que o interpretaram (Donald Pleasence, Telly Savalas, e Charles Gray); Felix tem a aparência e a voz de Demetri Goritsas; Jinx, originalmente encarnada por Halle Berry, é baseada em Gabriela Montaraz [9] e Goodhead é baseado em Jane Perry, em vez de Lois Chiles.

Personagem Aparência Dublado por
James Bond Daniel Craig Daniel Craig
M Judi Dench
Bill Tanner Rory Kinnear
Hugo Drax Michael Lonsdale Michael Lonsdale
Holly Goodhead Jane Perry Jane Perry
Tracy Draco Diana Rigg Nicola Walker
Pam Bouvier Carey Lowell Carey Lowell
Franz Sanchez Robert Davi Rob David
Dario Benicio del Toro
Ernst Stavro Blofeld Glenn Wrage
Gustav Graves Toby Stephens Toby Stephens
Zao Rick Yune Jason Wong
Jinx Gabriela Montaraz Madalena Alberto
Auric Goldfinger Gert Fröbe Timothy Watson
Pussy Galore Honor Blackman Natasha Little
Felix Leiter Demetri Goritsas Demetri Goritsas
Marc-Ange Draco Anthony Edrige
Oddjob Harold Sakata
Jaws Richard Kiel
Eve Moneypenny Naomie Harris Naomie Harris
Patrice Ola Rapace

Referências

  1. a b c d Activision (11 de outubro de 2012), "007 Legends Release Dates", 007legends.com. Acessado em 12 de outubro de 2012.
  2. Benjamin (2012-12-13). 007 Legends voor Wii U stilletjes in Europa verschenen (em holandês). n1ntendo.nl. Página visitada em 2013-01-03.
  3. McFerran, Damien (2013-01-02). UK 007 Legends Wii U Release Now TBC 2013. Nintendo Life. Página visitada em 2013-01-03.
  4. Here come the Aussie Wii U game delays. One has even been cancelled. Vooks (2012-11-28). Página visitada em 2013-01-03.
  5. Activision (18 Abril 2012), “Experience James Bond’s Most Iconic and Intense Missions in 007 Legends”, 007legends.com. Acessado em 27 Setembro 2012.
  6. Activision (18 Setembro 2012), "Goldfinger Revealed as Fifth Movie in 007 Legends", 007legends.com. Acessado em 27 Setembro 2012.
  7. a b c Musa, Talal (13 Setembro 2012), “Interview – 007 Legends (Xbox 360 / PS3 / PC / Wii U)”, dailymail.co.uk. Acessado em 27 Setembro 2012.
  8. Game 007 Legends product details, game.co.uk. Acessado em 27 Setembro 2012.
  9. Tweet da página oficial no Twitter de 007 Legends. Acessado em 28 de setembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]