007: Nightfire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
007: Nightfire
Desenvolvedora Eurocom (PS2,GC e Xbox)
Gearbox Software (Windows)
TransGaming Inc. (OS X)
JV Games (GBA)
Publicadora(s) EA Games
Aspyr (OS X)
Distribuidora MGM Interactive
Motor GoldSrc
Plataforma(s) PlayStation 2, Xbox, GameCube, Windows, OS X, Game Boy Advance
Data(s) de lançamento PC:
Estados Unidos 18 de Novembro de 2002
França 12 de Dezembro de 2002
PS2, Xbox e GameCube:
Estados Unidos 20 de Novembro de 2002
França 28 de Novembro de 2002
Japão 30 de Janeiro de 2003
GBA:
Estados Unidos 17 de Março de 2003
França 3 de Abril de 2003
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Single Player, Multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Recomendado para públicos maduros i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Média CD-ROM
DVD
Controles Mouse/Teclado (PC)
Gamepad (PS2, Xbox e GC)

James Bond 007: NightFire é um jogo eletrônico multiplataforma do gênero Tiro em primeira pessoa, baseado no agente secreto de Ian Fleming, o famoso James Bond. O modelo usado para a modelagem de James Bond neste game, foi o então ator que vivia o personagem no cinema, Pierce Brosnan, depois do lançamento do filme 007: Um Novo Dia Para Morrer. James Bond 007: Nightfire foi desenvolvido pela Eurocom para PlayStation 2, GameCube e Xbox. A Gearbox Software o desenvolveu para Windows e a Aspyr mais tarde o portou para Mac. No entanto, a versão para computador é um pouco diferente das versões para console, com história e missões diferentes. Enquanto que as versões de console tem doze fases, a versão para computador tem nove, o que encurta levemente o enredo.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Missões

  1. Paris Prelude
  1. The Exchange
  2. Alpine Escape
  3. Enemies Vanquished
  1. Double Cross
  2. Night Shift
  3. Chain Reaction
  4. Phoenix Fire
  5. Deep Descent
  • Missão 4: Ilha particular de Drake
  1. Island Infiltration
  2. Countdown
  • Missão 5: Estação Espacial
  1. Equinox

A história deste game é original, ela não deriva de nenhum filme ou livro. Raphael Drake é dono de uma grande empresa, a Phoenix International. Esta empresa tinha uma tarefa muito importante, a de livrar o mundo de armamentos e usinas nucleares. Porém, a empresa se torna suspeita de roubo de armamentos do governo dos Estados Unidos. Então, cabe a James Bond investigar o caso.

O game começa com James Bond ajudando Dominique Paradis a se livrar de carros inimigos, enquanto perseguem um caminhão roubado, carregado de armas nucleares. Após pararem o caminhão, Bond e Dominique celebram o ano novo em Paris.

A agência manda James Bond, disfarçado, para a festa no castelo do industrial Raphael Drake. A agência desconfia que a festa serve para cobrir a troca de misseis guiados por chips entre Raphael Drake e Alexander Mayhew, que gerencia a franquia japonesa da Phoenix. Alexander Mayhew também foi o responsável pelo roubo do chip. Então Bond, a agente da CIA Zoe Nightshade e Dominique, que está se passando pela amante de Drake, se encontram na biblioteca. Enquanto Zoe distrai os guardas, Bond vai até onde esta acontecendo a troca, e consegue roubar o chip. Bond e Zoe fogem em uma moto de neve armada, depois de enfrentar alguns guardas, chegam ao carro de Bond, e continuam com ele.

Após as negociações do míssil darem errado, Drake tenta matar Mayhew, porém falha. Então, Mayhew contata a agência (a MI6), e diz que tem informações importantes, porém só as revela se Bond ir salva-lo. No Japão, Mayhew é atacado por homens de Drake. Então, Bond mata os homens de Drake para tentar pegar alguns arquivos do esconderijo de Mayhew. Enquanto isso, Mayhew é assassinado por um ninja. Os arquivos levam Bond ao escritório de Mayhew, em Tóquio, na Phoenix Building.

Bond esta pronto para entrar na empresa enquanto os guardas estão mudando de turno e vai atrás dos 'official Nightfire documents. Bond é atacado por um dos homens de Drake. Logo depois, Dominique distrai os guardas e Bond escapa de pára-quedas.

Os Nightfire documents, leva Bond a uma planta baixa de onde estariam as armas nucleares, na firma de Drake, a Phoenix. Bond percebe que Drake esta por lá e foge. No entanto, ele é capturado por Kiko, o antigo guarda-costas de Mayhew. Ele se transformou em uma capanga de Drake. No telhado da Phoenix, Drake tem planos para matar Dominique e Bond. Kiko joga Dominique do telhado e a mata. Bond escapa, com a ajuda da Agente da Inteligência Australiana,Alura McCall.

A agência enviou Bond e Alura para a ilha particular de Drake. Eles se infiltram na ilha de acabam com as defesas de Drake. Ele abre seu caminho para o subterrâneo da ilha. Lá, ele luta com Kiko. Kiko morre e Bond viaja de foguete para a Estação Espacial Internacional, onde Drake esta. Bond tira os misseis de Drake do curso, salvando milhares de vidas na terra, e faz o lazer de Drake quebrar, causando uma grande explosão. Bond usa uma arma a laser para vencer Drake. A Estação esta em chamas e Bond escapa de volta para a Terra e comemora a vitória com Alura.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • James Bond
  • Raphael Drake
  • Dominique Paradis
  • Makiko Hayashi (Kiko)
  • Alura McCall
  • Armitage Rook
  • Zoe Nightshade
  • Alexander Mayhew
  • M
  • Q

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo, como todos os jogos de James Bond até então, é em primeira pessoa, porém, esse tem uma história original, feita só para o jogo.

No jogo, Bond carrega diversas armas, além de acessórios típicos do agente, como um relógio, que na verdade é uma arma laser e um barbeador elétrico, que na verdade é uma bomba.

Além disso, neste jogo, há fases a carro, onde o jogador controla o carro clássico de James Bond, podendo andar de lado, tendo armas e mísseis a sua disposição, tal(tais) Missão(ões) com carro não está(ão) disponível(is) para plataforma PC (Windows).

Críticas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Video game reviews

O game não foi muito bem recebido pela crítica, recebendo notas medianas:

  • PC:

GameSpot - 6.0/10
IGN - 7.0/10
Metacritic - 5.9/10

GameSpot - 7.9/10
IGN - 8.1/10
Metacritic - 7.7/10

GameSpot - 7.9/10
IGN - 8.2/10
Metacritic - 7.8/10

GameSpot - 7.9/10
IGN - 8.5/10
Metacritic - 8.0/10

GameSpot - N/A
IGN - 6.5/10
Metacritic - 6.6/10

Ligações externas[editar | editar código-fonte]