4X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os jogos 4X são jogos eletrônicos do gênero estratégia em que os jogadores controlam um império e "exploram, expandem, exploit e exterminam" os impérios rivais.[1] O termo foi cunhado pela primeira vez por Alan Emrich em seu preview de setembro de 1993 de Master of Orion para Computer Gaming World. Desde então, tem-se adotado o termo para descrever os jogos com um escopo e design similar.

Jogos 4X são conhecidos por sua jogabilidade profunda e complexa. Se dá ênfase no desenvolvimento econômico e tecnológico, assim como uma variedade de rotas não-militares para a supremacia. Os jogos podem levar um longo tempo para serem completados pois a quantidade de micromanagement necessária para manter um império aumenta conforme ele se expande. Por esta razão, são por vezes criticados por serem entediantes. Respondendo às críticas várias produtoras tentaram melhorar esse ponto ao limitar o micromanagement, com variados graus de sucesso.

Os primeiros jogos 4X usaram ideias de jogos de tabuleiro e jogos de computador baseados em texto. O primeiro jogo 4X era baseado em turnos, mas jogos 4X em tempo real não eram incomuns. Muitos jogos 4X foram publicados no meio da década de 1990, mas foram posteriormente ultrapassados em venda por outros tipos de jogos de estratégia. Sid Meier's Civilization é um exemplo importante dessa era inicial e se popularizou pelo nível de detalhe que posteriormente se tornou característico do gênero. No novo milênio, vários lançamentos de 4X se tornaram um sucesso comercial e de críticas.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo sobre Videogame é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.