Açude Araras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Açude Araras
Nome Açude Paulo Sarasate
Área de drenagem 3.520 km²
Localização Varjota, CE
Volume de armazenamento 1 bilhão
Vazão 9,27 /s
Início de operação 1958

Açude Paulo Sarasate é um açude brasileiro no estado do Ceará.

Está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria a cerca de 315 km da cidade de Fortaleza.

Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km²1 .

As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Os estudos de projeto tiveram início no ano de 1920 e, após uma série de paralisações, foram concluídos no ano de 1938. Posteriormente foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, com a consultoria da Cementation do Brasil S.A. - Engenharia Geral.

As obras civis foram iniciadas em 1951, como atividade de emergência e assistencial. No ano de 1953 começou-se a construção da barragem auxiliar e, em 1956, a construção da barragem principal, que foi concluída no ano de 19582 .

Aproveitamento das águas[editar | editar código-fonte]

  • Perenização e controle das cheias do Rio Acaraú, além abastecimento d´água das cidades de Varjota, Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Pires Ferreira;
  • Irrigação de 14 mil hectares nas várzeas do Acaraú e no Prímetro Irrigado Araras-Norte;
  • Geração de 6 mil watts de energia, piscicultura e aproveitamento de culturas à montante.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.