Agenda (aplicação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agenda
Desenvolvedor Apple Inc.
Versão estável 4.1.1 (699) (2007)
Sistema operacional Mac OS X
Gênero(s) Agenda
Licença Proprietário
Página oficial Apple — Agenda

Agenda[1] (ou Address Book, originalmente em Inglês) é um programa de agenda e gerenciamento de endereços para Mac OS X. É um dos componentes nativos do Mac OS X. Possui integração com outros aplicativos do Mac OS X, como o iChat e Mail[2] e recursos de sincronização. Tem estado presente como componente do Mac OS X em todas as versões: Cheetah, Puma, Jaguar, Panther, Tiger e Leopard.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Descrição do programa[editar | editar código-fonte]

A Agenda tem dois modos de visualização: cartão e por colunas, além “mostrar somente cartão”. O usuário pode trocar entre os modos com o botão de controle na parte superior esquerda da janela principal do programa.

Na visualização por colunas e cartão, a janela da Agenda é dividida em três painéis. O primeiro tem o nome do grupo. Esse painel lista Todos, Diretórios, e cada grupo feito pelo usuário. O usuário pode adicionar novos grupos pelo menu de arquivo “Novo Grupo” ou teclado Command+Shift+N.

Quando seleciona-se Todos ou grupos de usuário, a segunda coluna tem o título Nome. Ela lista os nomes das pessoas com cartões divididos por grupos, ou todos os nome se o grupo selecionado é todo, em ordem alfabética pelo nome ou sobrenome, dependendo da preferência do usuário.

O terceiro painel tem o cartão correspondente ao nome selecionado. O cartão pode incluir informações, algumas das quais o usuário pode classificar em categorias personalizáveis como “Casa” e “Trabalho”. Alguns desses campos podem ter entradas duplicadas, por exemplo: se a pessoa que o cartão descreve tem muitos endereços de correio eletrônico. O usuário pode editar os campos apertando o botão “editar” abaixo à esquerda do terceiro painel. Campos padrão da Agenda incluem:

A Agenda pode procurar em diretórios LDAP. O usuário podem personalizar isso na guia LDAP das preferências. Usuário pode fazer essas buscas selecionando diretórios no primeiro painel, selecionando um diretório ou todos no segundo painel, e teclado sua busca na caixa de busca acima à esquerda no terceiro painel. Os resultados aparecerão no terceiro painel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nota: tanto na versão de Mac OS X em Português do Brasil, como em Português de Portugal, o programa “Address Book” é traduzido como “Agenda”
  2. http://docs.info.apple.com/article.html?path=AddressBook/4.0/pt/disc.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]