Lista de episódios de Mundo da Lua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista com todos os episódios da série Mundo da lua, incluindo participações especiais, autor do roteiro, diretor e uma breve descrição de cada um, sendo que na exibição original, entre 1991 e 1992, os episódios eram exibidos aos domingos.

# Título Autor(es) Primeira exibição
01 "Bem-vindos ao Mundo da Lua" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Marcos Weinstock 6 de outubro de 1991
Primeiro episódio da série, que apresenta toda a família na festa de aniversário, de 10 anos, do protagonista Lucas. Lucas ganha de presente do avô um velho gravador, que passa a utilizar para gravar o seu diário. Como primeiro capítulo do "Diário de Bordo de Lucas Silva e Silva" ele imagina uma festa de aniversário ideal, que inclui presentes do seu gosto, como: skate, patins, video-game, etc. De volta do sonho, a família, já sozinha, resolve se recolher quando toca a campainha, é o tio Dudu que não havia participado da festa. Ele traz um video-game para Lucas.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Laura Cardoso (Dalila 'Lila'); Lucinha Lins (Roberta Silva Kato); Flávio de Souza (Eduardo 'Dudu' Silva); Cristina Mutarelli (Marli Silva de Los Angeles); Ken Kaneko (Fábio Kato); Vanessa Labonia (Daniela); Joyce Roma (Gisela de Los Angeles); Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles); Élio Yamaushi (Conrado Kato); Daniel Nozaki (Afonso Kato) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes). 


02 "O Esquadrão do Sabonete" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Marcos Weinstock 13 de outubro de 1991
Lucas decide arrumar várias artimanhas para fugir do chuveiro. Como ele fica três dias sem tomar banho, a família começa a desconfiar. O avô Orlando decide então retomar o "Esquadrão do Sabonete", ou seja, colocar a família toda à caça de Lucas para forçá-lo a ir para o chuveiro, como fazia com Rogério quando era criança.

com: Liana Duval (Ivone Silva) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes) 



03 "Nana Nenê" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 20 de outubro de 1991
Enjôos, sono, conversas secretas com Rogério ... Carolina está se comportando de um jeito muito estranho. Desconfiado, Lucas quer saber o que está acontecendo com a mãe. Ao pegar o gravador e embarcar no mundo dos sonhos, se esforça para desvendar o mistério. Ele acha que seus pais estão escondendo dele um bebê e sai atrás de inúmeras pistas.

com: Vanessa Labonia (Daniela) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes)

Nota: O ator Dorvilles Pavarina que faz a voz de Ney Nunes não foi creditado nesse episódio. 



04 "Vai Começar Tudo Outra Vez" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Marcos Weinstock 27 de outubro de 1991
A família Silva e Silva está agitada por causa da volta às aulas. Lucas não consegue dormir e então decide ligar seu gravador. É hora de ir para a escola quando, de repente, chega a professora de Lucas. Ela vem trazer uma importante notícia para seus pais. Lucas é um supergênio. O resultado de seu teste diz que ele já sabe tudo. Assim, a professora determina que o garoto não vá mais para a escola até os 18 anos.

com: Cláudia Dalla Verde (Professora)

Notas:



05 "Doce Mistério da Vida" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 3 de novembro de 1991
Como o bebê vai parar na barriga da mãe? É isto que intriga Lucas neste episódio. O garoto decide procurar alguém que possa lhe dar uma explicação convincente, mas isso não é nada fácil. Todos estão sempre arrumando uma desculpa para não responder a esta pergunta embaraçosa. Impaciente, Lucas pega seu gravador e viaja para o mundo dos sonhos, onde ele e seu primo Diego saem em busca de respostas.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Laura Cardoso (Dalila 'Lila') e Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles)

Nota: O ator Dorvilles Pavarina que faz a voz de Ney Nunes não foi creditado nesse episódio. 



06 "Achados e Perdidos" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 10 de novembro de 1991
Brinquedos, sapatos, roupas jogadas pelo chão. Este é o cenário do quarto de Lucas que, no meio de tanta bagunça, não consegue encontrar seu gravador. Ao tentar botar um pouco mais de "ordem na casa", o garoto descobre alguns pertences de seu pai que o levam ao passado, à adolescência de Rogério.

com: Liana Duval (Ivone Silva) e Flávio de Souza (Eduardo 'Dudu' Silva)'

Nota: Nesse episódio Lucas aparece lendo o livro "O Pai que Era Mãe" de Ruy Castro


07 "João Valentão" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 17 de novembro de 1991
Lucas vive trancado em seu quarto, brincando de video-game ou no "mundo da lua". Carolina está preocupada. Ela quer que ele converse mais, pratique esporte e tenha muitos amiguinhos. Lucas não aprecia a idéia e, enquanto espera a chegada do novo "amigo", liga seu gravador e começa a sonhar que João é um garoto muito maior que ele, é bobão, briguento, e se acha o melhor em tudo, e que o apelida de LORPA!. Até descobrir que João é na verdade um garoto tímido que imaginava o mesmo de Lucas.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Kléber Maia (João) e David Leandro Vaz (João Valentão)

Notas:



08 "Do Oiapoque ao Chuí" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 24 de novembro de 1991
A professora de Lucas pede que ele faça um trabalho sobre as regiões do Brasil. Lucas é obrigado a fazer o trabalho com Luana. Ao chegar em casa, ele pede a ajuda de Rogério que, na maior boa vontade, pega seu vasto material de geografia, com mapas e livros, e começa a lhe dar uma aulinha. Mas, enquanto Rogério está falando, Lucas logicamente entra no "mundo da Lua" ... Ele é o capitão de um avião que vai fazer uma viagem pelo Brasil.

com: Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes); Paulino Caruso (Fred), Santuzza Braga (Luana); Jaiminho (Edu); Ivo Salvador (André); Rodrigo Sanches (Beto) e Alexa Lierner (Professora)

Notas:


09 "O Que Você Vai Ser Quando Crescer?" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 1 de dezembro de 1991
Juliana é a presidente de uma confecção de roupas de papel e é arrogante com os funcionários. Lucas e Diego são da equipe de criação e acham ela insuportável. Depois de vetar o projeto da dupla, Juliana fez um plano. Mas cai uma chuva forte e seus modelos se desmancham. De volta à realidade, Juliana mostra à mãe uma boneca vestindo um modelo criado por ela e recebe elogios.

com: Joyce Roma (Gisela de Los Angeles); Vanessa Labonia (Daniela); Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles); Chistian Lima (Big Bad Boy #1); Caio Blat (Big Bad Boy #2); José Augusto Medeiros (Big Bad Boy #3); Pedro Matheus Busko (Big Bad Boy #4); Salete Fracarolli (Atriz do Filme #1); Maria Carmo Soares (Atriz do Filme #2) e Lenah Ferreira (Atriz do Filme #3). 

10 "Bye, Bye, Big Bad Boys" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 8 de dezembro de 1991
Numa bela tarde de sábado a euforia é grande. Juliana e sua amiga Daniela vão ao show de seus maiores ídolos, os Big Bad Boys. Lucas não foi convidado e está se sentindo rejeitado, mas não admite e fica fazendo intrigas.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes); Vanessa Labonia (Daniela); Chistian Lima (Big Bad Boy #1); Caio Blat (Big Bad Boy #2); José Augusto Medeiros (Big Bad Boy #3); Pedro Matheus Busko (Big Bad Boy #4) e Marisa Orth (Monalisa).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri não apareceram nesse episódio. 


11 "Muito Prazer, Blixto" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 15 de dezembro de 1991
Apesar dos convites para passear, Lucas fica em casa jogando videogame. Ele está fanático pelo jogo do Blixto. Depois de "zerar" o Blixto, Lucas quer contar a novidade, mas ninguém está em casa. Então, ele liga seu gravador e viaja para o mundo da Lua. Blixto ganha vida e, junto com Lucas, faz alguns truques.

com: Laura Cardoso (Dalila 'Lila'); Lucinha Lins (Roberta Silva Kato); Élio Yamaushi (Conrado Kato); Daniel Nozaki (Afonso Kato) e Renato Dobal (Blixto).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Mira Haar não apareceram nesse episódio. 



12 "Viagem à Lua" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 22 de dezembro de 1991
Curioso para saber como seria a vida na Lua, Lucas pede a seu avô que construa um foguete. Logo liga seu gravador e, numa edição especial de seu diário de bordo, viaja à Lua... Os viajantes são surpreendidos por um imenso dragão, mas apesar do susto, são salvos por São Jorge.

participação especial: Edson Celulari (São Jorge).

com: Silvio Galvão (Dráusio, o dragão)

Nota: Nesse episódio Lucas aparece lendo o livro "Viagem ao Céu" de Monteiro Lobato


13 "Pais e Filho" escrito por: Fernanda Pompeu; dirigido por: Roberto Vignati 29 de dezembro de 1991
É Domingo. Carolina e Juliana vão fazer um "Programa de Mulheres". Seu Orlando também sai. No Mundo da Lua restam apenas Lucas e Rogério. Lucas está muitíssimo interessado em gozar da companhia do pai, mas Rogério está trabalhando na sua tese. Lucas insiste, e Rogério acaba sendo brusco com ele. Carente, Lucas vai para o gravador. No seu sonho, ao contrário da realidade, Lucas tem a companhia do pai, até em excesso. Isso porque Rogério se multiplica em três gloriosos pais e onde quer que Lucas vá, dentro da casa, sempre encontra um pai a disposição para brincar. No final, ele chega até mesmo a ficar cansado de tanta companhia paterna. Quando acaba de gravar, Rogério convida Lucas para um lanche, na cozinha, e tudo fica em paz entre os dois.

Nota: Apesar de ser creditada na abertura, Anna D'Lira não apareceu nesse episódio. 


14 "Meu Amigo Fido" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 5 de janeiro de 1992
Carolina e Rogério estão viajando e Lucas resolve levar para casa Fido, o cachorro de um amigo. Mas a avó, que está tomando conta da casa e das crianças, não gosta nada da idéia. Juliana decide, então, levar Fido para a casa de Daniela. Totalmente desolado, Lucas pega seu gravador e imagina que, no caminho para a casa de Daniela, Juliana se perde numa floresta e o cachorro, muito esperto, volta para a casa dos Silva e Silva para buscar socorro.

com: Liana Duval (Ivone Silva).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Mira Haar não apareceram nesse episódio. 


15 "Medo do Escuro" escrito por: Ricardo Gouveia; dirigido por: Roberto Vignati 12 de janeiro de 1992
Cansadas de jogar videogame, as crianças resolvem brincar de teatro, enquanto o avô conserta seu carro na garagem. A história escolhida é Chapeuzinho Vermelho e, enquanto dividem os papéis, João, vestido de lobo mau, desce até a cozinha para tomar um copo d'água, quando acaba a luz. Com muito medo, ele consegue subir até o quarto, onde as outras crianças se trancaram. Todos ficam desesperados ao ouvir João batendo na porta. Para driblar o medo, Lucas pega seu gravador e imagina que, do outro lado da porta, está o lobo mau.

com: Kléber Maia (João); Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles); Joyce Roma (Gisela de Angeles); Érica Garcia Herrera (Catarina) e Silvio Galvão (Lobo Mau).

Nota: O ator Renato Dobal que interpretou a voz do Blixto não foi creditado. 


16 "Hello, Monalisa" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 19 de janeiro de 1992
Este episódio mostra as aventuras de Lucas para conseguir passar um dia na Lua com sua musa, a charmosa e envolvente cantora Monalisa. "Junte 20 embalagens do chocolate Croc Late e passe um dia com Monalisa", anuncia a promoção. Depois de agitar a família toda para a compra dos chocolates e não conseguir, Lucas, decepcionado, liga seu gravador e imagina que encontra a cantora.

com: Laura Cardoso (Dalila 'Lila'); Peté Marchetti (Monalisa); Edson Celulari (São Jorge); Ruth Pat (Selenita #1); Tadeu Pat (Selenita #2) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes).

Notas:

  • Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Mira Haar não apareceram nesse episódio.
  • A música da Monalisa é cantada por Marisa Orth, que originalmente interpretou Monalisa no episódio "Bye, Bye, Big Bad Boys". 
17 "A Guerra do Quarto" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 26 de janeiro de 1992
Cheia de boas intenções, Carolina resolve fazer uma faxina e arrumar a bagunça do quarto de Lucas em A Guerra do Quarto. Lucas, irado, tranca-se no quarto, joga tudo no chão, liga seu gravador e, no sonho, resolve "dar um jeitinho" na casa de sua mãe. Retira tudo o que acha que ela não precisa mais. Tira alguns quadros, monta uma mesa de ping-pong na sala de jantar, traz a geladeira e o liquidificador para a sala para fazer alguns lanchinhos.

ator especialmente convidado: Rubens Correa (Andarilho).

com: Kléber Maia (João).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri não apareceram nesse episódio. 


18 "O Ás do Volante" escrito por: Flávio de Souza & Fernando Bonassi; dirigido por: Roberto Vignati 2 de fevereiro de 1992
Lucas e seu primo Conrado decidem apostar uma corrida com carrinhos de rolimã. Como um dos carrinhos é mais novo, os dois começam a brigar para decidir quem vai ficar com ele e levam uma bronca do avô Orlando e do tio Kato. Emburrado, Lucas vai para seu gravador e imagina que ele e Conrado são grandes pilotos, e são rivais um do outro, numa corrida de Fórmula Y.

com: Ken Kaneko (Fábio Kato); Élio Massashi (Conrado Kato); Flávio de Souza (Eduardo 'Dudu' Silva); Celso Miranda (Narrador); Luís Alberto Volpe (Comentarista) e Helvídio Mattos (Repórter).

Notas:

  • Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes, Mira Haar, Mayana Blum e Anna D'Lira não apareceram nesse episódio.
  • Nesse episódio a ator mirim que interpreta Conrado, é creditado como Élio Massashi e não Élio Yamaushi como fora creditado em outros episódios. 


19 "O Enigma do Vaso Chinês" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 9 de fevereiro de 1992
Todos da família se arrumam para jantar com a tia Roberta, tio Kato e as crianças. Carolina está apreensiva porque não encontra o vaso chinês que ganhou de Roberta. A tia chega e conta que, segundo a lenda, o vaso abriga um gênio que, se despertado, realiza três desejos. Lucas, Conrado e Afonso ficam intrigados e começam a procurar o gênio.

com: Lucinha Lins (Roberta Silva Kato); Ken Kaneko (Fábio Kato); Élio Massashi (Conrado Kato); Daniel Nozaki (Afonso Kato) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes).

Nota: Apesar de ser creditada na abertura, Mayana Blum não apareceu nesse episódio. 


20 "7x8" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 16 de fevereiro de 1992
Com medo de levar bronca da mãe por ter tirado nota vermelha em Matemática, Lucas chega em casa e se esconde na garagem. Carolina deduz que ele deve estar com alguma nota baixa no boletim e vai procurá-lo. Durante o almoço, o garoto diz que quer ter 20 anos para não ir mais à escola e que deseja ser astronauta.

com: Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes). 


21 "Separação de Bens" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 23 de fevereiro de 1992
É hora do almoço. Rogério chega em casa de mau humor porque está aborrecido com o trabalho. Carolina diz que quer comprar um separador de ovos eletrônico e Rogério fica furioso, dizendo que ela gasta todo o dinheiro dele com bobagens. Os dois iniciam uma discussão e Rogério vai embora sem almoçar. Preocupado, Lucas pega seu gravador. Ele imagina que Carolina e Rogério estão se separando.

com: Liana Duval (Ivone Silva).

Nota: Nesse episódio Lucas aparece lendo o livro "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato

22 "Árvore do Dinheiro" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 1 de março de 1992
Lucas e seu amigo João estão brincando de pirata na garagem e enterram a mesada de Lucas no quintal, fazendo de conta que é um tesouro. Enquanto isso, Rogério e Carolina estão apreensivos fazendo o orçamento do mês e chegam à conclusão de que o dinheiro não vai dar. Preocupado com os problemas financeiros da família, Lucas vai para o gravador. Ele imagina que, no local onde enterrou sua mesada, cresceu uma árvore de dinheiro.

com: Kléber Maia (João); Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles) e Cristina Mutarelli (Marli Silva de Los Angeles). 


23 "Lucas de Los Angeles" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 8 de março de 1992
Insatisfeito com os limites naturalmente impostos no dia-a-dia por sua mãe Carolina, Lucas deseja ser filho de sua tia Marli. Liga seu gravador e está tudo resolvido... Sua nova mãe é perfeita, dá total liberdade e não faz nenhum tipo de imposição, deixando Lucas e Juliana à vontade para fazer o que bem entender, mas no final acaba vendo que tudo o que os primos disseram sobre a Tia Marli também colocava limites.

com: Cristina Mutarelli (Marli Silva de Los Angeles); Joyce Roma (Gisela de Los Angeles) e Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles). 


24 "O Primeiro da Classe" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 15 de março de 1992
Lucas está passando por um momento difícil na escola, tirando notas baixas que o fazem se sentir burro. Carolina, preocupada, diz que vai contratar D. Lila para algumas aulas particulares. É quando Lucas liga seu gravador e imagina que a professora particular pode transformá-lo num grande gênio.

com: Laura Cardoso (Dalila 'Lila'); Liana Duval (Ivone Silva); Chico Martins (Diretor); Marcos Teixeira (Profº de Ciências); Alexa Leirner (Profª de Estudos Sociais); Anna Lúcia Torre (Profª de Português); Jacques Lagoa (Profº de Matemática); Leonardo Fabrício (Albert Einstein Souza e Souza); Rodrigo Sanches (Edu); Ivo Salvador (André); Jaiminho (Beto); Cristina (Acrobata #1); Andréia (Acrobata #2); Grace (Acrobata #3) e Juliana (Acrobata #4).

Notas:


25 "Bonsai Não é Banzai" escrito por: Tatiana Belinky & Roberto Vignati; dirigido por: Roberto Vignati 22 de março de 1992
É dia do aniversário do tio Kato. O avô Orlando resolve dar a ele um presente típico japonês e compra um bonsai. Os primos Afonso e Conrado vêm passar o dia com Lucas e, conversando, dizem ter vontade de conhecer o avô, que mora no Japão. Orlando e Rogério explicam que o Japão é muito longe, que fica do outro lado do mundo. Afonso vai assistir televisão, enquanto Lucas e Conrado resolvem ir ao Japão com a ajuda do gravador.

com: Ken Kaneko (Avô Kato); Élio Massashi (Conrado Kato); Daniel Nozaki (Afonso Kato); Renato Dobal (Blixto) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes).

Notas:

  • Apesar de ser creditada na abertura, Mira Haar não apareceu nesse episódio.
  • Os atores japoneses que interpretaram "Vendedor da Liberdade", "Vendedora Japonesa", "Professor de Luta" e "Japonesa no Restaurante" não foram que creditados. 


26 "Lar, Doce Lar" escrito por: Fernanda Pompeu; dirigido por: Roberto Vignati 29 de março de 1992
Lucas só quer saber de comer doces, apesar de Carolina insistir para que ele coma verduras. Em seu sonho, Lucas imagina que, durante o noticiário da TV, informam que todas as plantações de legumes e verduras foram contaminadas. As autoridades pedem que a população só coma doces.

com: Liana Duval (Ivone Silva) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes). 



27 "Sala de Espera" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 5 de abril de 1992
Carolina precisa ir ao ginecologista e não tem com quem deixar Lucas. Por isso, resolve levá-lo ao hospital. Chegando lá, ficam sabendo que os exames vão atrasar porque há um defeito no aparelho. Lucas fica impaciente. A avó chega e acaba voltando com ele para casa. Lucas imagina, então, que vai à sala de espera dos bebês, acompanhando a vida intra-uterina. Ele conhece vários bebês antes de nascerem e procura seu irmão.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Bárbara de la Fuente (Enfermeira); Luará Fernandes (Irmão de Lucas); Edna Aguiar (Grávida Fumante); Jô Rodrigues (Grávida #1), Salete Fracarolle (Grávida #2) e Plínio Soares (Homem na Sala de Espera). 


28 "Terror Lunático" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 12 de abril de 1992
É sábado. Os pais precisam ir a um churrasco, apesar do resfriado de Carolina. Juliana vai brincar na casa de Daniela. Ao avô cabe fazer o almoço, já que Rosa saiu para se encontrar com o namorado. Rogério indica uma leitura para Lucas: "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells. A partir do livro, Lucas cria a sua fantasia.

com: Wilson Aguiar (Monstro Selenita).

Nota: Episódio baseado no livro "A Guerra dos Mundos" de H. G. Wells

29 "Gente Grande" escrito por: Fernanda Pompeu; dirigido por: Roberto Vignati 19 de abril de 1992
Carolina e Rogério viajam e as crianças ficam com dona Ivone. Lucas está impossível. Entra em choque com a avó, que exige boas maneiras. Lucas diz que quer ser gente grande para poder ser dono do seu próprio nariz. Ele sonha que é adulto e faz o que quer.

com: Liana Duval (Ivone Silva), Vanessa Labônia (Daniela) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Mira Haar não apareceram nesse episódio. 



30 "Aeroporto 2001" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 26 de abril de 1992
Irritado com o pai que não quer deixá-lo assistir ao filme "Aeroporto 2001" na tv porque já é tarde, Lucas sonha que é comandante de um avião junto com o amigo Fred e Mariana, uma coleguinha da escola que os dois querem namorar.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Paulinho Caruso (Frederico 'Fred') e Marta Duque Estrada (Mariana).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Gianfrancesco Guarnieri, Mira Haar e Mayana Blum não apareceram nesse episódio. 



31 "Profissão: Tia" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 3 de maio de 1992
Carolina convida Dona Ivone e a irmã Marli para um desfile de modas, mas acaba se arrependendo porque a irmã tem mais dinheiro e se veste melhor. No entanto, para sua surpresa, quando Marli chega, as duas estão vestidas com roupas iguais.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Cristina Mutarelli (Marli Silva de Los Angeles) e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri não apareceram nesse episódio. 



32 "A Volta dos que Não Foram" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 10 de maio de 1992
Revoltado porque a mãe não quer deixá-lo ir à aula de karatê sozinho, Lucas resolve fugir e se esconder em cima do pau-brasil que existe em frente à sua casa. Ele sonha, então, que todos estão apavorados com o seu desaparecimento e decide voltar, porque está morto de fome e louco de vontade de ir ao banheiro.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Laura Cardoso (Dalila 'Lila') e Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes). 

33 "Gripe da Grife" escrito por: Tatiana Belinky & Roberto Vignati; dirigido por: Roberto Vignati 17 de maio de 1992
Juliana chega em casa comentando que suas colegas só usam roupas de griffe. Enquanto isso, Lucas ganha da madrinha roupas usadas que não servem mais para Afonso. Ele imagina, então, que está num shopping center fazendo muitas compras, mas na saída, é alvo de chacota das demais pessoas que o vêem usando as roupas novas e o acham extravagante. Ele tenta fugir dos gracejos, mas acaba cercado por dois moleques de rua que o deixam nu.

com: Lucinha Lins (Roberta Silva Kato); Rodrigo Franz (Egberto); Ricardo Fusco (Moleque de Rua #1); Fabio Gomes (Moleque de Rua #2); Dárida Angélica (Garçonete) e Sandro Villas (Vendedor)

Nota: Apesar de ser creditada na abertura, Mira Haar não apareceu nesse episódio. 

34 "Vá Procurar Sua Turma" escrito por: Fernando Bonassi; dirigido por: Roberto Vignati 24 de maio de 1992
Lucas está jogando basquete com os amigos quando chegam os "grandões", os melhores jogadores de basquete da escola. Os dois times disputam e os pequenos perdem feio, por 48 x 2. Ao chegar em casa, Lucas sonha que, com a ajuda do treinador Rogério e muito esforço, eles conseguem vencer um disputadíssimo jogo com os "grandões". O placar foi 101 x 0 para Lucas e seus amigos.

com: Paulo Caruso (Frederico 'Fred'); Ivo Salvador (André); Jaiminho (Beto); Rodrigo Sanches (Edu); Janderson Beker (Grandão #1); Régis Cordova (Grandão #2); Ronaldo Malta (Jogador de Basquete #1); Márcio Cardoso (Jogador de Basquete #2) e Marcelo Kolar (Jogador de Basquete #3).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Gianfrancesco Guarnieri, Mira Haar e Mayana Blum não apareceram nesse episódio. 


35 "Vá Já Pro Seu Quarto" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 31 de maio de 1992
Ao chegar em casa com o amigo Fred, Lucas fica aborrecido porque sua mãe o critica, dizendo que Fred está sempre mais arrumado e mais limpo que ele. E após Carolina o mandar por quarto de castigo. Para se vingar, quando uma amiga de Carolina chega em casa, Lucas passa a elogiá-la e a criticar a mãe.

com: Paulinho Caruso (Frederico 'Fred') e Luciana Amaral (Valéria).

Nota: Apesar de ser creditado na abertura, Antônio Fagundes não apareceu nesse episódio. 

36 "Controle Remoto" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 7 de junho de 1992
Lucas e Rogério estão vendo televisão e ele fica irritado porque o pai pede que ele mude de canal várias vezes. É quando Lucas sonha ter ganho um controle remoto mágico que, além de mudar os canais, muda também as pessoas. Com a ajuda do controle, ele faz todos desaparecerem.

com: Flávio de Souza (Eduardo 'Dudu' Silva) e Clóvis Gonçalves (Médico da TV).

Notas:


37 "Filho Único" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 14 de junho de 1992
Lucas está com ciúme porque Juliana vai fazer uma apresentação de balé e todas as atenções da família estão voltadas para ela. Por isso, ele se recusa a ir ao teatro para ver a irmã dançar e fica sozinho em casa. É quando ele começa a sonhar que é filho único. A princípio, só vê as vantagens, mas logo os problemas como a solidão e a superproteção começam a aparecer.

com: Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes). 


38 "O Dono do Mundo da Lua" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 21 de junho de 1992
Juliana está doente e tudo na casa gira em torno dela. Até mesmo Lucas tem que fazer o que ela quer. Cansado, ele resolve dar um basta nesta situação, pega o gravador e imagina que é um príncipe e vai reinar no Mundo da Lua. Todos se tornam seus escravos: o pai faz suas lições, a mãe faz os doces prediletos e Juliana é sua "abanadora oficial".

ator especialmente convidado: Luiz Henrique (ator) (Conselheiro Real).

com: Guto Abranches (Repórter) e Roberto Hirtes (Reizinho).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Gianfrancesco Guarnieri e Anna D'Lira não apareceram nesse episódio. 


39 "Marcha a Ré" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 28 de junho de 1992
O avô Orlando chega da farmácia com muitos remédios que comprou sem receita médica e Lucas e Dona Lila tentam convencê-lo a não tomá-los. Preocupado, Lucas sonha que o avô tomou os medicamentos e foi diminuindo, até desaparecer.

com: Laura Cardoso (Dalila 'Lila') e Thomas Pinto (Pequeno Orlando). 


40 "Silva e Silva Super Star" escrito por: Fernando Bonassi; dirigido por: Roberto Vignati 5 de julho de 1992
Lucas é convidado para participar de um campeonato de video-game, concorre e perde. Arrasado, ele sonha estar competindo de novo, só que desta vez enfrentando uma máquina. Ele vence e agora é convocado para um torneio internacional. Para participar, ele começa a praticar com um treinador que quase o deixa louco.

participação especial: Norival Rizzo (Treinador).

com: Kléber Maia (João), Jaiminho (Beto) e Marta Duque Estrada (Mariana). 


41 "Vida de Artista" escrito por: Fernanda Pompeu; dirigido por: Roberto Vignati 12 de julho de 1992
Cansada da rotina do trabalho, Carolina comenta com Rogério que uma antiga amiga seguiu a carreira artística e está fazendo muito sucesso. Mas acrescenta que, para isso acontecer, é preciso não ter filhos. Preocupado, Lucas sonha que Carolina é uma cantora famosa, solteira e sem filhos, mas muito só e triste.

participação especial: Etty Fraser (Tia Iolanda). 


42 "A Pluma da Princesa Isabel" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 19 de julho de 1992
Lucas chega da escola ansioso para contar como foi sua visita ao Museu da Abolição. Ele está animado porque achou uma pena e acredita que foi com ela que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Ele sonha, então, que a professora vai procurá-lo para que devolva a pluma para a princesa assinar a Lei Áurea.

participação especial: Miriam Mehler (Princesa Izabel).

com: Alexa Leirner (Profª Estudos Sociais) e Zezeh Barbosa (Heloisa).

Nota: Apesar de ser creditado na abertura, Antônio Fagundes não apareceu nesse episódio. 

43 "A Mosca e o Zumbi" escrito por: Fernanda Pompeu; dirigido por: Roberto Vignati 26 de julho de 1992
Lucas quer ver tv até tarde mas os seus pais o mandam dormir. Revoltado, ele sonha que foi picado pelo mosquito "tulum-tulum" e não pode dormir nunca mais. No início, ele gosta da idéia mas, depois, começa a ficar cansado e abatido. É quando a enfermeira aparece e diz que o diagnóstico estava errado e que Lucas tem que dormir.

participação especial: Rosi Campos (Enfermeira Frida). 


44 "As Três Irmãs" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 2 de agosto de 1992
Tia Juju chega de viagem e se reúne com as irmãs Carolina e Marli. Elas acabam recordando uma antiga "rixa" que havia entre as três quando eram crianças. Lucas imagina que é uma mosca e entra no quarto, vendo as três brigando por causa de um presente que a tia Iolanda ia dar.

participação especial: Etty Fraser (Tia Iolanda)e Denise Fraga (Julieta 'Juju' Silva).

com: Cristina Mutarelli (Marli Silva de Los Angeles), Liana Duval (Ivone Silva); Joyce Roma (Gisela de Los Angeles); Vanessa Labonia (Daniela) e Dorvilles Pavarina (Motorista) 


45 "De Papo Pro Ar" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 9 de agosto de 1992
Lucas e sua família estão cansados da agitação da cidade grande. Ele imagina então que mora no campo, onde nada no rio, tira leite da vaca e até conversa com as galinhas.

com: Anderson Tadeu (Caipira); Sílvia Poggetti (a voz da Vaca e da Galinha) e Gilberto Smaniotto (Repórter).  


46 "Felizes Para Sempre" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 16 de agosto de 1992
Um colega de Juliana a convida para ir ao cinema, o que provoca muito ciúme entre os homens da família. Lucas vai para o gravador e imagina que Juliana vai se casar. Mesmo assim, ela continua sendo a adolescente de sempre e, por isso, o casamento não dá certo.

com: Rogério Trindade (Alexandre 'Xandão'). 

47 "Pau Brasil" escrito por: Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 23 de agosto de 1992
Lucas e Conrado vêem o avô Orlando conversando carinhosamente com o pau-brasil que existe em frente à casa e logo acham que ele ficou "gagá". É então que Seu Orlando e Dona Lila mostram uma foto do pau-brasil com os dois e Roberta, tirada há muitos anos, quando eles lutaram pelo tombamento da árvore. Lucas vai para o gravador e volta para os anos 70. Ele imagina que um homem está rondando a árvore e vai cortá-la.

participação especial: Norma Geraldy (Dona Júlia).

com: Laura Cardoso (Dalila 'Lila'); Lucinha Lins (Roberta Silva Kato); Élio Yamaushi (Conrado Kato); Wilson Soares Vicentine (Ébano Pereira Carvalho de Oliveira Jatobá); Luca Baldovino (Pai); João Alberto Mirabile Jr. (Filho); Edvaldo Barbosa (Homem Hippie #1); Dárida Angélica (Mulher Hippie) e Ademar Simões Coelho (Homem Hippie #2).

Nota: Apesar de serem creditados na abertura, Mira Haar, Mayana Blum e e Anna D'Lira não apareceram nesse episódio. 


48 "A Pensão do Tio Dudu" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 30 de agosto de 1992
Lucas quer comprar um super vídeogame mas Rogério nega, alegando que não é Natal e nem o aniversário dele. Como o tio Dudu parece ser mais generoso, Lucas sonha que é filho dele. No começo, tudo é maravilhoso mas, depois, o tio acaba arrumando problemas e transformando o Mundo da Lua numa pensão.

com: Flávio de Souza (Eduardo 'Dudu' Silva); Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes); Carlos Capeletti (Cobrador); Raul Barreto (Comprador); Ermelinda Ennes (Pensionista #1) Pina (Pensionista #2); Andreia Caravello (Mulher Pobre). 


49 "Brasil, Tetra Campeão" escrito por: Fernando Bonassi; dirigido por: Roberto Vignati 6 de setembro de 1992
Lucas chega em casa chateado depois de perder uma partida de futebol e todos tentam consolá-lo dizendo que este é um dia muito importante: final de Copa do Mundo com o Brasil em campo. Todos acompanham o jogo muito nervosos e o Brasil perde. É então que Lucas sonha estar jogando pela seleção brasileira e acaba fazendo o gol da vitória, que transforma o Brasil em tetracampeão.

participação especial: Émerson Leão e Roberto Rivellino



50 "Onde Canta o Sabiá" escrito por: Cláudia Dalla Verde & Flávio de Souza & Fernanda Pompeu; dirigido por: Roberto Vignati 13 de setembro de 1992
A família Silva e Silva vai sair de férias e cada um quer ir para um lugar diferente. Lucas insiste que quer ir para a Lua e sonha estar vendo tv quando aparece um comercial da Lunatur anunciando viagens para lá. A família embarca numa nave e segue viagem para a Lua.

participação especial: Pete Marchetti (Monalisa) e Edson Celulari (São Jorge).

com: Liana Duval (Ivone Silva); Laura Cardoso (Dalila 'Lila); Fernando Uzeda (a voz do Comandante da Nave); Alexandre (Selenita #1) e Mairã (Selenita #2). 


51 "Sua Majestade o Bebê" escrito por: Flávio de Souza & Cláudia Dalla Verde; dirigido por: Roberto Vignati 20 de setembro de 1992
Carolina vai à maternidade para dar a luz. Lucas, com ciúmes, sonha estar no lugar do bebê: é carregado, paparicado, empurrado no carrinho. Mas ele percebe que ser bebê não é tão bom assim, já que tem que comer o que não gosta, dormir quando não tem sono, não pode ver tv e nem jogar videogame.

com: Liana Duval (Ivone Silva) e Teodoro Haar de Souza (Bebê). 

52 "Alô, Alô... Tchau, Tchau!" escrito por: Flávio de Souza; dirigido por: Roberto Vignati 27 de setembro de 1992
Todos da família Silva e Silva se reúnem para conhecer o bebê e cada um sugere um nome para ele. Lucas sobe para pegar o gravador, mas ele está quebrado. O avô Orlando diz então que ele não precisa do gravador para sonhar, pois basta usar a imaginação. Lucas então usa a imaginação e sonha que o bebê começou a falar.

com: Liana Duval (Ivone Silva); Laura Cardoso (Dalila 'Lila'); Lucinha Lins (Roberta Silva Kato); Ken Kaneko (Fábio Kato); Dorvilles Pavarina (a voz de Ney Nunes); Vanessa Labonia (Daniela); Joyce Roma (Gisela de Los Angeles); Leonardo Haar de Souza (Diego de Los Angeles); Élio Yamaushi (Conrado Kato); Daniel Nozaki (Afonso Kato) e Teodoro Haar de Souza (Eduardo Silva e Silva, o bebê).

Notas:

  • Flávio de Souza que interpretou o tio Dudu não foi creditado.
  • Saindo um pouco da ficção, uma curiosidade, o bebê, Teodoro Haar de Souza, é realmente filho da atriz Mira Haar, assim como o ator Leonardo Haar de Souza que interpretou Diego. E pai dos dois é ninguém menos que Flávio de Souza, o criador e ator da série.
  • Nesse episódio, a personagem Ivone sugere o nome Teodoro, que era de seu pai, para o bebê. O bebê se chama Teodoro na vida real.
  • Carolina diz que o bebê se parece com ela e com o tio Dudu. Os dois são os pais do bebê na vida real.