Arapongas Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arapongas
Arapongas Esporte Clube.png
Nome Arapongas Esporte Clube
Alcunhas Arapongão
Fundação 6 de junho de 1974 (40 anos)
Estádio Estádio dos Pássaros
Capacidade 15.000 pessoas
Localização Arapongas - PR, Brasil
Presidente Brasil Adir Leme da Silva
Treinador Lio Evaristo
Patrocinador Brasil Habibs
Brasil SIMA
Brasil Incoflex
Brasil Aravel
Brasil Energita
Brasil dd.com
Material esportivo Brasil Karilu
Competição Paraná Campeonato Paranaense
Brasil Copa do Brasil
Paraná PR 2014
Brasil CB 2014
10º Colocado
Não Participou
Paraná PR 2013
Brasil CB 2013
7º Colocado
Segunda Fase
Paraná PR 2012
Brasil CB 2012
3º Colocado (Campeão do Interior)
Não Participou
Website arapongasesporteclube.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

Arapongas Esporte Clube é um time de futebol brasileiro de Arapongas, no Paraná, fundado em 6 de junho de 1974.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 6 de junho de 1974, o Arapongas Esporte Clube é uma das grandes paixões da cidade de Arapongas, situada no norte Paranaense. Com as cores verde e branco, o Arapongão, apelido carinhoso do time, tem na torcida e no seu estádio Estádio dos Pássaros, com capacidade para 20.000 torcedores, seu principal ponto forte nas partidas. Resgatada a tradição do futebol no município em 2007 por intermédio do empresário Adir Leme, aprimorou-se a forma de gestão esportiva elevando o Arapongas E.C a time empresa, sendo gerido desde então como outra instituição organizacional, gerando receitas através da comercialização de atletas, linha de produtos exclusivos e oficiais, gestão da marca e imagem do time, com estrutura composta por Gerência de Futebol e Administrativa, Gerencia de Marketing, diretoria Comercial e Financeira, secretariado e logística.

Em 2010, disputou a divisão de acesso do Campeonato Paranaense, com o objetivo de chegar à primeira divisão do futebol paranaense. Alcançou seu objetivo conquistando o título de Vice-Campeão, garantindo o direito de em 2011 disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol.

2011 foi um grande marco na recente história do Arapongas, após a ascensão a primeira divisão, logo no seu primeiro ano o clube disputou até a ultima rodada do certame as posições iniciais da tabela, terminando na 5ª posição com o mesmo número de pontos do quarto colocado o qual obteve vagas em competições nacionais. Recordes de público, jogos históricos e ótimas plataformas comerciais, foram destaques no Arapongas E.C na caminhada 2011.

Em 2012 novas plataformas e um planejamento ainda mais elaborado fizeram a diferença e os resultados apareceram dentro de campo. Terceiro colocado no Campeonato paranaense e Campeão do Interior Paranaense, o Arapongão se credenciou pela primeira vez a disputar as grandes competições nacionais; Campeonato Brasileiro - Série D e a Copa do Brasil em 2014.

Após ter disputado o Brasileiro da D em virtude dos bons resultados de 2012, 2013 teve foco no Estadual e destacou-se pela primeira participação na Copa do Brasil. O ano também foi importante pelas alianças formadas no exterior após uma longa excursão pela Europa.

Campo de jogo[editar | editar código-fonte]

O Estádio Municipal José Luís Chiapin (Estádio dos Pássaros) é o local dos jogos do clube, tem capacidade para 15.000 torcedores. O estádio recebe anualmente na semana do dia 1° de Maio, O Torneio do Trabalhador, um campeonato que envolve clubes amadores, infantis e femininos, organizado pela cidade, ficou desativado por algumas temporadas no profissional e voltou apenas em 2008, na participação do Arapongas na Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futebol.

Rivalidade regional[editar | editar código-fonte]

Arapongas x Apucarana[editar | editar código-fonte]

No norte do Paraná, o maior rival histórico do Arapongas Esporte Clube tem sido o time da cidade de Apucarana, atualmente representada pelo Roma Esporte Apucarana, mas que antigamente era representada pelo Apucarana Atlético Clube, o Clássico AraPuca, como é chamado, marca a rivalidade entre os times das duas cidades. A rivalidade ultrapassa as quatro linhas, estando presente até mesmo na política das duas cidades, o que torna o clássico ainda mais acirrado. As duas cidades foram fundadas em épocas próximas, Apucarana em 1944 e Arapongas em 1947, e ficam a cerca de 17km de distância uma da outra. Tudo isto fez com que o 'Clássico AraPuca' ganhasse grande importância regional no norte do Paraná.

Último confronto[editar | editar código-fonte]

O mais recente encontro entre Arapongas e o Roma Apucarana ocorreu no dia 29 de fevereiro de 2012, com vitória do Arapongas por 1 a 0.

29/02/2012 Roma Apucarana Bandeira apucarana.jpg 0–1 Bandeira arapongas.png Arapongas Estádio Bom Jesus da Lapa, Apucarana, PR
20:30
Fabinho Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'

Arapongas x Londrina[editar | editar código-fonte]

Outro clássico que vem crescendo nos últimos anos é contra o Londrina Esporte Clube, pois devido a má fase do time da cidade de Apucarana, rival do Arapongas, e também da cidade de Maringá, rival do Londrina na qual faz o "Clássico do Café", as equipes das cidades que ficam a cerca de 35km de distância uma da outra vem disputando posições e títulos no últimos anos, tanto é que o Arapongas foi Campeão do Interior Paranaense em 2012 e o Londrina em 2013.

Último confronto[editar | editar código-fonte]

O mais recente encontro entre Arapongas e Londrina ocorreu no dia 09 de fevereiro de 2014, com vitória do Arapongas por 1 a 0.

09/02/2014 Arapongas Bandeira arapongas.png 1–0 Bandeira londrina.svg Londrina Estádio dos Pássaros, Arapongas, PR
17:00
Vinícius Gol marcado aos 6 minutos de jogo 6'

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Últimas Temporadas[editar | editar código-fonte]


Arapongas Esporte Clube
Ano Campeonato Paranaense Copa do Brasil Campeonato Brasileiro
Div. Pos. J V E D GP GC Fase Máxima Div. Pos.
2008 C - - - - - -
2009 B 19 8 6 5 26 14
2010 B 19 10 6 3 28 12
2011 A 22 10 4 8 29 25
2012 A 22 12 2 8 32 29 D 23º
2013 A 22 6 9 7 26 27 2ª Fase
2014 A 10º 17 5 6 6 21 23
2015 A A disputar


Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Campeão do Interior Paranaense
     Classificado ao Campeonato Brasileiro - Série D e Copa do Brasil
     Rebaixamento
     Acesso

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 112º
  • Pontuação: 454 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.