Barry Allen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Info/Super-herói Barry Allen é um super-herói da DC Comics, o segundo a usar o nome Flash. Sua estreia aconteceu na revista Showcase 4, marcando o início da Era de Prata dos Quadrinhos, quando alguns personagens da DC foram reinventados a partir do zero, como se nada tivesse existido antes. Posteriormente Barry Allen passou a ser o Flash mais famoso e o principal detentor do título de Flash.

Barry Allen era funcionário da polícia científica, quando sofreu um acidente químico, sendo banhado por produtos químicos após seu laboratório ser atingido por um raio. Esse acidente fez que ele, assim como Flash/Jay Garrick, fosse capaz de acessar e canalizar o poder vindo do "Campo de Velocidade", sendo, a partir desse momento, capaz de correr em velocidades altíssimas. Barry então decidiu se tornar um super-herói. Deu-se o nome de "Flash", vestiu uma máscara e um uniforme colante vermelho e passou a patrulhar Central City.

Biografia

Passado

Bartholomew Henry Allen e seu irmão gêmeo nasceram em 19 de março na pequena cidade de Fallville, Iowa. O irmão gêmeo foi declarado morto. O fato de ter nascido depois de seu irmão gêmeo, fez com que Barry desenvolvesse o hábito de chegar atrasado. Na infância, sua mãe foi assassinada. No colégio, Barry tinha a reputação de ser um cara calmo e legal e de ser um pouco lerdo. Uma de suas paixões era química. Ele conseguiu uma bolsa de estudos e em três anos se formou na faculdade em química orgânica e criminologia.

Ele ganhou um emprego no Departamento de Polícia Científica em Central City. Morando lá, ele conhece a repórter Iris West durante uma investigação sobre um assassinato. Ela ficou encantada com sua honestidade e estabilidade.

Numa noite, Barry estava no laboratório e estava tendo uma forte tempestade. Um raio atingiu a janela, quebrando-a e atingindo Barry ao mesmo tempo em que ele é atingido por compostos químicos. Aos poucos ele descobre que os compostos lhe deram velocidade sobre-humana, a usar seus poderes para ajudar a humanidade, Barry faz uma roupa que aguentaria a velocidade sobre-humana e se torna o Flash. Na primeira aventura publicada (reimpressa no Brasil como "O mistério do relâmpago humano", Coleção DC 75 anos # 2, dezembro de 2010, Editora Panini), é dito como grande façanha o fato dele ultrapassar a barreira do som a pé. O herói enfrenta o vilão Tartaruga, "o homem mais lento do mundo". Aparecem na história também sua namorada Íris que constantemente reclama dos seus atrasos nos encontros. O uniforme embutido no anel é visto também, e a tecnologia "química" usada na sua concepção é explicada como inspirada na dos botes infláveis usados na Marinha.

A Ascensão do Flash

Como o Flash, Barry se torna um dos membros fundadores da Liga da Justiça da América, onde fez amizade com Hal Jordan, o Lanterna Verde, com quem ele teve muitas aventuras com e sem a Liga da Justiça. Mais tarde ainda, ele descobre que Jay Garrick era real, e faz amizade com ele também.

Durante um verão, o sobrinho de Iris, Wally West vem visitá-la em Central City. Ele era um grande fã do Flash e sabia que o namorado de sua tia era um "amigo" do Flash, assim que uma reunião foi convocada. Flash respondeu todas as perguntas do Wally. Quando Wally perguntou sobre o experimento de laboratório, Barry criou o gabinete de produtos químicos em seu laboratório, tal como tinha sido durante o acidente. De repente, o acidente que os seus poderes ao Barry repetiu-se, só que com Wally. Agora, possuindo os mesmos poderes que o Flash, Wally veste uma cópia menor do equipamento de Barry e torna-se o Kid Flash!

Barry Allen é o segundo, e o mais famoso Flash.

Eventualmente, Barry propôe a Iris. Ela aceita, e eles se casam, apesar dos esforços do Professor Zoom, que tentou sabotar a cerimônia. Barry esconde sua identidade de Iris durante um ano, embora ela já soubesse o tempo inteiro porque ele tinha falado em seu sono em sua lua de mel. Ele estava preocupado que o acidente tinha feito ele menos humano e incapaz de ter filhos. No entanto, após a realização de muitos testes, ele descobre que eles ainda poderiam, e ele revela seu segredo.

No entanto, não demorou muito para Zoom tirar a vida de Iris em uma festa à fantasia. Barry o perseguiu na corrente do tempo e deixou-o lá.

Mais tarde, Barry conhece e começa a namorar outra mulher, Fiona Webb. No entanto, no dia em que deveriam se casar​​, Zoom reaparece, para novamente matar a esposa do Flash. Barry percorre todo o mundo, perseguindo-o, e não consegue aparecer para seu próprio casamento. No final, Zoom estava prestes a matar Fiona, mas Barry chega e acidentalmente o mata. O Flash é acusado de homicídio e enfrenta um longo julgamento.

Crises

Em Crise nas Infinitas Terras, Barry parte para avisar seus amigos de uma ameaça que se aproxima. Ao avisar Batman, ele é puxado para o universo de antimatéria pelo Anti-Monitor, onde é torturado mentalmente pelo Pirata-Psíquico. Finalmente, ele usou o vilão para colocar todos os servos do Anti-Monitor, os Trovões, contra ele. Isso lhe deu tempo suficiente para destruir o canhão do Anti-Monitor de anti-matéria rodando em torno dele e destruir o invólucro exterior. Sua velocidade foi tão grande, que ele entrou na Força da Velocidade para sempre.

Embora seus restos não tenham sido encontrados, um túmulo para Barry foi levantado em Nova York.

Em Crise Infinita a alma de Barry aparece para ajudar seu neto, Bart a deter o Superboy-Primordial, jogando-o na Força de Aceleração. Bart Allen depois emerge da com o traje Barry, em Tóquio, para contar aos heróis que o Superboy-Primordial escapou. Ele novamente aparece para combater o Superboy-Primordial. Enquanto isso, Barry passa quatro anos em uma versão alternativa de Keystone City, até encontrar Wally West e Bart, juntando-se a ele depois da batalha contra o Superboy-Primordial. Após a fuga do Superboy, Barry sugere que algum velocista ainda vivo absorva toda a Força da Velocidade para atravessar a ponte dimensional de volta à Terra Pós-Crise. Bart se oferece e Barry dá-lhe a roupa como um último presente, para manter a força contida, e fica para trás.

Em Crise Final, Barry Allen reaparece. Ele perseguindo o tiro disparado, que matou Orion, e é perseguido pela Corredor Negro e que parece ser o vírus Morticoccus. Ao correrem tão rápido, Barry e Wally aceleram um mês no futuro, e descobrem que Darkseid conquistou o mundo. Eles logo são descobertos por um grupo de Fúrias Femininas que na verdade eram Mulher Maravilha, Batwoman, Mulher-Gato e Giganta, que haviam sido corrompidas por Darkseid. Fugindo delas, eles vão para o apartamento de Íris, onde Barry é capaz de quebrar e segurar a Equação Anti-Vida sobre ela com um beijo, garantindo a Iris que tudo vai ficar bem.

Para impedir que esse futuro aconteça, Barry elabora um plano: liderar o Corredor Negro até o presente, levá-lo a Darkseid, e ele deixaria sua alma ser reivindicada. Barry e Wally levam o Corredor Negro à base de Darkseid em Bludhaven. Consciente da ameaça representada pelos velocistas, Darkseid usa seus Raios Ômega, mas os dois escapam pelo portal do tempo. No último segundo, Barry diz a Wally para se salvar, mas ambos retornam ao presente e dão de cara com Superman(que, naturalmente, fica surpreso ao ver Barry) e vibram em Darkseid, fazendo com que os Raios Ômega atingem Darkseid e permitindo que o Corredor Negro remova a essência de Darkseid presente em Dan Turpin.

Flash: Renascimento

Pouco tempo depois, embora sua família e amigos estavam muito felizes que ele estava de volta, Barry mesmo estava desconfortável, pois ele não tinha ideia de como escapou da Força de Aceleração. Decidido a não perder esta segunda oportunidade, Barry vai para o Museu do Flash para começar a recuperar o tempo perdido. Enquanto isso, ele se encontra com seu velho amigo, Hal Jordan, que também morreu e voltou. Barry discute seu desconforto em relação a seu retorno com Hal, e como ele sentiu que não precisava voltar. Barry diz a Hal para avisar Wally e Jay que ele não estava indo para as comemorações feitas em homenagem ao seu retorno. Enquanto corria, um velocista que Wally tinha encontrado chamado Savitar escapa da Força de Aceleração e vai atrás de Barry. Quando Barry consegue capturá-lo, Savitar desintegra diante de seus olhos.

Mais tarde, Barry e Wally encontram o Flash Negro "aparentemente morto". Em seguida, Barry se torna o novo Flash Negro. Quando ele percebe que sua presença poderia danificar ou matar outros inocentes, Barry foge de volta para a Força de Aceleração, onde ele encontra os velhos amigos, Johnny Quick e Max Mercúrio. Max tenta dizer a Barry que ele ter se tornado o Flash Negro não é culpa dele, e quando Max e Barry são puxados em outro bolso da ​​Força de Aceleração, o verdadeiro culpado se revela: Professor Zoom.

Zoom revela a profundidade de seu plano: depois que Barry rapidamente auxiliou Kid Flash contra o Superboy Prime durante a Crise Infinita, Thawne foi capaz de enviar um pulso subliminar na ​Força de Aceleração para chamar de volta o que foi deixado da consciência de Barry. Esta situação levou ao reaparecimento do herói durante a Crise Final. Depois, Zoom se transforma em um novo tipo de velocista e criou sua Força de Aceleração negativa para contaminar Barry e os outros. Antes de Barry que possa continuar lutando, Zoom desaparece. Wally entra na ​​Força de Aceleração para recuperar seu tio, e depois disso, Max revela que Barry mesmo criou a fonte de poder dos velocistas. Inconscientemente Barry fez o mesmo ao longo de sua carreira para criar a Força de Aceleração normal. Todos os velocistas se unem e vão atrás Zoom.

Os sete velocistas enfentam Zoom, e apesar de estar em desvantagem numérica, Zoom derrota Barry. Ele revela ser o responsável por tudo de horrível que aconteceu com a vida de Barry, incluindo o assassinato da mãe dele. Ele, então, decide destruir tudo matando a esposa de Barry, Iris, antes que eles se conheçam.

Barry persegue Zoom, e é acompanhado por Wally, que diz Barry para correr ao máximo ao ponto de quebrar a barreira do tempo. Fazendo isso, eles chegam a Thawne, tornando-se o raio que transforma Barry no Flash assim como eles são capazes de deter Zoom. Os dois Flashes trazem Zoom de volta ao presente, e vão até a Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça, e aos Outsiders para construir um dispositivo específico para Thawne. Barry ativa o dispositivo, cortando a sua conexão com a ​Força de Aceleração negativa. Os Flashes conseguem fazer com Zoom perca seus poderes. Com o fim da ameaça, todo mundo comemora, acolhendo Barry de volta e os velocistas em geral. Mais tarde, Barry encerra o caso sobre a morte de sua mãe e opta por tomar todos os outros casos que aconteceram após a sua morte. Barry passa algum tempo com Iris, antes de ir para Washington e comemorar o seu retorno com a Liga da Justiça, se desculpando pelo atraso.

A Noite Mais Densa

Poucos meses depois, no túmulo de Bruce Wayne em Gotham City, Hal e Barry refletem sobre a morte do Batman e como a comunidade heroica estava é evitando falar sobre Bruce e Batman.

Esta reflexão se volta para o par ao falarem sobre suas próprias mortes, comparando a tristeza que a morte de Barry causara em outros, enquanto que a morte de Hal produzira raiva. Hal resume o assunto dizendo a Barry: "Eu morri um pecador. Você morreu um santo". A conversa avança para como mundo se tornou "mais perigoso" após a morte de Barry e observando que as mortes de Arthur Curry e Caçador de Marte custaram à Liga da Justiça a sua "alma e coração". Ao sair do cemitério, Barry manifesta a esperança de que seus companheiros mortos retornem. Ele menciona especificamente Batman ao dizer: "Se houver uma fuga, você pode apostar que o Batman já está planejando isso."

Em uma luta com o Lanterna Negro J'onn J'onzz, ele encontra um resíduo preto misterioso no túmulo de Bruce, formando uma coagulação no sangue e começando a alterá-lo, empodrecendo sua pele e seus músculos.

Depois de lutar contra um Caçador de Marte morto-vivo e os subsequentes Lanternas Negros com Hal e os outros heróis, Barry, junto com Wally e Bart, percorrem todo o mundo para alertar toda a comunidade de super-heróis em todo o planeta. Sua mensagem também, inadvertidamente, chega aos ouvidos de seus inimgos, os Rogues, que percebem que seus membros falecidos viriam atrás deles e decidem atacar primeiro na Penitenciária Iron Heights, sem saber que Sam Scudder, o original Mestre dos Espelhos, que agora é um Lanterna Negro, os observa. Enquanto isso, Barry conhece uma versão de Lanterna Negro do Professor Zoom para uma breve batalha.

Depois ele vai até o memorial da cidade, onde ele presencia a chegada do lorde demoníaco dos Lanternas Negros Nekron, e seus discípulos Scar e Mão Negra. A Liga da Justiça, os Titãs, Wally e Bart chegam e ajudam Barry a enfrentar Nekron. No entanto, Nekron revela, contudo, que todos os heróis ressuscitados estão vinculados a ele, porque ele permitiu-lhes viver novamente. E, como tal, pertencem a ele. Nekron então usa uma série de anéis negros para tornar Superman, Arqueiro Verde, Bart e vários outros heróis ressuscitados em Lanternas Negros. Barry logo se vê sendo alvo de um anel negro e é forçado a fugir ou se juntar a outros como Lanterna Negro. Quando outros foram escolhidos para fazer parte de outras tropas de Lanternas, Barry é escolhido para ser o Lanterna Azul. Durante a batalha, Barry é forçado a lutar contra seu próprio neto, que o seu anel detecta que ainda está vivo, mas morreria se não se isentasse do anel negro. Barry se mostra hábil com o seu anel na criação de energia com base na sua imaginação (possivelmente por causa do entendimento com o anel de seu amigo Hal Jordan), assim ele é capaz de criar imagens de Bart como Impulso e Kid Flash a fim de fazê-lo se libertar do controlo do anel. O plano quase funciona já que Bart tenta se livrar do anel preto, mas depois é interrompido pelos Lanternas Negros Solovar e Professor Zoom. Wally e Walker depois se juntam a Barry para a batalha final.

Ascensão e Queda

Após o trágico ataque de Prometeus à Star City, Hal e Barry procuram pelo vilão. A busca os leva até o Sombra que revela que ajudou o Arqueiro Verde a encontrar Prometeus e também que ele o matou.

Os dois junto com Canário Negro procuram por ele. Ao final, Oliver é julgado inocente pelo júri e exilado de Star City.

O Dia Mais Claro

Depois de tantos problemas, Barry consegue finalmente voltar à sua vida, tendo voltado a trabalhar no laboratório criminal e patrulhando a cidade como o Flash. No entanto o herói passa por certas dificuldades, entre elas ele continua a se sentir culpado pela morte de sua mãe.

Mas as coisas pioram quando há assassinatos em série. No decorrer da história, Barry descobre que o assassino é ninguém menos que o Professor Zoom.

Dessa vez o vilão retorna para realizar um plano que irá destruir Flash de uma vez por todas.

Ponto de Ignição

Barry acorda em seu escritório e descobre que sua mãe está viva, ele e Iris não são casados e que ele está sem poderes. Barry vai até Gotham City e entra na Batcaverna para procurar o Batman, mas é atacado pelo mesmo. Barry tenta se explicar dizendo que sabe quem o Batman, no entanto ele descobre que quem é o Batman não é Bruce, mas sim o pai dele Thomas Wayne.

Nisso ele descobre que a realidade foi alterada. Com a ajuda de Thomas, Barry constrói uma cadeira elétrica que iria recriar o acidente que o transformou em Flash. A primeira tentativa não dá certo, deixando Barry com queimaduras de terceiro grau, já a segunda restaura seus poderes.

Os dois tentam reunir os heróis para salvar a realidade. Barry enfrenta Zoom, que revela que essa nova realidade foi criada pelo próprio Barry quando ele impediu Zoom de matar sua mãe. Enquanto Zoom perturba Barry, ele é morto por Thomas. Thomas agradece a Barry por tudo e lhe pede para entregar uma carta para Bruce. Ele então viaja no tempo se fundindo com sua versão jovem, assim impedindo-se de deter Zoom. Após restaurar a realidade, Barry entrega a carta de Thomas para Bruce.

Novo Universo DC

Nesta nova realidade, Barry não é casado com Iris, mas sim está em um relacionamento amoroso com Patty Spivot. Seu encontro com a Liga também é diferente. Apesar de já conhecer Hal, ele conhece Batman após ajudar ele e Hal a enfrentar um temperamental Superman.

Origem

Quando era uma criança, os pais de Barry eram separados. Certo dia quando seu pai iria levá-lo para um evento na escola, ele tinha conversado com a mãe de Barry. Enquanto esperava no carro várias viaturas apareceram. Barry vai até a cozinha e encontra sua mãe morta. Seu pai é levado preso sendo acusado de tê-la assassinado.

Anos depois, Barry se torna policial forense, com o objetivo de tirar seu pai da cadeia já que ele alegava inocência. Certo dia estava chovendo forte em Central City. Enquanto estava no escritório, ainda procurando uma maneira de provar a inocência do seu pai, ele começa a ficar frustrado. Um raio surge e o atinge, lançando-o em direção aos compostos químicos do local, queimando seu corpo.

Enquanto estava em coma no hospital, Barry recebeu visitas de seu amigo de infância Manuel Lago e do Capitão Frye, seu chefe e amigo íntimo de sua mãe (provavelmente ele teve um romance com a mãe de Barry) que revela que o pai dele assumiu a culpa pelo assassinato. Enquanto delirava, Barry acaba acordando na África, sem perceber que tinha corrido até lá inconscientemente. Três semanas depois ele retorna a Central City. Com a onda de violência que está se espalhando pela cidade, Barry decide usar suas novas habilidades para ajudar a polícia. Depois de vários rascunhos ele consegue desenvolver o uniforme e o anel para acioná-lo quando fosse necessário.

Quando uma rebelião ocorre na cadeia onde o pai de Barry está preso, o mesmo aproveita para escapar. Entretanto Barry, com seu uniforme vermelho, impede a fuga de todos os presos. A partir daí, o Flash nasce.

Conhecendo Outros Heróis

Pouco tempo depois de ter surgido, Flash é considerado um criminoso, tanto que a prioridade na polícia se torna capturar o Flash.

Quando o Batman e o Lanterna Verde enfrentam Superman, Hal liga para o Barry pedindo ajuda. Como o Flash, Barry surge para auxiliar os dois na luta contra o homem de aço. Depois que a briga se encerra, os quatro heróis se escondem em uma fábrica abandonada onde discutem sobre a origem de uma misteriosa caixa que havia sido trazida por alienígenas. Flash se oferece para levar a caixa para análise, porém, a caixa abre um portal para outros alienígenas.

Enquanto eles os enfrentam, Mulher-Maravilha, Aquaman e Ciborgue se juntam à batalha, onde o responsável pela invasão surge: Darkseid. Darkseid usa os raios ômega para atacar Flash e Superman Enquanto Batman se deixa ser levado por uns dos alienígenas para resgatar o Superman, Flash auxilia os outros na batalha. Com Superman trazido de volta, eles conseguem derrotar Darkseid, enviando-o de volta para Apokolips.

Com o encerramento da batalha, pela primeira vez eles são parabenizados pelos seus atos. No dia seguinte, enquanto são parabenizados pelo presidente dos Estados Unidos, eles discutem o futuro do grupo eles. O presidente recebe um chamado de outra ameaça está ocorrendo e pergunta a eles qual é o nome do grupo. Nisso Flash diz que podem chamá-los de o Super Septeto. Porém, devido ao livro de Davida Graves, eles são chamados de Liga da Justiça.

Poderes e habilidades

  • O Flash possui super velocidade: isto dá, não só a habilidade de mover-se depressa, mas também de enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegá-los com as mãos. Ele consegue atingir a velocidade da luz. Tal velocidade permite correr sobre a superfície das águas e pelas paredes (visto desde sua primeira aventura em 1956).
  • É capaz de curar ferimentos em pouco tempo pois dentro de seu corpo as células estão em um constante e rápido movimento, isso permite que ele se cure de ferimentos graves como um osso quebrado em apenas algumas horas.
  • Possui uma aura que protege o seu corpo quando em supervelocidade: assim, ele não se fere com o atrito do ar. Isto protege também objetos e até pessoas em contato com o corpo do Flash.
  • Possui a habilidade de criar tornados por girar em círculos ou agitando membros do corpo, como os braços.
  • Consegue vibrar através de objetos sólidos. Os átomos do seu corpo deslizam suavemente entre os espaços das moléculas que compõe a matéria. Uma explicação parecida permite que o Flash atinja outras dimensões. As Terras Paralelas, ao menos, eram separadas por defasagem vibracional; Flash só tinha que vibrar mais rápido que essas vibrações e atingia outra dimensão.
  • Barry Allen também é um talentoso cientista e inventor, tendo descoberto a existência dos táquions, partículas subatômicas mais velozes que a luz, e criado a esteira cósmica, que permite viagem no tempo e dimensões para qualquer pessoa dotada de supervelocidade que corra em cima dela. Ele também trabalha fazendo perícias para a polícia de Central City.
  • Barry Allen é o único Flash a ter total controle sobre a Força de Aceleração.

Inimigos de Barry Allen

Em Outras Mídias

Séries

Ver artigo principal: The Flash (1990)
Ver artigo principal: The Flash (2014)
John Wesley Shipp interpretou Barry Allen na série The Flash de 1990 e interpreta Henry Allen, o pai de Barry, na série The Flash de 2014.
Grant Gustin como Barry Allen em The Flash.
  • Em The Flash, Barry Allen (John Wesley Shipp) é um policial forense, cujo pai, Henry Allen, é um policial aposentado e não vê Barry como um policial de verdade, e o seu irmão, Jay Allen, é o capitão da polícia. Enquanto estava no laboratório fazendo uma investigação de uma cena de crime, um raio atravessa a janela e atinge Barry, jogando-o contra uma prateleira de produtos químicos. Barry fica desacordado a noite inteira, mas no dia seguinte, no hospital, para a surpresa de seus familiares e de seu médico, ele acorda bem. Com o passar dos dias, Barry foi notando algumas mudanças em seu corpo, e elas ficaram mais evidentes, quando ao tentar pegar um ônibus, ele acabou atravessando quase toda a cidade até chegar na praia em questão de segundos. Querendo saber o que houve, Barry marca uma consulta no STAR Labs, onde conhece a Dra. Tina McGee (Amanda Pays), que o auxilia a explorar e a controlar os poderes dele. Durante uma noite, o irmão de Barry, Jay é assassinado em uma emboscada realizada por um homem chamado Pike, um policial que virou criminoso, e sua gangue, os Riders. Querendo vingar a morte de seu irmão, Barry pede a Tina para que crie um uniforme pra ele, e, usando esse uniforme, Barry consegue capturar um dos membros da gangue, que é a namorada de Pike. Após o interrogatório e vasculhar a cidade inteira, Barry encontra o esconderijo de Pike e sua gangue. Quando o criminoso e sua gangue atacam novamente, Barry consegue derrotar a todos, incluindo Pike. A partir disso, ele, em parceria com Tina, passa a proteger Central City como o Flash.
  • Em The Flash no episódio 2.13 intitulado "Welcome to Earth 2", quando Barry (Grant Gustin), Cisco e Wells viajam para a Terra 2, eles atravessam o multiverso e veem vislumbres de várias. Em um desses vislumbres aparece o Flash da série de 1990.

Universo Televisivo da DC (2013-)

  • Em Arrow Barry aparece nos episódios 8 e 9 da 2ª temporada sendo interpretado por Grant Gustin. Ele é um detetive forense que aparece em Starling City para investigar um crime semelhante a um outro que ocorreu em Central City. Barry auxilia Felicity Smoak na investigação do mascarado, que seria revelado como sendo Cyrus Gold que roubou uma centrífuga na Queen Consolidações. Após Diggle, a pedido de Oliver, investigar sobre Barry, Oliver obriga Barry a dizer quem ele realmente é. Barry diz que é um assistente de laboratório da polícia científica e quer tentar conseguir a inocência do pai, acusado de matar sua mãe quando era criança. Barry também diz que viu o verdadeiro assassino e disso que era uma criatura veloz. Barry acaba sendo obrigado a pegar um trem para voltar para Central City, mas chega atrasado. Sentado no banco da estação, ele desmaia após ser atingido por um dardo e acorda no esconderijo do Arqueiro, onde Felicity pede a ajuda dele para salvar Oliver que acabara de ser envenenado. Após Oliver conseguir derrotar o Cyrus, Barry deixa Starling City, deixando para Oliver uma máscara para ele usar em suas missões como o Arqueiro. De volta a Central City, Barry volta para sua casa, de onde vê a ativação do Acelerador de Partículas que acaba lançando um raio que o atinge e o arremessa contra uma pratileira de compostos químicos. No episódio 10 da temporada, é revelado que Barry ficou em coma, e no episódio 19 é revelado que os Laboratórios S.T.A.R. estão cuidando dele. Barry retorna no episódio da 3ª temporada, onde ele liga para Oliver dizendo que despertou do coma e que precisa conversar com ele. No episódio 8 da mesma temporada, Barry, como Flash, aparece no prédio da A.R.G.U.S., salvando Oliver e seu pupilo, Roy Harper, de serem atingidos pelos bumerangues de Digger Harkness, um ex-agente do Esquadrão Suicida que mata suas vítimas utilizando bumerangues. Os dois se unem e procuram Harkness, mas entram em desavença quando Barry discorda do modo violento de Oliver agir ao interrogar um criminoso. Mais tarde, após encontrarem, Harkness, que revelou que implantou bombas em cinco pontos de Starling City, Barry, com a ajuda de Cisco, Caitlin, Felicity e Diggle, desativa a bomba enquanto Oliver enfrenta Harkness. Após ele ser capturado, Barry e Oliver decidem ver quem venceria uma luta entre os dois. Barry aparece novamente no episódio final da temporada, resgatando os amigos de Oliver do castelo de Ra's Al Ghul. No primeiro episódio da 4ª temporada, no final do episódio que se passa seis meses no futuro, Barry aparece para dar apoio a Oliver, pois alguém próximo a dele foi morto.
  • Em The Flash, série derivada de Arrow, aos 11 anos de idade, Barry (interpretado por Gustin) viu sua mãe, Nora Allen (Michelle Harrison), ser assassinada por um homem dentro de um vórtice. Após o acontecimento, o pai de Barry, Henry Allen (John Wesley Shipp, que inteterpretou o Barry na série de 1990) foi preso, sendo acusado pelo assassinato de Nora, enquanto que Barry é adotado pelo Detetive Joe West (Jesse L. Martin), sendo criado junto com a filha dele, Iris West (Candice Patton), por quem nutre uma paixão não correspondida. Catorze anos depois, Barry é agora um cientista forense, sendo considerados por muitos um cara esquisito por estar sempre procurando eventos inexplicáveis. A vida do jovem muda quando a ativação do acelerador de partículas do Dr. Harrison Wells (Tom Cavanagh) libera um feixe de energia que atinge vários pontos da cidade, e um desses pontos é o apartamento de Barry, fazendo com que ele seja atingido por um raio e fique em coma por 9 meses. Despertando do coma, Barry descobre que têm uma velocidade sobre-humana e capacidade de regeneração e, após falhar em capturar Clyde Mardon, o que custou a vida de um inocente, e ser motivado pelo Oliver Queen/Arqueiro (Stephen Amell) a se tornar um herói, ele decide usar os seus poderes para salvar vidas e enfrentar outros que foram afetados pelo acelerador de partículas.
  • Em DC's Legends of Tomorrow, Grant Gustin retornará ao papel de Barry Allen/Flash em duas versões, na versão presente e na versão futura do personagem.
  • Grant Gustin irá fazer uma participação especial como Barry Allen/Flash em Supergirl.

Universo Estendido da DC (2016 - 2019)

Ezra Miller.
  • Em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Barry Allen/Flash sendo interpretado por Ezra Miller. Sua participação se dará durante um sonho de Bruce Wayne onde ele vê o Flash chegando para lhe trazer um aviso do futuro.
  • Em Liga da Justiça: Parte 1, que será lançado em 2017, Barry Allen/Flash aparecerá, novamente interpretado por Ezra Miller.
  • Ezra Miller interpretará novamente o personagem em The Flash, que estreará em 2018.
  • Miller irá retornar Liga da Justiça: Parte 2, que estreará em 2019.

Animação

  • Barry também fez algumas aparições no desenho Super Amigos.
  • O personagem Wally West de Liga da Justiça também tem características de Barry. Ele trabalha na Polícia Científica e sua galeria de vilões é a mesma que do Barry.
  • Em Batman: Os Bravos e os Destemidos Barry aparece em um episódio da segunda temporada onde Batman, Wally West e Jay Garrick resgatam Barry e o ajudam a deter Professor Zoom.
  • Outros filmes de animação com a presença do Flash são Liga da Justiça: A Nova Fronteira e Justice League: Doom (2012), no qual Barry aparece.

Universo Animado da DC

  • Em Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013), que adapta a saga Ponto de Ignição, Barry é o protagonista. O filme é bastante fiel à HQ e possui pequenas diferenças, como não mostrar quem assassinou a mãe de Barry, não ter a cena onde Barry se despede de sua mãe antes de voltar no tempo para impedir a si mesmo de salvar sua mãe e de após ter feito a realidade voltar ao normal, ele ainda continua casado com Iris.
  • Em Liga da Justiça: Guerra (2014), que adapta o primeiro arco da revista Liga da Justiça na fase dos Novos 52, Barry aparece no filme e, diferente da HQ, além de já conhecer Hal ele também é amigo de Silas Stone, o pai de Victor Stone/Ciborgue.
  • Em Liga da Justiça: O Trono de Atlantis (2015), que adapta a saga de mesmo nome lançada em 2012, Barry aparece no filme, diferenciando-se da HQ onde ele não aparecia devido à Central City estar sendo atacada pelo Gorila Grodd.
  • Em Liga da Justiça vs Joven Titãs (2016), Barry aparece no filme e juntamente com Superman, Mulher-Maravilha e o Batman ele é controlado mentalmente por Trigon.

Jogos de Videogame

  • Em Injustice: Gods Among Us, Barry é um personagem jogável sendo protagonista de um dos capítulos. No jogo, o Barry Allen da Terra 2 contribuiu com o regime que Superman construiu, no entanto, cansado de ser conivente com as atrocidades cometidas pelo Homem de Aço ele se volta contra o regime ajudando o grupo de resistência liderado por Batman a enfrentar Superman. No final, Barry é preso, mas fica satisfeito por ter conseguido livrar o mundo das garras de Superman. No jogo, é possível utilizar as skins de Flash Lanterna Negro, Novos 52 (nesse caso tanto o uniforme que o Barry usa nos Novos 52 como também o uniforme de Jay Garrick nos Novos 52) e também o Flash Metahumano (o uniforme do Universo Televisivo da DC, mas este só é disponível para a versão para celular).

Barry Allen do Universo Televisivo da DC Comics

Passado

Barry Allen é o filho único de Henry e Nora Allen e sofria bullying na escola. Certa noite, Barry, que estava dormindo, desce as escadas, indo em direção a sala e vê sua mãe envolta em vórtex vermelho e amarelo. Por um momento, Barry vê um homem trajado de amarelo que, no momento em que seu pai aparece, o tira de dentro da casa deixando-o a quarteirões de distância. Mas o que o jovem Barry não sabia, é que dentro da casa estava tendo uma luta entre o Homem de Amarelo e sua própria versão futura.

Assim que retorna a sua casa, Barry vê seu pai sendo levado pela polícia, acusado de ter matado Nora. Com o pai preso, Barry é adotado pelo detetive Joe West, pai da melhor amiga de Barry, Iris. Quando Barry começou a morar com os West, a relação entre ele e Joe não era amigável, devido ao garoto sentir falta de seu pai, mas com o tempo, Barry passou a ver Joe como seu segundo pai.

Na escola, Barry era constantemente humilhado por Tony Woodward.

Viagem para Starling City

Após ter visto sobre um roubo nas Indústrias Queen realizado por um homem com força sobre-humana, que é semelhante a um que ocorreu em Central City, Barry vai para Starling City, se oferecendo para ajudar Oliver Queen a resolver o caso. Enquanto investiga o caso, ele é auxiliado por Felicity Smoak, a assistente de Oliver, de quem Barry acaba ficando próximo e revela a ela ser um grande fã do Arqueiro.

Oliver desconfia que Barry não esteja dizendo quem ele realmente é, e manda seu amigo e segurança, John Diggle, investigá-lo. Após receber as informações de que precisava, Oliver confronta Barry, obrigando-o a dizer quem ele realmente é, e Barry diz que é um assistente de laboratório da polícia científica, que está vendo o ocorrido como uma oportunidade para tentar provar a inocência de seu pai e conta a eles sobre a noite em que sua mãe foi morta por uma criatura veloz.

Ele recebe uma ligação do Departamento de Polícia de Centra City, obrigando-o a retornar para a cidade. Ele se despede de Felicity e vai para a estação de trem, porém chega atrasado e acaba perdendo a viagem. De repente, ele é atingido por um dardo e desmaia. Ao acordar ele está dentro do esconderijo do Arqueiro, com Felicity diante dele pedindo para que salve Oliver, que foi envenenado

Barry consegue salvar Oliver e promete a ele não revelar o segredo dele. Depois de auxiliá-lo a encontrar e derrotar Cyrus Gold, Barry dá de presente para Oliver uma máscara para que ele use em suas missões como Arqueiro e retorna para Central City.

Primeira Temporada de The Flash (2014-2015)

Barry é um policial forense obcecado por fatos inexplicáveis, sendo taxado de esquisito pelos seus colegas de trabalho, além de sempre chegar atrasado nos seus compromissos, mas também é um grande amante da ciência, tanto que está empolgado para ver a ativação dos acelerador de partículas do Dr. Harrison Wells no Laboratórios STAR, que possibilitará um grande avanço nos estudos científicos.

Na noite do evento, Barry comenta com Iris sobre sua ida a Starling City e tente revelar seus sentimentos a ela, porém a jovem o vê como um irmão. Durante a cerimônia de abertura, um ladrão rouba a bolsa de Iris, que tem o laptop que contém o seu trabalho de faculdade. Barry tenta correr atrás do ladrão, mas é atacado pelo mesmo, que é capturado logo em seguida pelo novo policial do departamento onde Barry trabalha, Eddie Thawne. Após o ladrão ser levado para a delegacia, Barry retorna para o seu apartamento. Logo que chega, o acelerador de partículas é ativado e abre um portal que libera vários raios em vários pontos da cidade, e um deles atinge Barry.

Barry fica em coma por 9 meses, sendo transferido do hospital para a sede dos Laboratórios STAR em Central City, ficando sob os cuidados de Wells, que devido ao acidente ficou paralítico e de seus funcionários Caitlin Snow e Cisco Ramon. Durante o período de coma, Barry recebeu visitas de Iris e de Felicity Smoak, que conheceu em sua viagem a Starling City.

Barry desperta do coma e Wells lhe revela sobre o que aconteceu na noite do acidente. Após sair dos Laboratórios STAR, Barry visita Iris na cafeteria onde ela trabalha e depois vai para delegacia conversar com Joe. Seus novos poderes, que são velocidade sobre-humana, começam a se manifestar e com isso acontecendo, Barry retorna ao laboratório onde Wells inicia um teste para ver até qual velocidade Barry consegue, correr. Contudo, no momento do teste, Barry se lembra da noite em que sua mãe morreu e do homem de amarelo que viu dentro do vórtice e acaba tropeçando, caindo e quebrando o pulso. Mais tarde, após o seu pulso quebrado se regenerar em três horas, Barry vai visitar Iris novamente e descobre que ela está namorando com Eddie. Os dois, minutos mais tarde, caminham e conversam a respeito, com Iris pedindo para Barry não contar a Joe sobre o namoro. Enquanto conversam os dois quase são atropelados por um carro em alta velocidade, mas com sua super velocidade, Barry consegue salvar Iris e consegue ver que quem está dirigindo o carro é Clyde Mardon, um ladrão de bancos que supostamente havia morrido na noite do acidente envolvendo o acelerador de partículas. Barry o persegue e tenta enfrentá-lo, mas Clyde cria uma neblina ao redor deles, causando um acidente que mata um inocente.

Após o ocorrido e Clyde fugir, Joe e Eddie chegam à cena do crime e Barry conta a Joe que Clyde está vivo e que tem a habilidade de controlar o tempo, mas Joe encara isso como sendo apenas uma maluquice do rapaz. Mais tarde, Barry retorna ao laboratório exigindo uma explicação de Wells para saber o que aconteceu na noite do acidente, Wells revela que o acelerador abriu uma fenda na realidade liberando energia teoricamente inexistentes e transformando humanos comuns em meta humanos. Barry pede a ajude de Wells e dos outros para deter Clyde, mas Wells nega, dizendo que Barry não é um herói, mas sim um jovem atingido por um raio.

Frustrado com tudo que aconteceu, Barry vai até Starling City e conversa com Oliver Queen, contando a ele tudo o que aconteceu. Oliver diz a Barry que o raio não atingiu, mas sim que o escolheu, e que Barry poderia usar isso para se tornar um anjo da guarda para Central City, salvar pessoas em um flash, além de aconselhá-lo a usar uma máscara. Inspirado pelas palavras do amigo, Barry retorna a Central City e pede ajuda a Caitlyn e Cisco para deter Clyde. Os dois mostram a ele um uniforme de tecido resistente que seria usado pelos bombeiros, além de dar a Barry a localização de Clyde. Vestindo o uniforme, Barry chega na fazenda que pertence a Clyde e a seu falecido irmão, que acabou de atacar Joe e Eddie. Clyde cria um vórtex que está em direção à cidade e Barry tenta detê-lo, correndo no sentido oposto do tornado, mas não consegue. Wells o contata e diz que estava errado sobre Barry, e o motiva a prosseguir com o confronto. Barry corre novamente e consegue derrotar Clyde, que após o confronto aponta uma arma para Barry, mas antes que possa atirar, Clyde é morto por Joe.

Após Barry contar tudo o que aconteceu, Joe passa a acreditar nele e a acreditar na inocência de Henry, e faz Barry prometer que não envolverá Iris nisso. Mais tarde, Barry visita seu pai na cadeia, dizendo que não vai desistir de tentar tirá-lo do lugar e que agora pode conseguir provas para achar quem matou sua mãe. Seguindo o conselho de Oliver, Barry se torna o Flash, o homem mais rápido do mundo.

Depois que se tornou o Flash, Barry passou por desafios que o fizeram amadurecer como herói, como enfrentar um inimigo à altura na forma do Capitão Frio, ter enfrentado o Tony Woodward, que se tornou o Viga, ter perdido seus poderes temporariamente após enfrentar o Blecaute e juntamente com o Arqueiro ter enfrentado o Ladrão de Arco-Íris e o Capitão Bumerangue. Contudo, o grande desafio de Barry veio quando o Homem de Amarelo que matou sua mãe retorna. Ele o persegue pelas ruas de Central City até irem parar em um estádio. Lá dentro, os dois se enfrentam, com o Homem de Amarelo apresentando não só vantagem na luta como também se mostrando muito mais rápido que o Barry.

Enquanto Wells e Joe procuram uma forma de deter o Homem de Amarelo, Barry visita seu pai na prisão de Iron Heights e revela que encontrou o assassino de Nora. Henry então pede a Barry que não permita que o assassino tire mais do que já tirou deles e que Barry siga em frente. Motivado pelas palavras de seu pai, Barry revela a Iris o que realmente sente por ela.

Mais tarde, Wells e a polícia de Central City conseguem emboscar o Homem de Amarelo, mas ele consegue escapar e surrar Wells quase até a morte e quase agride Joe. Barry, como Flash, intervém e os dois se enfrentam novamente, e assim como na primeira luta, o Homem de Amarelo apresenta maior habilidade e derrota Barry facilmente, e só não prossegue com a luta, pois Ronnie Raymond, o noivo de Caitlyn que supostamente havia morrido no dia do acidente envolvendo o acelerador de partículas, intervém na luta e salva Barry. Depois do ocorrido, Barry passa a treinar para se tornar tão ou mais rápido que o assassino de sua mãe.

Henry mais tarde descobriu que o Barry é o Flash, e se mostrou orgulhoso do trabalho que o filho vem realizando como herói, e Barry passou a se envolver romanticamente com Linda Park, colega de trabalho de Iris. Embora o relacionamento entre os dois esteja fluindo, Barry encontrou dificuldades para conseguir ficar perto dela, principalmente quando Ronnie, que é mais tarde revelado como sendo o Professor Martin Stein dentro do corpo de Ronnie, retorna. Após conseguirem convencer o Stein a ficar no STAR, Barry recebe uma ligação de Linda onde ela diz que quer terminar o namoro, pois descobriu que ele tinha sentimentos por Iris. Barry então vai falar com Iris, pois soube que foi ela quem contou para a Linda que ele tinha sentimentos por ela. Ele diz a ela que não quer que ela atrapalhe o namoro dele com Linda e que ele não tem mais sentimentos por ela. Logo depois, Barry procura Linda e eles reatam a relação.

Quanto Barry retorna ao STAR, descobre que Stein desapareceu. Wells chega à conclusão de Stein pretende se sacrificar já que a Matriz de Nuclear, a responsável por ter fundido ele e Ronnie, está se tornando estável e pode levar à uma explosão nuclear. Wells descobre uma forma de poder separá-los através do emissor de táquions. Flash e Caitlyn vão até o local onde está Stein e dão a ele o emissor. Assim que ele coloca no peito uma explosão ocorre, no entanto, eles logo descobrem que o plano deu certo e que Ronnie e Martin agora estão separados.

Depois de levá-los para o STAR, Barry se encontra com o Joe, que o leva de volta à antiga casa dele. Lá ele revela que ele e Cisco descobriram que na noite em que Nora morreu havia outro velocista além do Homem de Amarelo, e esse velocista era o próprio Barry. Barry e Joe vão conversar com Wells a respeito da possibilidade de viagem no tempo e Wells explica que há duas teorias: ao voltar para o passado você se torna a causa do evento ou então você muda o passado e cria uma realidade alternativa. Logo depois, após a indicação de Cisco, Barry vai visitar Stein em sua casa, já que ele havia escrito 25 anos atrás um artigo científico sobre viagem temporal para Oxford. Stein explica a Barry que a viagem no tempo é possível, basta apenas conseguir achar uma brecha. Barry explica o seu interesse no assunto, pois soube que ele no futuro tentou voltar no tempo para salvar sua mãe. Stein se impressiona com o relato do rapaz e diz que isso é um efeito do super velocidade de Barry, permitindo a ele que em algum momento ele abra um buraco no continuum do espaço/tempo e consiga viajar ao passado. Mas Barry logo perde o entusiasmo pela ideia, ao perceber que mesmo que ele volte no tempo, ele não conseguirá salvar sua mãe.

Após o General Wade Eilling retornar, querendo a Matriz de Nuclear, Flash e Nuclear, dessa vez o próprio Ronnie com Stein em sua consciência, se unem para derrotar Eilling. Depois queo Nuclear parte de Central City para aprender mais sobre suas habilidade e para se esconder de Eilling, Barry revela a Joe que irá analisar as fotos coletadas por Cisco do confronto dele com o Homem de Amarelo na noite em que Nora morreu, como forma de saber aonde ele errou. Ele promete a Joe e a si mesmo que irá aprender a viajar no tempo e salvar sua mãe.

Semanas depois, Barry vai com Linda jogar boliche, onde acaba se encontrando com Iris e Eddie. Após jogarem algumas partidas, Barry, como o Flash, vai até o necrotério, pois recebeu um chamado de alerta de lá. Enquanto corre até o local, Barry vê o que parece ser ele mesmo. Ao chegar no necrotério, ele encontra o legista morto e descobre que ele foi morto por granizo. Logo, Barry e Joe descobrem que o autor do assassinato foi Mark Mardon, que sobreviveu à queda do avião e quer vingança pela morte de seu irmão, Clyde. Enquanto Cisco, trabalha em uma forma de deter Mark, Barry conta a Wells sobre ter visto a si próprio enquanto corria, e Wells diz que isso pode ser uma miragem de velocidade, uma imagem atrasada.

Mais tarde, Barry e Joe são atacados por Mark, mas graças à velocidade de Barry, eles são salvos. Mas Mark volta a atacar Joe novamente e Barry, como o Flash, o salva utilizando o bastão de tempo inventado por Cisco, que impede Mark de utilizar seus poderes. Porém, mesmo tendo salvado Joe, o Capitão Singh acaba se ferindo no ataque. No hospital, Barry e Joe descobrem que Singh pode ficar paralítico. Joe se enfurece e decide ir atrás de Mark sozinho, pedindo para Barry cuidar da Iris. Procurando por ela, Barry primeiro vai ao local de trabalho da Iris, onde conhece Mason Bridge, que diz ter provas de que Wells matou Simon Stagg.

Barry retorna para a casa de Joe onde encontra Iris e os dois conversam sobre Mason e sobre o relacionamente de Barry com Linda. Mais na tarde, na delegacia, ambos descobrem que Mark sequestrou Joe. Ele liga para Iris pedindo para ela aparecer na baía, e que se ela contar a polícia, Joe irá morrer. Barry acompanha Iris e logo os dois veem um tsunami se formar. Barry pede para Iris fugir de lá, mas ela se recusa e revela o amor que sente por ele e os dois se beijam. Após beijá-la, Barry liga para Caitlin para saber como impedir o tsunami, e ela diz que ele pode impedir se criar uma barreira de vento, porém nem ela sabe qual a velocidade que ele teria que atingir para poder fazer isso. Barry então revela a Iris que ele é o Flash e corre ao máximo para criar uma barreira de vento e impedir o tsunami de atingir Central City. De repente, um vórtex se abre e o Flash acaba voltando para o dia em que Mark retornou para Central City.

Devido a sua reção ao reviver os mesmo eventos, Wells logo descobre que Barry conseguiu voltar no tempo e pede para ele reviver tudo como da primeira vez, mas Barry ignora o pedido de Wells ao prender Mark, assim alterando os eventos. Mais tarde, ao visitar Linda, ela termina o namoro com ele. Barry então declara seu amor novamente por Iris, mas ela não corresponde. A ameaça de Mark é substituída pelo retorno do Capitão Frio, que sequestra Cisco e o obriga a revelar a identidade do Flash. Após impedi-lo de realizar um novo roubo, Barry faz um trato com Frio que consiste de ele não prendê-lo contanto que ele não ameace ninguém próximo a ele e nem mate mais ninguém.

Mais tarde, ao conversar com Wells, Barry descobre que Mason Bridge desapareceu e começa a desconfiar de Wells, dizendo para Joe que as suspeitas que ele tinha a respeito de Wells podem estar certas. Eles decidem investigar, porém não há provas concretas que liguem Wells ao Flash Reverso.

Depois que o Trapaceiro consegue fugir da cadeia e ameaça os cidadãos de Centra City durante uma festa de gala em homenagem à reeleição do prefeito, o Trapaceiro e seu filho, o segundo Trapaceiro, prendem uma bomba no pulso do Flash que irá explodir se ele não manter uma velocidade constante. O Flash corre e pede a ajuda de Cisco e de Caitlin. Wells intervém e diz para o Flash que ele pode se livrar da bomba se puder atravessar algum objeto sólido. Após Wells descrever detalhadamente como ele poderia fazer isso, o Flash se livra da bomba e consegue capturar os Trapaceiros, mas o fato de Wells ter descrito tão precisamente como ele poderia usar essa nova habilidade, fez com que ele confirmasse suas suspeitas não só de que Wells pode estar ligado ao assassinato de sua mãe como também ele pode ser o próprio assassino. Sendo que Iris começa a procurar pelo colega desaparecido, Mason Bridge, Joe e Barry decidem revelar a Eddie que ele é o Flash, a fim de ele poder ajudá-los a proteger Iris.

Após Joe e Cisco retornarem de Starling City, pois haviam ido lá para descobrir mais sobre o acidente em que a esposa de Wells, Tess Morgan havia morrido, Barry e o restante do grupo descobrem que de alguma forma o verdadeiro Harrison Wells morreu e a pessoa com quem eles tem interagido é um impostor. Barry, Cisco e Caitlin procuram por algo no STAR Labs que indique que o falso Wells esteja escondendo algo, até que eles conseguem achar um esconderijo secreto. Ao entrarem, eles não só encontram o traje do Flash Reverso, como também encontram um jornal, datado de 25 de abril de 2024, que revela que o Flash desapareceu em uma crise. Barry lê o jornal e se comunica com Gideon, uma Inteligência Artificial criada por ele e descobre que no futuro ele era o Chefe da Divisão de Perícia e era casado com Iris, bem como descobre que a noite em que o Flash desapareceu foi na noite em que ocorreu uma batalha entre ele e o Flash Reverso. Questionando Gideon sobre o objetivo de Wells, ela revela que o objetivo dele era matá-lo, mas como não conseguiu, matou Nora e criou o Flash.

Barry conta a Joe sobre o ocorrido e Cisco menciona sobre os sonhos que ele teve de ter descoberto que Wells era o Flash Reverso e era morto por ele em seguida. Barry deduz que esses sonhos podem ser memórias da antiga linha temporal, a qual Barry alterou por ter impedido Mark Mardon mais cedo. Com o auxílio de um dispositivo que auxilia ao indivíduo a entrar e explorar seu sonho, Cisco se lembra do que houve, com Wells revelando ser Eobard Thawne e que estava na casa de Barry naquela noite para matá-lo, mas acidentalmente matou a mãe dele.

Eles decidem armar um plano para conseguir prender Wells e arrancar a confissão dele, assim podendo inocentar o pai de Barry. Quando Cisco o confronta, como parte do plano, Wells não confessa e tenta atacar Cisco. Joe intervém atirando em Eobard que cai morto no chão, mas logo eles descobrem que quem morreu foi Hannibal Bates, um meta-humano capaz de se transformar em outras pessoas que eles haviam prendido recentemente. Wells se comunica com eles revelando que sabia que eles o haviam o descoberto o tempo todo. Barry o chama para um confronto, mas Wells se recusa, dizendo que eles irão se enfrentar logo. Cisco consegue rastrear Wells e descobre que ele está no esconderijo dele. Barry vai até lá, mas Eobard já foi embora. Ele logo descobre que Wells os esteve vigiando o tempo, tendo colocado câmeras em todos os lugares da cidade, incluindo no local de trabalho de Iris.

Barry deduz que Iris é o próximo alvo de Eobard e vai atrás dela. Quando ele a encontra, Wells sequestra Eddie. Flash acalma Iris, promentendo que irá encontrar Eddie. Quando ele solta a mão dela, uma pequena faísca é liberada da mão dele. Tendo visto isto quando ele esteve em coma após ser atingido pelo raio, Iris descobre que Barry é o Flash.

Barry passa a procurar por Eddie, mas não encontra nenhum sinal dele nem de Wells. Enquanto isso, Iris o confronta por ele ter escondido a verdade dela e um novo assaltante surge. Após deter esse assaltante, eles descobrem que ele é o General Eilling, e também descobrem que ele está sendo cotrolado mentalmente por Grodd. Barry, Joe e Cisco vão até o esgoto procurar por Grodd, na esperança de poder encontrar Wells e Eddie, mas Grodd derrota Barry usando seus poderes e sequestra Joe. Mais tarde, usando um capacete especial para se proteger dos ataques psíquicos de Grodd, Flash consegue enfrentá-lo e resgata Joe, que deduziu que Grodd foi usado apenas como distração.

A busca por Eddie continua sem sucesso, o que deixa Iris preocupada, mas Barry promete a ela que arranjará uma forma de encontrá-lo. Cisco mostra a Barry que descobriu que Wells tinha na cadeira de rodas um dispositivo que o fazia acumular energia, sendo essa a razão de ele ser mais rápido que Barry. A presença de Wells é logo notada quando ele reativa o acelerador de partículas.

Após tentar capturá-lo e após Eddie ser encontrado, Barry, tendo como objetivo levar os meta-humanos para Lian Yu, tenta procurar ajuda para tirar os meta-humanos que foram capturados e movê-los para a ilha, pois se eles estiverem dentro do acelerador de partículas eles morrerão. Não tendo conseguido contatar nem Oliver, nem Ronnie ou Martin, Barry decide recorrer a Leonard Snart, que mais tarde aceita ajudar Barry na condição de que ele limpe todos os registros de crimes cometidos por Leonard. Barry o faz e Leonard o auxilia a remover os meta-humanos, porém ele os liberta e, após derrotarem o Flash, fogem.

Mais tarde, Wells retorna ao STAR Labs, e Barry parte para um novo confronto, mas dessa vez com a ajuda de Oliver e de Nuclear, que chegaram bem no momento do início da luta. Com a ajuda deles, Barry consegue derrotar Wells. Após isso, ele conversa com ele, perguntando qual a razão de ele ter matado Nora. Wells responde dizendo que é porque ele odeia o Flash do futuro, que ambos são grandes inimigos, mas que nenhum teve a força para destruir o outro, até que Eobard descobriu a identidade do Flash e resolveu voltar no tempo para matar o Barry jovem. No entanto, o Flash do futuro o seguiu e eles se enfrentaram. Durante a luta, o Flash do futuro conseguiu salvar o jovem Barry. Tendo fracassado, Eobard percebeu que já que não poderia matar o seu rival, então poderia causar um trauma, sendo assim ele matou Nora. Porém por ter voltado ao passado, ele acabou cortando o laço com a Força de Aceleração, ficando preso no passado, sendo sua única criar o Flash.

Wells propõe a Barry que o permita voltar para o tempo dele, enquanto que Barry possa retornar para a noite em que Nora foi morta e impedir Eobard de matá-la. Barry fica pensativo sobre a proposta e, após comunicá-la a Martin Stein, Martin diz que a realidade em que eles vivem já é uma realidade alternativa devido às ações cometidas pelo Flash Reverso, e se Barry impedir a morte de Nora, todo o futuro será alterado e não há como saber se esse futuro será bom ou ruim. Joe diz que Barry deve voltar no tempo, mas Henry, o pai de Barry, discorda. Iris diz a Barry que ele deve tentar fazer isso, e então ele procura Wells para saber como seria possível. Wells explica que Barry deverá correr rápido enquanto que o Acelerador de Partículas é reativado, e assim que ele se chocar com a partícula lançada pelo Acelerador, um buraco de minhoca será aberto, permitindo-o voltar para a noite da morte de Nora enquanto que Eobard possa voltar para o tempo dele. Contudo, se Barry não atingir a velocidade certa, ele morrerá.

Após conversar com os seus amigos, que descobrem que se Barry não voltar a tempo o buraco de minhoca criará um buraco negro, ele decide fazer o processo. Enquanto corre dentro do Acelerador de Partículas, Barry se conecta com a Força de Aceleração e consegue ver o seu passado e acontecimentos futuros, como Caitlin se tornando a Nevasca, o Museu do Flash e ele acompanhado da Liga da Justiça. Ao se chocar com a partícula, o buraco de minhoca é aberto e Barry vai para a noite em que sua mãe foi morta. Ele observa a luta entre o ele do futuro e o Eobard do passado, já que o plano é impedir o assassinato de Nora após o Flash do futuro salvar o jovem Barry. O Flash aguarda, até que sua versão futura o vê, e o impede de fazer o que pretendia. O Flash do futuro salva o jovem Barry e o Flash Reverso ataca Nora com uma faca. Flash caminha até ela, e depois retira a sua máscara, revelando ser o Barry, e diz a ela que ele e Henry ficarão bem. Ele permanece ao lado dela até que ela morre diante dele.

Flash retorna para o presente e impede Wells de voltar para o tempo dele, quebrando sua cápsula do tempo. Os dois se enfrentam e Wells se mostra vantajoso, chegando perto de matar Barry, mas só não o faz porque Eddie atira em si mesmo. Wells reverte para a sua aparência de Eobard e é apagado da linha do tempo, enquanto que Eddie morre nos braços de Iris. O buraco de minhoca cria um buraco negro que começa a se expandir cada vez mais e pode sugar todo o universo. Flash entra no buraco negro na esperança de conseguir fechá-lo. Enquanto está percorrendo o buraco negro, Barry consegue apenas estabilizá-lo, mas não fechá-lo. Nisso, Nuclear vai até o buraco negro para usar sua energia e fechar o buraco negro. O plano funciona, mas a matriz do Nuclear é sobrecarregada e o Flash só consegue salvar Martin. Quanto à Ronnie, ele é dado como morto.

Segunda Temporada de The Flash (2015-2016)

Seis meses após o buraco negro ter sido fechado, Barry decidiu se distanciar dos seus amigos a fim de protegê-los e passando a proteger Central City sozinho além de reconstuir os locais que foram destruídos quando o buraco negro esteve aberto. A cidade passou a idolatrar o Flash, com a prefeitura organizando o Dia do Flash, porém Barry não quer ir, pois ele não se vê como sendo quem salvo o mundo, já que foi Eddie quem se matou para deter Eobard e foi Ronnie e Martin que fecharam o buraco negro, no entanto Joe e Iris tentam convencê-lo a ir. Quando chega o dia, Barry, como Flash, decide comparecer à cerimônia, sendo ovacionado pela multidão e recebendo a chave da cidade, mas a cerimônia é interrompida quando um novo metahumano surge e ataca o Flash.

Após a luta, Barry recebe de um advogado um pen-drive que pertencia a Harrison Wells "Dr. Wells" que era para ser dado a Barry caso ele morresse, mas se recusa a ver o conteúdo. Mais tarde ele recebe um alerta de dentro do STAR Labs indicando uma invasão. Barry vai até lá e encontra Martin, Cisco, Joe e Iris, que estão procurando alguma localização do metahumano que derrotou o Flash, com Martin apelidando-o de Esmaga-Átomo, que matou Al Rothstein, um empregado de uma usina elétrica que era idêntico a ele. Eles conseguem encontrá-lo, mas Barry se recusa a continuar com a ajuda deles e decide enfrentar o novo vilão sozinho, no entanto é brutalmente derrotado. Depois de se recuperar, Barry visita Caitlyn, que agora trabalha no Mercury Labs, e se desculpa por não ter conseguido salvado Ronnie, mas ela diz a ele que não foi culpa dele. Após coversarem eles decidem juntos ver o conteúdo deixado por Eobard no pen-drive, que se tratava de um vídeo onde ele confessava ter assassinado Nora. Barry leva o vídeo para Joe entregar ao Departamento de Polícia para tentar tirar o seu pai de lá. Enquanto o vídeo é analisado, Barry enfrenta novamente o Esmaga-Átomo, contando dessa vez com a ajuda dos amigos e conseguindo derrotá-lo. Ao perguntar qual o motivo dele querer matá-lo, Esmaga-Átomo diz que fez isso porque se ele fizesse, Zoom o levaria de volta para o seu mundo.

Henry, depois de 15 anos é libertado e é recepcionado nas casa dos West, onde eles realizam uma grande festa em comemoração a Henry ter saído da cadeia. Durante a festa, Henry revela a Barry que não irá ficar em Centra City, pois não quer prender Barry e quer que ele continue seguindo em frente. Relutantemente, Barry aceita a decisão do pai. Após a festa, Barry e seus amigos se reúnem no STAR Labs onde recebem a visita de Jay Garrick, que clama ser o Flash de uma terra alternativa e que esta Terra está em perigo com a chegada de Zoom. Jay explica que na noite que teve sua batalha mais feroz com Zoom, o céu se abiru e ele acabou sendo sugado para nossa Terra e perdeu sua velocidade. Inicialmente Barry se recusa a confiar em Jay por ter medo de cometer o mesmo erro que cometeu ao confiar em Harrison, porém Barry se vê obrigado a confiar em Jay quando um metahumano da Terra 2 chamado Demônio da Areia sequestra Patty Spivot, a nova policial do Departamento de Polícia de Central City. Com a ajuda de Jay, Barry consegue salvar Patty e deter o Demônio de Areia.

Depois de descobrir 52 portais existentes em Central City que ligam a Terra 1 à Terra 2 e de conseguir um novo parceiro para Martin chamado Jay Jackson, Barry é confrontado pelo Tubarão Rei, um metahumano enviado por Zoom para matá-lo, mas antes que possa ser morto pelo vilão, Barry é salvo pelo Harrison Wells da Terra 2, que chegou à Terra 1 com o objetivo de ajudar Barry a deter Zoom, sua criação. Após ter um encontro com Patty, Barry, auxiliado por Harrison e Jay, consegue deter a Doutora Luz, que era a Linda Park da Terra 2.

Decidido a capturar Zoom de uma vez por todas e impedir que mais pessoas inocentes se machucam, Barry pede ajuda a Doutora Luz para atrair Zoom, mas ela escapa usando sua habilidade de invisibilidade. Barry e Iris então decidem pedir a Linda que ela auxilie o Flash a capturar Zoom, e para convencê-la, Barry revela a ela que ele é o Flash. Eles montam uma armadilha para Zoom, mas ele não aparece, no entanto ele sequestra Linda para atrair Barry e os dois se enfrentam no lado de fora do STAR Labs. Durante a luta, Barry é brutalmente surrado por Zoom e tem sua coluna quebrada ao final da luta. Tendo derrotado o herói, Zoom leva Flash para o jornal e para a Delegacia de Central City para exibi-lo como troféu, largando-o dentro do STAR Labs. Barry fica desarcodado por horas, e quando acorda descobre que está sem os movimentos das pernas.

Uma semana depois Barry consegue recuperar os movimentos das pernas, mas a derrota nas mãos de Zoom passa a assombrá-lo. Depois de uma nova luta contra Grodd, um novo vilão chamado Vandal Savage surge e tenta sequestrar a namorada de Cisco, Kendra Saunders. Para protegê-la, Barry recorre a Oliver. Em Star City, eles descobrem, através de Malcom Merlyn, que Vandal Savage é um imortal e, após enfrentarem Carter Hall, descobrem que Vandal era um sacerdote egípcio que matou Kendra e Carter em todas as vidas passadas deles. Barry e Oliver decidem enfrentar Vandal, que consegue obter um artefato chamado Cetro de Hórus e consegue derrotar os dois heróis com ele.

De volta a Central City, Flash vai se encontrar com o Arqueiro Verde e Merlyn, que conseguiu arranjar um encontro com Vandal. Enquanto corre, Barry vê um reflexo seu. Ao chegar no local, Vandal diz que eles têm o prazo de 24 horas para entregar Kendra e Carter, caso contrário Central City será destruída. Enquanto planejam uma emboscada contra Vandal, Barry conta a Cisco que viu seu reflexo enquanto corria, indicando que ele irá voltar no tempo em algum momento. Mais tarde, Oliver pede a ele que ele realize um teste de DNA que acaba dando positivo, e após ver Oliver e Felicity brigarem, ele descobre que se tratava de um teste de paternidade. Após Oliver traçar o plano de ataque, ele, Barry, Kendra e Carter vão se encontrar com Vandal, e ao iniciar o plano de ataque, eles falham, com Vandal conseguindo matar Kendra e Carter e usando o Cetro de Hórus para destruir Cental City. Flash corre o mais rápido que pode e acaba voltando para o momento em que ia se encontrar com o Arqueiro Verde e Merlyn para conversar com Vandal. Após eles conversarem com Vandal, Barry revela o que aconteceu no futuro, incluindo Oliver ter descoberto que é pai. Eles refazem o plano, contando dessa vez com o auxílio de Canário Negro, Speedy e Diggle. Juntos os sete conseguem derrotar Vandal.

Desde o seu confronto com Zoom, Barry vem tendo pesadelos, em um deles, Zoom mata Patty diante dele. Patty nota que Barry está preocupado, mas o fato dele não querer se abir pra ela para contar o que está acontecendo acaba afastando-a. Mais tarde, ela revela a Barry que estará se mudando para Midway City para concluir seus estudos e se tornar policial forense, e com isso os dois terminam o namoro.

Enquanto Barry lida com o fato de que Patty está indo embora, uma ameaça do passado retorna, o Flash Reverso, que havia invadido o Mercury Labs à procura de Tina McGee. Flash se surpreende ao ver o seu antigo algoz vivo, dizendo que é impossível ele estar ali já que estava morto. O Flash Reverso se surpreende não só com o fato de que ele morreu, mas também com o fato de que o Flash sabia o nome dele. Ele então derrota o Flash e sequestra Tina. No Star Labs, Harrison revela como Eobard pode estar vivo já que ele havia sido apagado da linha temporal quando Eddie se matou. Ele explica que a Força de Aceleração garantiu uma proteção a Eobard, e por se tratar de uma versão jovem, isso significava que ele ainda não tinha viajado no tempo para matar o jovem Barry. Logo, com o auxílio de Cisco e Harrison, Flash localiza Eobard e os dois se enfrentam, com o Flash finalmente conseguindo derrotar seu algoz.

No Departamento de Polícia de Central City, Patty revela a Barry que sabe que ele é o Flash, e diz a ele que se ele admitir que é o Flash, ela ficaria, mas ela nega que é e ela decide partir definitivamente. Na prisão para super-humanos do Star Labs, Barry vai falar com Eobard e pergunta por que ele o odeia tanto. Eobard revela que nem sempre odiou o Flash, mas sim que era obcecado por ele e queria ser igual a ele até que ele conseguiu recriar o acidente que deu origem ao Flash, porém mais tarde ele soube que o destino não era ser o novo Flash, mas sim o maior inimigo dele. Sendo assim, ele decidiu se tornar o reverso de tudo que o Flash era.

A presença do jovem Eobard no presente acaba causando uma reação em Cisco, matando e apagando ele aos poucos do continuum do espaço/tempo. Harrison diz que a única forma de salvar Cisco é fazer com que Eobard retorne ao tempo dele, e para isso seria os dois utilizaram suas velocidades para abrir um portal e assim enviar Eobard de volta ao seu tempo. Após Harrison trazer Eobard para o local do Acelerador de Partículas, ele diz a Barry que este momento é a origem de Eobard, pois é a partir deste momento que ele não só passa a ter conhecimento de que linha temporal o Flash veio, mas também conhecimento sobre outras coisas, incluindo a existência de Harrison Wells, sendo assim não há nada que ele possa fazer, a não ser salvar a vida de Cisco. Flash e Flash Reverso correm até atingir a velocidade máxima, assim conseguind abrir um porta e o Flash joga o Flash Reverso para esse portal.

Cisco se recupera e Barry recebe uma ligação de Patty avisando que tem um homem armado no trem. Ele corre até lá como o Flash, mas descobre que é um alarme falso, pois Patty só queria falar com ele uma última vez. Flash dá um último adeus a ela e eles seguem seus caminhos.

Na semana seguinte, Barry ajuda Harrison a desenvolver uma forma de fechar os portais que ligam a Terra 1 e a Terra 2. De início, ele se recusa, mas resolve aceitar o auxílio de Barry. Utilizando algumas anotações de Eobard quando ele se passou por Harrison, eles conseguem desenvolver um dispositivo que consegue fechar os portais permanentemente. Enquanto desenvolviam os portais, Barry foi ficando mais lento, e logo Harrison revelou que ele foi a causa, pois havia colocado um dispositivo no uniforme de Barry que roubava a velocidade dele. Assim ele daria essa velocidade para Zoom que em troca libertaria Jesse.Barry e os outros se enfurecem com Harrison, mas ele percebe que mesmo que o que ele fez tenha sido errado, foi por um motivo certo. Sendo assim, ele decide ajudar Harrison a ter a filha de volta e para isso indo com ele para a Terra 2.

Antes de partir, Barry fecha todos os 51 portais que ligam a Terra 1 com a Terra 2, deixando só o que está no STAR Labs ativo. Após se despedir de seus entes queridos, Barry junto com Cisco e Harrison viajam para Terra 2. Quando chegam, Cisco tenta usar seus poderes para localizar Jesse, mas não consegue, pois as vibrações da Terra 2 se diferem das da Terra 1. No entanto, após ver o Barry dessa Terra dando uma entrevista, Barry tem a ideia de sequestrar sua contraparte e se passar por ele, pois sendo que este Barry também é policial forense, ele poderia ter acesso aos arquivos do Departamento de Polícia de Central City. Ele prossegue com o plano e, ao chegar lá, conhece a Iris desta Terra, que não é apenas uma policial como também é a esposa de Barry. Ela o leva para casa deles, que é a mesma casa em que ele vive com Joe na Terra 1, e também descobre que a Nora desta Terra está viva.

Iris em seguida leva Barry para o Jitters desta Terra, onde Joe trabalha como cantor, e Barry descobre que este Joe odeia o Barry por pensar que foi ele que influenciou Iris a se tornar policial. Logo, o local é atacado por Morte Nuclear e Nevasca, as contrapartes desta Terra de Ronnie e Caitlyn. Nevasca atinge Joe, e Barry os enfrenta do lado de fora, conseguindo derrotar Nevasca que é ferida e levada por Morte Nuclear. Enquanto Joe é levado para o hospital, Barry se encontra com Cisco e Harrison para lhes contar sobre o ocorrido, e pede a ajuda de Cisco para deter Nevasca, contrariando as ordens de Harrison que queria manter como prioridade encontrar Jesse.

Após Cisco e Iris serem emboscados por Morte Nuclear, Nevasca e Vibro, a contraparte de Cisco desta Terra, o Flash vem para resgatá-los e enfrenta os vilões, porém é ferido e derrotado por Morte Nuclear e Vibro. Os dois só não chegam a matá-lo, pois Zoom os impede e os mata, levando o Flash para o seu esconderijo, o mesmo em que Jesse, e um homem com uma máscara de ferro estão. Enquanto permanece lá, o homem da máscara de ferro bate no vidro repetidamente, e após convencer Jesse a ajudá-lo, descobre que se trata de um código para as letras J, A e Y. Barry pergunta se é referente a Jay Garrick, e o homem responde que sim balançando a cabeça, mas quando Barry diz que Jay não está com eles, mas sim na Terra 1, o homem começa a entrar em desespero. Ele tentaria mandar mais uma mensagem, mas Zoom o impede, ameaçando de matá-lo. Barry o confronta, e Zoom vibra suas moléculas e atravessa a parede de vidro e agride Barry brutalmente. Apesar da surra, Barry fica feliz, pois descobre como poderá se libertar de lá.

Ele tenta várias vezes sair de lá vibrando suas moléculas rapidamente e correndo até a parede de vidro, mas não consegue. Logo, Harrison, Iris, Cisco e Nevasca chegam ao esconderijo e conseguem libertar Jesse. Com Zoom prestes a chegar, Barry diz que eles devem partir sem ele, mas o Barry da Terra 2 o motiva a tentar de novo, e então ele consegue se libertar. Zoom chega e tenta matar Jesse, mas Nevasca o ataca, fazendo com que eles ganhem tempo para escapar. Antes de fugir, Barry jura para o homem de máscara de ferro que voltará para buscar ele. Eles fogem e Barry, Harrison e Cisco, retornam para a Terra 1 trazendo Jessie junto com eles. Jay arremessa o dispositivo no portal, mas antes que o portal se fechasse por completo, Zoom o mata na frente de todos e arrasta o corpo dele para dentro do portal, que se fecha por completo.

Futuro (2024)

No ano de 2024, o Flash enfrentou o Flash Reverso nas ruas de Centra City e os dois desapareceram em um vórtice de luz. Esse vórtice os trouxe para o ano de 2000, onde o Flash Reverso invadiu a casa da família de Barry com o objetivo de matar o jovem Barry.

Os dois se enfrentaram na sala de estar, com Nora no meio deles e com o jovem Barry acompanhando tudo. Flash consegue salvar sua versão jovem, mas Flash Reverso mata Nora.

Diferenças entre o Barry Allen do Universo Televisivo da DC Comics e o Barry Allen dos quadrinhos

  • Nos quadrinhos Barry é loiro de olhos azuis, mas na série tem cabelo e olhos castanhos.
  • Na versão clássica dos quadrinhos, a idade de Barry era de 30 a 40 anos, enquanto que nos Novos 52 o personagem tem entre 25 e 30 anos. Na série, Barry tem 25 anos de idade.
  • Apesar de a forma como o personagem obteve os poderes ser muito fiel ao material fonte, nos quadrinhos não foi o acelerador de partículas que fez Barry se tornar o Flash, mas sim um raio que o atingiu e o lançou contra frascos de produtos químicos.
  • Após a morte de sua mãe, Barry não foi criado por Joe West, como mostrado na série, mas sim pelo Capitão Frye, que, ao menos na versão dos Novos 52, era amigo de Nora, e também seu amante.
  • Barry só conheceria Iris quando adulto. Nos quadrinhos eles se conhecem quando Iris entrevista Barry acerca de um assassinato que ele estava investigando. Nos Novos 52, eles se conheceram em Gotham, durante o evento conhecido como Ano Zero, o qual marcou o surgimento do Batman na cidade.
  • Na série, Barry namorou Linda Park, mas nos quadrinhos, pelo menos antes dos Novos 52, ela namorou e se casou com Wally West, sobrinho de Iris nos quadrinhos e sucessor de Barry como Flash.
  • Barry utiliza barras energéticas para não se esgotar enquanto utiliza seus poderes. Nos quadrinhos, era Wally quem utilizava essas barras energéticas.
  • O uniforme na série possui pequenas semelhanças com o uniforme dos Novos 52, porém é diferente tanto da versão Novos 52, quanto da versão clássica. Na versão clássica, o uniforme é vermelho escarlate e feito de um tecido flexível e resistente a atrito, nos Novos 52, a cor é a mesma, mas o uniforme é uma armadura com alguns detalhes desenhados em forma de raios. Na série, o uniforme é de um tecido resistente a atrito, se assemelhando a um tecido de couro, e também possuem alguns detalhes desenhados em forma de raios, contudo a cor é vermelho vinho. Apesar dessa mudança, já foi explicado pelos produtores que o uniforme na série é apenas um protótipo e que, aos poucos, Barry terá um uniforme mais semelhante ao dos quadrinhos.
  • Nos quadrinhos, principalmente na versão dos Novos 52, quando não está sendo o Flash, Barry costuma passar a maior parte do tempo no trabalho ou em casa. Na série, ele costuma sair com os amigos.
  • Nos quadrinhos, Barry possui um relacionamento conturbado com o seu pai, enquanto que na série a relação deles é boa.
  • Barry e Oliver são grandes amigos na série, Barry deu uma máscara para Oliver, a qual o personagem passou a usar como parte de seu uniforme de Arqueiro (como visto no episódio 2.09 de Arrow, "The Three Ghosts"), e Oliver aconselhou Barry quando este não sabia o que fazer com todo duvidando dele (como visto no episódio 1.01, Pilot). Nos quadrinhos, por outro lado, os dois se detestavam, chegando a diversas vezes brigarem, geralmente por terem pontos de vistas políticos opostos ou por terem modos diferentes de agir, e a única coisa que tinham em comum, além do fato de serem herói e membros da Liga da Justiça, era o fato de terem Hal Jordan como melhor amigo. Na série, os dois chegaram a discutir por um não concordar com o modo de agir do outro, como visto no episódio 1.08 "Flash vs Arrow" de The Flash e no episódio 3.08 "The Brave and the Bold" de Arrow.
  • Nos quadrinhos, Iris descobriu que Barry era o Flash depois de casada com ele, e isso ocorreu duas vezes. Na primeira foi durante a lua de mel deles, onde enquanto Barry estava sonhando, ele disse em voz alta que era o Flash. A outra ocasião foi nos Novos 52, em The Flash Annual #3, onde em um futuro alternativo Iris e Wally sofreram um acidente de carro que causa a morte de Wally e deixa Iris paraplégica. Quinze anos após o acidente, Barry revela a ela que é o Flash. Já na série, Iris descobre duas vezes também. A primeira foi no episódio 1.15 "Out of Time", onde após Mark Mardon lançar um tsunami em direção de Central City, Barry e Iris declaram o amor que sentem um pelo outro e Barry revela que é o Flash, mas esse evento é apagado quando Barry volta um dia antes no tempo. A outra ocasião é no episódio 1.20 "The Trap", onde Iris ao tocar o Flash sente um choque, e isso havia ocorrido quando ela havia tocado a mão de Barry enquanto ele estava em coma.
  • Nos quadrinhos, Barry e Jay se conhecem quando Barry acidentalmente se transporta para a Terra 2. Na série, quando o Acelerador de Partículas criou o buraco negro no episódio 1.23 "Fast Enough", um portal foi aberto na Terra 2, sugando Jay para a Terra 1. Depois de investigar Barry e aqueles próximos a ele durante seis meses, só então Jay se apresenta para Barry.
  • Barry nunca enfrentou Zoom, pois nos quadrinhos Zoom surgiu anos após a morte de Barry, e nesse período Wally já havia se tornado o Flash, e quando Barry foi ressuscitado, Zoom havia perdido seus poderes.
  • Nos quadrinhos, Barry e Wally se conhecem quando Iris leva Wally para Central City a fim de ele poder conhecer o Flash. Nos Novos 52, Barry e Wally se conhecem quando Barry denuncia Wally por estar pichando um muro, mas descobre que ele é sobrindo de Iris quando ela vem buscá-lo na delegacia. Na série, ele conhece Wally quando ele comparece na festa de natal na casa de Joe, mas ao contrário dos quadrinhos em que Wally é sobrinho de Iris, na série ele é o irmão caçula dela.
  • Nos Novos 52 Patty descobre que Barry é o Flash quando após um ataque do Grodd ela vê o Flash ferido e retira a máscara dele. Na série ela descobre que Barry é o Flash quando percebe que em cada um dos casos que Barry esteve envolvido após ter acordado do coma, o Flash estava envolvido.
  • Nos quadrinhos nunca existiu um Barry Allen da Terra 2.
  • Nos quadrinhos o melhor amigo de Barry é Hal Jordan, o Lanterna Verde. No Universo Televisivo da DC o personagem foi referenciado algumas vezes e teve até uma ponta em Arrow, mas nunca teve nenhuma interação com Barry ou com Oliver, contudo, na Terra 2 eles são amigos.

Ligações externas

Notas e Referências

  1. Marcelo Hessel (15 de outubro de 2014). «Warner oficializa os filmes da DC até 2020». Omelete. Consultado em 15 de outubro de 2014