Colégio eleitoral dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Número de eleitores do colégio eleitoral, por estado, para as eleições de 2004 e de 2008.

O Colégio eleitoral dos Estados Unidos é o colégio eleitoral que escolhe o Presidente dos Estados Unidos ao final de cada eleição presidencial americana.

O Colégio eleitoral americano foi estabelecido pelo Artigo 2, Seção 1 da Constituição dos Estados Unidos. O colégio encontra-se a cada quatro anos com "grandes eleitores" (delegados que são eleitos pelos "pequenos eleitores", que são os cidadãos comuns) de cada Estado.

Cada Estado possui direito a um certo número de delegados no colégio eleitoral, número que varia de acordo com seus representantes no Congresso. Os delegados deste colégio elegem o presidente do país. Após a votação, um dado candidato vence a eleição em um dado estado caso tenha pluralidade de votos neste (o vencedor leva todos os delegados do estado, mesmo que vença por 51% a 49%). Há no total 538 delegados no colégio eleitoral. Um candidato vence a eleição presidencial caso tenha uma maioria de delegados no colégio eleitoral - mesmo que tenha um número total de votos menor do que outro candidato concorrente (como aconteceu por diversas ocasiões, sendo a última na eleição de 2000).

Ícone de esboço Este artigo sobre Eleições nos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.