Diyarbakır

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Turquia Diyarbakır
Amid, Amida, Amed, Kara Hamid
 
—  Área metropolitana (büyükşehir)  —
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1) Ali Pasha mesquita (Ali Paşa Cami); 2) Mesquita Nebi; 3) Parque Seyrangeha; 4) Şeyh Muhtar Mesquita; 5) Deriyê Çiyê; 6) Ponte On Gözlü (ou Ponte Silvan), sobre o rio Tigre; 7) Muralhas de Diyarbakır; 8) Pavilhão Gazi (Gazi Köşkü)
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1) Ali Pasha mesquita (Ali Paşa Cami); 2) Mesquita Nebi; 3) Parque Seyrangeha; 4) Şeyh Muhtar Mesquita; 5) Deriyê Çiyê; 6) Ponte On Gözlü (ou Ponte Silvan), sobre o rio Tigre; 7) Muralhas de Diyarbakır; 8) Pavilhão Gazi (Gazi Köşkü)
Mapa dos distritos da província de Diyarbakır
Mapa dos distritos da província de Diyarbakır
Diyarbakır está localizado em: Turquia
Diyarbakır
Localização de Diyarbakır na Turquia
37° 55' N 40° 14' E
Região Sudeste da Anatólia
Província Diyarbakır
Administração
 - Governador (vali) Mustafa Cahıt Kiraç [1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Osman Baydemır (2009, DTP) [2]
Altitude 675 m (2 215 pés)
População (2012)[3]
 - Total 892 713
Código postal 21000
Prefixo telefónico 412
Sítio Governo distrital: www.diyarbakir.gov.tr
Prefeitura: www.diyarbakir.bel.tr

Diyarbakır é uma cidade e área metropolitana (em turco: büyükşehir belediyesi) do sudeste da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da Região do Sudeste da Anatólia. Em 2012, a população da área metropolitana era 892 713 habitantes,[3] o que a faz a segunda maior cidade do sudeste da Turquia a seguir a Gaziantep.

Os distritos (em turco: ilçe) que constituem a área metropolitana são Bağlar, Kayapınar, Yenişehir e Sur, cujos centros urbanos tinham, respetivamente, 343 065, 253 323, 195 791 e 100 534 habitantes em 2012.[4]

A cidade situa-se nas margens do rio Tigre, a uma altitude média de 675 metros. É frequente chamar-lhe a capital do Curdistão turco. A grande maioria da sua população é de etnia curda.

Etimologia e história[editar | editar código-fonte]

A cidade é mencionada com o nome de Amid na bainha de uma espada do período assírio, um nome que também aparece em fontes antigas siríacas e árabes. Os Romanos e Bizantinos chamaram-lhe Amida (em grego: Ἄμιδα).

Entre os Artúquidas e Aq Qoyunlu era conhecida como Kara Amid (Amid Escura), devido à cor escura das suas muralhas. Na obra Zafername, uma coletânea de panegíricos de vitórias militares aparece como Kara Kale ("Fortaleza Negra"). No Livro de Dede Korkut, um épico sobre os Turcos Oguzes, é mencionada como Kara Hamid.

Durante o Império Otomano foi chamada Diyâr-ı Bekr (em turco otomano: دیاربکر). Uma das teses com mais aceitação é a de este nome deriva da transliteração do árabe Diyarbakr (terras da tribo dos Banu Bakr). Esta tribo ocupou a região após a conquista islâmica. Em 1923 o seu nome foi oficializado como Diyarbekir. Em 1937 Atatürk visitou a cidade e, depois de manifestar a sua incerteza sobre a verdadeira etimologia, ordenou que o nome fosse mudado para o atual, Diyarbakır, que significa "terra de cobre" em turco.

O nome em curdo é Amed (ئامه‌د), em zazaki é Diyarbekır , em sírio-aramaico é Āmîḏ (دیاربکر) e em arménio Amid (Ամիդ).

Foi colónia romana no século III e foi incorporada no Império Otomano em 1515.

Referências

  1. Diyarbakır İlı (em turco) yerelnet.org.tr YerelNET. Visitado em 22 de maio de 2013.
  2. Diyarbakır Beledıyesı (em turco) www.yerelnet.org.tr YerelNET. Visitado em 22 de maio de 2013.
  3. a b Büyüksehir belediyeleri ve bagli belediyelerin nüfuslari (em turco) TURKSTAT rapor.tuik.gov.tr. Visitado em 22 de maio de 2013.
  4. Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS) (em turco) www.tuik.gov.tr Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Visitado em 22 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Diyarbakır
  • Diyarbakır (em turco) kurumsal.kulturturizm.gov.tr Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Visitado em 22 de maio de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.