Dominique Pire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dominique Pire Medalha Nobel
Nascimento 10 de Fevereiro de 1910
Local Dinant
Morte 30 de Janeiro de 1969 (58 anos)
Local Louvain
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1958)

Georges Charles Clement Ghislain Pire, mais conhecido como Dominique Pire (Dinant, 10 de Fevereiro de 1910Louvain, 30 de Janeiro de 1969), foi um religioso dominicano belga.

Sentindo bem jovem a vocação religiosa, entrou no Seminário em 1932 e fez os seus votos religiosos em 1932, tomando o nome de "Dominique Pire". Continuou estudando teologia e ciências sociais na Universidade Dominicana Angelicum de Roma. Doutorou-se em 1934 e foi para o Convento de La Sarthe, na cidade belga de Huy onde se dedicou a ajudar as famílias mais necessitadas.

Durante a Segunda Guerra Mundial Pire serviu como capelão da resistência belga e participou activamente ajudando a passar clandestinamente pilotos aliados para fora do país, uma tarefa que lhe foi reconhecida depois da guerra pelo Governo do seu país.

Em 1949 começou a trabalhar com os refugiados e deslocados de guerra, escrevendo uma obra (Du Rhin au Danube avec 60,000 D. P.) alertando para o tema. Fundou a Europe du Coeur au Service du Monde, uma organização de ajuda aos refugiados. Graças às ajudas recebidas conseguiu construir uma série de campos para auxiliar os refugiados provenientes da Áustria e da Alemanha. Apesar de ser um religioso, não efectuava qualquer tipo de discriminação relativamente as crenças dos refugiados, tal qual fazia o Papa Pio XII[1] .

Em 1958 a Fundação Nobel atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Paz pela sua liderança da «L'Europe du Coeur au Service du Monde», uma organização de ajuda aos refugiados.

Depois de ser galardoado com o Prémio Nobel, criou a Universidade da Paz que se destinava a promover o entendimento e concórdia universal. Posteriormente fundou a organização «Îles de paix» (Ilhas da Paz), uma ONG dedicada ao desenvolvimento das populações rurais dos países em via de desenvolvimento, iniciando as actividades no Bangladesh em 1962 e na Índia em 1968.

Referências

  1. [1], Fonte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Lester Bowles Pearson
Nobel da Paz
1958
Sucedido por
Philip Noel-Baker


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.