Drl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Farol de rodagem diurna em LED adotado em modelo da marca Audi
DRL em um Audi A4 B8

DRL (sigla para: daytime running lamp, daylight running lamp ou daytime running light) ou Farol de rodagem diurna[1] são um dispositivo de iluminação automotiva posicionado na frente de um veículo, voltados para a mesma direção. São instalados aos pares e ligados automaticamente com o acionamento do veiculo. As cores da luzes mais adotadas são: branco, amarelo ou âmbar. O objetivo é aumentar a visibilidade do veiculo em condições diurnas.

Origem[editar | editar código-fonte]

As Luzes de circulação diurna possivelmente tenham sido propostas pela primeira vez em 1961 nos Estados Unidos, em resposta à campanha de condução segura no estado do Texas[2]

Provavelmente, a Suécia tenha sido o primeiro país a exigir DRLs em 1977. Na época, a função era conhecido como varselljus ("luzes de percepção" ou "luz aviso").

Segurança[editar | editar código-fonte]

Numerosos estudos feitos em todo o mundo desde os anos 1970 tenderam a concluir que as luzes de circulação diurna melhoram a segurança.[1] [3] [4] Análises mostram que DRLs oferecem uma redução estatisticamente significativa na freqüência ou a gravidade das colisões estudadas.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil sua regulamentação e dada pelo Art.1º § 1º da RESOLUÇÃO Nº 227, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007 que Estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.

A nomenclatura adotada é “Farol de rodagem diurna” e apresenta suas especificações no anexo 14.

Referências

  1. a b [http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf;MBPDF
  2. Koornstra, Matthijs; Bijleveld, Frits; Hagenzicker, Marjan (1997). The Safety Effects of Daytime Running Lights (PDF) p. 3. SWOV Institute for Road Safety Research, The Netherlands. Visitado em 2007-10-05.
  3. Review of the Literature on Daytime Running Lights
  4. IIHS: North American DRL studies

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.