Dual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dual (número gramatical))
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dual é uma flexão gramatical de número (como o singular e o plural) que indica um conjunto de duas coisas, como seres ou entidades. Não são muitas as línguas que possuem esse tipo de flexão. O indo-europeu possuía, mas no decurso do aparecimento das línguas descendentes do indo-europeu essa flexão desapareceu em muitas delas. Um exemplo de sobrevivência pode ser constatado no lituano, no qual a palavra vyras (um homem), cujo dual é vyru (dois homens), e cujo plural é vyrai (mais de dois homens).

Essa flexão é inexistente na língua portuguesa. No entanto, existem raras reminiscências que provêm de palavras em latim que possuiam essa flexão. Um exemplo é o pronome indefinido “ambos(as)” (todos os elementos de um grupo de dois). Outro exemplo é o facto de só os numerais “1” (singular) e “2” (dual) poderem flexionar em género — “um / uma” e “dois / duas”; os numerais a partir de “3” (plural) não flexionam em género. Também se pode perceber o sentido dual em "entre" e o plural em "dentre".

Línguas com número dual[editar | editar código-fonte]

Outros números[editar | editar código-fonte]

Em poucas línguas há números gramaticais além do Singular, Dual e Plural. São línguas do Pacífico e Oceania:

  • Número Trial - Tolomako (de Vanuatu; Lihir (Ilhas Lihir - Papua-Nova Guiné); Tok Pisin (só pronomes - Papua-Nova Guiné.)
  • Número Quadral (além do Trial, S, P, D) - Não há confirmação da existência hoje ou mesmo no passado de línguas com Número Quadral, porém alguns linguistas pretendem ter localizado essa forma no Marshalês (Ilhas Marshall), no Warlpiri (aborígenes da Austrália) e no Hopi (indígenas do Arizona, Estados Unidos).
  • Cinco números gramaticais, Singular, Plural, Dual, Paucal maior, Paucal menor, são encontrados em apenas duas línguas: Sursurunga e Lihir (ambas de indígenas da Nova Irlanda, Papua-Nova Guiné). Acerca dessas línguas os especialistas ainda têm dúvidas sobre esses dois "Paucais" (maior e menor) que podem também indicar respectivamente três e quatro elementos

Ver também[editar | editar código-fonte]