Eduardo e Mônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"Eduardo e Monica"
Single de Legião Urbana
do álbum Dois
Lançamento 1986 (1986)
Formato(s) 12"
Gênero(s) Folk rock, Pós-punk, BRock
Duração 04:32
Gravadora(s) EMI
Composição Renato Russo
Produção Mayrton Bahia
Cronologia de singles de Legião Urbana
Último
Último
"Tempo Perdido"
(1986)
""Índios""
(1986)
Próximo
Próximo

"Eduardo e Monica" é uma canção composta por Renato Russo. Foi lançada em 1986, no álbum Dois, do grupo de Russo, Legião Urbana, e foi editada como o segundo single do álbum no mesmo ano.

A canção, talvez uma das mais famosas da banda, narra, de forma linear, em quase cinco minutos, a história de amor de duas pessoas muito diferentes entre si. Sua letra é composta de frases bem-humoradas e humorísticas que descrevem as personagens ao mesmo tempo em que mostram a evolução de sua relação.

A música inspirou uma peça teatral de Adolar Gangorra, onde o autor, numa montagem cômica, retrata Eduardo como uma vítima de "uma cultura pop de caderno cultural de jornais, que Monica lhe obriga a seguir."[1]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas e compostas por Renato Russo

12" (EMI 9951 014)
N.º Título Duração
1. "Eduardo e Monica"   4:32
2. "Eduardo e Monica"   4:32
Duração total:
9:04

Campanhas publicitárias[editar | editar código-fonte]

Em 2001, fragmentos da música foram utilizados em uma campanha publicitária da antiga operadora de telefonia móvel ATL (Atualmente Claro).[2]

Mais tarde, em 7 de junho de 2011, exatamente 25 anos após o lançamento oficial da música, esta ganhou um pequeno videoclipe numa campanha publicitária da operadora de telefonia móvel Vivo.[3] O vídeo, lançado no YouTube às vésperas do Dia dos Namorados, é uma homenagem a esta data e tem duração de 4:09, tendo "Eduardo e Mônica" como trilha sonora.[3] A repercussão do vídeo foi tanta que, em pouco mais de dois dias após o seu lançamento, ultrapassou duas milhões de visualizações, não apenas no YouTube, mas também em outros sites compartilhados, como Facebook e Orkut.

Referências

  1. Rodrigo Machadom, para o Overmundo (2 de outubro de 2010). Eduardo e Mônica. Overmundo.com.br. Página visitada em 10 de janeiro de 2011.
  2. “Eduardo e Mônica" já foi usada em filme de outra marca de celular”. Exame.com (2011).
  3. a b Vivo cria videoclipe para “Eduardo e Monica”, da Legião Urbana. Exame.com (8 de junho de 2011). Página visitada em 10 de junho de 2011.


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.