As Quatro Estações (álbum de Legião Urbana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As Quatro Estações
Álbum de estúdio de Legião Urbana
Lançamento 26 de outubro de 1989
Gravação julho/agosto de 1989
Gênero(s) Rock Alternativo
New Wave
Duração 46:27
Idioma(s) Português, Inglês
Formato(s) CD, LP, K7
Gravadora(s) EMI
Produção Mayrton Bahia
Certificação Platinum.png Platina - ABPD[1]
Cronologia de Legião Urbana
Último
Último
Que País É Este
(1987)
V
(1991)
Próximo
Próximo
Singles de As Quatro Estações
  1. "Há Tempos"
    Lançamento: 1989
  2. "Pais E Filhos"
    Lançamento: 1989
  3. "1965 (Duas Tribos)"
    Lançamento: 1989

As Quatro Estações é o quarto álbum da banda brasileira Legião Urbana, lançado em 1989. O álbum cristalizou a formação que perduraria até o fim da mesma, após a saída do baixista Renato Rocha, por seu não comprometimento com o grupo.

Depois do fatídico show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que terminou em confusão generalizada, a banda chegou a ser odiada por parte do público que foi ao show. O fato aumentou a fobia de palco de Renato Russo e fez com que a banda adotasse uma postura mais introspectiva. Durante as gravações, o baixista Renato Rocha se desentendeu com os demais membros e deixou a banda, fazendo com que algumas bases de baixo já preparadas para o disco fossem regravadas por Renato Russo e Dado Villa-Lobos.

O disco trata de temas como a bissexualidade, como na canção Meninos e Meninas (em que Renato assume abertamente ser bissexual) e Maurício, e a religião, como em Monte Castelo (adaptada de trechos da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia cristã, e mesclada a trechos de um soneto de Luís Vaz de Camões). A crítica social também está presente, com 1965 (Duas Tribos), em que o cantor menciona a tortura (prática comum na ditadura militar, nos anos 70).

Nove das onze faixas do disco estão entre as mais conhecidas da banda, considerado por muitos como o melhor e mais inspirado da história da Legião, inclusive pelo próprio Renato Russo. Entre elas, estão: Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Meninos e Meninas, Monte Castelo e Maurício.

A partir da turnê deste álbum, Renato, Dado e Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio: Fred Nascimento (guitarra rítmica e violão), Bruno Araújo (baixo elétrico) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados). Destacam-se dois memoráveis shows: no Jockey Clube do Rio de Janeiro, no dia 7 de Julho de 1990 (mesmo dia da morte de Cazuza, homenageado pela banda) com 60.000 espectadores, e no Estádio Palestra Itália (Parque Antártica), um mês depois, que foi lançado em CD em 2004 com o título As Quatro Estações ao Vivo, com 100 mil pessoas na platéia.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  • Todas as músicas por Legião Urbana, exceto "Monte Castelo" (composta por Renato Russo):
N.º Título Duração
1. "Há Tempos"   3:18
2. "Pais e Filhos"   5:08
3. "Feedback Song for a Dying Friend"   5:25
4. "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto"   3:13
5. "Eu Era um Lobisomem Juvenil"   6:45
6. "1965 (Duas Tribos)"   3:44
7. "Monte Castelo"   3:50
8. "Maurício"   3:17
9. "Meninos e Meninas"   3:23
10. "Sete Cidades"   3:25
11. "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar"   4:56

Formação[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em um show no Parque Antártica, em São Paulo no ano de 1990, Renato admitiria ter feito Pais e Filhos no banheiro e a dedicaria àqueles que consideravam "a barata mais importante que as pessoas que a gente ama!", numa referência aos Inimigos do Rei, banda que fazia sucesso naquele ano com o hit Uma Barata Chamada Kafka. Futuramente, Moska, ex-vocalista da Inimigos do Rei, cantaria em um tributo outra música de As Quatro Estações: Meninos e Meninas, na qual Russo assume abertamente a sua bissexualidade.
  • Na letra de 1965 (Duas Tribos) Renato cita "modelos Revell". Revell é uma empresa fabricante de peças em miniatura para montagem de réplicas. Também é citado na letra o estúdio de animação Hanna-Barbera, criador de desenhos como Os Flintstones, Zé Colméia, entre outros.
  • A canção Feedback Song For a Dying Friend é uma homenagem a Robert Mapplethorpe, um ex-fotógrafo americano, a alguns amigos e a Cazuza, que sofria de Aids, doença que viria a matá-lo em 1990 e a Russo em 1996. Esta é um caso raro de canção em inglês na obra de Russo, que criticava artistas brasileiros que compunham nessa língua. O encarte do disco traz uma tradução da letra feita, a pedido do próprio letrista, pelo jornalista Millôr Fernandes.
  • Feedback Song, na verdade, deveria ser uma canção em português, intitulada Rapazes Católicos. A letra, entretanto, foi reprovada (inclusive por Carmem Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo) e alterada para a versão em inglês conhecida hoje. Da idéia original, sobrou apenas a base instrumental árabe, mesclada à levada rock da canção.
  • Neste disco temos as três músicas com os maiores títulos: Feedback Song for a Dying Friend (27 letras), Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar (30 letras) e Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto (34 letras).

Notas e referências

  1. Legião Urbana (asp) ABPD.. Página visitada em 28/03/2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Legião Urbana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.