As Quatro Estações (álbum de Legião Urbana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As Quatro Estações
Álbum de estúdio de Legião Urbana
Lançamento 26 de outubro de 1989
Gravação julho/agosto de 1989
Gênero(s) Rock Alternativo
New Wave
Duração 46:27
Idioma(s) Português, Inglês
Formato(s) CD, LP, K7
Gravadora(s) EMI
Produção Mayrton Bahia
Certificação Platinum.png Platina - ABPD[1]
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Legião Urbana
Último
Último
Que País É Este
(1987)
V
(1991)
Próximo
Próximo
Singles de As Quatro Estações
  1. "Há Tempos"
    Lançamento: 1989
  2. "Pais E Filhos"
    Lançamento: 1989
  3. "1965 (Duas Tribos)"
    Lançamento: 1989

As Quatro Estações é o quarto álbum da banda brasileira Legião Urbana, lançado em 1989. O álbum cristalizou a formação que perduraria até o fim da mesma, após a saída do baixista Renato Rocha, por seu não comprometimento com o grupo.

Depois do fatídico show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que terminou em confusão generalizada, a banda chegou a ser odiada por parte do público que foi ao show. O fato aumentou a fobia de palco de Renato Russo e fez com que a banda adotasse uma postura mais introspectiva. Durante as gravações, o baixista Renato Rocha se desentendeu com os demais membros e deixou a banda, fazendo com que algumas bases de baixo já preparadas para o disco fossem regravadas por Renato Russo e Dado Villa-Lobos.

O disco trata de temas como a bissexualidade, como na canção Meninos e Meninas (em que Renato assume abertamente ser bissexual) e Maurício, e a religião, como em Monte Castelo (adaptada de trechos da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia cristã, e mesclada a trechos de um soneto de Luís Vaz de Camões). A crítica social também está presente, com 1965 (Duas Tribos), em que o cantor menciona a tortura (prática comum na ditadura militar, nos anos 70).

Nove das onze faixas do disco estão entre as mais conhecidas da banda, considerado por muitos como o melhor e mais inspirado da história da Legião, inclusive pelo próprio Renato Russo. Entre elas, estão: Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Meninos e Meninas, Monte Castelo e Maurício.

A partir da turnê deste álbum, Renato, Dado e Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio: Fred Nascimento (guitarra rítmica e violão), Bruno Araújo (baixo elétrico) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados). Destacam-se dois memoráveis shows: no Jockey Clube do Rio de Janeiro, no dia 7 de Julho de 1990 (mesmo dia da morte de Cazuza, homenageado pela banda) com 60.000 espectadores, e no Estádio Palestra Itália (Parque Antártica), um mês depois, que foi lançado em CD em 2004 com o título As Quatro Estações ao Vivo, com 100 mil pessoas na platéia.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  • Todas as músicas por Legião Urbana, exceto "Monte Castelo" (composta por Renato Russo):
N.º Título Duração
1. "Há Tempos"   3:18
2. "Pais e Filhos"   5:08
3. "Feedback Song for a Dying Friend"   5:25
4. "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto"   3:13
5. "Eu Era um Lobisomem Juvenil"   6:45
6. "1965 (Duas Tribos)"   3:44
7. "Monte Castelo"   3:50
8. "Maurício"   3:17
9. "Meninos e Meninas"   3:23
10. "Sete Cidades"   3:25
11. "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar"   4:56

Formação[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em um show no Parque Antártica, em São Paulo no ano de 1990, Renato admitiria ter feito Pais e Filhos no banheiro e a dedicaria àqueles que consideravam "a barata mais importante que as pessoas que a gente ama!", numa referência aos Inimigos do Rei, banda que fazia sucesso naquele ano com o hit Uma Barata Chamada Kafka. Futuramente, Moska, ex-vocalista da Inimigos do Rei, cantaria em um tributo outra música de As Quatro Estações: Meninos e Meninas, na qual Russo assume abertamente a sua bissexualidade.
  • Na letra de 1965 (Duas Tribos) Renato cita "modelos Revell". Revell é uma empresa fabricante de peças em miniatura para montagem de réplicas. Também é citado na letra o estúdio de animação Hanna-Barbera, criador de desenhos como Os Flintstones, Zé Colméia, entre outros.
  • A canção Feedback Song For a Dying Friend é uma homenagem a Robert Mapplethorpe, um ex-fotógrafo americano, a alguns amigos e a Cazuza, que sofria de Aids, doença que viria a matá-lo em 1990 e a Russo em 1996. Esta é um caso raro de canção em inglês na obra de Russo, que criticava artistas brasileiros que compunham nessa língua. O encarte do disco traz uma tradução da letra feita, a pedido do próprio letrista, pelo jornalista Millôr Fernandes.
  • Feedback Song, na verdade, deveria ser uma canção em português, intitulada Rapazes Católicos. A letra, entretanto, foi reprovada (inclusive por Carmem Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo) e alterada para a versão em inglês conhecida hoje. Da idéia original, sobrou apenas a base instrumental árabe, mesclada à levada rock da canção.
  • Neste disco temos as três músicas com os maiores títulos: Feedback Song for a Dying Friend (27 letras), Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar (30 letras) e Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto (34 letras).

Notas e referências

  1. Legião Urbana (asp). ABPD. Página visitada em 28/03/2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Legião Urbana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.