Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1998

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Um total de 174 times se inscreveram para as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1998, competindo por um total de 32 vagas na fase final. A Bandeira da França França, como país-sede, e o Brasil Brasil, como defensores do título, se classificaram automaticamente, deixando 30 vagas.

As 32 vagas disponíveis na Copa do Mundo de 1998 seriam distribuídos entre as zonas continentais da seguinte maneira:

¹ O perdedor dos play-offs da Ásia e o primeiro lugar da Oceania disputam uma vaga pela Copa do Mundo.

Um total de 168 times jogaram pelo menos uma partida das Eliminatórias. Um total de 643 partidas foram disputadas com 1992 gols marcados (uma média de 2,99 por jogo).

Europa[editar | editar código-fonte]

UEFA.svg

Para a Europa foram dadas 14 das 32 vagas disponíveis no torneio, sendo uma delas automaticamente dada à França como sendo o país-sede do certame.

As 49 seleções restantes na confederação foram divididas em 9 grupos; 5 grupos de 5 e 4 grupos de 6 seleções. Dentro de cada grupo, todos os times jogaram entre si em sistema de "turno e returno" - os vencedores de cada um dos 9 grupos se classificaram automaticamente para a fase final da Copa do Mundo, na França.

Os vice-campeões de cada grupo foram ranqueados. O melhor colocado entre os segundos, a Flag of Scotland.svg Escócia, se classificou direto à Copa. Os outros oito foram divididos em quatro grupos de dois países, decidindo a vaga em um único "mata-mata". Os quatro vencedores também avançaram para a Copa do Mundo.

Classificados
  • Escócia - classificada como melhor segundo colocado.
  • Croácia - classificada na repescagem contra a Ucrânia.
  • Itália - classificada na repescagem contra a Rússia.
  • Bélgica - classificada na repescagem contra a Irlanda.
  • Iugoslávia - classificada na repescagem contra a Hungria.

África[editar | editar código-fonte]

CAF.svg

As 20 seleções sobreviventes das fases anteriores foram distribuídos em 5 grupos de 4 seleções cada. Dentro de cada grupo, todos jogaram contra todos em turno e returno. Os cinco vencedores de seus grupos receberam as vagas para as finais da Copa do Mundo.

América do Sul[editar | editar código-fonte]

CONMEBOL.svg

Essa região é disputada da forma "turno e returno" de campeonato envolvendo 9 times (o Brasil por ser o campeão de 1994, foi classicado automaticamente) em uma competição que começou em Abril de 1996. Os 4 melhores se classificaram para as finais da Copa do Mundo de 1998.

Classificados

América do Norte, Central e Caribe[editar | editar código-fonte]

CONCACAF.svg

segunda fase[editar | editar código-fonte]

Essa fase foi jogada no sistema "turno e returno" envolvendo 6 seleções. Os 3 melhores se classificaram para as finais da Copa do Mundo de 2002.

Ásia[editar | editar código-fonte]

AFC.svg

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

As dez seleções que sobreviveram à primeira fase foram colocadas em 2 grupos de 5. As seleções jogaram em turno e returno em seus grupos. As melhores seleções em cada grupo se classificaram para a Copa do Mundo. Os segundos colocados de cada grupo (Japão e Irã) jogaram em "mata-mata" entre si para definir o terceiro representante asiático na copa e o que disputou uma vaga contra o campeão da Oceania.A Australia perdeu

Oceania[editar | editar código-fonte]

OFC.svg

Flag of Australia.svg Austrália e Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia disputaram a vaga da Oceania em dois jogos de ida-e-volta em Junho e Julho de 1997. O vencedor (Flag of Australia.svg Austrália) enfrentou o perdedor dos play-offs da Ásia (Flag of Iran.svg Irã) em dois jogos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]