Flora Matos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Flora Matos
Flora Matos por Luciana Faria.
Informação geral
Nome completo Flora Maia Matos
Nascimento 18 de novembro de 1988 (25 anos)
Origem Brasília, DF
País  Brasil
Gênero(s) Rap, Pop, R&B
Ocupação(ões) Cantora
Período em atividade 2003-presente
Influência(s) Racionais MC's, Dina Di, Sabotage, Kamau, MC Marechal, SNJ

Flora Matos (Brasília, DF, 18 de novembro de 1988) é uma cantora de rap brasileira. Considerada por muitos como uma das mais promissoras MCs do pais, ela lançou em 2009 seu primeiro álbum, Flora Matos vs Stereodubs.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Flora foi criada por uma família de músicos, tendo subido aos palcos pela primeira vez com a banda Acarajazz aos 4 anos, na qual seu pai, Renato Matos era compositor.[1] Em 2003, Flora fez shows com seu primeiro projeto, o NocõesUnidas, juntamente com o produtor Chicco Aquino. Entre suas influências estão Racionais MC's, Dina Di, Sabotage, Kamau, MC Marechal, SNJ e Dina di (Viviane Lopes Matias) [2] Em 2006, começou a fazer shows solo acompanhada do DJ Brother, fato que a fez receber o prêmio de melhor cantora do ano de Brasília.[3] Em 2007, gravou um remix da canção "Véu da noite", da cantora Céu, produzida por KL Jay, DJ do grupo Racionais MC's.[2]

A sua popularidade começou a subir após trabalhar com consagrados DJs do rap brasileiro, entre eles: KL Jay, DJ Cia, DJ Primo, DJ King e DJ Naomi.[1] Em agosto de 2008, foi convidada por KL Jay e Ice Blue para participar da mixtape O Jogo é Hoje, apoiada pela Nike e dirigida por Blue e Mano Brown, onde gravou a música "Mundo Pequeno".[2] Em outubro do mesmo ano, fez uma turnê pela Europa, passando por Paris, Angers, Le Mans, Lisboa, Porto, Bologna e Napoli.[1] Na volta ao país, lançou o seu primeiro single, intitulado "Jogo da Velha". No ano seguinte, fez shows solo e participou junto com Emicida do programa "Experimente", exibido pelo canal fechado Multishow, da Rede Globo.[4] No fim do ano acabou lançando sua primeira mixtape, Flora Matos vs Stereodubs.[2]

“Estou buscando lançar um trabalho assim já faz uns três anos. E o Stereodubs foi a melhor coisa que podia ter acontecido pra mim esse ano. Resolvi lançar a MIX porque prometi pro meu público lançar um disco ano passado, e infelizmente não foi possível. Senti necessidade de lançar musicas novas e numa qualidade boa de gravação. Esbarrei o Dj Lx aqui em São Paulo, que me apresentou ao Léo Grijó, e a idéia de gravar uma música surgiu. Gravamos a música”Pai de Família” e senti a sintonia de dois jovens. produtores muito talentosos e com uma disposição do tamanho da minha, e foi aí que resolvi convidá-los pra fazerem essa parceria comigo. Completamente independente. E feita com muito carinho”

Entrevista ao portal Rap Nacional[2]

Foi indicada para o Video Music Brasil 2010 na categoria "Aposta".[5] Atualmente está na produção do seu aguardado álbum de estúdio Do Lado de Flora.[1] Em 2010, Flora participou do disco Projeto Paralelo, da banda NX Zero, mais especificamente na faixa "Daqui pra Frente 0.2".[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Jogo da Velha" (2009)
  • "Esperar o Sol" (2010)
  • "Pretin" (2011)

Referências

  1. a b c d Flora Matos em Música do MySpace – Transmissão gratuita de MP3s, Fotos & Vídeos www.myspace.com. Página visitada em 8 de Junho de 2010.
  2. a b c d e Flora Matos   www.rapnacional.com.br. Página visitada em 8 de Junho de 2010.
  3. Flora Matos www.amusicoteca.com.br. Página visitada em 8 de Junho de 2010.
  4. Flora Matos e Emicida » Episódios » Experimente » Multishow multishow.globo.com. Página visitada em 8 de Junho de 2010.
  5. MTV divulga os indicados ao VMB 2010 - Yahoo! Notícias br.noticias.yahoo.com. Página visitada em 17 de Julho de 2010.
  6. NX Zero - Projeto Paralelo - Jovem Pan FM jovempanfm.virgula.uol.com.br. Página visitada em 06 de Janeiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]