Flow (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Flow
Banda no FanimeCon em 2010.
Informação geral
Origem Tokyo
País  Japão
Gênero(s) J-pop
J-rock
Rock alternativo
Indie rock
Pop punk
Período em atividade 1998 - atualmente
Gravadora(s) Ki/oon Records
Página oficial http://www.flow.mu/
Integrantes Kohshi Asakawa
Keigo Hayashi
Take Asakawa
Got's (Goto Yasutarou)
Iwasaki Hiroshi

FLOW (フロウ) é uma banda de rock japonesa formada em 1998.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1992[editar | editar código-fonte]

O jovem estudante, Kohshi Asakawa, que estava no último ano do ensino médio,gostava muito do guitarrista hide da banda X Japan. Por essa razão, resolveu comprar uma guitarra, e prometeu a si próprio que iria se tornar igual ao seu ídolo. Kohshi queria comprar a guitarra prontamente, mas naquela época, produtos assim deveriam ser encomendados por folhetos e só assim chegariam por correio. Então, Kohshi comprou uma revista, e junto com seu irmão, Takeshi Asakawa (Take), escolheu a guitarra. Em um outro dia, uma guitarra também tinha chegado para Take. Take ficou muito feliz, pois achava que o irmão tinha dado de presente a ele, mas não sabia que Kohshi tirou dinheiro de sua conta bancária para comprá-la. Esta era a formação inicial do FLOW, quando Kohshi e Take começaram a fazer "covers" de músicas do X Japan. Kohshi como hide e Take como PATA.

1993[editar | editar código-fonte]

Um vizinho, também fã do X Japan, que tocava bateria, entrou para a pequena banda. Foi neste ano que eles fizeram sua primeira apresentação, na "Potato House". A banda passou a se chamar WYBURN, com o significado de "Animais aéreos", porém, quase ninguém sabia da existência deste grupo. Mesmo assim,o WYBURN se tornou a banda N.01 das pessoas que visitavam a casa de shows, onde ocorriam brigas, destruição de equipamentos musicais, pelo simples fato de que esses visitantes não queriam que o show do WYBURN acabasse. Por essa razão,o grupo foi proibido de fazer apresentações na Potato House. Depois desses acontecimentos, o grupo passou a fazer lives "perseguindo" alguém que pudesse ser um novo vocalista. Uma boa opção estava na escola de Kohshi, onde na mesma classe, estudava Keigo Hayashi. Durante os anos seguintes,o WYBURN continuou se apresentando. Até que com o “fim temporário” da banda X Japan (temporário, por que a banda volta com uma nova formação em 2007) e pouco depois a trágica morte do ídolo e ícone Hide, deixam de ser uma banda cover e começam a escrever suas próprias músicas.

1998[editar | editar código-fonte]

Neste ano, a banda passou a ser independente, mudando seu nome para "Pinking" e mudando também seu estilo. Num evento em Tokyo, Keigo invadiu o palco,e sentiu como era boa a sensação de estar lá. Claro que naquele tempo,ele era apenas um visitante. Em um outro evento no Palácio Imperial japonês, os irmãos Asakawa foram surpreendidos por uma pergunta de um amigo: "Por que vocês não se tornam mais originais?" Pensando neste assunto,os irmãos escreveram 15 músicas originais em meio ano. Mais e mais o HIP HOP entrava na vida de Kohshi. Em sua vizinhança,não se falava de outra coisa. Entre todas as conversas sobre o assunto, ele sempre ouvia uma palavra:"FLOW". Atraído, e pensando sobre seu significado de "fluir", ele decidiu mudar o nome da banda para "FLOW".

1999[editar | editar código-fonte]

No começo do ano, a banda gravou seu primeiro demo-tape e deram à um amigo, a fim de fazer marketing. A partir daí, Kohshi e Take pensaram mais seriamente na adição de um segundo vocalista. Em um dia, enquanto Keigo assiste à televisão,o telefone toca: -"Parabéns! Você foi escolhido para ser o novo vocalista do FLOW!". No começo, Keigo não entendeu nada, porém depois ficou muito feliz, pois ele não tinha muita esperança de ser escolhido. Sem nenhuma reação, apenas agradeceu o telefonema. Keigo tinha se tornado membro oficial da banda. Em setembro, FLOW fez sua primeira apresentação em um evento do Palácio Imperial Japonês, também à procura de um baterista e um baixista. Após a apresentação, Kohshi vai ao Shibuya Club Quattro, onde encontra Got's. Em novembro,o FLOW se apresenta em uma casa de shows em Tokyo, e Got's é convidado por Kohshi a ser baixista da banda. "Fazer parte de uma banda parece ser realmente fantástico", com esse sentimento, Got's se tornou membro oficial da banda. Em dezembro,com esta nova formação,a banda foi fazer novamente uma apresentação no Palácio Imperial, onde foram entregues 50 demo-tapes com 2 músicas cada para as pessoas presentes.

2000[editar | editar código-fonte]

Em março, Got's inscreveu a banda para fazer uma apresentação em Velfarre (uma casa de shows em Tokyo). Em maio, Kohshi e Got's voltam ao Club Quattro. Eles procuram um lugar para comer,e entram em uma lanchonete. Quando entram, se assustam com tamanha quantidade de tatuagens do empregado. Conversando com ele, Kohshi e Got's descobrem que ele é baterista, e Kohshi o convida para ser membro da banda. Iwasaki então,aceita. Entre junho e julho,mais apresentações estavam marcadas. Iwasaki não aparece nos ensaios. Em agosto, no estúdio, em que Iwasaki falta novamente, os 4 membros da banda ficam muito zangados, pois sem o baterista, não poderiam concluir seu trabalho. Eles ligam para Iwasaki e marcam uma reunião. Nesta reunião tudo se resolve,e finalmente Iwasaki se tornou baterista oficial do FLOW. Neste ano,a formação oficial do FLOW foi concluída, e começaram a vender seu primeiro tape original com 6 músicas no final do ano.

2001[editar | editar código-fonte]

A banda assina um contrato com a Fun City Records e grava seu primeiro CD, o maxi-single FLOW #0, lançado no dia 23 de outubro.

2002[editar | editar código-fonte]

Realiza-se o live tour "FLOW THE PARTY", com quase todos os ingressos das apresentações esgotados. Em agosto, lançam o single SUNSHINE 60 em Okinawa, e todas as cópias são vendidas. No mesmo mês, surge a segunda "remessa" do single. Em novembro é lançado o single "Like a Rolling Snow".

2003[editar | editar código-fonte]

No início do ano lançam o single "Okuru Kotoba" e fazem seu primeiro vídeo. Há também o início do "FLOW THE PARTY [Winter Collection]", com o público de 550 pessoas na primeira apresentação.Além disso, seu número de apresentações fora do live tour aumentam de forma assustadora. No mês de abril,lançam o single "Meros", usado como o encerramento de um programa de TV. Em maio lançam seu primeiro álbum "SPLASH!!!~HARUKA NARU JISHU SEISAKU BEST~". Em julho é lançado o single "Bluster", usada como o tema de uma campanha de uma emissora de TV japonesa. É neste single que a banda deixa a Fun City Records e assina contrato com a Ki/oon Records. No NISSAN X TRAIL presents ,em agosto, a banda se apresentou para um público de 10.000 pessoas. Em setembro,é lançado o single "Dream Express". Também se inicia o "FLOW LIVE TOUR 2003", com públicos entre 1000 e 3000 pessoas.

2004[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro é lançado o single "Ryuusei/Sharirara", e inicia-se o "FLOW LIVE TOUR 2004". Em abril é lançado o single "GO!!!", tornando-se abertura do anime Naruto. Em 26 de maio, é lançado o álbum "GAME", e iniciado o "FLOW LIMITED CIRCUIT ". O single "Life is Beautiful" é lançado em novembro.

2005[editar | editar código-fonte]

Em abril é lançado o single "Rookie/Stay Gold". Rookie se torna o encerramento de um programa de TV japonês, e Stay Gold, tema de um filme coreano. Em junho, o single "Days" é lançado, e torna-se a abertura do anime "Eureka Seven". Após o lançamento do álbum "Golden Coast", é iniciado o "FLOW LIVE TOUR 2005". Em dezembro deste ano, mais precisamente no dia 18, Keigo sofre um acidente de carro, tendo fraturas na coluna cervical, sendo assim, hospitalizado durante duas semanas. Todos os compromissos da banda foram cancelados.

2006[editar | editar código-fonte]

No mês de maio é lançado o single Re:member, 8ª abertura do anime Naruto. Em setembro,a banda vai para Dallas (EUA) fazer um live,e lança o single "Around the World/KANDATA"."Around the World" é escolhida como o tema de uma propaganda de carros. Em novembro é iniciado o "FLOW LIVE TOUR 2006", e lançado o single "COLORS", abertura do anime "Code Geass". O álbum "FLOW THE BEST-Single Collection" é lançado em dezembro.

2007[editar | editar código-fonte]

Em abril se inicia o "FLOW LIVE TOUR 2007-2008 ISLE". O single "Answer" é lançado em agosto, a faixa-título torna-se abertura do DORAMA Tantei Gakuen. Em novembro,o single "Fuyu no Amaoto/Night Parade" é lançado em colaboração com a banda Home Made Kazoku.

2008[editar | editar código-fonte]

O álbum "ISLE" e o single "Arigatou" são lançados em fevereiro. "WORD OF THE VOICE " é lançado em junho,e se torna abertura do anime "Persona". Em agosto é lançado o single "WORLD END",abertura do anime "Code Geass". No mês de setembro,a banda realiza o "FLOW LIVE TOUR 2007-2008 FINAL at Nippon Budoukan".Um final de tour realmente notável.(O FLOW LIVE TOUR 2007-2008 mobilizou cerca de 25.000 pessoas em mais de 500 apresentações em apenas 1 ano). Em dezembro,o single "SNOW FLAKE~Kioku no Koshitsu~/PULSE" é lançado.P ULSE se torna tema de uma competição de snow board.


FLOW LIVE TOUR 2007 - 2008 FINAL at 日本武道館[editar | editar código-fonte]

2009[editar | editar código-fonte]

Em janeiro é lançado o álbum "#5", e o Live Tour #5 é iniciado em fevereiro. O álbum de verão "NUTS BANG!!!" foi lançado no dia 22 de julho; a faixa-título tornou-se abertura de um programa de TV japonês,e SUMMER FREAK torna-se tema do anime Naruto. Um novo álbum nomeado "Coupling Collection" é lançado no dia 4 de novembro.

2010[editar | editar código-fonte]

O single "Sign" lançado no dia 13 de janeiro torna-se hit do anime Naruto Shippuden, e fica entre as 5 mais ouvidas no mês. O single "CALLING" é lançado no dia 12 de maio e é usado como encerramento do anime HEROMAN. No dia 24 de novembro foi lançado o single Tabidachi Graphiti.

2011[editar | editar código-fonte]

Em 5 de março FLOW participa de um live no "JPLEX v1 ANISON SUPER LIVE" em Cingapura. Em 09 de março foi lançada uma releitura da música 1/3 no junjou na kanjou, com a participação do guitarrista da banda Siam Shade, banda que originalmente lançou o single em 27 de novembro de 1997.O álbum FLOW ANIME BEST é lançado em 13 de abril, e supera o record da Oricon chart debuts 5.

De 4 à 15 de maio é realizado 「FLOW FIRST Zepp TOUR 『ON THE LINE』 que deveria ser finalizado em Tokyo, mais determinado pelo gerente de eventos da banda,que Sendai seria incluída na turnê. Nos dias 20-22 de maio a banda visita San Jose para o " Anime Central " e " FanimeCon2011 ".Eles fazem lives em duas cidades onde começam a divulgar o novo single Hey.Além disso,o evento mobilizou 3.000 pessoas em San Jose,e tornou-se a maior mobilização própria ao vivo no exterior. Em 30 de junho FLOW ganha o prêmio de melhor álbum J-MUSIC,com o álbum MICROCOSM no grandioso evento "Japão Expo 2011" realizado na França. No dia 31 de Agosto será lançado o Single HEY! usado como tema do anime Beelzebub, e no dia 21 de setembro deste ano é lançado o DVD FIRST ZEPP TOUR 2011 「ON THE LINE」.

2012[editar | editar código-fonte]

Em 22 de fevereiro de 2012, FLOW lança o Álbum BLACK & WHITE.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Irmão mais velho de TAKE (também membro do FLOW). Ele compõe quase todas as canções da banda, e ao lado de Keigo compõe a parte vocal da banda ,além de cantar Kohshi também toca outros instrumentos como: guitarra, piano e gaita, como na música taiyou, além de ser um ótimo beatbox. Ele também é Skatista e um ótimo desenhista. Quando estava na escola primária, Kohshi realmente gostava de atletismo, seu esporte favorito era o revezamento 4x400m com barreiras.

Keigo escreveu várias canções de flow, como: Brand-New Day, My Life, entre outras. Às vezes ele trabalha em conjunto com Kohshi nas composições. Tal como Kohshi, Keigo gosta de atletismo e futebol também. Keigo joga futebol até hoje, tanto é que tem uma lesão no joelho direito. Keigo também sofreu um acidente de carro, e quebrou algumas vértebras. Ele também tem muitos amigos que jogam futebol profissionalmente no Japão . Keigo tem duas irmãs e é tio, ele também deveria usar óculos para miopia mais acha que isso "estraga o clima" e só os usa em casa. Keigo também gosta de moda, e tem um programa semanal numa Rádio on-line chamado bar26.

Take é o irmão mais novo de Kohshi Asakawa e é também o membro mais novo da banda. Ele escreveu algumas canções de flow, como: Everything All Right, Hands, Love Dub ,Esca , Tabibito Butterfly, e outras em parceiria com Keigo Hayashi. Faz parte do seu estilo, estar com um penteado diferente em cada PV (como são chamados os videoclipes no Japão). Além disso Take é DJ nas horas vagas.

Nome real:Kohtaro Goto(後藤康太郎);data de nascimento:26 de janeiro de 1977;local de nascimento:Niigata;tipo sangüíneo:A;altura:169.8 cm.

Nome real:Iwasaki Hiroshi(岩崎博詞);data de nascimento:21 de novembro de 1969;local de nascimento:Osaka;tipo sangüíneo:A;altura:174 cm.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Indies[editar | editar código-fonte]

  1. Planet Walk
  2. Make Yourself
  3. Go Places
  4. 7th Heaven
  • SUNSHINE 60 (2001)
  1. SUNSHINE 60
  2. BCG
  3. Everything All Right
  4. Parasite
  5. Who Needs Baby
  • Like A Rolling Snow (2002)
  1. Like A Rolling Snow
  2. Samurai Muafuro
  3. Hibi Doudou
  4. KA-ZA-A-NA
  5. Sunny Side Circuit
  • Okuru Kotoba (2003)
  1. Okuru Kotoba
  2. Boku Ni Sasageru Ballad
  3. Okuru Kotoba ~ Wordless
  1. Merosu

Singles[editar | editar código-fonte]

  1. Blaster
  2. Nostalgia
  3. From 9 To 0
  1. Dream Express
  2. Saiken
  3. ATTACK26
  1. Ryuusei
  2. Sharirara
  3. 3 Byou Mae
  4. Ryuusei (Suisougaku Version)
  1. GO!!!
  2. RISING DRAGON
  3. MY LIFE
  4. GO!!! ~VOCALLESS MIX~
  5. GO!!! ~NARUTO OPENING MIX~
  1. Life Is Beautiful
  2. Fiesta
  3. VISION
  1. Rookie
  2. STAY GOLD
  3. SHINE
  1. DAYS
  2. Journey
  3. Fun Time Delivery
  4. DAYS (VOCALLESS MIX)
  5. DAYS (EUREKA OPENING MIX)
  1. Garden ~Summer Edit~
  2. Since...
  3. Garden ~Vocalless Mix~
  1. Re:member
  2. Your Song
  3. Kaleidoscope
  4. Re:member -Vocalless Mix-
  5. Re:member -NARUTO Opening Mix-
  1. Around The World
  2. KANDATA
  3. Shakys
  4. Around The World -Vocalless Mix-
  5. KANDATA -Vocalless Mix-
  1. COLORS
  2. Astro Slider
  3. Love Dub
  4. COLORS -VOCALLESS MIX-
  5. COLORS -CODE GEASS OPENING MIX-
  1. Answer
  2. Electric Circus
  3. Steppers High
  4. Answer -Vocalless Mix-
  1. Fuyu No Amaoto
  2. NIGHT PARADE
  3. Image
  4. Fuyu No Amaoto -Instrumental-
  5. NIGHT PARADE -Instrumental-
  1. Arigatou
  2. Tabibito
  3. Arigatou (Instrumental)
  1. WORD OF THE VOICE
  2. ESCA
  3. Always
  4. WORD OF THE VOICE -Instrumental-
  5. WORD OF THE VOICE -PERSONA Opening Mix-
  1. WORLD END
  2. LEATHER FACE
  3. I WILL
  4. WORLD END -Instrumental-
  5. WORLD END -CODE GEASS Opening Mix-
  1. SNOW FLAKE ~Kioku No Koshitsu~
  2. PULSE
  3. Phantom
  1. Sign
  2. Nowhere ~Kimi Ni Okuru Orera Nari No Ooenka~
  3. FLOW x NARUTO -Time Machine Special Mix-
  4. Sign -NARUTO Opening Mix-
  5. Sign -Instrumental-
  1. CALLING
  2. Around The World -Shinseikatsu Ouen Mix-
  3. CALLING -HEROMAN Ending Mix-
  4. CALLING -Instrumental-
  5. Sign -NARUTO Opening Mix-
  6. Sign -Instrumental-
  1. Tabidachi Graphiti
  2. ID
  3. Answer -Tribal Party Mix-
  1. 1/3 No Junjou Na Kanjou
  2. 1/3 No Junjou Na Kanjou -Instrumental-
  1. Hey!!!
  2. Metamorphose
  3. COLORS -PIANO HOUSE Mix-
  4. Hey!!! -Beelzebub Opening Mix-
  5. Hey!!! -Instrumental-
  1. Rock Climber's
  2. Chant
  3. NATSUEKU # # # NUTS BANG Mix with Dream Express!] # # #
  4. Rock Climber's -Instrumental-

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Tabela de discos (em ordem cronológica)
Nome do álbum Gravadora Data de lançamento Posição no Oricon
SPLASH!!! ~Haruka Naru Jishu Seisaku BEST~ Fun City Records
21 de maio de 2003
24°
GAME Ki/oon Records
26 de maio de 2004
14°
Golden Coast Ki/oon Records
20 de julho de 2005
16°
ISLE Ki/oon Records
19 de março de 2008
11°
5 Ki/oon Records
28 de janeiro de 2009
12°
MICROCOSM' Ki/oon Records
16 de junho de 2010
BLACK & WHITE Ki/oon Records
(22 de fevereiro de 2012

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Tabela de coletâneas (em ordem cronológica)
Nome do álbum Gravadora Data de lançamento
FLOW THE BEST - Single Collection Ki/oon Records
20 de dezembro de 2006
FLOW - Coupling Collection Ki/oon Records
4 de novembro de 2009
FLOW ANIME BEST Ki/oon Records
23 de março de 2011

DVD's[editar | editar código-fonte]

Tabela de DVD'S (em ordem cronológica)
Nome do DVD Gravadora Data de lançamento
The Play Off ~Game 1~ Ki/oon Records
1 de dezembro de 2003
FLOW Countdown Live 2006 - 2007 "Kizuna Factory ~Differ Toshiake~ Ki/oon Records
21 de março de 2007
FLOW THE VIDEO Ki/oon Records
3 de setembro de 2008
FLOW LIVE TOUR 2007 - 2008 I'll Final at Nippon Budokan Ki/oon Records
24 de dezembro de 2008
FLOW FIRST ZEPP TOUR 2011 「ON THE LINE」 Ki/oon Records
21 de setembro de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Flow (banda)
Flag of Japan.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Japão, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.