Grupo Santander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Santander
Grupo Santander
Razão social Banco Santander S.A.
Sociedade Anónima
Slogan Banco do Juntos
Atividade Serviços financeiros
Fundação 1857
Sede Av. de Cantabria s/n, Boadilla del Monte, Madrid Espanha
Área(s) servida(s) Mundo
Presidente Ana Patricia Botín[1]
Vice-presidente Guillermo Romero[2]
Pessoas-chave Javier Marin Romano (CEO)[2]
Empregados 186.763[3]
Produtos Creditos
Acionistas 98,64% Freefloat, 1,36% Conselho Administrativo
Valor de mercado EUR 75,377 bilhões (2015)
Website oficial www.gruposantander.com
Presença do Grupo Santander no mundo

Grupo Santander (LSE: BNC, NYSE: STD, BM&F Bovespa:BSAN33, BMAD: SAN, BMV: SANMEX, Euronext: SANT, BIT: SANT) é um grupo bancário global, liderado pelo Banco Santander S.A., o maior banco da zona euro. Tem sua origem em Santander, Cantábria, Espanha.

História

O Banco Santander foi criado em 1857, operando inicialmente apenas na província de Santander em Espanha (hoje Cantábria), porém posteriormente estendeu-se para toda o país ao comprar diversos bancos.

O Banco Hispanoamericano, por sua vez, foi fundado em 1900 com dinheiro de cubanos repatriados (visto a Guerra Espano-Americana de 1898), motivo ao qual deve o seu nome. O Banco Central Hispano surgiu em 1919 da fusão de oito pequenos bancos. Posteriormente continuou a comprar outros bancos até que se tornou o principal banco privado da Espanha, nos anos de 1980.

Em maio de 2000, o Grupo Santander adquiriu o banco mexicano Serfín, que se tornou Banco Santander (México) S.A. Em setembro de 2004, adquiriu o banco britânico Abbey National, que foi renomeado para Santander UK depois.

Banco Santander vem da fusão do Banco Santander e do Banco Central Hispano (BCH) em 1999. Por sua vez, o Banco Central Hispano foi formada em 1991 pela fusão da Central Hispano e. Até agosto de 2007, seu nome foi o Banco Santander Central Hispano, mais conhecido por suas iniciais, BSCH. No dia 13 daquele mês, o nome foi mudado para o atual Banco Santander.

Brasil

A operação da Banco Santander (Brasil) representa 30% do lucro do grupo.[4].

Portugal

O Banco Santander Totta S.A. é o quarto maior banco em Portugal, foi fundado em 1988[5] e atualmente é o segundo maior banco privado (o primeiro é o Millennium BCP). A presença do Banco Santander em Portugal começou pela compra de 10% do Banco de Comércio e Indústria em 1988 tendo atingido a participação maioritária em 1993. Banco Santander Totta surgiu da fusão em 2004 entre o Santander, o Banco Totta e Açores (BTA) e o Crédito Predial Português (CPP), adquiridos em 2000. Nesta fusão o Santander permaneceu como accionista maioritário. As 3 marcas mantêm-se até 2006 passando a denominar-se Banco Santander Totta. Em dezembro de 2015, o Banco Banif é também incorporado.

Referências

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.