Homo erectus soloensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaHomo sapiens idaltu
Sangiran 17-02.JPG

Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Catarrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Género: Homo
Espécie: H. erectus
Subespécie: H. e. soloensis
Nome trinomial
Homo erectus soloensis
(Oppenoorth, 1932)

O Homo erectus soloensis é uma subespécie da espécie extinta Homo erectus. O único exemplar conhecido deste anômalo hominídeo foi retirado do sítio arqueológico das margens do Rio Bengawan Solo, no leste da ilha de Java (Indonésia). Os restos fósseis são comumente chamados de Ngandong,[1] em referência ao vilerejo próximo ao local onde foram primeiramente achados.

Embora sua morfologia era, em grande parte, típica de um Homo erectus, sua cultura era extraordinariamente avançada. Isto gera muitos problemas para as atuais teorias a respeito das limitações do comportamento do H. erectus em termos de inovação e linguagem. Devido às ferramentas encontradas com o extinto hominídeo e a muitas de suas características anatômicas, foi primeiramente classificado como uma subespécies de Homo sapiens (Homo sapiens soloensis, inicalmente denominada javanthropus) e considerado o ancestral do moderno aborígene australiano. Contudo, estudos mais rigorosos concluíram que, enquanto muitas subespécies de H. erectus desapareceram do registro fóssil bruscamente 400 000 anos atrás, H. e. soloensis persistiu até 50 000 anos atrás na região de Java e foi possivelmente absorvida por uma população local de H. sapiens na época de seu declínio.

Referências

  1. Ngandong (Emuseum@Minnesota State University, Mankato)
Ícone de esboço Este artigo sobre Primatas, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.