I've Gotta Get a Message to You

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"I've Gotta Get a Message to You"
Single de Bee Gees
do álbum Idea (versão americana)
Lado B "Kitty Can"
Lançamento mundo Julho de 1968
Formato(s) Single
Gravação 12 de julho de 1968
IBC Studios, Londres, Reino Unido
Gênero(s) pop rock
Duração
  • 3:03 (Versão de single em mono, velocidade correta, 2006)
  • 2:50 (Versão do Álbum em estéreo, velocidade correta, 2001 e 2006)
Gravadora(s) Polydor
Composição B. Gibb / R. Gibb / M. Gibb
Produção Robert Stigwood / B. Gibb / R. Gibb / M. Gibb
Cronologia de singles de Bee Gees
Último
Último
"Jumbo"
(1968)
"I Started a Joke"
(1968)
Próximo
Próximo

"I've Gotta Get a Message to You" é uma canção escrita por Barry, Robin e Maurice Gibb dos Bee Gees e lançada em 1968 como single e como faixa na versão americana do álbum Idea.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A canção foi lançada em uma época em que os Bee Gees estavam passando por grande crise devido a brigas internas dos membros, sobretudo entre Barry e Robin. Entretanto, o sucesso da música (que se tornou a primeira a entrar no top 10 da Billboard Hot 100) fez com que se acalmassem os ânimos temporariamente.

Segundo Molly Hullis, que veio posteriormente a ser a primeira esposa de Robin, ele começou a escrever a música algum tempo depois de os dois terem sofrido um acidente de trem, em 5 de novembro de 1967 (Mais detalhes na Wikipédia anglófona: )

Conflito de durações[editar | editar código-fonte]

A duração correta da música é 3'03". Porém, há uma versão lançada no álbum que tem uma mixagem diferente e recebe um fade out aos 2'50", tornando-se mais curta.

Em 1968 a música foi lançada em single mono com 2'59". Posteriormente, descobriu-se que essa velocidade estava 3% mais rápida, e em 1990, na antologia Tales from the Brothers Gibb, foi lançada uma versão estéreo baseada na mono do single com a velocidade correta: 3'05". A versão mono do single com a velocidade correta só foi lançada quando do relançamento do álbum Idea em 2006, com 3'03".

Em 1968 "I've Gotta Get a Message to You" foi lançada na versão americana do álbum Idea, que era estéreo, mas tocando 2% mais devagar, contando 2'55". Só em 2001, na coletânea Their Greatest Hits: The Record, é que tal versão do álbum emerge ao público em sua velocidade correta, 2'50". E, para que os fãs tivessem todas as versões, em 2006, no relançamento de Idea é revelada a versão mono do álbum, nunca antes lançada, mas que não apresenta novidade em relação à mixagem estéreo trazida em The Record, contando, pois, 2'50".

Versões por outros cantores[editar | editar código-fonte]

Foram efectuados coveres desta musica por: Gavin Castleton, Percy Sledge, Dusty Springfield, Jose Feliciano, Cleopatra e Moxy Früvous.

Posições nas paradas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Bee Gees é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.