Ilariê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Ilariê"
Single de Xuxa
do álbum Xou da Xuxa 3
Lançamento 1988
Gênero(s) Infantil
Duração 5:32

"Ilariê" é uma música gravada pela cantora e apresentadora Xuxa, no ano de 1988, para o disco Xou da Xuxa 3. Ilarie foi a música mais tocada nas radios em 1988, ficando 20 semanas em 1º lugar na parada de sucessos do Brasil[1] , juntamente com "Faz Parte do Meu Show" de Cazuza que ficou também 12 semanas em 1º lugar.

Graças ao sucesso da música, o disco Xou da Xuxa 3 é o segundo disco mais vendido na história do Brasil[1] , entrando no Guiness Book vendendo 10,5 milhões de cópias, sendo 25x disco de diamante. A música foi gravada em 80 dialetos, com direito ao uma versão chinesa interpretada pelo trio feminino I.N.G.[2] [3] [4]

Além disso a música conquistou sucesso internacional, quando foi lançada fora do Brasil em 1989, chegando à posição 11 na parada Latina da revista Billboard.[5] Em 2006, Xuxa regravou para a coletânea Xuxa Só Para Baixinhos 6: Festa, esta versão foi embalada de Pop Rock.

"Ilariê" também chegou a ser executada algumas vezes pelo cantor e compositor original da música Cid Guerreiro em trios elétricos no carnaval da Bahia. A composição é dele com a parceria de Dito e Ceinha.

Executadas nos programas da Xuxa[editar | editar código-fonte]

Na comemoração dos 2 anos de Xou da Xuxa, a apresentadora esteve fora dos estúdios para executar a canção, só que na primeira versão do lançamento da música, como também foi executada no Globo de Ouro, o vocal de Xuxa estava mais agudo e a base instrumental é mais simples e rápida. A versão original foi executada nos programas seguintes.

No Xuxa Park, "Ilariê" voltou a ser executada em 1996 pelo bloco Xuxa Hits. No mês que completou 10 anos da apresentadora na Globo, Xuxa executou a canção em rítmo de axé em trio elétrico junto com as Paquitas e You Can Dance.

No Planeta Xuxa de 1998 foi executada pela primeira vez a versão carnavalesca da canção. No fim de 2000 no mesmo programa, Xuxa dançou com as Garotas do Zodíaco no lugar das Paquitas.

No especial de carnaval do Xuxa Park que foi cancelado em 2001, era executada a versão carnavalesca de "Ilariê" enquanto tocava o verso dá um pulo e vai pra frente desta música que Xuxa percebeu o incêndio na nave cinematográfica do estúdio do Xuxa Park, programa da Rede Globo, em 11 de janeiro de 2001. O incêndio culminou nas queimaduras de algumas pessoas que estavam no estúdio, na destruição do cenário e no fim do programa.

A versão carnavalesca da mesma foi tocada no Xuxa no Mundo da Imaginação. No mesmo programa, Xuxa gravou um videoclipe.

Na fase antiga da TV Xuxa em 2005, foi executada a versão XSPB6 e na fase atual da TV Xuxa, foi executada a versão original no especial dos anos 80 em 2012.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.