El show de Xuxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de El Show de Xuxa)
Show de Xuxa
El show de Xuxa
Informação geral
Formato série
Elenco Xuxa
Paquitas
Praga
Dengue
Irmãs Metralha
País de origem  Argentina
Idioma original espanhol
Produção
Tema de abertura “Dulce Miel”, Xuxa (1991)
“Xuxa Park”, Xuxa (1992)
"El Show de Xuxa Comenzó", Xuxa (1993)
Exibição
Emissora original Telefé (1991–1992)
Canal 13 (1993)
Transmissão original 6 de maio de 1991 (1991-05-06) – 31 de dezembro de 1993 (1993-12-31)
Cronologia
Programas relacionados Xou da Xuxa

El Show de Xuxa foi um programa infantil apresentado por Xuxa Meneghel, na Argentina, entre 6 de maio de 1991 a 31 de dezembro de 1993 e foi dirigido por Marlene Mattos.

Foi através deste programa que Xuxa ampliou seu apelo entre o público hispânico. O Los Angeles Times especulou que "mais de 20 milhões de crianças" assistiam ao El Show de Xuxa em 16 países da América Latina todos os dias, bem como na Univision nos Estados Unidos. O jornal também destacou o fato dela ser "provavelmente mais conhecida entre o público infantil latino que Michael Jackson".[1]

As duas primeiras temporadas do programa, as mais populares, foram produzidas pelo canal de TV argentino Telefé, enquanto a terceira temporada, em 1993, foi produzida de forma independente e depois vendida para transmissão a El Trece. Seu último episódio foi transmitido na América Latina em 31 de dezembro de 1993.[2][3][4][5]

Uma versão peruana baseada no Xou da Xuxa intitulada El Show de July estreou na Panamericana Televisión em 1989.[6]

O programa[editar | editar código-fonte]

Como virou um fenômeno no Brasil, Xuxa assinou contrato com o canal Telefe no início da década de 1990 para apresentar o Show de Xuxa, Xou da Xuxa em português. A versão da Argentina foi um fenômeno, atingindo 24 pontos de audiência (mais que no Brasil). O programa tornou Xuxa uma celebridade em vários países da América Latina e serviu como ponto de apoio para a divulgação dos discos de Xuxa em espanhol. Um dos discos mais lembrados da carreira da apresentadora é o Xuxa, lançado em 1990. Nele contém grandes sucessos da apresentadora com Ilarié, Arco-Ires, Bombón, Quiero Pan, Campeón, Dulce Miel, Danza de Xuxa, Juguemos a los Indios, Receta de Xuxa e El Circo. Este foi o primeiro programa apresentado por uma brasileira a ser transmitido no exterior.

Estreia[editar | editar código-fonte]

Apesar de ir ao ar no final da tarde e aos sábados e domingos, o formato era praticamente o mesmo da sua versão brasileira, desde o cenário até as brincadeiras e desenhos. A única grande diferença era a de que a legislação argentina permitia a entrada de crianças menores de 5 anos, por isso, quase sempre, Xuxa estava com um bebê no colo. Diversos elementos do programa foram exportados como as Paquitas, Dengue, Praga e até mesmo as Irmãs Metralha, que na Argentina passaram a ser chamadas de Melizas (Gêmeas). Com a popularidade desses elementos Xuxa fez um concurso nacional na Argentina para escolher duas Paquitas argentinas. A final aconteceu no programa especial de Natal, em 1991. Uma delas era Julieta Cardinali que iria engrenar uma carreira consagrada de atriz no país.

Além das brincadeiras semelhantes ao "Xou" brasileiro, surgiram posteriormente outras que jamais foram feitas no Brasil, como uma versão da Porta dos Desesperados, inspirada na brincadeira feita no programa de Sérgio Mallandro. Também foram apresentadas várias brincadeiras feitas com bebês, muitas delas apresentadas no programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos durante as décadas de 1970 e 1980.

Eram gravados cinco programas por dia a cada duas semanas. O "Show de Xuxa" era vendido para 16 países da América Latina. No final de 1992, Xuxa decidiu trocar de emissora, deixando a Telefe e indo para o Canal 13. O motivo alegado na época era que os estúdios da Telefe haviam ficado pequenos para comportar o número de crianças que queriam participar das gravações, além do que eram impostas diversas regras de produção que limitavam a liberdade de criação e produção do programa. Durante a transição de emissora, alguns programas tiveram que ser gravados nos estúdios da Rede Globo, já que em 1992 os estúdios do Canal 13 sofreram um incêndio.[7]

Cenários e estruturas do programa[editar | editar código-fonte]

O cenário da primeira fase era muito semelhante ao do ano de 1990 do ''Xou da Xuxa'', inclusive com os mesmos elementos cenográficos produzidos no Brasil e até mesmo o palco. A única diferença era a nave, com um desenho bem diferente à do Brasil e que não tinha movimento de descida e subida. Xuxa iniciava o programa ao som de "Dulce Miel" e logo após dar seu "buenas tardes", cantava a música Ilariê. Para encerrar o primeiro bloco, cantava a cada programa uma música diferente, até mesmo músicas em português.

As Paquitas tinham um uniforme diferente e se revezavam a cada semana. O personagem Praga entrou posteriormente e permaneceu apenas nessa fase. Além das brincadeiras, que eram muito semelhantes às do Brasil, havia semanalmente a ginástica e participação de um convidado musical diariamente.

Nessa fase, Xuxa ainda arranhava no idioma e sempre se deparava com uma palavra a qual não sabia traduzir para o espanhol. Para tirar suas dúvidas, sempre consultava no ar o seu coreógrafo Oswald Berry, que era uruguaio, que ficava por trás das câmeras e falava o espanhol fluentemente. Quando erroneamente falava um termo errado, o som de um gongo tratava de alertar a apresentadora, que imediatamente se ajoelhava e pedia desculpas ao público.

Esta temporada foi produzida e gravada no Brasil. Tal como na versão brasileira, Xuxa encerrava o programa após ler cartazes e dar a marquinha em alguém da plateia. O programa tinha cerca de 40 minutos de duração, sem contar com os desenhos e comerciais.

2° fase do programa[editar | editar código-fonte]

A 2ª fase do "Show de Xuxa" estreou em maio de 1992 e o programa acompanhou as mudanças ocorridas da versão do Brasil. Essa fase contou com duas aberturas. Na primeira abertura foi utilizado como tema a música "Espelho Meu" na versão em espanhol, que jamais foi lançada. As imagens mostram uma Xuxa sendo fotografada e escolhendo a roupa que iria usar. Xuxa contracena com ela mesma, que também faz o papel de fotógrafo e maquiadora. Os créditos apareciam sob uma claquete. Nessa abertura, na vinheta dos comerciais Xuxa aparece caracterizada de menino, com a claquete da abertura. A 2ª era uma reedição do clipe "Lua de Cristal" exibido no especial de natal de 1990 no Brasil, mas com a versão em espanhol da música.

O cenário foi trocado e diversos elementos do "Xou da Xuxa" de 1991,foram reciclados. Ao contrário do cenário do Brasil na mesma época, este era bem mais colorido e diversificado.

A nave especial foi trocada por uma muito parecida com a utilizada no Brasil até 1991, com a diferença que no lugar das boquinhas havia a letra X. Muitos acreditam que seja a mesma do Brasil, mas reformulada. O último programa foi ao ar em 1993 quando Xuxa optou por investir em sua carreira novamente no Brasil.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
1992 Premios Martín Fierro Melhor Programa Infantil[8] Venceu

Referências

  1. «COVER STORY : Xuxa's Very Big Neighborhood : Brazil's glittery godmother of children's TV has conquered Latin America, invaded Europe and set her sights on the U.S. market». 19 de abril de 1992. p. Los Angeles Times. Consultado em 30 de janeiro de 2017 
  2. «Xuxa no se olvida de sus fans argentinos». 5 de maio de 2011. p. La Nación. Consultado em 9 de setembro de 2013 
  3. «Especial: Xuxa faz 50 anos de puro 'xuxesso'». Ará Rocha. 27 de março de 2013. p. Ofuxico. Consultado em 10 de setembro de 2013 
  4. «Xou da Xuxa: Sucesso no exterior». p. Memória Globo. Consultado em 10 de setembro de 2013 
  5. «Xuxa, "The Queen of Shorties" turned 50». Ecuador Times. 27 de março de 2013. Consultado em 9 de setembro de 2013 
  6. «Los 10 programas infantiles más recordados de la TV peruana». Consultado em 9 de setembro de 2013 
  7. de 2016, 31 de Enero. «Los antecedentes de incendios en canales de televisión». infobae (em espanhol). Consultado em 13 de agosto de 2022 
  8. Jornal do Brasil, 3 de junho de 1992 - p.14

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.