Lua de Cristal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Lua de Cristal
 Brasil
1990 • cor • 95 min 
Direção Tizuka Yamasaki
Roteiro Carlos Alberto Diniz
Luís Carlos Góes
Elenco Xuxa Meneghel
Sérgio Mallandro
Duda Little
Júlia Lemmertz
Paquitas
Paquitos
Cláudio Mamberti
Marilu Bueno
Avelar Love
Género comédia dramática
aventura
Idioma português
Música Ary Sperling
Estúdio Xuxa Produções
Ponto Filmes
Art Films
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento 21 de Junho de 1990
Página no IMDb (em inglês)

Lua de Cristal é um filme brasileiro de 1990 do gênero aventura e comédia dramática estrelado pela apresentadora, atriz, cantora e empresária brasileira Xuxa Meneghel. Dirigido por Tizuka Yamasaki, o longa também teve no seu elenco Sérgio Mallandro, Júlia Lemmertz, Marilu Bueno, Duda Little e Claudio Mamberti.

Foi o filme de maior bilheteria da década de 1990 no Brasil: cinco milhões de espectadores, tornando-se a sétima maior bilheteria do país à época.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Maria da Graça é uma jovem bonita e sonhadora que se muda para a cidade grande com a intenção de fazer aulas de canto. Lá, ela se hospeda na casa de sua tia Zuleika e seus primos Lidinha e Mauricinho, que vivem atormentando sua vida, fazendo-a trabalhar como uma escrava. Por ser um tanto ingênua e tímida, Maria vive caindo nas armações de Lidinha; enquanto é alvo das constantes cantadas de Mauricinho, ao que ela rejeita; tendo de suportar também os detestáveis amigos deste, enquanto não consegue se adaptar á cidade. Porém, em meio a tantos problemas, Maria conhece a pequena Duda, sua vizinha; e o desajeitado Bob, que se tornam seus amigos. Bob é a materialização do príncipe de Maria em seus sonhos, e este a ajudará a conseguir emprego em sua lanchonete e a transformará na estrela de um show.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Maria da Graça - Uma jovem bonita e sonhadora, Maria sonha em ser uma grande cantora desde criança, mas sua extrema timidez sempre a impediu de alcançar este sonho, uma vez em que vivia fugindo dos concursos musicais em que era inscrita quando pequena, muito embora quisesse mostrar seu talento. Maria vive em uma pequena cidade do interior com sua mãe(a identidade de seu pai é desconhecida, uma vez em que ele não é mostrado e nem sequer citado no filme), e decide se mudar para a cidade grande afim de ter aulas de canto e se tornar uma grande estrela da música. Ingênua aos costumas da grande cidade, Maria sofre um pouco ao tentar se adaptar às novas rotinas, mas se mostra um tanto quanto talentosa, chamando a atenção de muitos que a conhecem. Mesmo que já seja uma moça crescida, Maria adora contos de fadas e sonha desde pequena com seu príncipe encantado.
  • Bob - Um rapaz desajeitado que trabalha na badalada lanchonete "Babalú". Bob é o braço direito do seu bartô, o dono da lanchonete, e se mostra sempre pronto para ajudar nos serviços e despesas do local. Uma espécie de faz-tudo, uma vez em que Bob é o entregador de pizza, barman e instrutor dos novatos, e é quem toma conta da lanchonete na ausência de seu chefe. Apesar de assumir tais responsabilidades, Bob é um tanto quanto atrapalhado e desastrado, cometendo algumas gafes enquanto tenta cumprir seus deveres. Bob tem um comportamento semelhante a de um nerd certinho, e por este motivo às vezes é atormentado e passado para trás por alguns clientes indesejáveis, sendo vítima de bullying por Mauricinho e seus amigos, mesmo assim, o atordoado rapaz é querido e respeitado pelos demais e possui bons amigos. Bob conhece maria em certo ponto da história e logo fica encantado com sua beleza e jeito de ser, enquanto ela o acha um sujeito engraçado, e é ele que garante o emprego dela na lanchonete. Mal sabe Bob que ele é a materialização do príncipe encantado que aparece nos sonhos de Maria.
  • Duda - Vizinha da Maria(possivelmente mora em alguma casa ou prédio perto do prédio onde mora Maria), é uma criança que ten cerca de 8 anos de idade, esperta e agitada como qualquer criança, e com um espírito semelhante ao de um garoto, Maria vive trajada de camisetões e andando de skate por todo lado. Duda adora aprontar com Zuleika(tia de Maria e síndica do prédio onde moram) com brincadeiras como tocar a campainha e fugir e tirar o interfone do gancho. Zuleika e seus filhos parecem ter uma certa repulsa da garota, que gosta de pensar que a velha senhora é uma bruxa. Duda e Maria se conhecem e logo se tornam grandes amigas. Com pena da situação sofrida de Maria na casa de sua tia, Duda tenta ajudá-la a se tornar independente e a incentivá-la em seus sonhos. Duda é frequentadora assídua da lanchonete Babalú, e costuma atacar de ajudante às vezes, por mais que muitas vezes chegue a atrapalhar Bob.
  • Mauricinho - É filho da tia de Maria, portanto seu primo. Mauricinho,. como seu nome já deixa demonstrar, é um estereotípico playboy valentão, totalmente abusado e folgado. Vive usando roupas típicas de um motoqueiro, uma vez em que é um, e faz parte de uma gangue de punks arruaceiros(também motoqueiros) da qual aparentemente é o líder. Certamente assanhado e metido a conquistador, Mauricinho ignora o fato de ser primo de Maria e vive paquerando-a, jogando cantadas e tentando seduzí-la a cama, ao que ela sempre rejeita e vive fugindo dele, além de ter repulsa aos amigos dele, que também se mostram atraídos por sua beleza. O rapaz, juntamente com sua gangue, costuma invadir a lanchonete Babalú, onde aprontam as piores confusões, sujando o local, roubando coisas dos clientes(tanto lanches quanto pertences) e abusando do tempo precioso dos trabalhadores, uma vez em que consideram o local uma espelunca e o ameaçam fechar. Mauricinho e seus amigos costumam também atormentar a vida de Bob com provocações, gracejos e intimações, praticando bullying contra ele. Mauricinho costuma se referir a Bob como "palhaço", e o persegue ainda mais depois que percebe o interesse de Maria por ele. Mauricinho e seus amigos são certamente detestados por todos ao seu redor. Mauricinho é interpretado pelo canor Avellar Love e seus comparsas são interpretados por outros membros da banda João Penca e seus miquinhos amestrados.
  • Lidinha - Irmã mais velha de Mauricinho e também prima de Maria, Lidinha é uma típica patricinha, fofoqueira e falsa. Ela, juntamente com sua mãe e irmão, fazem da vida de Maria um verdadeiro inferno, obrigando-a a trabalhar incansavelmente como se fosse a empregada da casa. Lidinha se aproveita da ingenuidade de sua prima para pregar peças nela e aumentar o trabalho escravo da mesma. Baladeira, Lidinha costuma frequentar altas festas, geralmente acompanhada de Mauricinho e de seus amigos. Tais festas costumam acabar tarde da noite, resultando em Lidinha e Mauricinho embriagados e Maria ter que limpar tudo e arrumar a bagunça sem nada questionar. Após sua mãe ser hospitalizada em certo ponto do filme, Lidinha se auto-intitula a nova síndica, e estipula regras próprias aos condôminos, sendo ainda mais rígida com sua prima. Em certo ponto da história, Maria cria uma planta de estimação e a deixa crescer. Esta planta serve de companhia a Maria quando está sozinha em seu quarto(Maria costuma conversar com a planta contando seus maiores segredos), sendo que é através desta que maria cultiva seus frutos. Lidinha detesta esta tal planta e a ameaça cortar caso Maria não se livre dela.
  • Zuleika - Mãe de Lidinha e Mauricinho e tia de Maria, Zuleika é uma senhora obesa de cerca de 50 anos de idade que é a síndica do prédio onde mora. Zuleika cultima a aparência de uma autêntica bruxa, e é desta forma que é tratada pelas crianças(que aparentemente não gostam dela), uma vez em que age como tal. Suas interações com Maria fazem alusão a contos de fadas onde bruxas armam contra princesas, no caso bruxa(Zuleika) e princesa(Maria). Zuleika é parecida com sua filha, um tanto quanto falsa e interesseira, e certamente grosseira com todos seus empregados, mesmo que ela por ela mesma seja um tanto quanto suja e desorganizada com seus serviços. Zuleika, assim como seus filhos, é detestada por quase todos que a conhecem.
  • Seu "Bartô" Bartolomeu - Chefe de Bob e dono da lanchonete Babalú, que é frequentada pelos amigos e colegas de canto de Maria. Bartô é um senhor de uns 50 anos, obeso um tanto quanto duro e rígido com a disciplina de seus clientes e empregados, mas é um senhor boa praça e que tem muito bom coração. Geralmente deixa Bob no comando do local quando precisa sair para resolver outras coisas, sendo que é um tanto quanto exigente para com este, devido a suas trapalhadas. Apenas detesta clientes caloteiros e não suporta receber a visita de Lidinha, Mauricinho ou qualquer outro arruaceiro.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Faixa Intérprete
1 Lua de Cristal Xuxa
2 Dança da Vida Michael Sullivan & Paulo Massadas
3 A Cidade Cláudio Negão
4 Verde que Te Quero Verde Xuxa
5 Contos de Fadas Xuxa
6 Dragão da Gang João Penca e Seus Miquinhos Amestrados
7 Mangas de Fora Paquitas
8 O Bob não é Bobo Sérgio Mallandro e Paquitas
9 Achados e Perdidos Silvinho
10 Chá com Porradas Paquitos
11 Tema da Morte da Maria da Graça (instrumental) Ary Spearling
12 Diga Alô Funk Brasil

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Lua de Cristal teve o maior número de espectadores no primeiro fim de semana de estreia, 920.000.
  • Este foi o 1º de 4 filmes em que a diretora Tizuka Yamasaki e a apresentadora Xuxa trabalharam juntos. A parceria seguiu-se com os filmes Xuxa Requebra (1999), Xuxa Popstar (2000) e Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009).
  • A música-tema do filme, "Lua de Cristal", gravada por Xuxa e produzida por Michael Sullivan e Paulo Massadas, alcançou o 1º lugar na parada oficial do Brasil, se tornando a primeira música de Xuxa a atingir esta posição, assim, entrando para o disco Xuxa 5 que vendeu 3.600.000 milhões de cópias.
  • A empresária Marlene Mattos é mencionada no filme duas vezes: quando Seu Bartolomeu (Cláudio Mamberti) conversa no telefone sobre sua dívida da lanchonete, e o nome Marlene é exclamado por ele várias vezes; e no final, quando Tia Zuleica (Marilu Bueno) conta que é muito próxima de Marlene, após Lidinha (Júlia Lemmertz) dizer que deseja ser uma paquita.
  • O filme recebeu o título inicial de Xuxa e a Turma Invencível. A música-tema foi encomendada para a dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que foi composta e intiulada "Lua de Cristal". Como Xuxa se apaixonou pela música e achou que tinha tudo a ver com sua história e com o filme, o título do filme foi substituído pelo mesmo da canção.
  • O Jornal Nacional fez uma matéria sobre a estréia do filme em São Paulo, na qual Xuxa compareceu, ao lado de Sérgio Mallandro, vestindo a mesma roupa que usou na milésima edição do Xou da Xuxa.
  • Duda Little, que havia feito figuração em Super Xuxa contra o Baixo Astral, e que na época era repórter do Xou da Xuxa, é uma figura marcante no filme. Todas as Paquitas e Paquitos da época também participaram do filme. Bianca Rinaldi, que entrou no grupo no final de março, pode ser vista apenas na última cena, já que as filmagens terminaram em abril.
  • Foi dublado em espanhol com o título Luna de Cristal, e, assim como "Super Xuxa contra Baixo Astral", teve apenas uma música dublada: Lua de Cristal.
  • A trilha sonora só foi lançada comercialmente em LP durante a estréia do filme, e nunca mais foi vendida ou relançada até hoje. Porém, vendeu 90.000 cópias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.